SIMULADO SEDUC/Am


1. O professor que espera desenvolver uma boa situação docente desenvolve a compreensão acerca da importância do planejamento e das relações existentes entre os conteúdos propostos, as estratégias utilizadas e o processo de construção da aprendizagem. O professor, ao planejar suas aulas, realizou uma sondagem sobre a realidade que se encontravam os seus alunos, o nível de aprendizagem que se encontravam e quais as dificuldades existentes. Com o objetivo de oferecer condições para o desenvolvimento harmônico de cada um, buscou conhecer o aluno e seu ambiente (escolar e comunitário). Esta fase de seu planejamento corresponde:
a) À elaboração do plano.
b) Ao aperfeiçoamento do plano.
c) À avaliação do plano.
d) Ao diagnóstico da realidade.

2. O conceito de “qualidade” não é de todo estático, pelo contrário, é dinâmico, multifacetado e aberto a introdução de novas ideias. Em relação à luta de vários setores por uma escola de qualidade e mais democrática, é INCORRETO afirmar que:
a) Tem interesse em construir uma escola voltada para os interesses da maioria da população.
b) Preconiza a existência de duas redes de escola: uma que formaria para o mundo do trabalho e outra que formaria para a cidadania.
c) Defende uma escola que não discrimine os mais pobres, os deficientes, os negros e as mulheres dentre outras parcelas da população.
d) Propõe que a cultura democrática se aprende no dia-a-dia e nas relações entre professores, alunos, funcionários e toda a comunidade escolar.
e) A cidadania entendida como um direito, um dever, uma prática e um valor que deveriam ser ensinados e cultivados na escola.

3. O professor representa a sociedade, exercendo um papel de mediação entre o indivíduo e a sociedade. As habilidades de relacionamento interpessoal e social são apreendidas e desenvolvidas na sala de aula:
a) No viver junto;
b) Somente pela gerência feita pelo professor;
c) Somente pela aplicação de técnicas pedagógicas;
d) Somente pela boa vontade dos alunos.

4. É comum nas nossas escolas atribuir-se ao ensino a tarefa de mera transmissão de conhecimentos, sobrecarregar o aluno de conhecimentos que são decorados sem questionamento. Sobre a situação de aprendizagem, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa CORRETA:
a) Consistem em atividades lúdicas criadas pelos alunos.
b) Consistem em atividades planejadas pelo professor, sem um objetivo específico.
c) Consistem em atividades dirigidas pelo professor, tendo em vista somente os alunos com dificuldades.
d) Consistem em atividades planejadas, propostas e dirigidas pelo professor para a aprendizagem dos alunos.

5. Complete a frase CORRETAMENTE:
Planejamento é um ____________ de se programar as ações _________________, mas é também um momento de ________________ intimamente ligado à _____________________.
a) meio, discentes, analisar, avaliação;
b) meio, docentes, reflexão, revisão;
c) meio, docentes, reflexão, avaliação;
d) meio, docentes, bimestrais, avaliação.

6. Sabendo da importância da Inclusão, o atendimento aos portadores de necessidades especiais em classes comuns exige reestruturação da escola e faz-se necessário, EXCETO:
a) Flexibilização e adaptações curriculares;
b) Serviços de apoio pedagógico especializados, sem a participação da família;
c) Professores capacitados e, quando necessário, professor especializado;
d) Complementação do currículo.

7. A avaliação do rendimento escolar do aluno NÃO deve observar os seguintes critérios:
a) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos, priorizando também as provas finais sobre as provas parciais.
b) Possibilidade de aceleração de estudos para os alunos com atraso escolar.
c) Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
d) História de vida e contexto social do aluno.

8. Os procedimentos para o acompanhamento da frequência dos alunos precisam estar contemplados no projeto político pedagógico da escola e na pauta de discussão com o corpo docente nas reuniões de planejamento. É preciso continuar buscando medidas para acompanhar a presença dos estudantes, trabalhando sempre para conservar ou aumentar o número de crianças e jovens com acesso à Educação.
Essa citação refere-se ao seguinte tema:
a) Fracasso Escolar;
b) Evasão Escolar;
c) Relação professor-aluno;
d) Programa de Bolsas.

9. Assinale a alternativa CORRETA relacionada a escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos:
a) Tem como objetivo o desenvolvimento físico, político, social, cultural, filosófico, profissional e afetivo, a concepção de educação se dá na perspectiva que concebe o homem na sua totalidade.
b) Compreendida em um sentido mais amplo, ou seja, enquanto prática social que se dá nas relações que os homens estabelecem entre si, nas diferentes instituições e movimentos sociais, sendo, portanto, constituinte e constitutiva dessas relações.
c) Constitui-se em um espaço de sociabilidade, possibilitando a construção e a socialização do conhecimento vivo, que se caracteriza enquanto processo em construção permanente e espaço de inserção dos indivíduos nas relações sociais.
d) Nenhuma das alternativas.

10. Os sistemas de ensino devem regulamentar a gestão democrática por meio de dois instrumentos fundamentais. EXCETO:
a) regimento escolar com a colaboração dos conselhos municipais de educação.
b) projeto político-pedagógico da escola, elaborado por seus profissionais da educação.
c) conselhos escolares que incluam membros da comunidade escolar e local.
d) Nenhuma das alternativas.

11. A estrutura básica de um Projeto Político Pedagógico compreende os seguintes componentes. Analise as afirmativas sobre esses componentes:
I- Marco Referencial: Representa um conjunto dos valores nos quais a comunidade escolar acredita e das aspirações que têm em relação à aprendizagem dos alunos.
II- Marco Operacional: Caracterização da escola e da comunidade escolar.
III- Marco Conceitual: Corresponde à definição dos pressupostos e à fundamentação teórica que nortearão o trabalho pedagógico da escola.
IV- Marco Situacional: Ações a serem desenvolvidas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
a) I, III, IV.
b) I, III.
c) II, III, IV.
d) Nenhuma das alternativas.

12. O Projeto Político Pedagógico da escola possui princípios, dimensões e estrutura. São princípios do Projeto Político Pedagógico:
a) a participação, a gestão democrática, a autonomia e o trabalho coletivo.
b) a Integração, o diálogo, o plano de ação coletiva, a gestão escolar.
c) a democratização, a responsabilidade, a avaliação formativa, a identidade coletiva.
d) Nenhuma das alternativas.

13. A principal função da forma de avaliação é verificar o que o aluno aprendeu e tomar uma base de decisão para aperfeiçoar subsequentemente o processo ensino-aprendizagem na busca de melhores resultados. Assinale V(verdadeiro) e F(falso) sobre avaliação diagnóstica e formativa:
( ) A avaliação formativa permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar.
( ) A avaliação formativa identifica a realidade dos alunos que irão participar do processo aprendizagem.
( ) A avaliação diagnóstica identifica as causas de dificuldades recorrentes na aprendizagem.
( ) A avaliação diagnóstica é aquela que tem como função controlar.
( ) A avaliação formativa o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os estudos de forma sistemática.
Assinale a sequência CORRETA:
a) V, V, F, V, V.
b) V, F, V, F, V.
c) V, V, F, F, V.
d) Nenhuma das alternativas.

14. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Diante dessa proposição analise as afirmativas abaixo:
I- A educação especial é uma modalidade de ensino que atende alguns níveis, etapas e modalidades de ensino.
II- O atendimento educacional especializado disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
III- Do nascimento aos dez anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social.
IV- Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino.
Estão CORRETAS as afirmativas.
a) I, III, IV.
b) II, IV.
c) I, IV.
d) Nenhuma das alternativas.

15. Ao juntar as dimensões de projeto, dimensão política e dimensão pedagógica, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) ganha a força de um guia, ou seja, aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Para sua elaboração, faz sentido as seguintes problematizações, EXCETO:
A) Que sociedade queremos construir e que cidadãos queremos formar?
B) Qual a finalidade da escola e quais livros serão destacados para efetivar o currículo escolar?
C) Como possibilitar a apropriação dos saberes cultural e historicamente construídos por seus alunos?
D) Que espaços participativos criará e como estimulará, apoiará e efetivará a participação do coletivo da escola?







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