Esse termo tem aparecido em provas de concursos públicos para professores, então, resolvemos falar sobre ele. Lembre-se que recentemente houve uma mudança na forma que a escola atua após a COVID19 de forma a realizar diversas adaptações tecnológicas. Após isso, as bancas de concurso adoram realizar questões relacionadas a essa adaptação.
Com isso, surgiu a educomunicação, que de forma simples sugere a
união entre “educação” e “comunicação”.
É um campo interdisciplinar que combina elementos desses dois
termos (educação e comunicação),
buscando promover a integração entre processos educativos e práticas
comunicacionais. Imagine utilizar os meios de comunicação de forma educativa,
incentivando a participação, o diálogo e a produção de conhecimento pelos
indivíduos.
A educomunicação envolve o uso de diferentes mídias, como
rádio, TV, internet e mídias sociais, para facilitar a educação e a expressão
de ideias. Ela também pode incluir o desenvolvimento de habilidades de
comunicação e mídia, bem como a promoção da alfabetização midiática.
Principais teóricos brasileiros
- Ismar de Oliveira Soares: Como mencionado anteriormente, ele é um dos pioneiros e principais expoentes da educomunicação no Brasil, com contribuições significativas para o desenvolvimento teórico e prático do campo.
- Adilson Citelli: Autor de diversos livros sobre comunicação e educação, Citelli é conhecido por sua abordagem crítica e reflexiva sobre a relação entre mídia e educação.
- Lúcia Santaella: Pesquisadora com vasta obra sobre comunicação, semiótica e novas tecnologias, Santaella também contribuiu para a compreensão da educomunicação no contexto brasileiro.
- Sonia Jaconi: Professora e pesquisadora com estudos voltados para a educomunicação e suas aplicações na educação formal e não formal.
- Roseli Fígaro: Referência em educomunicação no Brasil, com trabalhos que exploram a relação entre comunicação, educação e cultura.
O que são práticas educomunicativas?
As práticas educomunicativas podem incluir:
- Produção de mídia: Os participantes criam conteúdos em diferentes formatos, como vídeos, podcasts, textos, entre outros, com o objetivo de expressar ideias, compartilhar informações e promover o diálogo.
- Uso de tecnologias digitais: Utilização de ferramentas digitais e redes sociais para interagir, colaborar e compartilhar conhecimento, ampliando as possibilidades de aprendizagem e comunicação.
- Educação para a mídia: Desenvolvimento de habilidades críticas para compreender, analisar e interpretar mensagens midiáticas, promovendo a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.
- Comunicação comunitária: Incentivo à comunicação entre os membros de uma comunidade, valorizando suas histórias, culturas e saberes locais.
- Mediação pedagógica: Utilização da comunicação como ferramenta pedagógica, integrando-a ao processo de ensino e aprendizagem de forma criativa e significativa.
O que faz um profissional de educomunicação?
Esse profissional realiza a gestão de projetos
educomunicativos que envolve o planejamento, a coordenação e a avaliação dos projetos
que visam integrar a educação e a comunicação de forma efetiva. Isso envolve o
desenvolvimento dos materiais educativos e a formação dos educadores que o
realizarão.
Quais são os princípios das práticas educomunicativas?
Alguns princípios chave no desenvolvimento da educomunicação
envole o diálogo, a participação, a interdisciplinaridade entre as áreas de
conhecimento, a criticidade no uso das mídias e a inovação e criatividade.
Bons estudos.
Professor Adriano Martins