Questões
de Prova Tendências Pedagógicas II
Aula
03.04.17
ITEM
1
Com relação à influência do contexto
sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.
Na formação continuada dos professores,
a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas,
a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade
se deseja construir.
(
) CERTO
(
) ERRADO
ITEM
2
Em cada uma das abordagens apresentadas
por Mizukami (1986), a avaliação da aprendizagem apresenta diferentes
características. Na abordagem tradicional, a avaliação visa à exatidão da
reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula por meio de provas, exames,
chamadas orais.
(
) CERTO
(
) ERRADO
ITEM
3
De acordo com Saviani (1983), qual a
identificação CORRETA da abordagem da ação pedagógica centrada no processo e
daquela que tem seu centro no produto?
a) Freinetiana e Freiriana.
b) Escola Nova e Tradicional.
c) Crítica e Reprodutivista.
d) Montessoriana e de Conteúdos.
ITEM
4
Foram
à expressão do
conservadorismo e do
tradicionalismo as reformas na
educação promovidas por
Lourenço Filho no
Ceará em 1923,
as propostas por Anísio
Teixeira na Bahia
em 1925 e
as de Francisco
Campos em Minas Gerais em 1927.
(
) certo
(
) errado
ITEM
5
Na tendência tradicional, a Pedagogia
Liberal se caracteriza por:
a) subordinar a educação à sociedade,
tendo como função a preparação de recursos humanos por meio da
profissionalização.
b) valorizar a autoeducação, a
experiência direta sobre o meio pela atividade e o ensino centrado no aluno e
no grupo.
c) considerar a educação um processo
interno, que parte das necessidades e dos interesses individuais.
d) acentuar o ensino humanístico, de
cultura geral, através do qual o aluno deve atingir pelo seu próprio esforço,
sua plena realização.
e) focar no aprender a aprender, ou
seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber
propriamente.
ITEM
6
As práticas do cotidiano escolar têm
vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções
de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola,
aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre
outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em
duas grandes vertentes:
a) Pedagogia Liberal (tradicional,
renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora,
renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).
b) Pedagogia Liberal (libertadora,
libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista
(tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).
c) Pedagogia Liberal (tradicional,
renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia
Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
d) Pedagogia Autoritária (tradicional,
renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia
Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
e) Pedagogia Liberal (tradicional,
renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia
Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
GABARITO
1) CERTO
2) CERTO
3) B
4) ERRADO
5) D
6) C