SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS –
AVALIAÇÃO E CURRÍCULO
Professor Adriano Martins
ITEM
01
A professora que acredita saber como melhor
ensinar, já que domina o método, se limitando a planejar e executar o que
planeja, sem buscar explicações para o sucesso de uns e o fracasso de outros,
se limitando a aprovar os que revelam ter aprendido o que ela ensinou, e
reprovar os que não mostram ter aprendido o ensinado, decididamente nada
aprendeu ao ensinar.
Baseando-se nesta concepção de ensino
aprendizagem, depreende-se que a prática docente crítica
(A) proporciona o reconhecimento de quais
conteúdos foram assimilados pelos alunos.
(B) exige uma dinâmica pedagógica de
perguntas e respostas.
(C) possibilita a escolha de um método de
ensino que garante o aprendizado dos alunos.
(D) permite um desempenho mais seguro no
processo de ensino.
(E) envolve um movimento dinâmico entre o
fazer e o pensar sobre o fazer
ITEM
02
Na sua origem a avaliação serviu como
instrumento de poder e de ameaça (...), a avaliação foi e ainda é, na maioria
das vezes, considerada como atividade final de processo e não como uma
atividade a ser desenvolvida durante o processo. A avaliação voltada à
aprendizagem
(A) premia o aluno que aprende o
conhecimento ensinado para motivar aqueles que não apresentaram resultados
desejados.
(B) examina o conhecimento aprendido pelo
aluno para, dessa forma, prosseguir o processo de aprendizado ou encaminhar o
aluno para recuperação paralela.
(C) verifica as dificuldades que os alunos
apresentam, para planejar intervenções que promovam a aquisição dos
conhecimentos durante o processo de ensino.
(D) classifica os alunos de acordo com o
seu desempenho nas provas realizadas e estabelece uma meta a ser alcançada pela
turma.
(E) possibilita verificar o conhecimento já
aprendido pelo aluno para o professor poder verificar se cumpriu, com sucesso,
seu planejamento do curso.
ITEM
03
Numa concepção de educação tecnicista, o
currículo escolar é visto como um
(A) local de vivências e aprendizagem de
conhecimentos advindos da experiência de vida dos alunos.
(B) conjunto de conhecimentos científicos
direcionados a uma educação voltada à formação integral da personalidade.
(C) arranjo centrado em disciplinas,
conteúdos e áreas de estudo voltados ao desenvolvimento da inteligência e à
capacidade reflexiva do aluno.
(D) instrumento para educar o indivíduo
segundo suas potencialidades e aptidões, introduzindo os alunos em uma
sequência eficiente de conhecimentos.
(E) planejamento de atividades que leva em
conta os interesses e conhecimentos prévios dos alunos na aprendizagem
ITEM
04
Os teóricos críticos entendem o currículo
como
(A) experiências escolares que se desdobram
em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a
construção das identidades dos estudantes.
(B) organização do ensino por meio de uma
grade de conteúdos, na qual de define a quantidade de aulas por disciplinas
para cada ano de ensino.
(C) planos pedagógicos elaborados pelos
professores da unidade escolar, em concordância com as determinações da
secretaria da educação.
(D) conjunto de objetivos a serem
alcançados no final do ano, por meio de conteúdos a serem ensinados e
aprendidos durante o processo de ensino.
(E) projeto político pedagógico elaborado pelas
escolas, com a colaboração dos professores e de especialistas de ensino e
aprovado pelos órgãos regionais de educação.
ITEM
05
Para compreender a escola é preciso
recorrer ao sentido amplo da palavra cultura, isto é, o conjunto de costumes,
dos modos de viver, de vestir, das maneiras de pensar, das expressões de
linguagem, dos valores das várias origens dos alunos.
Consequentemente, a escola para ser bem
sucedida
(A) deve escolher a cultura que mais se
aproxima da maioria de seus alunos, visando a um tratamento democrático.
(B) é obrigada a equilibrar os diferentes
valores dessas diferentes culturas para atender igualmente a todos os alunos.
(C) precisa colocar-se aberta às diversas
culturas existentes nos grupos de alunos.
(D) necessita perceber qual é a melhor
cultura para, assim, poder contribuir com um ensino de qualidade.
(E) exige a definição de qual cultura
propicia uma melhor aprendizagem.
ITEM
06
Para que se efetive o direito à educação,
não basta apenas investir no acesso à escola. A LDB (Lei no 9.394/1996)
estabelece que o ensino deverá ser ministrado com base no princípio da
igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Para que isto se
efetive, a escola deve se pautar em um ensino que
I. considere seus educandos como sujeitos
de seu processo de aprendizagem e não meros receptores de conhecimentos.
II. promova a participação, estimulando “a
voz” de todos educandos.
III. reconheça os educandos com capacidade
intelectual, promovendo-os a tutores do alunos com déficit cultural.
IV. estimule o respeito à diversidade e
rejeite qualquer forma de discriminação.
V. auxilie o educando na busca de sua
autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem
sucedidas.
Está correto o que se afirma APENAS em
(A) I, II, III e V.
(B) II, III, IV e V.
(C) I, II, III e IV.
(D) I, II, IV e V.
(E) I, III, IV e V
ITEM
07
Qual infância existe para os
meninos-trabalhadores das olarias, das carvoarias e tantos outros trabalhos
desumanos quando estamos vivendo em plena revolução tecnológica?
Uma saída importante no enfrentamento desta
questão é a escola; a criança que frequenta uma escola
(A) permitirá que seus pais reconheçam sua
capacidade de estudar e, assim, obter um trabalho mais qualificado.
(B) será capaz de profissionalizar-se e,
consequentemente, conseguir sua inserção no mercado formal de trabalho.
(C) poderá ter um certificado que irá
permitir obter um emprego e, assim, melhor contribuir com a renda familiar.
(D) irá obter auxílio da equipe pedagógica
para aprender a lidar melhor com sua situação de pobreza.
(E) terá acesso à informação, ao ensino e
poderá, portanto, ter a compreensão da sua condição de explorada e lutar contra
essa situação.
ITEM
08
A escola é um dos grandes agentes
formadores e transformadores de mentalidades. O preconceito de gênero, que gera
discriminação e violência contra as mulheres, se expressa no ambiente
educacional de várias maneiras, como conteúdos discriminatórios e imagens
estereotipadas da mulher que são ainda reproduzidos em materiais didáticos e
paradidáticos, em diferentes espaços e contextos educacionais.
Para a inversão desse quadro, é preciso
I. ampliar e melhorar a qualidade do
atendimento educacional, incluindo a valorização profissional dessa parcela da
população.
II. aumentar as taxas de matrícula feminina
em todos os níveis e modalidades de ensino.
III. definir as profissões tipicamente
femininas e as tipicamente masculinas na organização da educação superior.
IV. promover ações afirmativas.
Está correto o que se afirma APENAS em
(A) I e III.
(B) II e IV.
(C) III e IV.
(D) I, II e IV.
(E) I, II e III.
ITEM
09
Não
temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala,
trato todos os meus alunos como se fossem brancos.
Depoimentos como este confirmam
(A) o combate ao preconceito e à
discriminação racial existente na sociedade.
(B) a valorização que se tem em relação à
diversidade cultural presente na escola.
(C) a incorporação do multiculturalismo nas
práticas educativas dos professores.
(D) o complexo, variado e conflituoso
cenário cultural em que a escola está imersa.
(E) a sala de aula como um espaço rico pelo
convívio de várias culturas.
ITEM
10
40. Todas as afirmativas a seguir sobre o
planejamento escolar estão corretas, EXCETO:
(A) O planejamento articula o que acontece
dentro da escola com o contexto em que ela se insere.
(B) O planejamento é um processo de reflexão
crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor.
(C) O planejamento escolar é um processo de
racionalização, organização e coordenação da atividade do professor,
(D) Planejar é um ato conjunto que envolve
a troca de informações apenas entre professores e a direção da escola.
Julgue
os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do
conhecimento.
ITEM
11
A eficiência é a diretriz que conduz todo o
planejamento da organização do trabalho pedagógico.
( )
CERTO ( ) ERRADO
ITEM
12
A subjetividade e o multiculturalismo são
traços marcantes das teorias baseadas nessa concepção.
( )
CERTO ( ) ERRADO
ITEM
13
A neutralidade dos saberes é defendida para
a garantia da cientificidade da seleção de conteúdos.
( )
CERTO ( ) ERRADO
ITEM
14
A análise das relações sociais de produção,
na busca da emancipação e da libertação das classes dominadas, direciona a
organização curricular.
( )
CERTO ( ) ERRADO
Acerca das funções e das categorias em
avaliação educacional, julgue os itens subsequentes.
ITEM
15
A função classificatória tem o propósito de
identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.
( )
CERTO ( ) ERRADO
ITEM
16
A avaliação escolar ocorre sempre de forma
explícita em função da necessidade de registro dos resultados.
( )
CERTO ( ) ERRADO
ITEM
17
A avaliação formativa tem a finalidade de
proporcionar informações sobre o desenvolvimento de um processo educativo para
os envolvidos.
( )
CERTO ( ) ERRADO
ITEM
18
A função somativa da avaliação determina o
grau de domínio de conteúdos ou objetivos previamente estabelecidos com a
finalidade de certificação.
( )
CERTO ( ) ERRADO
ITEM
19
As teorias críticas de currículo, ao
deslocar a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino-
aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder, por exemplo, nos
permitiram ver a educação de uma nova perspectiva. Da mesma forma, ao
enfatizarem o conceito de discurso em vez do conceito de ideologia, as teorias
pós-críticas de currículo efetuaram um outro importante deslocamento na nossa
maneira de conceber o currículo.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de
identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 17.
As abordagens críticas do currículo
defendem que
(A) o currículo oculto reflete as relações
sociais de poder que formam os sujeitos e revela os processos por trás do
currículo explícito.
(B) o currículo tem como cerne os elementos
do processo de ensino e aprendizagem, principalmente a didática e a avaliação.
(C) a tolerância entre as diferentes
identidades culturais constitui o discurso para o currículo multicultural.
(D) as relações coloniais e as narrativas
discursivas sobre a identidade fundam o currículo pós-colonial.
(E) as teorias queer e as teorias
feministas devem estar presentes na escola e compor temáticas curriculares.
ITEM
20
Disponível em:
<inclusão.wordpress.com.br>. Acesso em: 28 abr. 2016.
Não esqueçamos que os padrões de
funcionamento da escolarização tendem à homogeneização. A escola tem sido e é
um mecanismo de normatização. [...] A escola tem-se configurado, em sua
ideologia e em seus usos organizativos e pedagógicos, como um instrumento de
homogeneização e de assimilação à cultura dominante. SACRISTÁN, José Gimeno.
Currículo e diversidade cultural, In:Territórios contestados: o currículo e os
novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 82-113.
Adaptado.
As críticas de Gimeno Sacristán e da charge
indicam um desafio à Educação:
(A) O erro, como uma vantagem pedagógica,
defendido pela Teoria Sociocognitivista.
(B) A valorização das diferentes
identidades culturais, proposta pela Educação Intercultural.
(C) O combate às desigualdades sociais e
educacionais, defendido pela Nova Sociologia da Educação.
(D) A valorização de questões de gênero e
sexualidade, tal como propõe a Teoria Queer e os Estudos Feministas.
(E) A ampliação de novas fontes de
conhecimento, proposta pelo Pensamento Complexo e pela Interdisciplinaridade.
ITEM
21
Diante de uma turma com baixo rendimento
escolar numa determinada disciplina, o pedagogo se propõe olhar de uma forma
mais ampla, procurando ser mais investigativo que interventivo.
Para isso, ele deve usar as seguintes
estratégias:
(A) aplicação de provas objetivas
(B) participação em reuniões com
representantes de classe
(C) coleta de informações dos professores
das outras turmas
(D) observação, coleta de dados e
levantamento de hipóteses
(E) reunião com conselho e líderes
comunitários
ITEM
22
Dentro da escola, a elaboração coletiva do
Projeto Político Pedagógico (PPP) é a oportunidade para se iniciar o processo
de gestão democrática. O PPP não deve ser um discurso vazio, devendo
representar a realidade escolar, suas características, qualidades e desafios,
oportunizando a gestão democrática.
Entende-se por gestão democrática uma
gestão que
(A) seja fundada na tradição.
(B) atenda aos interesses dos planos e
objetivos externos.
(C) leve em conta a corresponsabilidade
coletiva.
(D) se fundamente em hierarquias bem
delimitadas.
(E) se articule pela homogeneidade.
ITEM
23
Um dos grandes desafios da educação
inclusiva é desenvolver na escola a prática de currículos adaptados que possam
atender às diferenças na aprendizagem significativa, à qual se chega pela
interação (sistematizada e dirigida) do sujeito com o objeto.
A aprendizagem significativa supõe
(A) valorização dos conhecimentos prévios
dos alunos e adequado trabalho de incorporação dos novos conhecimentos.
(B) seleção de livros didáticos e confecção
de materiais ilustrativos dos temas.
(C) exclusividade no uso da memorização e
da repetição dos temas.
(D) avaliação única com análise e
comentários do professor.
(E) análise dos resultados obtidos e reforço
nos temas que apresentem maior dificuldade.
ITEM
24
Os currículos têm uma estreita relação com
a história e a sociedade, refletindo questões sociais de um determinado
momento. Os currículos são produtores de sujeitos dotados de classe, etnia e
gênero.
Nessa perspectiva, o papel do pedagogo na
instituição de ensino deve ser o de
(A) premiar os docentes que cumpram o
cronograma estabelecido.
(B) separar os alunos pelas diferenças no
seu ritmo de aprendizagem.
(C) treinar os professores segundo aulas-padrão.
(D) incrementar a competição entre as
diferentes disciplinas do currículo.
(E) promover a discussão docente sobre o
significado dos conteúdos do currículo.
ITEM
25
Reconhecendo o currículo como coração que
faz pulsar o trabalho pedagógico na sua multidimensionalidade e dinamicidade, o
Projeto Político-Pedagógico deve se constituir, EXCETO:
(A) Da definição de qualidade das
aprendizagens e, por consequência, da escola, no contexto das desigualdades que
nela se refletem.
(B) Da explicitação das bases que norteiam
a organização do trabalho pedagógico tendo como foco os fundamentos da gestão
democrática, compartilhada e participativa (órgãos colegiados, de representação
estudantil e dos pais).
(C) Da desvinculação entre a educação
escolar, o trabalho e as práticas sociais.
(D) Do diagnóstico da realidade concreta
dos sujeitos do processo educativo, contextualizado no espaço e no tempo.
ITEM
26
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a
diversidade na escola:
(A) As diversidades culturais e
socioeconômicas compreendem diferentes formas de cooperação do adolescente e
níveis de responsabilidades.
(B) Na escola, onde a diversidade está
presente diretamente naqueles que constituem a comunidade, essa presença tem
sido apresentada, divulgada e combatida.
(C) Os aspectos históricos e geográficos
expõem uma diversidade regional marcada pela desigualdade, do ponto de vista do
atendimento pleno dos direitos de cidadania.
(D) Uma proposta curricular voltada para a
cidadania deve preocupar-se necessariamente com as diversidades existentes na
sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os preceitos éticos.
GABARITO
1 E
2 C
3 D
4 A
5 C
6 D
7 E
8 D
9 D
10 D
11 ERRADO
12 ERRADO
13 ERRADO
14 CERTO
15 ERRADO
16 ERRADO
17 CERTO
18 ERRADO
19 A
20 B
21 D
22 C
23 A
24 E
25 C
26 B
Questões excelentes. Obrigada!
ResponderExcluirEXCELENTE! TRABALHO EM SALA DE AULA, COM O LIVRO DO LIBÂNEO. OBRIGADA!
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