Simulado sobre dois
personagens importantes em concursos públicos. Para candidatos que concorrem ao
cargo de Professor Ensino Fundamental I e Professor Educação Infantil devem
treinar os pensadores. Esse simulado foi criado em atendimento a pedidos.
Bons estudos.
ITEM 01
A distância entre o que a
criança já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência é denominada
por Vygotsky de:
a) Zona de
desenvolvimento real.
b) Zona de
desenvolvimento potencial.
c) Zona de
desenvolvimento exponencial.
d) Zona de
desenvolvimento proximal.
ITEM 02
Quarto estágio da teoria
de Piaget do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, que
possibilita estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes
(próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente. Outro
aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade de
interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente.
a) Sensório motor
b) Pré-operacional
c) Operações Concretas
d) Operações Formais
ITEM 03
A relação entre professor
e aluno, numa perspectiva interacionista, considera que:
a) O papel do professor
é o de criar situações, provocar desequilíbrios, fazer desafios, propiciando
condições em que possam se estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação,
ao mesmo tempo, moral e racional.
b) Compete ao aluno o
controle do processo de aprendizagem.
c) Cabe ao professor a
responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de aprendizagem.
d) É uma relação
vertical em que o professor detém o poder decisório quanto à metodologia,
conteúdo e avaliação.
ITEM 04
Sobre a avaliação numa
perspectiva sociointeracionista NÃO podemos afirmar que:
a) Tem como foco
fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e, portanto, não pode ser
realizada apenas ao final do processo, sob pena de perder seu propósito.
b) É um processo em que
realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos é apenas parte do todo.
c) Refere-se à reflexão
sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro.
d) A avaliação escolar
deve ser entendida como sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma
de nota ou conceito.
ITEM 05
A concepção de escola
numa perspectiva sóciocultural é a de ser:
a) Uma agência
educacional e visa adotar formas de controle, de acordo com os comportamentos
que pretende instalar e manter.
b) Uma instituição que
existe num contexto histórico de uma dada sociedade.
c) Restringe-se a um
processo de transmissão de informações.
d) Faz parte da vida,
contudo não é vida
ITEM 06
De acordo com os estudos
do pensador Lev Vygotsky, existem três momentos importantes da aprendizagem da
criança. Quais são estes momentos, entre os indicados abaixo?
I – A zona de
desenvolvimento longitudinal, que é tudo que a criança ainda não domina com
habilidade.
II – A zona de
desenvolvimento potencial, que é tudo que a criança ainda não domina, mas que
se espera que ela seja capaz de realizar.
III – A zona de
desenvolvimento proximal, que é tudo que a criança somente realiza com o apoio
de outras pessoas.
IV – A zona de
desenvolvimento real, que é tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I, II e IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas II, III e IV
ITEM 07
Dentre as teorias abaixo,
marque a opção que corresponde à teoria de aprendizagem segundo Lev Vygotsky.
a) A aprendizagem é uma
experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
b) A criança responde às
impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas.
c) Equilibração é o
processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior
equilíbrio.
d) Os comportamentos são
obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçando ou incentivando o
comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne
automático.
ITEM 08
De acordo com Piaget, a
criança age sobre os objetos do ambiente para conhecê-los por meio de alguma
base de conhecimento que já possua. A esse processo de utilizar um esquema que
já existe e aplicá-lo a uma nova situação, Piaget chama de:
a) Equilibração
b) Assimilação
c) Acomodação
d) Esquematização
ITEM 09
Qual, dentre as várias
teorias que versam a respeito do processo de aprendizagem, defende a ideia de
que o sujeito aprende na relação com outros sujeitos mais experientes?
a) Estruturalista
b) Histórico Cultural
c) Ambientalística
d) Contemporânea
ITEM 10
Segundo pesquisadores, o
processo de ensino se classificam nas seguintes abordagens, EXCETO:
a) Tradicional
b) Humanista
c) Empirista
d) Sociocultural
ITEM 11
Assinale a alternativa
INCORRETA em relação aos Estágios de Desenvolvimento Cognitivo propostos por
Piaget:
a) No Estágio Operatório
Formal as crianças utilizam símbolos para representar a realidade. O
egocentrismo está bastante presente e elas possuem uma incapacidade de pensar
através das consequências de uma ação e de entender noções de lógica.
b) No Estágio Operatório
Concreto a criança apresenta um declínio do egocentrismo, começa a se
socializar em grupos, reconhecendo uma liderança.
c) No Estágio Sensório-
motor a criança passa do nível neonatal, marcado pelo funcionamento dos
reflexos inatos, para outro em que ela já é capaz de uma organização perceptiva
e motora dos fenômenos do meio.
d) No Estágio
pré-operatório a criança interioriza o meio, sendo capaz agora de representá-lo
mentalmente.
ITEM 12
“Vygotsky deu início a
uma discussão inteiramente nova não só em relação à aprendizagem, mas também no
que se refere ao desenvolvimento e às funções do ensino”. Assinale a
alternativa INCORRETA:
a) Vygotsky defende que
não existe um único nível de desenvolvimento, mas sim dois: o nível de
desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal.
b) Vygotsky estabeleceu
as bases para uma nova compreensão da relação entre o sujeito psicológico e o contexto
histórico, que resgata o sentido subjetivo e pessoal do homem.
c) Vygotsky considerava
que os processos psicológicos inferiores e superiores humanos constituem-se em
atividades mediadas pela linguagem, estruturadas em sistemas funcionais,
dinâmicos e historicamente imutáveis. d) Vygotsky não nega a existência de uma
relação entre determinado nível de desenvolvimento e capacidade potencial de
aprendizagem dos alunos, o que significa obviamente que a aprendizagem deve se
dar de forma coerente com o nível de desenvolvimento do aluno.
ITEM 13
“O nível de
desenvolvimento de uma criança é caracterizado por aquilo que ela consegue
fazer com a ajuda de outras pessoas”. O pensamento acima citado corresponde a
ideia de:
a) Vygotsky
b) Wallon
c) Freud
d) Armandinho
e) Sarah Brightman
ITEM 14
Conforme o autor
Vygotsky, a vida social e a constante comunicação entre adultos e crianças
despertam e intensificam o pensamento; isso permite ______ de experiências de
geração em geração, por muitas gerações. Assinale a alternativa que corresponde
ao espaço em branco de forma CORRETA:
a) Mediação
b) Assimilação
c) Experiência
d) Função
e) Transferência
ITEM 15
Para este grande pensador
o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais
e condições de vida. Trabalhou, com a noção de que a relação do homem com o
mundo não é uma relação direta, mas, fundamentalmente, uma relação mediada. O
texto refere-se a:
a) Jean Piaget
b) Lev Vygotsky
c) Emília Ferreiro
d) Paulo Freire
ITEM 16
Piaget, embora não tendo
sido um educador, contribuiu muito para a discussão de questões relativas ao
desenvolvimento do raciocínio do homem. Segundo Piaget, a criança age sobre os
objetos do ambiente para conhecê-los por meio de alguma base de conhecimento
que já possua. A esse processo de utilizar um esquema que já existe e aplicá-lo
a uma nova situação, Piaget chama de:
a) Esquematização
b) Assimilação
c) Acomodação
d) Equilibração
ITEM 17
Compreender a questão da
mediação, que caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros
homens, é de fundamental importância justamente porque é através desse processo
que as funções psicológicas superiores, especialmente humana se desenvolvem.
Vygotsky distingue elementos básicos responsáveis por essa mediação:
I. O instrumento que tem
a função de regular as ações sobre os objetos.
II. O símbolo que
representa a realidade do pensamento humano.
III. O signo que regula
as ações sobre o psiquismo das pessoas.
IV. A linguagem que
possibilita o intercâmbio social.
a) Somente II e IV estão
corretas.
b) Somente I e IV estão
corretas.
c) Somente II e III estão
corretas.
d) Somente I e III estão
corretas.
e) Somente I e II estão
corretas.
ITEM 18
Assinale a alternativa
INCORRETA em relação às fases do desenvolvimento infantil.
a) É no estágio
Operatório -Concreto que a criança inicia a capacidade de representar uma coisa
por outra. Forma esquemas simbólicos.
b) Estágio Sensório-Motor
de 0 a 2 anos. O desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem
entre ações, início de diferenciação entre o próprio corpo e os objetos.
c) No Estágio
Pré-operatório a criança adquire a função simbólica e a linguagem.
d) O Estágio
Operatório-Concreto é caracterizado pela reversibilidade de pensamento.
ITEM 19
Na perspectiva
interacionista de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, a inteligência é:
a) Uma estrutura somente
cerebral, tendo assim a função de realizar adaptações neurológicas durante a
infância.
b) Uma estrutura
biológica, e assim como as outras, tem a função de realizar adaptações do
organismo.
c) Uma estrutura
emocional, tendo assim a função de realizar adaptações de caráter e
personalidade durante a infância e a adolescência.
d) Uma intervenção
sociocultural, tendo assim a função de realizar adaptações com o meio e o
objeto, somente se realizado de maneira independente.
ITEM 20
Acerca dos principais
princípios do construtivismo analise as alternativas e assinale a resposta
incorreta:
a) O centro do processo
de aprendizagem é o aluno.
b) O professor não é um
mero transmissor de informações.
c) Os níveis de
amadurecimento, desenvolvimento e conhecimento de cada aluno deve ser
respeitado e levado em consideração no processo de aprendizagem.
d) O ensino é realizado e
percebido como um processo estático, como ocorre nos métodos pedagógicos
tradicionais.
e) O conhecimento não é
entendido como uma versão exata da realidade, mas sim uma reconstrução daquele
que está aprendendo.
ITEM 21
Segundo Piaget, o
pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início
da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Segundo
ele:
a) A criança constrói
conhecimento somente na interação com outras crianças.
b) O aprendizado da
criança não está relacionado com a interação da criança com o meio.
c) O ensino só se efetiva
mediante a avaliação.
d) A criança constrói o
conhecimento a partir de suas descobertas quando em contato com o mundo e com
os objetos.
e) O processo de
ensino/aprendizagem deve ser um processo rigoroso, centrado no professor.
ITEM 22
Piaget criou um campo de
investigação que denominou _____________________, isto é, uma teoria do
conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o
pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início
da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. A grande
contribuição de Piaget foi estudar - _______________________.
De acordo com Jean
Piaget, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.
a) epistemologia genética
– o raciocínio lógico matemático
b) período sensório motor
– a assimilação e acomodação
c) assimilação e
acomodação – os estágios de desenvolvimento
d) período das operações
concretas – a epistemologia genética
e) raciocínio
lógico-matemático – os estágios de desenvolvimento
GABARITO
1-D
2-D
3-A
4-D
5-B
6-D
7-A
8-B
9-B
10-C
11-A
12-C
13-A
14-B
15-B
16-B
17-D
18-A
19-B
20-D
21-D
22-A
Para baixar no formato word clique aqui ou copie e cole --> https://drive.google.com/open?id=0B1Cd9oH5xwRWUE5mNmFlbGRwZHM
Para baixar a versão completa e gratuita clique na imagem:
ótimo....me ajudou bastante.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom, me ajudou!
ResponderExcluirEntendo que a questão 2 resposta C esta errada, pq o Quarto estágio da teoria de Piaget são as Operações Formais, resposta D.
ResponderExcluirExcelente colocação.
ExcluirObrigado pela contribuição.
Dica: se a questão falar adolescência já confirme que está no último estágio.
O material dele está errado. Como compartilha algo errado. Diz que operações concretas, mas é formal. Professor tem pesquisar antes colocar material resposta incorreta.
Excluir2 a questao esta errada
ResponderExcluirPreciso estudar mais errei 9 questões.mas o material é muito bom obrigado professor.
ResponderExcluirboa noite a todos, parabéns este material é excelente, muito completo e super importante, obrigada por disponibiliza-lo.
ResponderExcluirSão questões muito importantes e é o que cai em vários concursos. As questões sempre repetem! E tem muito haver com o conteudo.Obrigada !!!Me ajudou muito.
ResponderExcluirMuito bom esse material.
ResponderExcluirMuito obrigado por compartilhar 😍
ResponderExcluirExcelente, a sequência de questões! Muito obrigada!
ResponderExcluirA questão 12 o gabarito é C, só que poderia ser também A,já que de acordo com o autor são três zonas de conhecimento.
ResponderExcluirIsso mesmo ! São 3 níveis e não 2!
Excluirisso mesmo. potencial. real. proximal
ExcluirGostei errei apenas 3 questao e acertei 19 nao estou tao ruim bom material
ResponderExcluirA questão 14 o gabarito é realmente a B?
ResponderExcluirPorque Vigotsky em sua teoria não relata assimilação e sim mediação. Sendo assimilação teoria atribuída a Jean Piaget.
Verdade. Fiquei até confusa na hora pq eu marquei mediação tbm. Assimilação é de Piaget.
Excluirde início também errei, mas pesquisando aqui vi que essa citaçaõ realmente é de vigostky. muitas vezes, olhamos a palavra no sentido isolado, no entanto, devemos vê o conexto ao qual se refere também.
ExcluirEu também gostaria de saber sobre a questão 14, se alguém puder esclarecer ficarei grata!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito grata, ajudou muitos nos estudos
ResponderExcluir