Questões de Prova Tendências Pedagógicas II

Questões de Prova Tendências Pedagógicas II
Aula 03.04.17
ITEM 1
Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.
Na formação continuada dos professores, a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade se deseja construir.
(   ) CERTO
(   ) ERRADO
ITEM 2
Em cada uma das abordagens apresentadas por Mizukami (1986), a avaliação da aprendizagem apresenta diferentes características. Na abordagem tradicional, a avaliação visa à exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula por meio de provas, exames, chamadas orais.
(   ) CERTO
(   ) ERRADO
ITEM 3
De acordo com Saviani (1983), qual a identificação CORRETA da abordagem da ação pedagógica centrada no processo e daquela que tem seu centro no produto?
a) Freinetiana e Freiriana.
b) Escola Nova e Tradicional.
c) Crítica e Reprodutivista.
d) Montessoriana e de Conteúdos.
ITEM 4
Foram  à  expressão  do   conservadorismo  e  do  tradicionalismo  as  reformas na  educação  promovidas  por  Lourenço  Filho  no  Ceará  em  1923,  as  propostas por  Anísio  Teixeira  na  Bahia  em  1925  e  as  de  Francisco  Campos  em  Minas Gerais em 1927.
(  ) certo
(  ) errado
ITEM 5
Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:
a) subordinar a educação à sociedade, tendo como função a preparação de recursos humanos por meio da profissionalização.
b) valorizar a autoeducação, a experiência direta sobre o meio pela atividade e o ensino centrado no aluno e no grupo.
c) considerar a educação um processo interno, que parte das necessidades e dos interesses individuais.
d) acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, através do qual o aluno deve atingir pelo seu próprio esforço, sua plena realização.
e) focar no aprender a aprender, ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente.
ITEM 6
As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:
a) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).
b) Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).
c) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
d) Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
e) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).









GABARITO
1) CERTO
2) CERTO
3) B
4) ERRADO
5) D

6) C

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem