Questões de Prova TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS I

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – AULA INTRODUTÓRIA
03.04.17
ITEM 01
Ensinar-aprender não é permanecer em uma atitude apenas contemplativa, sem envolvimento ou apenas produzir dados culturais. Sobre a formação e conduta do professor e sua ação pedagógica, assinale o item correto:
a) A docência deve ser baseada na competência técnica, sem, contudo, associar a concepção de educação ao seu papel na sociedade;
b) O professor deve basear sua ação docente na competência técnica, teórica e no compromisso político, sem tratar sua atividade, apenas, como mercadoria;
c) A formação de professores não pode levar em consideração a internalização do saber;
d) A atuação do professor enquanto ser histórico não pode influenciar a ordem pedagógica.
ITEM 02
As tendências pedagógicas ajudaram a formar a prática pedagógica do Brasil. Sobre essas tendências, assinale o item correto:
a) As tendências pedagógicas ajudam o professor a se distanciar das demandas de sua clientela e ficar seu trabalho, na sala de aula;
b) As tendências pedagógicas foram concebidas, baseadas em visões de pensadores, em relação ao contexto histórico das sociedades, em que estavam inseridos, além das concepções de homem e de mundo;
c) O conhecimento das tendências pedagógicas serve, apenas, para orientar os professores, quanto à elaboração de seus planos de ensino;
d) A aplicação das tendências pedagógicas em nada contribui para o processo de aprendizagem do aluno, apenas, serve como instrumento de trabalho para o professor.
ITEM 03
Todos os países que chegaram a grau mais elevado de progresso alavancaram-se a esta condição, priorizando a educação. Esta tem uma função social muito importante, especialmente, no que se refere ao mundo do trabalho. Nesta perspectiva, conforme a concepção crítico-social, a educação deve ter como objetivo:
a) Preparar mão-de-obra especializada, para suprir as necessidades de desenvolvimento do sistema capitalista, atendendo, assim, as exigências da produtividade e de crescente divisão social do trabalho;
b) Formar pessoas capazes de pensar, criticamente, potencializando o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, emocionais, culturais e relacionais, para o pleno desenvolvimento da sociedade;
c) Formar cidadãos para ocuparem lugares fixos e funcionais, na estrutura hierárquica da produção e da sociedade;
d) Capacitar, prioritariamente, pessoas para o domínio das técnicas e tecnologia do mundo do trabalho, dotando-o de capacidade intelectual de competir com os outros.
ITEM 04
Analise o fragmento a seguir.
“As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A _____ parte de uma análise crítica da realidade social e sustenta, implicitamente, as finalidades sociopolíticas da educação. Suas propostas não condizem com as ideias implantadas pelo capitalismo.”
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
(A) Tendência Tecnicista
(B) Tendência Tradicional
(C) Tendência Progressista
(D) Tendência Renovadora Progressiva
(E) Tendência Liberal
 ITEM 05
Situada historicamente, a Didática, ao longo do tempo, tem assumido as concepções referentes às Tendências Pedagógicas prevalecentes em cada momento histórico. No quadro a seguir, há uma descrição de uma dessas tendências.
“A escola é um ambiente de preparação para a vida, onde as crianças e os jovens recebem educação intelectual e moral. Os estudantes devem memorizar modelos de conhecimentos e agir segundo esses modelos. A atividade de ensino centra-se em aulas expositivas do professor.”
A Tendência Pedagógica descrita no quadro é a Pedagogia
a) Crítico-Social dos Conteúdos.
b) Renovada.
c) Tradicional.
d) Tecnicista.



Baixe o livro que deu origem a esta aula:




GABARITO
1) B
2) B
3) B
4) C
5) C

Observação: Questões de prova da aula introdutória sobre as tendências pedagógicas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem