Educomunicação - o que é?

 Esse termo tem aparecido em provas de concursos públicos para professores, então, resolvemos falar sobre ele. Lembre-se que recentemente houve uma mudança na forma que a escola atua após a COVID19 de forma a realizar diversas adaptações tecnológicas. Após isso, as bancas de concurso adoram realizar questões relacionadas a essa adaptação.

Com isso, surgiu a educomunicação, que de forma simples sugere a união entre “educação” e “comunicação”.

É um campo interdisciplinar que combina elementos desses dois termos  (educação e comunicação), buscando promover a integração entre processos educativos e práticas comunicacionais. Imagine utilizar os meios de comunicação de forma educativa, incentivando a participação, o diálogo e a produção de conhecimento pelos indivíduos.

A educomunicação envolve o uso de diferentes mídias, como rádio, TV, internet e mídias sociais, para facilitar a educação e a expressão de ideias. Ela também pode incluir o desenvolvimento de habilidades de comunicação e mídia, bem como a promoção da alfabetização midiática.

Principais teóricos brasileiros

  • Ismar de Oliveira Soares: Como mencionado anteriormente, ele é um dos pioneiros e principais expoentes da educomunicação no Brasil, com contribuições significativas para o desenvolvimento teórico e prático do campo.
  • Adilson Citelli: Autor de diversos livros sobre comunicação e educação, Citelli é conhecido por sua abordagem crítica e reflexiva sobre a relação entre mídia e educação.
  • Lúcia Santaella: Pesquisadora com vasta obra sobre comunicação, semiótica e novas tecnologias, Santaella também contribuiu para a compreensão da educomunicação no contexto brasileiro.
  • Sonia Jaconi: Professora e pesquisadora com estudos voltados para a educomunicação e suas aplicações na educação formal e não formal.
  • Roseli Fígaro: Referência em educomunicação no Brasil, com trabalhos que exploram a relação entre comunicação, educação e cultura.

O que são práticas educomunicativas?

As práticas educomunicativas podem incluir:

  • Produção de mídia: Os participantes criam conteúdos em diferentes formatos, como vídeos, podcasts, textos, entre outros, com o objetivo de expressar ideias, compartilhar informações e promover o diálogo.
  • Uso de tecnologias digitais: Utilização de ferramentas digitais e redes sociais para interagir, colaborar e compartilhar conhecimento, ampliando as possibilidades de aprendizagem e comunicação.
  • Educação para a mídia: Desenvolvimento de habilidades críticas para compreender, analisar e interpretar mensagens midiáticas, promovendo a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.
  • Comunicação comunitária: Incentivo à comunicação entre os membros de uma comunidade, valorizando suas histórias, culturas e saberes locais.
  • Mediação pedagógica: Utilização da comunicação como ferramenta pedagógica, integrando-a ao processo de ensino e aprendizagem de forma criativa e significativa.

O que faz um profissional de educomunicação?

Esse profissional realiza a gestão de projetos educomunicativos que envolve o planejamento, a coordenação e a avaliação dos projetos que visam integrar a educação e a comunicação de forma efetiva. Isso envolve o desenvolvimento dos materiais educativos e a formação dos educadores que o realizarão.

Quais são os princípios das práticas educomunicativas?

Alguns princípios chave no desenvolvimento da educomunicação envole o diálogo, a participação, a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, a criticidade no uso das mídias e a inovação e criatividade.



Bons estudos.

Professor Adriano Martins



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