QUESTÕES DE PROVA GESTÃO DEMOCRÁTICA

QUESTÕES DE PROVA GESTÃO DEMOCRÁTICA
ITEM 1
No ambiente escolar, a gestão democrática consiste
a) na consecução das atividades burocráticas que as Secretarias de Educação designam ao diretor.
b) na harmonização da equipe escolar, tendo em vista a pluralidade de ideias que cria obstáculos ao ensino.
c) nos processos sistemáticos de tomada de decisões e na concretização dessas no cotidiano escolar.
d) na centralização da liderança no diretor que tem o papel de realizar a ação educativa integrada à rede.
e) em um princípio ideário superado da esquerda frente as atuais teorias da administração.

ITEM 2
Os estudos sobre a administração escolar não é novo, bem como a da organização do trabalho aí realizado.
É sempre útil distinguir, no estudo desta questão, a existência de duas concepções, que norteiam as análises: a científico-racional e a crítico, de cunho sócio-político. Na primeira delas, que é o modelo mais comum de funcionamento das instituições de ensino, as escolas dão muita ênfase à estrutura organizacional, que pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência, uma vez que a organização escolar se embasa numa percepção de “realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente".
Na segunda concepção, a organização escolar se estabelece “basicamente como um sistema que agrega pessoas, importando bastante a intencionalidade e as interações sociais, o contexto sócio-político etc., constituindo-se numa construção social a ser construída pelos professores, alunos, pais e integrantes da comunidade próxima, caracterizada pelo interesse público.
A visão crítica da escola resulta em diferentes formas de viabilização da:
a) gestão democrática.
b) administração escolar.
c) administração empresarial.
d) gestão empresarial.
e) administração colegiada.


ITEM 3
Classicamente, a gestão escolar é tratada com duas perspectivas: tradicional ou democrática. Um exemplo de gestão democrática pode ser encontrado na Escola
a) “A”, quando a direção convocou uma reunião, com professores e funcionários para apresentar à comunidade o seu plano de gestão.
b) “B”, a partir de um amplo debate sobre as condições de trabalho no ambiente escolar, carente de espaço físico. Neste debate, participaram os professores e a coordenadora pedagógica, que levaram propostas de melhoria à direção da escola.
c) “C”, onde a direção propôs uma reunião com a comunidade para que fossem discutidos problemas relacionados ao uso das dependências externas da escola em feriados e finais de semana.
d) “D”, na qual professores e alunos discutiram largamente sobre a destinação dos espaços escolares para melhor aproveitamento do mesmo por parte da comunidade.
e) “E”, para onde se destinam todas as crianças do bairro que têm necessidades educativas especiais e comprometimentos físicos e ou mentais.

ITEM 4
Com relação à perspectiva democrática da gestão escolar, assinale a opção correta.
a) Os conselhos escolares têm como pilares a função deliberativa e fiscalizadora, não utilizando a função consultiva, uma vez que esta descaracteriza a concepção de um conselho.
b) A participação deve ser o mecanismo exclusivo de um processo democrático nas instâncias participativas escolares, pois a representatividade compromete o princípio da democracia.
c) A gestão da escola deve privilegiar o aspecto interno que contemple os processos administrativos e a participação da comunidade escolar no projeto pedagógico, em detrimento do componente externo da gestão, ligado à função social da escola, ou seja, à forma como produz, divulga e socializa o conhecimento.
d) A descentralização administrativa vista como um processo de transferência de competências para as escolas é um princípio essencial para a construção de processos e instrumentos que sustentem a gestão
e) A dimensão jurídico-administrativa não pode ser o único pilar da autonomia escolar, pois não garante a instituição de formas de autogoverno nas escolas, o que efetiva a autonomia.



ITEM 5
“[...] implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização. A socialização do poder propicia a prática da participação coletiva, que atenua o individualismo; da reciprocidade, que elimina a exploração; da solidariedade, que supera a opressão; da autonomia, que anula a dependência de órgãos intermediários que elaboram políticas educacionais das quais a escola é mera executora”. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição, Papirus, 2002.
Assinale a alternativa que INDICA a que o texto faz referência.
a) Inclusão
b) Disciplina escolar
c) Projeto Político-Pedagógico
d) Avaliação
e) Gestão democrática

ITEM 6
“As eleições escolares, tanto para os cargos de dirigentes como para compor os colegiados, são canais de participação e de aprendizado político da gestão , compreendida como construção de cidadania, de luta política, que não se circunscreve aos limites da prática educativa, mas vislumbra a transformação das relações sociais autoritárias da sociedade". O modelo de gestão citado refere-se:
a) autoritária;
b) tradicional;
c) democrática;
d) técnica.

ITEM 7
Uma das alternativas abaixo não diz respeito à efetivação do princípio de gestão democrática na escola. Assinale-a
a) Participação e envolvimento dos profissionais da educação na discussão e elaboração do projeto pedagógico.
b) Vinculação entre educação escolar, o trabalho, a prática social, inclusão e projetos de aceleração.
c) Participação e envolvimento da comunidade escolar e local na composição dos conselhos escolares.
d) Articulação entre família e comunidade criando processos de integração entre sociedade escola.
e) Envolvimento da comunidade escolar e usuária na tomada de decisões e enfrentamento dos desafios da realidade escolar.

ITEM 8
Sobre gestão democrática na educação, é INCORRETO afirmar:
a) A compreensão da gestão democrática na educação requer mudança de paradigmas do ponto de vista da gestão, uma vez que a escola precisa estar para além dos padrões vigentes, comumente desenvolvidos pelas organizações burocráticas.
b) A dimensão pedagógica da gestão democrática deve ser discutida, exclusivamente, com o gestor escolar, pois o mesmo constitui-se como elemento de referência para o alcance das ações pretendidas pelas Secretarias de Educação.
c) A dimensão pedagógica deve ser desenvolvida de forma integrada às demais dimensões, constituindo-se como referência para as ações pretendidas pela escola.
d) O fazer educativo constitui-se num fazer coletivo, permanentemente em processo, baseado em princípios de equidade social.

ITEM 9
A gestão democrática na educação básica, em conformidade com o Art. 14 da Lei 9394/96, obedecerá aos seguintes princípios:
a) descentralização financeira e autonomia de gestão
b) participação dos profissionais de educação na elaboração do PPP e participação
da comunidade escolar e local em conselhos escolares e equivalentes
c) autonomia de gestão por meio da eleição dos gestores escolares
d) descentralização financeira e processo de gestão com a participação da comunidade escolar
e) participação dos profissionais de educação na elaboração do PPP, autonomia de gestão e descentralização financeira

ITEM 10
Dentre os elementos citados abaixo, um deles NÃO CONDIZ com a organização e gestão escolar democrática e inclusiva. Identifique-o.
a) Relação orgânica entre a direção e os demais segmentos da equipe escolar.
b) Autonomia da escola e da comunidade educativa.
c) Avaliação escolar como meio de classificar e selecionar os estudantes.
d) Envolvimento da comunidade no processo escolar.
e) Formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar.




GABARITO
1.C
2.A
3.C
4.E
5.E
6.C
7.B
8.B
9.B

10.C




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