1. O professor que espera desenvolver uma boa
situação docente desenvolve a compreensão acerca da importância do planejamento
e das relações existentes entre os conteúdos propostos, as estratégias
utilizadas e o processo de construção da aprendizagem. O professor, ao planejar
suas aulas, realizou uma sondagem sobre a realidade que se encontravam os seus
alunos, o nÃvel de aprendizagem que se encontravam e quais as dificuldades
existentes. Com o objetivo de oferecer condições para o desenvolvimento
harmônico de cada um, buscou conhecer o aluno e seu ambiente (escolar e
comunitário). Esta fase de seu planejamento corresponde:
a) À elaboração do plano.
b) Ao aperfeiçoamento do plano.
c) À avaliação do plano.
d) Ao diagnóstico da realidade.
2. O conceito de “qualidade” não é de todo
estático, pelo contrário, é dinâmico, multifacetado e aberto a introdução de
novas ideias. Em relação à luta de vários setores por uma escola de qualidade e
mais democrática, é INCORRETO afirmar que:
a) Tem interesse em construir uma escola
voltada para os interesses da maioria da população.
b) Preconiza a existência de duas redes de
escola: uma que formaria para o mundo do trabalho e outra que formaria para a
cidadania.
c) Defende uma escola que não discrimine os
mais pobres, os deficientes, os negros e as mulheres dentre outras parcelas da
população.
d) Propõe que a cultura democrática se aprende
no dia-a-dia e nas relações entre professores, alunos, funcionários e toda a comunidade
escolar.
e) A cidadania entendida como um direito, um
dever, uma prática e um valor que deveriam ser ensinados e cultivados na
escola.
3. O professor representa a sociedade,
exercendo um papel de mediação entre o indivÃduo e a sociedade. As habilidades
de relacionamento interpessoal e social são apreendidas e desenvolvidas na sala
de aula:
a) No viver junto;
b) Somente pela gerência feita pelo professor;
c) Somente pela aplicação de técnicas
pedagógicas;
d) Somente pela boa vontade dos alunos.
4. É comum nas nossas escolas atribuir-se ao
ensino a tarefa de mera transmissão de conhecimentos, sobrecarregar o aluno de
conhecimentos que são decorados sem questionamento. Sobre a situação de
aprendizagem, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa CORRETA:
a) Consistem em atividades lúdicas criadas
pelos alunos.
b) Consistem em atividades planejadas pelo
professor, sem um objetivo especÃfico.
c) Consistem em atividades dirigidas pelo
professor, tendo em vista somente os alunos com dificuldades.
d) Consistem em atividades planejadas,
propostas e dirigidas pelo professor para a aprendizagem dos alunos.
5. Complete a frase CORRETAMENTE:
Planejamento é um ____________ de se programar
as ações _________________, mas é também um momento de ________________
intimamente ligado à _____________________.
a) meio, discentes, analisar, avaliação;
b) meio, docentes, reflexão, revisão;
c) meio, docentes, reflexão, avaliação;
d) meio, docentes, bimestrais, avaliação.
6. Sabendo da importância da Inclusão, o
atendimento aos portadores de necessidades especiais em classes comuns exige
reestruturação da escola e faz-se necessário, EXCETO:
a) Flexibilização e adaptações curriculares;
b) Serviços de apoio pedagógico
especializados, sem a participação da famÃlia;
c) Professores capacitados e, quando
necessário, professor especializado;
d) Complementação do currÃculo.
7. A avaliação do rendimento escolar do aluno
NÃO deve observar os seguintes critérios:
a) Avaliação contÃnua e cumulativa do
desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os
qualitativos, priorizando também as provas finais sobre as provas parciais.
b) Possibilidade de aceleração de estudos para
os alunos com atraso escolar.
c) Aproveitamento de estudos concluÃdos com êxito.
d) História de vida e contexto social do
aluno.
8. Os procedimentos para o acompanhamento da
frequência dos alunos precisam estar contemplados no projeto polÃtico
pedagógico da escola e na pauta de discussão com o corpo docente nas reuniões
de planejamento. É preciso continuar buscando medidas para acompanhar a
presença dos estudantes, trabalhando sempre para conservar ou aumentar o número
de crianças e jovens com acesso à Educação.
Essa citação refere-se ao seguinte tema:
a) Fracasso Escolar;
b) Evasão Escolar;
c) Relação professor-aluno;
d) Programa de Bolsas.
9. Assinale a alternativa CORRETA relacionada
a escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos
históricos:
a) Tem como objetivo o desenvolvimento fÃsico,
polÃtico, social, cultural, filosófico, profissional e afetivo, a concepção de
educação se dá na perspectiva que concebe o homem na sua totalidade.
b) Compreendida em um sentido mais amplo, ou
seja, enquanto prática social que se dá nas relações que os homens estabelecem
entre si, nas diferentes instituições e movimentos sociais, sendo, portanto,
constituinte e constitutiva dessas relações.
c) Constitui-se em um espaço de sociabilidade,
possibilitando a construção e a socialização do conhecimento vivo, que se
caracteriza enquanto processo em construção permanente e espaço de inserção dos
indivÃduos nas relações sociais.
d) Nenhuma das alternativas.
10. Os sistemas de ensino devem regulamentar a
gestão democrática por meio de dois instrumentos fundamentais. EXCETO:
a) regimento escolar com a colaboração dos
conselhos municipais de educação.
b) projeto polÃtico-pedagógico da escola,
elaborado por seus profissionais da educação.
c) conselhos escolares que incluam membros da
comunidade escolar e local.
d) Nenhuma das alternativas.
11. A estrutura básica de um Projeto PolÃtico
Pedagógico compreende os seguintes componentes. Analise as afirmativas sobre
esses componentes:
I- Marco Referencial: Representa um conjunto
dos valores nos quais a comunidade escolar acredita e das aspirações que têm em
relação à aprendizagem dos alunos.
II- Marco Operacional: Caracterização da
escola e da comunidade escolar.
III- Marco Conceitual: Corresponde à definição
dos pressupostos e à fundamentação teórica que nortearão o trabalho pedagógico da
escola.
IV- Marco Situacional: Ações a serem
desenvolvidas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
a) I, III, IV.
b) I, III.
c) II, III, IV.
d) Nenhuma das alternativas.
12. O Projeto PolÃtico Pedagógico da escola
possui princÃpios, dimensões e estrutura. São princÃpios do Projeto PolÃtico
Pedagógico:
a) a participação, a gestão democrática, a
autonomia e o trabalho coletivo.
b) a Integração, o diálogo, o plano de ação
coletiva, a gestão escolar.
c) a democratização, a responsabilidade, a
avaliação formativa, a identidade coletiva.
d) Nenhuma das alternativas.
13. A principal função da forma de avaliação é
verificar o que o aluno aprendeu e tomar uma base de decisão para aperfeiçoar
subsequentemente o processo ensino-aprendizagem na busca de melhores resultados.
Assinale V(verdadeiro) e F(falso) sobre avaliação diagnóstica e formativa:
( ) A avaliação formativa permite ao professor
detectar e identificar deficiências na forma de ensinar.
( ) A avaliação formativa identifica a
realidade dos alunos que irão participar do processo aprendizagem.
( ) A avaliação diagnóstica identifica as
causas de dificuldades recorrentes na aprendizagem.
( ) A avaliação diagnóstica é aquela que tem
como função controlar.
( ) A avaliação formativa o aluno toma
conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os
estudos de forma sistemática.
Assinale a sequência CORRETA:
a) V, V, F, V, V.
b) V, F, V, F, V.
c) V, V, F, F, V.
d) Nenhuma das alternativas.
14. O atendimento educacional especializado
tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de
acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos,
considerando suas necessidades especÃficas. Diante dessa proposição analise as
afirmativas abaixo:
I- A educação especial é uma modalidade de
ensino que atende alguns nÃveis, etapas e modalidades de ensino.
II- O atendimento educacional especializado
disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no
processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
III- Do nascimento aos dez anos, o atendimento
educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação
precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em
interface com os serviços de saúde e assistência social.
IV- Em todas as etapas e modalidades da
educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para
apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos
sistemas de ensino.
Estão CORRETAS as afirmativas.
a) I, III, IV.
b) II, IV.
c) I, IV.
d) Nenhuma das alternativas.
15. Ao juntar as dimensões de projeto,
dimensão polÃtica e dimensão pedagógica, o Projeto PolÃtico-Pedagógico (PPP)
ganha a força de um guia, ou seja, aquele que indica a direção a seguir não
apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famÃlias.
Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e
flexÃvel o bastante para se adaptar à s necessidades de aprendizagem dos alunos.
Para sua elaboração, faz sentido as seguintes problematizações, EXCETO:
A) Que sociedade queremos construir e que
cidadãos queremos formar?
B) Qual a finalidade da escola e quais livros
serão destacados para efetivar o currÃculo escolar?
C) Como possibilitar a apropriação dos saberes
cultural e historicamente construÃdos por seus alunos?
D) Que espaços participativos criará e como
estimulará, apoiará e efetivará a participação do coletivo da escola?