Simulado Legislação da Educação


ITEM 01

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos:

I. É obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.
II. As crianças que completarem 6 (seis) anos após 31 de março deverão ser matriculadas na
Educação Infantil (Pré-Escola).
III. O Ensino Fundamental abrange a população na faixa etária dos 4 (quatro) aos 14 (quatorze) anos de idade e se estende, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
IV. A carga horária mínima anual do Ensino
Fundamental regular será de 800 (oitocentas) horas relógio, distribuídas em, pelo menos,
200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.

Estão corretas as afirmativas:
A) I, II e III, apenas.
B) II, III e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

ITEM 02

A Resolução CNE/CEB n° 4, de 13 de julho de 2010, define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. No que tange à duração do Ensino Fundamental e à idade dos alunos, determina:

A) nove anos de duração, de matrícula obrigatória para as crianças a partir dos seis anos de idade, com duas fases sequentes: anos iniciais, com duração de cinco anos, em regra para estudantes de seis a dez anos de idade; e anos finais, com quatro anos de duração, para os de onze a quatorze anos.
B) oito anos de duração, com matrícula obrigatória para as crianças de sete a dez anos de idade nos anos iniciais, com duração de quatro anos; e matrícula opcional para estudantes de onze a quatorze anos nos anos finais, com duração de quatro anos.
C) nove anos de duração, com uma fase única e integralizada, com matrícula obrigatória para crianças a partir dos sete anos de idade, devendo ser finalizado, em regra, aos quinze anos de idade.
D) doze anos de duração, de matrícula obrigatória para crianças a partir dos seis anos de idade, com duração de quatro anos na fase dos anos iniciais, em regra para estudantes de seis a nove anos; cinco anos para os anos finais, em regra para estudantes de dez a quatorze anos; e três anos para o ensino médio, para estudantes a partir dos quinze anos.
E) dez anos de duração, com matrícula obrigatória para crianças a partir dos cinco anos de idade, composto de duas fases subsequentes: anos iniciais, com duração de seis anos, em regra, para estudantes de cinco a dez anos de idade; e anos finais, com quatro anos de duração, para os de onze a quatorze anos.

ITEM 03
A Lei n° 11.645/2008, altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Dessa forma, torna:

A) obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de Ensino Médio, público e privado; e opcional no Ensino Fundamental.
B) opcional o estudo da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio; e obrigatório o estudo da história e da cultura indígena nos Ensinos Fundamental e Médio.
C) obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados.
D) opcional o estudo da história e cultura indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, público e privado; e obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino público e privado.
E) obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos públicos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio; e opcional nos estabelecimentos privados.

ITEM 04
A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA), dispõe em seu Art. 2º, o que considera ser criança e adolescente. Para os efeitos desta Lei, segundo
critério por idade considera-se:

A) criança, até onze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
B) criança, até treze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre quinze e dezoito anos de idade.
C) criança, até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
D) criança, até dez anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezessete de idade.
E) criança, até quinze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezessete anos de idade.

ITEM 05
Sobre o Ensino Fundamental, é correto afirmar que:

A) Está em lei como modalidade de ensino, garantido apenas às crianças e adolescentes em idade própria.
B) Previsto em lei, o seu direito se restringe ao acesso e permanência, independente de qualidade.
C) Previsto em lei, o turno integral e/ou classes de aceleração são aspectos extremamente dissociados com a universalização do ensino e a repetência.
D) Está legalmente previsto como nível de ensino obrigatório e gratuito.
E) Ocorrerá a partir dos 07 anos de idade.

ITEM 06
Assinale a alternativa correta, disposta em lei:

A) O calendário escolar deverá adequar-se às prioridades nacionais, e fatores outros, inclusive climáticos e geográficos, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto em lei.
B) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto em lei.
C) O calendário escolar poderá adequar-se às peculiaridades locais, a critério do sistema local de ensino, com autonomia para reduzir o número de horas letivas, mas não o quantitativo em dias.
D) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do sistema federal de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto em lei.
ITEM 07
 Assinale de acordo com o texto legal.

a) A escola não poderá reclassificar os alunos, quando se tratar de transferência entre estabelecimentos situados no País e no exterior.
b) O ensino fundamental será ministrado progressivamente, em meio período.
c) A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e, II – educação superior.
d) A educação infantil, primeira modalidade da educação básica, objetiva o desenvolvimento integral da criança de 7 anos, em seus aspectos comportamentais e socioeconômico.

ITEM 08
Considera-se como manutenção e desenvolvimento de ensino.

a) Programas suplementares de alimentação escolar.
b) Formação de quadros especiais para a administração.
c) Pessoal docente e demais trabalhadores em educação, em desvio de função.
d) Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação.

ITEM 09
A resolução nº 4/2010 do CNE, define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica contemplando a modalidade da Educação Especial. Na organização desta modalidade, os sistemas de ensino devem observar as seguintes orientações fundamentais:

Preencha: V – Verdadeiro. F - Falso

( ) O pleno acesso e a efetiva participação dos estudantes no ensino regular.
( ) A oferta do atendimento educacional especializado.
( ) A formação de professores para o AEE e para o desenvolvimento de práticas educacionais em classes especiais.
( ) A articulação das políticas públicas intersetoriais.

Assinale a assertiva que contempla a sequência correta, de cima para baixo:

a) V – V – V – V
b) V – V – F – F
c) V – F – F – F
d) V – V – F – V
ITEM 10
Com base na LDBEN , marque a alternativa correta referente à educação especial.

A) O sistema de ensino deve garantir terminalidade específica para a conclusão do Ensino Fundamental.
B) A oferta especializada dessa modalidade tem início aos seis anos de idade.
C) É uma modalidade de educação oferecida somente na rede regular de ensino.
D) O serviço de apoio especializado para atender essa demanda é disponível exclusivamente nas classes especiais.
E) A nomenclatura atualizada em 2013 na Lei passa para: “educandos portadores de necessidades especiais”.
ITEM 11
Conforme o artigo 2º, da Lei nº 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aplica-se, excepcionalmente, o ECA às pessoas entre:
 A) 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos de idade.
 B) 21 (vinte e um) e 30 (trinta) anos de idade.
 C) 15 (quinze) e 25 (vinte e cinco) anos de idade.
 D) 17 (dezessete) e 20 (vinte) anos de idade.
 E) 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos de idade.
ITEM 12
Um aluno com 12 anos de idade que contestasse os critérios de avaliação junto a seu professor e não fosse atendido, poderia recorrer à Direção da escola?
Nos termos do que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, Lei n.º  8.069/90, é assegurado a esse aluno o direito de:

 A) contestar critérios avaliativos, podendo recorrer a instâncias superiores.
 B) somente pedir explicações porque ainda é criança.
 C) expressar sua discordância, sem recorrer contra os critérios.
 D) contestar critérios avaliativos somente junto a seus professores.
 E) recusar-se a fazer avaliações, em caso de sentir-se injustiçado.

ITEM 13
O artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente afirma que “O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos, EXCETO:

A) ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
B) crença obrigatória à cultos religiosos impostos por outrem.
C) opinião e expressão.
D) brincar, praticar esportes e divertir-se.
E) participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação.
ITEM 14
No ECA, no seu Artigo 25, parágrafo único, família natural é a comunidade formada:

A) Pelos parentes próximos com os quais a criança e o adolescente convivem.
B) Pelos parentes mais distantes que convivem com a criança e o adolescente.
C) Pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.
D) Pelos vizinhos que tenham afinidades com a criança e o adolescente.
E) Pelos bisavós que queiram ficar com a criança e o adolescente.

ITEM 15
De acordo com a LDB, o Brasil instituiu um sistema de avaliação em larga escala para alunos da educação fundamental com o seguinte objetivo:

A) Para maior controle sobre o trabalho dos professores.
B) Para calcular o número de escolas, salas de aula e de livros didáticos a se prover a cada estado e município.
C) Para assegurar o direito dos docentes à valorização profissional, por meio da aferição do desempenho de cada um de seus alunos.
D) Para assegurar a avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino
(E) Para assegurar o direito dos pais à informação sobre o desempenho escolar de seus filhos

ITEM 16
De acordo com a lei 9.394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto:

A) Pluralismo de ideias e de concepção pedagógicas. 
B) Respeito à liberdade e apreço à tolerância. 
C) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. 
D) Garantia de padrão de quantidade. 
E) Escola burocrática e autocrática.  

ITEM 17
De acordo com a LDB (lei 9.394/96), no capítulo II da Educação Básica, o calendário escolar deverá adequar – se às peculiaridades locais, inclusive:

A) Às dificuldades pessoais dos discentes.
B) Às situações de greve.
C) Às situações climáticas e econômicas.
D) Às situações pessoais dos docentes.
E) Às situações econômicas, reduzindo o número de horas letivas previsto nesta lei.

ITEM 18
Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é:

A) obrigatório em todas as redes de ensino.
B) obrigatório na educação mantida pelos estados.
C) optativo, desde que os sistemas assim o definam.
D) optativo, de acordo com a definição dos estabelecimentos escolares.
E) obrigatório nos sistemas oficiais e optativo no sistema particular de ensino.

ITEM 19
 De acordo com a Lei nº 9.394/96, as instituições de Educação Infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, estão compreendidas no sistema:
A) municipal de ensino;
B) estadual de ensino;
C) federal de ensino;
D) fundamental de educação;
E) empresarial de educação.

Item 20

 Segundo a lei 9.394/96, no título IV, da organização da educação nacional no artigo 13, os docentes estão incumbidos de:

A) Administrar os recursos materiais e financeiros do estabelecimento de ensino.
B) Notificar ao conselho tutelar do município, a relação dos alunos com frequência inferior a mínima exigida.
C) Elaborar o calendário escolar do ano letivo. 
D) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
E) Suspender os alunos indisciplinados e notificar ao conselho tutelar. 

Item 21

 Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento é uma incumbência, segundo a LDBEN Nº 9.394/96, dos:

A) Pais ou responsáveis.
B) Estabelecimentos de Ensino.
C) Docentes.
D) Municípios.
E) Estados.

Item 22

Cada aluno deve acompanhar o ritmo de aprendizagem da classe, construindo o conhecimento previsto para prosseguir sua vida escolar, quando isso não acontece a LDB garante ao aluno que a escola deve :

A) organizar o ensino em ciclos. 
B) reclassificar os alunos. 
C) velar pelo cumprimento do plano de trabalho do docente. 
D) organizar classes com alunos de séries distintas. 
E) organizar meios para a recuperação. 

Item 23

De acordo com a LDB n° 9.394/96, como ocorre a distribuição dos dias letivos de trabalho escolar?

A) Os dias letivos de trabalho escolar serão distribuídos por um mínimo de duzentos dias letivos;
B) O ano letivo será distribuído em 365 dias;
C) Os dias letivos serão distribuídos conforme os componentes curriculares;
D) Os dias letivos independem das normas e regras comuns da educação básica.
E) Os dias letivos são determinados pelos gestores da unidade escolar.



Gabarito
1. D
2. A
3. C
4. C
5. D
6. B
7. C
8. D
9. A
10. A
11. E
12. A
13. B
14. C
15. D
16. E
17. C
18. C
19. A
20. D
21. B
22. E
23. A

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