16. A tradicional finalidade de controle, por
meio da avaliação como aferição realizada no dia da prova ou dos exames, deve
ser substituÃda por práticas de contÃnuas observações, registros e análises do
que for coletado, em todos os espaços de aprendizagem, particularmente, na
escola. Para planejar o seu fazer pedagógico e estabelecer objetivos, o
professor precisa conhecer as necessidades de seus alunos. A tarefa do docente
como permanente avaliador não se encerra na identificação destas necessidades,
pois, a partir deste conhecimento, fazem-se necessárias providências para:
A) Reorientar o processo de ensino e de
aprendizagem.
B) Garantir formação continuada de todos os
que trabalham na comunidade escolar.
C) Prover os recursos necessários à melhoria
da qualidade de sua resposta educativa.
D) Oferecer aos educandos os atendimentos de
que necessitam, em benefÃcio de sua aprendizagem e participação.
17. A educação tem como finalidade formar o
ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade. Dessa forma, ela
visa promover mudanças relativamente permanentes nos indivÃduos, de modo a
favorecer Fundamentos da Educação Brasileira, o desenvolvimento integral do
homem na sociedade. A concepção de educação está diretamente relacionada Ã
concepção de sociedade. Assim, cada época irá enunciar as suas finalidades,
adotando determinada tendência pedagógica. A concepção cuja ideia central é a
de que por meio da educação o indivÃduo acolha e respeite as diferenças, pois
sob a aparente diferença há uma mesma humanidade é a concepção:
A) CrÃtica.
B) Pós-crÃtica.
C) Sócio-crÃtica.
D) Multiculturalista.
18. A avaliação é uma tarefa didática
necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo
o processo de ensino e aprendizagem. (LIBANEO, 1994)
Analise as afirmativas abaixo em relação Ã
avaliação escolar segundo o autor:
I - A avaliação é uma tarefa complexa que não
se resume a realização de provas e atribuição de notas. II - A mensuração apenas proporciona dados
que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa.
III - A avaliação cumpre funções
pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se
recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar.
IV - A avaliação é uma reflexão sobre o nÃvel
de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos.
V - A avaliação cumpre a função exclusiva de
detectar o nÃvel de rendimento realizando um balanço geral, no final de um
perÃodo de aprendizagem, podendo classificar de acordo com o nÃvel de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III apenas.
b) III, IV e V apenas.
c) IV e V apenas.
d) I, II, III e IV apenas.
19. As tendências pedagógicas brasileiras
foram muito influenciadas pelo momento cultural e polÃtico da sociedade. A tendência
pedagógica inspirada em John Dewey e AnÃsio Teixeira no momento em que o paÃs
passava de uma sociedade rural para a industrializada, guiados pelo ideário de
uma sociedade democrática e que teve grande penetração no Brasil na década de
trinta e ainda influencia, na atualidade, muitas
práticas pedagógicas, onde a escola cabe
suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de
construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas
do
indivÃduo e estruturas do ambiente é a:
a) Tendência Tecnicista.
b) Tendência liberal tradicional.
c) Tendência progressista libertadora.
d) Tendência Renovada Progressista ou Escola
Nova.
20. As Tendências Pedagógicas Liberais
surgiram no século XIX, sob forte influência das ideias da Revolução Francesa
(1789), de “igualdade, liberdade, fraternidade”. A Tendência Pedagógica que
propõe defender a autogestão como sendo uma concepção que vai de encontro à s
concepções essencialistas e existencialistas e questionar a realidade das
relações sociais e polÃticas através de temas geradores é a:
a) Tendência liberal tecnicista.
b) Tendência renovada não-diretiva.
c) Tendência progressista libertadora.
d) Tendência tradicional.
21. O projeto pedagógico é um dos instrumentos
mais importantes para a realização do processo educativo no interior da escola
e começou a ser objeto de estudos e debates mais sistemáticos nesta última
década. De acordo com Orsolon (2006), o coordenador é o agente de transformação
no cotidiano escolar, o responsável pela construção e reconstrução da ação
pedagógica, com vistas à construção e articulação coletiva do Projeto PolÃtico
Pedagógico. Analise as afirmativas sobre o Projeto PolÃtico Pedagógico:
I - O Projeto PolÃtico Pedagógico está
fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, em
seu art. 3º, inciso VIII, que contempla o princÃpio da gestão democrática.
II - O Projeto PolÃtico pedagógico vê a escola
como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica.
III - O Projeto PolÃtico Pedagógico representa
a vida da unidade escolar e visa, sobretudo, enfrentar com organização o
cotidiano escolar e por isso não pode ser entendido como uma tarefa simples a
cumprir, num prazo estipulado.
IV - O Projeto PolÃtico Pedagógico envolve a
estrutura organizacional e a estrutura pedagógica.
V - O Projeto PolÃtico Pedagógico exige apenas
o envolvimento e comprometimento da equipe técnica, que são os únicos agentes
educativos responsáveis pela sua elaboração.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, IV e V apenas.
b) II, III e V apenas.
c) I, II, III, e IV apenas.
d) I, III, IV apenas.
22. São fatores que podem desencadear um
problema ou distúrbio de aprendizagem. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) O tipo de educação familiar, o grau de
estimulação que a criança recebeu desde os primeiros dias de vida.
b) Saúde fÃsica deficiente, falta de
integridade neurológica (sistema nervoso doentio), alimentação inadequada.
c) Inibição, fantasia, ansiedade, angústia,
inadequação à realidade, sentimento generalizado de rejeição.
d) Compreender, conhecer e reconhecer o jeito
particular das crianças serem e estarem no mundo.
23. De acordo com a LDB nº 9394/96 marque a
alternativa incorreta:
a) O currÃculo do ensino fundamental e ensino
médio devem incluir os princÃpios da proteção e defesa civil e a educação
ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.
b) O currÃculo do ensino fundamental incluirá
o estudo sobre os sÃmbolos nacionais como tema transversal.
c) O currÃculo do ensino fundamental incluirá,
obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos
adolescentes.
d) O currÃculo do ensino fundamental não
incluirá o estudo da história e cultura afrobrasileira e indÃgena.
24. De acordo com a LDB nº 9394/96 é correto
afirmar que na Educação Básica, EXCETO:
a) A escola poderá adequar o calendário
escolar às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério
do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas
previsto.
b) A escola poderá optar pelo ensino da arte
como componente curricular da parte diversificada nos diversos nÃveis da
educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
c) A escola poderá organizar-se forma diversa
de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o
recomendar.
d) A escola poderá reclassificar os alunos,
inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no
PaÃs e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
25. PPP constitui-se em uma ferramenta de
planejamento e avaliação. O Projeto PolÃtico Pedagógico da escola é:
a) Um instrumento de gestão que define a
intencionalidade e as estratégias da escola.
b) Um roteiro burocrático que tem como objetivo
controlar a ação do diretor.
c) Um instrumento especÃfico e exclusivo de
atividades para os gestores.
d) Um agrupamento de planos de ensino
elaborados pelo professor.
26. O planejamento das aulas é fundamental no
processo de aprendizagem dos alunos. O plano de aula para ser efetivo, não deve
apresentar:
a) Os procedimentos e os recursos a serem
utilizados.
b) Os objetivos a serem alcançados.
c) O conteúdo que será ministrado em cada
aula.
d) Mudanças diante de situações imprevistas.
27. O processo de avaliação do educando visa
identificar se a apropriação do conhecimento foi consistentemente consolidada.
Assinale a alternativa correta no que se refere a avaliação escolar.
a) O nÃvel de memorização, fatos e conceitos
devem ser exigidos em prova.
b) Geralmente a sala de aula é composta por
alunos com capacidades parecidas, portanto, o processo de avaliação deve ser
único, desconsiderando a diversidade de experiências.
c) Provas, testes e trabalhos são recursos
avaliativos para que o professor saiba o nÃvel de formação de cada um de seus
alunos e nenhum outro recurso poderá ser utilizado.
d) Cada aluno possui um ritmo, facilidades e
dificuldades, por isso é necessário que o professor desenvolva habilidades e
competências para avaliá-los.
e) A avaliação das habilidades e competências
do aluno não contribuem para a construção de um resultado, somente os
resultados obtidos em provas e testes.
28. A relação entre professor e aluno, numa
perspectiva interacionista, considera que:
a) O papel do professor é o de criar
situações, provocar desequilÃbrios, fazer desafios, propiciando condições em
que possam se estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação, ao mesmo
tempo, moral e racional.
b) Compete ao aluno o controle do processo de
aprendizagem.
c) Cabe ao professor a responsabilidade de
planejar e desenvolver o sistema de aprendizagem.
d) É uma relação vertical em que o professor
detém o poder decisório quanto à metodologia, conteúdo e avaliação.
29. Sobre a avaliação numa perspectiva
sociointeracionista NÃO podemos afirmar que:
a) Tem como foco fornecer informações acerca
das ações de aprendizagem e, portanto, não pode ser realizada apenas ao final
do processo, sob pena de perder seu propósito.
b) É um processo em que realizar provas e
testes, atribuir notas ou conceitos é apenas parte do todo.
c) Refere-se à reflexão sobre as informações
obtidas com vistas a planejar o futuro.
d) A avaliação escolar deve ser entendida como
sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma de nota ou conceito.
30. A concepção de escola numa perspectiva
sóciocultural é a de ser:
a) Uma agência educacional e visa adotar
formas de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e
manter.
b) Uma instituição que existe num contexto
histórico de uma dada sociedade.
c) Restringe-se a um processo de transmissão
de informações.
d) Faz parte da vida, contudo não é vida
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