Questões de Provas sobre Piaget e Vygotsky

Simulado sobre dois personagens importantes em concursos públicos. Para candidatos que concorrem ao cargo de Professor Ensino Fundamental I e Professor Educação Infantil devem treinar os pensadores. Esse simulado foi criado em atendimento a pedidos.
Bons estudos.
            ITEM 01
A distância entre o que a criança já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência é denominada por Vygotsky de:
a) Zona de desenvolvimento real.
b) Zona de desenvolvimento potencial.
c) Zona de desenvolvimento exponencial.
d) Zona de desenvolvimento proximal.
ITEM 02
Quarto estágio da teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, que possibilita estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente. Outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente.
a) Sensório motor
b) Pré-operacional
c) Operações Concretas
d) Operações Formais
ITEM 03
A relação entre professor e aluno, numa perspectiva interacionista, considera que:
a) O papel do professor é o de criar situações, provocar desequilíbrios, fazer desafios, propiciando condições em que possam se estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação, ao mesmo tempo, moral e racional.
b) Compete ao aluno o controle do processo de aprendizagem.
c) Cabe ao professor a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de aprendizagem.
d) É uma relação vertical em que o professor detém o poder decisório quanto à metodologia, conteúdo e avaliação.
ITEM 04
Sobre a avaliação numa perspectiva sociointeracionista NÃO podemos afirmar que:
a) Tem como foco fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e, portanto, não pode ser realizada apenas ao final do processo, sob pena de perder seu propósito.
b) É um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos é apenas parte do todo.
c) Refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro.
d) A avaliação escolar deve ser entendida como sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma de nota ou conceito.
ITEM 05
A concepção de escola numa perspectiva sóciocultural é a de ser:
a) Uma agência educacional e visa adotar formas de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter.
b) Uma instituição que existe num contexto histórico de uma dada sociedade.
c) Restringe-se a um processo de transmissão de informações.
d) Faz parte da vida, contudo não é vida
ITEM 06
De acordo com os estudos do pensador Lev Vygotsky, existem três momentos importantes da aprendizagem da criança. Quais são estes momentos, entre os indicados abaixo?
I – A zona de desenvolvimento longitudinal, que é tudo que a criança ainda não domina com habilidade.
II – A zona de desenvolvimento potencial, que é tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar.
III – A zona de desenvolvimento proximal, que é tudo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas.
IV – A zona de desenvolvimento real, que é tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.
 a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I, II e IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas II, III e IV
ITEM 07
Dentre as teorias abaixo, marque a opção que corresponde à teoria de aprendizagem segundo Lev Vygotsky.
a) A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
b) A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas.
c) Equilibração é o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio.
d) Os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçando ou incentivando o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne automático.
ITEM 08
De acordo com Piaget, a criança age sobre os objetos do ambiente para conhecê-los por meio de alguma base de conhecimento que já possua. A esse processo de utilizar um esquema que já existe e aplicá-lo a uma nova situação, Piaget chama de:
a) Equilibração
b) Assimilação
c) Acomodação
d) Esquematização
ITEM 09
Qual, dentre as várias teorias que versam a respeito do processo de aprendizagem, defende a ideia de que o sujeito aprende na relação com outros sujeitos mais experientes?
a) Estruturalista
b) Histórico Cultural
c) Ambientalística
d) Contemporânea
ITEM 10
Segundo pesquisadores, o processo de ensino se classificam nas seguintes abordagens, EXCETO:
 a) Tradicional
 b) Humanista
 c) Empirista
 d) Sociocultural
ITEM 11
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos Estágios de Desenvolvimento Cognitivo propostos por Piaget:
a) No Estágio Operatório Formal as crianças utilizam símbolos para representar a realidade. O egocentrismo está bastante presente e elas possuem uma incapacidade de pensar através das consequências de uma ação e de entender noções de lógica.
b) No Estágio Operatório Concreto a criança apresenta um declínio do egocentrismo, começa a se socializar em grupos, reconhecendo uma liderança.
c) No Estágio Sensório- motor a criança passa do nível neonatal, marcado pelo funcionamento dos reflexos inatos, para outro em que ela já é capaz de uma organização perceptiva e motora dos fenômenos do meio.
d) No Estágio pré-operatório a criança interioriza o meio, sendo capaz agora de representá-lo mentalmente.
ITEM 12
“Vygotsky deu início a uma discussão inteiramente nova não só em relação à aprendizagem, mas também no que se refere ao desenvolvimento e às funções do ensino”. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Vygotsky defende que não existe um único nível de desenvolvimento, mas sim dois: o nível de desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal.
b) Vygotsky estabeleceu as bases para uma nova compreensão da relação entre o sujeito psicológico e o contexto histórico, que resgata o sentido subjetivo e pessoal do homem.
c) Vygotsky considerava que os processos psicológicos inferiores e superiores humanos constituem-se em atividades mediadas pela linguagem, estruturadas em sistemas funcionais, dinâmicos e historicamente imutáveis. d) Vygotsky não nega a existência de uma relação entre determinado nível de desenvolvimento e capacidade potencial de aprendizagem dos alunos, o que significa obviamente que a aprendizagem deve se dar de forma coerente com o nível de desenvolvimento do aluno.
ITEM 13
“O nível de desenvolvimento de uma criança é caracterizado por aquilo que ela consegue fazer com a ajuda de outras pessoas”. O pensamento acima citado corresponde a ideia de:
a) Vygotsky
b) Wallon
c) Freud
d) Armandinho
e) Sarah Brightman
ITEM 14
Conforme o autor Vygotsky, a vida social e a constante comunicação entre adultos e crianças despertam e intensificam o pensamento; isso permite ______ de experiências de geração em geração, por muitas gerações. Assinale a alternativa que corresponde ao espaço em branco de forma CORRETA:
a) Mediação
b) Assimilação
c) Experiência
d) Função
e) Transferência
ITEM 15
Para este grande pensador o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Trabalhou, com a noção de que a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas, fundamentalmente, uma relação mediada. O texto refere-se a:
a) Jean Piaget
b) Lev Vygotsky
c) Emília Ferreiro
d) Paulo Freire
ITEM 16
Piaget, embora não tendo sido um educador, contribuiu muito para a discussão de questões relativas ao desenvolvimento do raciocínio do homem. Segundo Piaget, a criança age sobre os objetos do ambiente para conhecê-los por meio de alguma base de conhecimento que já possua. A esse processo de utilizar um esquema que já existe e aplicá-lo a uma nova situação, Piaget chama de:
a) Esquematização
b) Assimilação
c) Acomodação
d) Equilibração
ITEM 17
Compreender a questão da mediação, que caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros homens, é de fundamental importância justamente porque é através desse processo que as funções psicológicas superiores, especialmente humana se desenvolvem. Vygotsky distingue elementos básicos responsáveis por essa mediação:
I. O instrumento que tem a função de regular as ações sobre os objetos.
II. O símbolo que representa a realidade do pensamento humano.
III. O signo que regula as ações sobre o psiquismo das pessoas.
IV. A linguagem que possibilita o intercâmbio social.
a) Somente II e IV estão corretas.
b) Somente I e IV estão corretas.
c) Somente II e III estão corretas.
d) Somente I e III estão corretas.
e) Somente I e II estão corretas.
ITEM 18
Assinale a alternativa INCORRETA em relação às fases do desenvolvimento infantil.
a) É no estágio Operatório -Concreto que a criança inicia a capacidade de representar uma coisa por outra. Forma esquemas simbólicos.
b) Estágio Sensório-Motor de 0 a 2 anos. O desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações, início de diferenciação entre o próprio corpo e os objetos.
c) No Estágio Pré-operatório a criança adquire a função simbólica e a linguagem.
d) O Estágio Operatório-Concreto é caracterizado pela reversibilidade de pensamento.
ITEM 19
Na perspectiva interacionista de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, a inteligência é:
a) Uma estrutura somente cerebral, tendo assim a função de realizar adaptações neurológicas durante a infância.
b) Uma estrutura biológica, e assim como as outras, tem a função de realizar adaptações do organismo.
c) Uma estrutura emocional, tendo assim a função de realizar adaptações de caráter e personalidade durante a infância e a adolescência.
d) Uma intervenção sociocultural, tendo assim a função de realizar adaptações com o meio e o objeto, somente se realizado de maneira independente.
ITEM 20
Acerca dos principais princípios do construtivismo analise as alternativas e assinale a resposta incorreta:
a) O centro do processo de aprendizagem é o aluno.
b) O professor não é um mero transmissor de informações.
c) Os níveis de amadurecimento, desenvolvimento e conhecimento de cada aluno deve ser respeitado e levado em consideração no processo de aprendizagem.
d) O ensino é realizado e percebido como um processo estático, como ocorre nos métodos pedagógicos tradicionais.
e) O conhecimento não é entendido como uma versão exata da realidade, mas sim uma reconstrução daquele que está aprendendo.
ITEM 21
Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Segundo ele:
a) A criança constrói conhecimento somente na interação com outras crianças.
b) O aprendizado da criança não está relacionado com a interação da criança com o meio.
c) O ensino só se efetiva mediante a avaliação.
d) A criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas quando em contato com o mundo e com os objetos.
e) O processo de ensino/aprendizagem deve ser um processo rigoroso, centrado no professor.
ITEM 22
Piaget criou um campo de investigação que denominou _____________________, isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. A grande contribuição de Piaget foi estudar - _______________________.
De acordo com Jean Piaget, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.
a) epistemologia genética – o raciocínio lógico matemático
b) período sensório motor – a assimilação e acomodação
c) assimilação e acomodação – os estágios de desenvolvimento
d) período das operações concretas – a epistemologia genética
e) raciocínio lógico-matemático – os estágios de desenvolvimento





GABARITO
1-D
2-D
3-A
4-D
5-B
6-D
7-A
8-B
9-B
10-C
11-A
12-C
13-A
14-B
15-B
16-B
17-D
18-A
19-B
20-D
21-D
22-A
Para baixar no formato word clique aqui ou copie e cole --> https://drive.google.com/open?id=0B1Cd9oH5xwRWUE5mNmFlbGRwZHM

Para baixar a versão completa e gratuita clique na imagem:


21 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Entendo que a questão 2 resposta C esta errada, pq o Quarto estágio da teoria de Piaget são as Operações Formais, resposta D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente colocação.
      Obrigado pela contribuição.
      Dica: se a questão falar adolescência já confirme que está no último estágio.

      Excluir
    2. O material dele está errado. Como compartilha algo errado. Diz que operações concretas, mas é formal. Professor tem pesquisar antes colocar material resposta incorreta.

      Excluir
  3. Preciso estudar mais errei 9 questões.mas o material é muito bom obrigado professor.

    ResponderExcluir
  4. boa noite a todos, parabéns este material é excelente, muito completo e super importante, obrigada por disponibiliza-lo.

    ResponderExcluir
  5. São questões muito importantes e é o que cai em vários concursos. As questões sempre repetem! E tem muito haver com o conteudo.Obrigada !!!Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado por compartilhar 😍

    ResponderExcluir
  7. Excelente, a sequência de questões! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. A questão 12 o gabarito é C, só que poderia ser também A,já que de acordo com o autor são três zonas de conhecimento.

    ResponderExcluir
  9. Gostei errei apenas 3 questao e acertei 19 nao estou tao ruim bom material

    ResponderExcluir
  10. A questão 14 o gabarito é realmente a B?
    Porque Vigotsky em sua teoria não relata assimilação e sim mediação. Sendo assimilação teoria atribuída a Jean Piaget.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Fiquei até confusa na hora pq eu marquei mediação tbm. Assimilação é de Piaget.

      Excluir
    2. de início também errei, mas pesquisando aqui vi que essa citaçaõ realmente é de vigostky. muitas vezes, olhamos a palavra no sentido isolado, no entanto, devemos vê o conexto ao qual se refere também.

      Excluir
  11. Eu também gostaria de saber sobre a questão 14, se alguém puder esclarecer ficarei grata!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem