TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – AULA INTRODUTÓRIA
03.04.17
ITEM 01
Ensinar-aprender não
é permanecer em uma atitude apenas contemplativa, sem envolvimento ou apenas
produzir dados culturais. Sobre a formação e conduta do professor e sua ação
pedagógica, assinale o item correto:
a) A docência deve
ser baseada na competência técnica, sem, contudo, associar a concepção de
educação ao seu papel na sociedade;
b) O professor deve
basear sua ação docente na competência técnica, teórica e no compromisso
político, sem tratar sua atividade, apenas, como mercadoria;
c) A formação de
professores não pode levar em consideração a internalização do saber;
d) A atuação do
professor enquanto ser histórico não pode influenciar a ordem pedagógica.
ITEM 02
As tendências
pedagógicas ajudaram a formar a prática pedagógica do Brasil. Sobre essas
tendências, assinale o item correto:
a) As tendências
pedagógicas ajudam o professor a se distanciar das demandas de sua clientela e
ficar seu trabalho, na sala de aula;
b) As tendências
pedagógicas foram concebidas, baseadas em visões de pensadores, em relação ao
contexto histórico das sociedades, em que estavam inseridos, além das
concepções de homem e de mundo;
c) O conhecimento das
tendências pedagógicas serve, apenas, para orientar os professores, quanto à
elaboração de seus planos de ensino;
d) A aplicação das
tendências pedagógicas em nada contribui para o processo de aprendizagem do
aluno, apenas, serve como instrumento de trabalho para o professor.
ITEM 03
Todos os países que
chegaram a grau mais elevado de progresso alavancaram-se a esta condição,
priorizando a educação. Esta tem uma função social muito importante,
especialmente, no que se refere ao mundo do trabalho. Nesta perspectiva,
conforme a concepção crítico-social, a educação deve ter como objetivo:
a) Preparar
mão-de-obra especializada, para suprir as necessidades de desenvolvimento do
sistema capitalista, atendendo, assim, as exigências da produtividade e de
crescente divisão social do trabalho;
b) Formar pessoas
capazes de pensar, criticamente, potencializando o desenvolvimento de suas
capacidades intelectuais, emocionais, culturais e relacionais, para o pleno
desenvolvimento da sociedade;
c) Formar cidadãos
para ocuparem lugares fixos e funcionais, na estrutura hierárquica da produção
e da sociedade;
d) Capacitar,
prioritariamente, pessoas para o domínio das técnicas e tecnologia do mundo do
trabalho, dotando-o de capacidade intelectual de competir com os outros.
ITEM 04
Analise o fragmento a
seguir.
“As tendências
pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e
político da sociedade. A _____ parte de uma análise crítica da realidade social
e sustenta, implicitamente, as finalidades sociopolíticas da educação. Suas
propostas não condizem com as ideias implantadas pelo capitalismo.”
Assinale a opção que
completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
(A) Tendência
Tecnicista
(B) Tendência
Tradicional
(C) Tendência
Progressista
(D) Tendência
Renovadora Progressiva
(E) Tendência Liberal
ITEM 05
Situada
historicamente, a Didática, ao longo do tempo, tem assumido as concepções referentes
às Tendências Pedagógicas prevalecentes em cada momento histórico. No quadro a
seguir, há uma descrição de uma dessas tendências.
“A
escola é um ambiente de preparação para a vida, onde as crianças e os jovens
recebem educação intelectual e moral. Os estudantes devem memorizar modelos de conhecimentos
e agir segundo esses modelos. A atividade de ensino centra-se em aulas expositivas
do professor.”
A Tendência
Pedagógica descrita no quadro é a Pedagogia
a) Crítico-Social dos
Conteúdos.
b) Renovada.
c) Tradicional.
d) Tecnicista.
Baixe o livro que deu origem a esta aula:
GABARITO
1) B
2) B
3) B
4) C
5) C
Observação: Questões de prova da aula introdutória sobre as tendências pedagógicas.