QUESTÕES
DE PROVA GESTÃO DEMOCRÁTICA
ITEM
1
No ambiente escolar, a gestão democrática consiste
a) na consecução das atividades burocráticas que as
Secretarias de Educação designam ao diretor.
b) na harmonização da equipe escolar, tendo em vista a
pluralidade de ideias que cria obstáculos ao ensino.
c) nos processos sistemáticos de tomada de decisões e
na concretização dessas no cotidiano escolar.
d) na centralização da liderança no diretor que tem o
papel de realizar a ação educativa integrada à rede.
e) em um princípio ideário superado da esquerda frente
as atuais teorias da administração.
ITEM
2
Os estudos sobre a administração escolar não é novo,
bem como a da organização do trabalho aí realizado.
É sempre útil distinguir, no estudo desta questão, a
existência de duas concepções, que norteiam as análises: a científico-racional
e a crítico, de cunho sócio-político. Na primeira delas, que é o modelo mais
comum de funcionamento das instituições de ensino, as escolas dão muita ênfase
à estrutura organizacional, que pode ser planejada, organizada e controlada, de
modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência, uma vez que a
organização escolar se embasa numa percepção de “realidade objetiva, neutra,
técnica, que funciona racionalmente".
Na segunda concepção, a organização escolar se
estabelece “basicamente como um sistema que agrega pessoas, importando bastante
a intencionalidade e as interações sociais, o contexto sócio-político etc.,
constituindo-se numa construção social a ser construída pelos professores, alunos,
pais e integrantes da comunidade próxima, caracterizada pelo interesse público.
A visão crítica da escola resulta em diferentes formas
de viabilização da:
a) gestão democrática.
b) administração escolar.
c) administração empresarial.
d) gestão empresarial.
e) administração colegiada.
ITEM
3
Classicamente, a gestão escolar é tratada com duas
perspectivas: tradicional ou democrática. Um exemplo de gestão democrática pode
ser encontrado na Escola
a) “A”, quando a direção convocou uma reunião, com professores
e funcionários para apresentar à comunidade o seu plano de gestão.
b) “B”, a partir de um amplo debate sobre as condições
de trabalho no ambiente escolar, carente de espaço físico. Neste debate,
participaram os professores e a coordenadora pedagógica, que levaram propostas
de melhoria à direção da escola.
c) “C”, onde a direção propôs uma reunião com a
comunidade para que fossem discutidos problemas relacionados ao uso das
dependências externas da escola em feriados e finais de semana.
d) “D”, na qual professores e alunos discutiram
largamente sobre a destinação dos espaços escolares para melhor aproveitamento
do mesmo por parte da comunidade.
e) “E”, para onde se destinam todas as crianças do
bairro que têm necessidades educativas especiais e comprometimentos físicos e
ou mentais.
ITEM
4
Com relação à perspectiva democrática da gestão
escolar, assinale a opção correta.
a) Os conselhos escolares têm como pilares a função
deliberativa e fiscalizadora, não utilizando a função consultiva, uma vez que
esta descaracteriza a concepção de um conselho.
b) A participação deve ser o mecanismo exclusivo de um
processo democrático nas instâncias participativas escolares, pois a
representatividade compromete o princípio da democracia.
c) A gestão da escola deve privilegiar o aspecto
interno que contemple os processos administrativos e a participação da
comunidade escolar no projeto pedagógico, em detrimento do componente externo
da gestão, ligado à função social da escola, ou seja, à forma como produz,
divulga e socializa o conhecimento.
d) A descentralização administrativa vista como um
processo de transferência de competências para as escolas é um princípio
essencial para a construção de processos e instrumentos que sustentem a gestão
e) A dimensão jurídico-administrativa não pode ser o
único pilar da autonomia escolar, pois não garante a instituição de formas de
autogoverno nas escolas, o que efetiva a autonomia.
ITEM
5
“[...]
implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em
vista sua socialização. A socialização do poder propicia a prática da
participação coletiva, que atenua o individualismo; da reciprocidade, que
elimina a exploração; da solidariedade, que supera a opressão; da autonomia,
que anula a dependência de órgãos intermediários que elaboram políticas
educacionais das quais a escola é mera executora”. VEIGA,
Ilma Passos Alencastro (Org). Projeto político-pedagógico da escola: uma
construção possível. 14ª edição, Papirus, 2002.
Assinale a alternativa que INDICA a que o texto faz
referência.
a) Inclusão
b) Disciplina escolar
c) Projeto Político-Pedagógico
d) Avaliação
e) Gestão democrática
ITEM
6
“As
eleições escolares, tanto para os cargos de dirigentes como para compor os
colegiados, são canais de participação e de aprendizado político da gestão ,
compreendida como construção de cidadania, de luta política, que não se
circunscreve aos limites da prática educativa, mas vislumbra a transformação
das relações sociais autoritárias da sociedade". O
modelo de gestão citado refere-se:
a) autoritária;
b) tradicional;
c) democrática;
d) técnica.
ITEM
7
Uma das alternativas abaixo não diz respeito à
efetivação do princípio de gestão democrática na escola. Assinale-a
a) Participação e envolvimento dos profissionais da
educação na discussão e elaboração do projeto pedagógico.
b) Vinculação entre educação escolar, o trabalho, a
prática social, inclusão e projetos de aceleração.
c) Participação e envolvimento da comunidade escolar e
local na composição dos conselhos escolares.
d) Articulação entre família e comunidade criando processos
de integração entre sociedade escola.
e) Envolvimento da comunidade escolar e usuária na
tomada de decisões e enfrentamento dos desafios da realidade escolar.
ITEM
8
Sobre gestão democrática na educação, é INCORRETO
afirmar:
a) A compreensão da gestão democrática na educação
requer mudança de paradigmas do ponto de vista da gestão, uma vez que a escola
precisa estar para além dos padrões vigentes, comumente desenvolvidos pelas
organizações burocráticas.
b) A dimensão pedagógica da gestão democrática deve ser
discutida, exclusivamente, com o gestor escolar, pois o mesmo constitui-se como
elemento de referência para o alcance das ações pretendidas pelas Secretarias
de Educação.
c) A dimensão pedagógica deve ser desenvolvida de forma
integrada às demais dimensões, constituindo-se como referência para as ações
pretendidas pela escola.
d) O fazer educativo constitui-se num fazer coletivo,
permanentemente em processo, baseado em princípios de equidade social.
ITEM
9
A gestão democrática na educação básica, em conformidade
com o Art. 14 da Lei 9394/96, obedecerá aos seguintes princípios:
a) descentralização financeira e autonomia de gestão
b) participação dos profissionais de educação na
elaboração do PPP e participação
da comunidade escolar e local em conselhos escolares e
equivalentes
c) autonomia de gestão por meio da eleição dos gestores
escolares
d) descentralização financeira e processo de gestão com
a participação da comunidade escolar
e) participação dos profissionais de educação na
elaboração do PPP, autonomia de gestão e descentralização financeira
ITEM
10
Dentre os elementos citados abaixo, um deles NÃO CONDIZ
com a organização e gestão escolar democrática e inclusiva. Identifique-o.
a) Relação orgânica entre a direção e os demais
segmentos da equipe escolar.
b) Autonomia da escola e da comunidade educativa.
c) Avaliação escolar como meio de classificar e
selecionar os estudantes.
d) Envolvimento da comunidade no processo escolar.
e) Formação continuada para o desenvolvimento pessoal e
profissional dos integrantes da comunidade escolar.
GABARITO
1.C
2.A
3.C
4.E
5.E
6.C
7.B
8.B
9.B
10.C
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