SIMULADO SEDUC/Am parte 2


16. A tradicional finalidade de controle, por meio da avaliação como aferição realizada no dia da prova ou dos exames, deve ser substituída por práticas de contínuas observações, registros e análises do que for coletado, em todos os espaços de aprendizagem, particularmente, na escola. Para planejar o seu fazer pedagógico e estabelecer objetivos, o professor precisa conhecer as necessidades de seus alunos. A tarefa do docente como permanente avaliador não se encerra na identificação destas necessidades, pois, a partir deste conhecimento, fazem-se necessárias providências para:
A) Reorientar o processo de ensino e de aprendizagem.
B) Garantir formação continuada de todos os que trabalham na comunidade escolar.
C) Prover os recursos necessários à melhoria da qualidade de sua resposta educativa.
D) Oferecer aos educandos os atendimentos de que necessitam, em benefício de sua aprendizagem e participação.

17. A educação tem como finalidade formar o ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade. Dessa forma, ela visa promover mudanças relativamente permanentes nos indivíduos, de modo a favorecer Fundamentos da Educação Brasileira, o desenvolvimento integral do homem na sociedade. A concepção de educação está diretamente relacionada à concepção de sociedade. Assim, cada época irá enunciar as suas finalidades, adotando determinada tendência pedagógica. A concepção cuja ideia central é a de que por meio da educação o indivíduo acolha e respeite as diferenças, pois sob a aparente diferença há uma mesma humanidade é a concepção:
A) Crítica.
B) Pós-crítica.
C) Sócio-crítica.
D) Multiculturalista.

18. A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. (LIBANEO, 1994)
Analise as afirmativas abaixo em relação à avaliação escolar segundo o autor:
I - A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas.  II - A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa.
III - A avaliação cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar.
IV - A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos.
V - A avaliação cumpre a função exclusiva de detectar o nível de rendimento realizando um balanço geral, no final de um período de aprendizagem, podendo classificar de acordo com o nível de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III apenas.
b) III, IV e V apenas.
c) IV e V apenas.
d) I, II, III e IV apenas.

19. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A tendência pedagógica inspirada em John Dewey e Anísio Teixeira no momento em que o país passava de uma sociedade rural para a industrializada, guiados pelo ideário de uma sociedade democrática e que teve grande penetração no Brasil na década de trinta e ainda influencia, na atualidade, muitas
práticas pedagógicas, onde a escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas do
indivíduo e estruturas do ambiente é a:
a) Tendência Tecnicista.
b) Tendência liberal tradicional.
c) Tendência progressista libertadora.
d) Tendência Renovada Progressista ou Escola Nova.

20. As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX, sob forte influência das ideias da Revolução Francesa (1789), de “igualdade, liberdade, fraternidade”. A Tendência Pedagógica que propõe defender a autogestão como sendo uma concepção que vai de encontro às concepções essencialistas e existencialistas e questionar a realidade das relações sociais e políticas através de temas geradores é a:
a) Tendência liberal tecnicista.
b) Tendência renovada não-diretiva.
c) Tendência progressista libertadora.
d) Tendência tradicional.

21. O projeto pedagógico é um dos instrumentos mais importantes para a realização do processo educativo no interior da escola e começou a ser objeto de estudos e debates mais sistemáticos nesta última década. De acordo com Orsolon (2006), o coordenador é o agente de transformação no cotidiano escolar, o responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica, com vistas à construção e articulação coletiva do Projeto Político Pedagógico. Analise as afirmativas sobre o Projeto Político Pedagógico:
I - O Projeto Político Pedagógico está fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, em seu art. 3º, inciso VIII, que contempla o princípio da gestão democrática.
II - O Projeto Político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica.
III - O Projeto Político Pedagógico representa a vida da unidade escolar e visa, sobretudo, enfrentar com organização o cotidiano escolar e por isso não pode ser entendido como uma tarefa simples a cumprir, num prazo estipulado.
IV - O Projeto Político Pedagógico envolve a estrutura organizacional e a estrutura pedagógica.
V - O Projeto Político Pedagógico exige apenas o envolvimento e comprometimento da equipe técnica, que são os únicos agentes educativos responsáveis pela sua elaboração.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, IV e V apenas.
b) II, III e V apenas.
c) I, II, III, e IV apenas.
d) I, III, IV apenas.

22. São fatores que podem desencadear um problema ou distúrbio de aprendizagem. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) O tipo de educação familiar, o grau de estimulação que a criança recebeu desde os primeiros dias de vida.
b) Saúde física deficiente, falta de integridade neurológica (sistema nervoso doentio), alimentação inadequada.
c) Inibição, fantasia, ansiedade, angústia, inadequação à realidade, sentimento generalizado de rejeição.
d) Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo.

23. De acordo com a LDB nº 9394/96 marque a alternativa incorreta:
a) O currículo do ensino fundamental e ensino médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.
b) O currículo do ensino fundamental incluirá o estudo sobre os símbolos nacionais como tema transversal.
c) O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes.
d) O currículo do ensino fundamental não incluirá o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena.

24. De acordo com a LDB nº 9394/96 é correto afirmar que na Educação Básica, EXCETO:
a) A escola poderá adequar o calendário escolar às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto.
b) A escola poderá optar pelo ensino da arte como componente curricular da parte diversificada nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
c) A escola poderá organizar-se forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
d) A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

25. PPP constitui-se em uma ferramenta de planejamento e avaliação. O Projeto Político Pedagógico da escola é:
a) Um instrumento de gestão que define a intencionalidade e as estratégias da escola.
b) Um roteiro burocrático que tem como objetivo controlar a ação do diretor.
c) Um instrumento específico e exclusivo de atividades para os gestores.
d) Um agrupamento de planos de ensino elaborados pelo professor.

26. O planejamento das aulas é fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. O plano de aula para ser efetivo, não deve apresentar:
a) Os procedimentos e os recursos a serem utilizados.
b) Os objetivos a serem alcançados.
c) O conteúdo que será ministrado em cada aula.
d) Mudanças diante de situações imprevistas.

27. O processo de avaliação do educando visa identificar se a apropriação do conhecimento foi consistentemente consolidada. Assinale a alternativa correta no que se refere a avaliação escolar.
a) O nível de memorização, fatos e conceitos devem ser exigidos em prova.
b) Geralmente a sala de aula é composta por alunos com capacidades parecidas, portanto, o processo de avaliação deve ser único, desconsiderando a diversidade de experiências.
c) Provas, testes e trabalhos são recursos avaliativos para que o professor saiba o nível de formação de cada um de seus alunos e nenhum outro recurso poderá ser utilizado.
d) Cada aluno possui um ritmo, facilidades e dificuldades, por isso é necessário que o professor desenvolva habilidades e competências para avaliá-los.
e) A avaliação das habilidades e competências do aluno não contribuem para a construção de um resultado, somente os resultados obtidos em provas e testes.

28. A relação entre professor e aluno, numa perspectiva interacionista, considera que:
a) O papel do professor é o de criar situações, provocar desequilíbrios, fazer desafios, propiciando condições em que possam se estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação, ao mesmo tempo, moral e racional.
b) Compete ao aluno o controle do processo de aprendizagem.
c) Cabe ao professor a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de aprendizagem.
d) É uma relação vertical em que o professor detém o poder decisório quanto à metodologia, conteúdo e avaliação.

29. Sobre a avaliação numa perspectiva sociointeracionista NÃO podemos afirmar que:
a) Tem como foco fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e, portanto, não pode ser realizada apenas ao final do processo, sob pena de perder seu propósito.
b) É um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos é apenas parte do todo.
c) Refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro.
d) A avaliação escolar deve ser entendida como sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma de nota ou conceito.

30. A concepção de escola numa perspectiva sóciocultural é a de ser:
a) Uma agência educacional e visa adotar formas de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter.
b) Uma instituição que existe num contexto histórico de uma dada sociedade.
c) Restringe-se a um processo de transmissão de informações.
d) Faz parte da vida, contudo não é vida






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