SIMULADO
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
01. As tendências pedagógicas são divididas em
liberais e progressistas, são consideradas tendências pedagógicas EXCETO:
a) Tradicional
b) Tecnicista:
c) Crítico-social
d) Redentora
e) Nenhuma das alternativas.
2. Segundo Gadotti (1999), pode-se dizer,
sinteticamente, que o pensamento pedagógico brasileiro tem sido definido por
duas tendências gerais: a liberal e a progressista. Os teóricos da educação
progressista defendem:
a) O desenvolvimento da escola na formação de
um cidadão crítico e transformador.
b) A intervenção mínima do Estado na vida de
cada cidadão particular.
c) O não reconhecimento do conflito de classes
nas sociedades capitalistas
d) um ambiente pedagógico voltado para o
mercado e para a qualidade total
e) Manutenção do aluno e seu status na
sociedade
3. Na Tendência Liberal Tradicional, entre
outros aspectos, a metodologia praticada é:
a) baseada quase que exclusivamente no esforço
do professor que desenvolve um estilo
próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos.
b) objetivos instrucionais operacionalizados
em comportamentos observáveis e mensuráveis, procedimentos instrucionais e
avaliação.
c) uso de tentativas experimentais, a
pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social.
d) baseada em aulas expositivas, comparações,
exercícios, lições/deveres de casa.
e) Alicerçada na aplicação sistemática de princípios científicos comportamentais e tecnológicos, a
problemas educacionais, em função de
resultados efetivos.
4. Em Summerhill, “as crianças não são
obrigadas a assistir as aulas e, além disso, as decisões da escola são tomadas
em assembleias onde todos votam, incluindo professores, alunos e funcionários.
Para o autor, a experiência nessa escola mostrou que, sem a coerção das escolas
tradicionais, os estudantes orientam sua aprendizagem através do seu próprio interesse,
ao invés de orientar pelo que lhe é imposto”.
O texto anterior ilustra algumas facetas da
Escola de Summerhill, fundada por Alexander Neill. A ciência pedagógica aponta
que esta filosofia sustenta a
a) tendência liberal tecnicista.
b) tendência progressista libertária.
c) tendência progressista libertadora.
d) tendência liberal renovadora não diretiva.
5. Segundo Libâneo, há professores
interessados em um trabalho docente mais consequente, professores capazes de perceber
o sentido mais amplo de sua prática e de explicitar suas convicções. Nesse
contexto, é correto afirmar que, na tendência
a) liberal tradicional, a escola funciona como
modeladora do comportamento humano por meio de técnicas específicas, sendo que
à educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes
e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se
integrem na máquina do sistema social global.
b) liberal renovada progressivista, a escola
tem por finalidade a formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada
com problemas psicológicos que com problemas pedagógicos ou sociais. Todo esforço
está em estabelecer um clima favorável a uma mudança no indivíduo, isto é, a
uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.
c) progressista libertadora, a escola exerce
uma transformação na personalidade dos alunos em um sentido libertário e
autogestionário. A ideia básica é introduzir modificações institucionais a
partir dos níveis subalternos, que, em seguida, vão “contaminando” todo o
sistema.
d) progressista libertária, a escola tem por
marca uma atuação não formal, em que a educação é uma atividade na qual
professores e alunos, mediatizados pela realidade que apreendem e da qual
extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma
realidade, a fim de nela atuarem, em um sentido de transformação social.
e) progressista “crítico‐social dos
conteúdos”, a escola adota a tarefa primordial de difundir conteúdos vivos, concretos
e, portanto, indissociáveis das realidades sociais, podendo contribuir para
eliminar a seletividade social e torná‐la democrática.
6. As tendências pedagógicas brasileiras foram
muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A tendência
pedagógica inspirada em John Dewey e Anísio Teixeira no momento em que o país
passava de uma sociedade rural para a industrializada, guiados pelo ideário de
uma sociedade democrática e que teve grande penetração no Brasil na década de
trinta e ainda influencia, na atualidade, muitas práticas pedagógicas, onde a
escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo
ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas
cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente é a:
a) Tendência Tecnicista.
b) Tendência liberal tradicional.
c) Tendência progressista libertadora.
d) Tendência Renovada Progressista ou Escola Nova.
7.
Costuma-se identificar na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro
tendências, a saber: a tradicional, a renovada, a tecnicista e a progressista,
incluindo a libertadora e a crítico-social dos conteúdos. Assinale a opção que
expressa características da tendência tradicional:
a)
Educação centrada no professor, metodologia baseada na exposição oral dos
conteúdos, numa sequência predeterminada e fixa. Professor visto como
autoridade máxima, um organizador de conteúdos e estratégias.
b)
O centro da atividade escolar é o aluno, como ser ativo e curioso. O mais
importante é a aprendizagem. Professor como facilitador.
c)
Prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor, com
atividades mecânicas. O professor como mero especialista na aplicação de
manuais.
d)
Atividade escolar pautada em discussões de temas sociais e políticos e ações
sobre a realidade social imediata. O professor é um coordenador de atividades
que organiza e atua conjuntamente com os alunos.
e)
Assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com
conhecimentos sistematizados.
8. O modelo pedagógico difundido por Paulo Freire
encontra-se inserido na pedagogia:
a) libertadora.
b) tecnicista.
c) tradicional.
d) libertária.
9. Conteúdos são acumulados historicamente sem
reconstrução ou questionamentos. A aprendizagem se da de forma receptiva,
automática, propiciando a memorização. Assim podemos AFIRMAR que esta tendência
é:
a) Tendência Pedagógica Renovada Progressista.
b) Tendência Pedagógica Progressista Libertadora.
c) Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social
dos Conteúdos.
d) Tendência Pedagógica Renovada não Diretiva.
e) Tendência Pedagógica Liberal Tradicional.
10. O Movimento dos Pioneiros da Educação Renovada
também pode ser chamado de Movimento:
a) Renovador da Educação Pública.
b) dos Intelectuais da Educação.
c) Escolanovista.
d) Educacional Europeu.
e) Escola de Frankfurt
11. Analise o fragmento a seguir.
“As tendências pedagógicas brasileiras foram muito
influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A _____ parte de
uma análise crítica da realidade social e sustenta, implicitamente, as
finalidades sociopolíticas da educação. Suas propostas não condizem com as
ideias implantadas pelo capitalismo.”
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna
do fragmento acima.
a) Tendência Tecnicista
b) Tendência Tradicional
c) Tendência Progressista
d) Tendência Renovadora Progressiva
e) Tendência Liberal
12. O aluno traz uma riqueza de conhecimentos sobre
o mundo e seu funcionamento, que, na maioria das vezes, entram em conflito com
o que é imposto pela escola e tem de ser aprendido. Para que as práticas
pedagógicas desenvolvidas pelo professor sejam mais adequadas à formação de
conceitos científicos, é necessário, EXCETO:
a) Dialogar com os alunos possibilitando o
diagnóstico de suas ideias em vários momentos da aprendizagem.
b) Provocar conflito com contraexemplos podendo
gerar dúvidas e insatisfação, levando os alunos a testarem suas concepções.
c) Propor programas sequenciais divididos em
pequenas unidades por meio de exercícios repetitivos.
d) Estimular o aluno a considerar soluções
alternativas para um mesmo problema.
13. As tendências pedagógicas influenciaram as
práticas pedagógicas e buscaram atender às expectativas da sociedade. A
Pedagogia Progressista é no Brasil um paradigma educacional que propõe a
transformação social por meio da educação. Analise os seus pressupostos abaixo:
I- Surge com a finalidade de contrapor-se as
tendências liberais. A educação possibilita a compreensão da realidade
histórico-social.
II-Propõe uma analise crítica das realidades
sociais, sustentando a parte sócio-política da educação.
III- Considera o indivíduo como ser que constrói a
sua própria história onde o professor assume o papel de mediador entre o saber
elaborado e o conhecimento a ser produzido.
IV- Propõe um ensino organizado em função de
pré-requisitos onde a aprendizagem é simplesmente uma modificação de
desempenho.
Está correto o que se afirma em:
a) II, III e IV apenas.
b) I, II e III apenas.
c) I e II apenas.
d) I, II e IV apenas.
14. O conhecimento das tendências pedagógicas e
perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a
realização de uma prática docente realmente significativa. Analise as
afirmativas abaixo em relação às tendências pedagógicas:
I- A pedagogia progressista sustenta a ideia de que
a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis
sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II- A pedagogia progressista enfatiza aspectos
sócio-políticos envolvendo a cultura popular, é quando o homem se constrói
chegando a ser sujeito na medida em que se integra em seu contexto o
conhecimento de sua historicidade, dando ênfase ao ato de conscientização.
III- A pedagogia liberal propiciou o surgimento de
métodos voltados para o interesse dos alunos e para um ensino ativo,
enfatizando suas atividades no processo do ensino-aprendizagem.
IV- A Pedagogia libertária espera que a escola
exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e
auto gestionário em que as matérias são colocadas à disposição do aluno, mas
não são exigidas.
V- A Pedagogia Liberal é centrada na discussão de
temas sociais e políticos nos quais o professor e alunos analisam problemas e
realidades do meio socioeconômico e cultural.
Está correto o que se afirma em:
a) II e IV apenas.
b) I, II e III apenas.
c) I, II, IV e V apenas.
d) III, IV e V apenas.
GABARITO
1-D
2-A
3-D
4-B
5-E
6-D
7-A
8-A
9-E
10-C
11-C
12-C
13-B
14-A
Veja na versão Scribd:
O gabarito da questão 4 está correto? Não seria letra "D"?
ResponderExcluirAlexander Neill fundou Summerhill com base na Pedagogia Liberal Renovada não-diretiva.
O gabarito está correto na Letra B. A Tendência Libertária, de Celestin Freinet, embasa a escola de Summer Hill. Nela o aluno é autogestionário. Diferente da escola nova (letra D) que propõe experiências e descobertas próprias como formuladoras da construção do conhecimento. São parecidas, mas a linha de atuação é diferente e o conceito de democracia (isso é importante para entender as duas linhas) é diferente.
ExcluirEsqueci de mencionar que vc fez uma excelente pergunta. Muita gente vê parecidos os conceitos.
ExcluirWikipédia "Em Summerhill, como escola democrática que é, todas as regras de convívio e as soluções aos problemas que surgem no dia a dia são resolvidas conjuntamente em uma assembleia que ocorre semanalmente, na qual cada pessoa, seja criança, professor ou funcionário, tem direito a falar e votar, sendo que o peso do voto é igual para todos. As normas da escola são construídas por todos, todos sentem-se parte do coletivo e se empenham em aprimorá-lo. "
Isso é o modelo Libertário.
Novamente, obrigado por sua valiosa participação.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirFiquei com dúvida na questão 14. Não seriam as afirmativas II, III, e IV as corretas? A afirmativa I trata da da pedagogia progessista, mas sendo a liberal e a afirmativa V trata da liberal, mas sendo a progressita. Gratidão!
ResponderExcluirFiquei com o pé atrás em relação a questão 14 no gabarito afirma como certa a letra D. Contudo acredito que seja LETRA A.
ResponderExcluirA Escola Summerhill foi fundada em 1921. Neill teve influências no campo da Psicologia com estudos dos psicanalistas Sigmund Freud (1856-1939) e Wilhelm Reich (1897-1957), que se tornou o seu terapeuta. De acordo com Neill, a educação deveria trabalhar basicamente com a dimensão emocional do aluno, para que a sensibilidade ultrapassasse sempre a racionalidade. Essas ideias corroboram as ideias humanistas da tendência renovada não diretiva.
ResponderExcluirna questão 4 a resposta certa é a letra D.
Sim, colabora com as ideias humanistas da tendência renovada não diretiva. Mas você já procurou entender a tendência libertária? É muito parecida, com diferença no sentido de democracia. Aliás a palavra não diretiva tem o mesmo significado de libertária.
ExcluirSugiro que leia meu segundo comentário acima que também utiliza a wikipédia como fonte.
Informo ainda que o gabarito corresponde a resposta dada pela banca quando aplicou a prova.
Agradeço o comentário e precisamos discutir muito sobre esse tema que está entrando em evidência nas provas de concurso.
Sugestão de leitura:
Excluirhttp://frankvcarvalho.blogspot.com/2012/06/alexander-neill-e-educacao-libertaria.html
Nesse artigo Sumerhill está relacionada a Pedagogia liberal não diretiva.
Excluirhttps://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5274871/mod_resource/content/3/%20Semina%CC%81rio%20Dida%CC%81tica%20I%203%20-%20Humanista%20-%20revisado.pdf
Quais as diferenças entre a tendência liberal Não diretiva e a tendência progressista Libertária?
ResponderExcluirMuito bom esse simulado
ResponderExcluirGOSTEI PRA CARAMBA KKKK
ResponderExcluirEU TENHO ESSE SIMULADO ONDE A 14 QUESTÃO A RESPOSTA É A LETRA B TOTALMENTE ERRADA POR ISSO EU ESTAVA MARTELANDO AQUI POIS OS ESTUDOS ME DIZENDO QUE A RESPOSTA CORRETA É A LETRA A
ResponderExcluirVocê está correta. A resposta é a letra A.
ExcluirA opção "B" não poderia ser correta por afirmar na proposição:
III- A pedagogia liberal propiciou o surgimento de métodos voltados para o interesse dos alunos e para um ensino ativo, enfatizando suas atividades no processo do ensino-aprendizagem.
A pedagogia liberal proporciona o contrário no qual o ensino é passivo, com ênfase no professor, portanto não poderia ser a letra B.
Na primeira e a D mas se uma pessoa erra pode recorre pois na hora que ele coloca na letra nem uma das alternativas tem duas questões que ñ são tendecia
ResponderExcluirTexto bom pra quem vai estudar pra concurso
ResponderExcluircritolbiori Timothy Wilson https://marketplace.visualstudio.com/items?itemName=artaporshi.MazeQuest-2-gratuita-2021
ResponderExcluiratneystinem
Odiopenrost-he Diana Claborn https://www.pledo.co/profile/Lanschool-77-With-REPACK-Crack/profile
ResponderExcluiracveluawest
NconnoFit-wo Lashundra Harris Bandicam
ResponderExcluirCinema 4D
Cubase
nidislate
IMPORTANTE! A questão 4 FOI ANULADA pela Banca CONSULPLAN - 2018 - SEDUC-PA - Professor Classe I - Português.
ResponderExcluirrecpel0musgi_1992 Jamie Smith Click here
ResponderExcluirprogram
hotlisere