SIMULADO TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS


SIMULADO TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

01. As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas, são consideradas tendências pedagógicas EXCETO:
a) Tradicional
b) Tecnicista:
c) Crítico-social
d) Redentora
e) Nenhuma das alternativas.

2. Segundo Gadotti (1999), pode-se dizer, sinteticamente, que o pensamento pedagógico brasileiro tem sido definido por duas tendências gerais: a liberal e a progressista. Os teóricos da educação progressista defendem:
a) O desenvolvimento da escola na formação de um cidadão crítico e transformador.
b) A intervenção mínima do Estado na vida de cada cidadão particular.
c) O não reconhecimento do conflito de classes nas sociedades capitalistas
d) um ambiente pedagógico voltado para o mercado e para a qualidade total
e) Manutenção do aluno e seu status na sociedade

3. Na Tendência Liberal Tradicional, entre outros aspectos, a metodologia praticada é:
a) baseada quase que exclusivamente no esforço do professor  que desenvolve um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos.
b) objetivos instrucionais operacionalizados em comportamentos observáveis e mensuráveis, procedimentos instrucionais e avaliação.
c) uso de tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social.
d) baseada em aulas expositivas, comparações, exercícios,  lições/deveres de casa.
e) Alicerçada na aplicação sistemática de princípios  científicos comportamentais e tecnológicos, a problemas  educacionais, em função de resultados efetivos.

4. Em Summerhill, “as crianças não são obrigadas a assistir as aulas e, além disso, as decisões da escola são tomadas em assembleias onde todos votam, incluindo professores, alunos e funcionários. Para o autor, a experiência nessa escola mostrou que, sem a coerção das escolas tradicionais, os estudantes orientam sua aprendizagem através do seu próprio interesse, ao invés de orientar pelo que lhe é imposto”.
O texto anterior ilustra algumas facetas da Escola de Summerhill, fundada por Alexander Neill. A ciência pedagógica aponta que esta filosofia sustenta a
a) tendência liberal tecnicista.
b) tendência progressista libertária.
c) tendência progressista libertadora.
d) tendência liberal renovadora não diretiva.

5. Segundo Libâneo, há professores interessados em um trabalho docente mais consequente, professores capazes de perceber o sentido mais amplo de sua prática e de explicitar suas convicções. Nesse contexto, é correto afirmar que, na tendência
a) liberal tradicional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano por meio de técnicas específicas, sendo que à educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.
b) liberal renovada progressivista, a escola tem por finalidade a formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com problemas psicológicos que com problemas pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança no indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.
c) progressista libertadora, a escola exerce uma transformação na personalidade dos alunos em um sentido libertário e autogestionário. A ideia básica é introduzir modificações institucionais a partir dos níveis subalternos, que, em seguida, vão “contaminando” todo o sistema.
d) progressista libertária, a escola tem por marca uma atuação não formal, em que a educação é uma atividade na qual professores e alunos, mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, em um sentido de transformação social.
e) progressista “crítico‐social dos conteúdos”, a escola adota a tarefa primordial de difundir conteúdos vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais, podendo contribuir para eliminar a seletividade social e torná‐la democrática.

6. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A tendência pedagógica inspirada em John Dewey e Anísio Teixeira no momento em que o país passava de uma sociedade rural para a industrializada, guiados pelo ideário de uma sociedade democrática e que teve grande penetração no Brasil na década de trinta e ainda influencia, na atualidade, muitas práticas pedagógicas, onde a escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente é a:
a) Tendência Tecnicista.
b) Tendência liberal tradicional.
c) Tendência progressista libertadora.
d) Tendência Renovada Progressista ou Escola Nova.

7. Costuma-se identificar na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro tendências, a saber: a tradicional, a renovada, a tecnicista e a progressista, incluindo a libertadora e a crítico-social dos conteúdos. Assinale a opção que expressa características da tendência tradicional:
a) Educação centrada no professor, metodologia baseada na exposição oral dos conteúdos, numa sequência predeterminada e fixa. Professor visto como autoridade máxima, um organizador de conteúdos e estratégias.
b) O centro da atividade escolar é o aluno, como ser ativo e curioso. O mais importante é a aprendizagem. Professor como facilitador.
c) Prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor, com atividades mecânicas. O professor como mero especialista na aplicação de manuais.
d) Atividade escolar pautada em discussões de temas sociais e políticos e ações sobre a realidade social imediata. O professor é um coordenador de atividades que organiza e atua conjuntamente com os alunos.
e) Assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados.

8. O modelo pedagógico difundido por Paulo Freire encontra-se inserido na pedagogia:
a) libertadora.
b) tecnicista.
c) tradicional.
d) libertária.

9. Conteúdos são acumulados historicamente sem reconstrução ou questionamentos. A aprendizagem se da de forma receptiva, automática, propiciando a memorização. Assim podemos AFIRMAR que esta tendência é:
a) Tendência Pedagógica Renovada Progressista.
b) Tendência Pedagógica Progressista Libertadora.
c) Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
d) Tendência Pedagógica Renovada não Diretiva.
e) Tendência Pedagógica Liberal Tradicional.

10. O Movimento dos Pioneiros da Educação Renovada também pode ser chamado de Movimento:
a) Renovador da Educação Pública.
b) dos Intelectuais da Educação.
c) Escolanovista.
d) Educacional Europeu.
e) Escola de Frankfurt

11. Analise o fragmento a seguir.
“As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A _____ parte de uma análise crítica da realidade social e sustenta, implicitamente, as finalidades sociopolíticas da educação. Suas propostas não condizem com as ideias implantadas pelo capitalismo.”
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
a) Tendência Tecnicista
b) Tendência Tradicional
c) Tendência Progressista
d) Tendência Renovadora Progressiva
e) Tendência Liberal

12. O aluno traz uma riqueza de conhecimentos sobre o mundo e seu funcionamento, que, na maioria das vezes, entram em conflito com o que é imposto pela escola e tem de ser aprendido. Para que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor sejam mais adequadas à formação de conceitos científicos, é necessário, EXCETO:
a) Dialogar com os alunos possibilitando o diagnóstico de suas ideias em vários momentos da aprendizagem.
b) Provocar conflito com contraexemplos podendo gerar dúvidas e insatisfação, levando os alunos a testarem suas concepções.
c) Propor programas sequenciais divididos em pequenas unidades por meio de exercícios repetitivos.
d) Estimular o aluno a considerar soluções alternativas para um mesmo problema.

13. As tendências pedagógicas influenciaram as práticas pedagógicas e buscaram atender às expectativas da sociedade. A Pedagogia Progressista é no Brasil um paradigma educacional que propõe a transformação social por meio da educação. Analise os seus pressupostos abaixo:
I- Surge com a finalidade de contrapor-se as tendências liberais. A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social.
II-Propõe uma analise crítica das realidades sociais, sustentando a parte sócio-política da educação.
III- Considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história onde o professor assume o papel de mediador entre o saber elaborado e o conhecimento a ser produzido.
IV- Propõe um ensino organizado em função de pré-requisitos onde a aprendizagem é simplesmente uma modificação de desempenho.
Está correto o que se afirma em:
a) II, III e IV apenas.
b) I, II e III apenas.
c) I e II apenas.
d) I, II e IV apenas.

14. O conhecimento das tendências pedagógicas e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa. Analise as afirmativas abaixo em relação às tendências pedagógicas:
I- A pedagogia progressista sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II- A pedagogia progressista enfatiza aspectos sócio-políticos envolvendo a cultura popular, é quando o homem se constrói chegando a ser sujeito na medida em que se integra em seu contexto o conhecimento de sua historicidade, dando ênfase ao ato de conscientização.
III- A pedagogia liberal propiciou o surgimento de métodos voltados para o interesse dos alunos e para um ensino ativo, enfatizando suas atividades no processo do ensino-aprendizagem.
IV- A Pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e auto gestionário em que as matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas.
V- A Pedagogia Liberal é centrada na discussão de temas sociais e políticos nos quais o professor e alunos analisam problemas e realidades do meio socioeconômico e cultural.
Está correto o que se afirma em:
a) II e IV apenas.
b) I, II e III apenas.
c) I, II, IV e V apenas.
d) III, IV e V apenas.

GABARITO
1-D
2-A
3-D
4-B
5-E
6-D
7-A
8-A
9-E
10-C
11-C
12-C
13-B
14-A





Veja na versão Scribd:


Simulado Tendências Pedagóg... by Adriano Martins

22 Comentários

  1. O gabarito da questão 4 está correto? Não seria letra "D"?
    Alexander Neill fundou Summerhill com base na Pedagogia Liberal Renovada não-diretiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gabarito está correto na Letra B. A Tendência Libertária, de Celestin Freinet, embasa a escola de Summer Hill. Nela o aluno é autogestionário. Diferente da escola nova (letra D) que propõe experiências e descobertas próprias como formuladoras da construção do conhecimento. São parecidas, mas a linha de atuação é diferente e o conceito de democracia (isso é importante para entender as duas linhas) é diferente.

      Excluir
    2. Esqueci de mencionar que vc fez uma excelente pergunta. Muita gente vê parecidos os conceitos.
      Wikipédia "Em Summerhill, como escola democrática que é, todas as regras de convívio e as soluções aos problemas que surgem no dia a dia são resolvidas conjuntamente em uma assembleia que ocorre semanalmente, na qual cada pessoa, seja criança, professor ou funcionário, tem direito a falar e votar, sendo que o peso do voto é igual para todos. As normas da escola são construídas por todos, todos sentem-se parte do coletivo e se empenham em aprimorá-lo. "
      Isso é o modelo Libertário.
      Novamente, obrigado por sua valiosa participação.

      Excluir
  2. Fiquei com dúvida na questão 14. Não seriam as afirmativas II, III, e IV as corretas? A afirmativa I trata da da pedagogia progessista, mas sendo a liberal e a afirmativa V trata da liberal, mas sendo a progressita. Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com o pé atrás em relação a questão 14 no gabarito afirma como certa a letra D. Contudo acredito que seja LETRA A.

    ResponderExcluir
  4. A Escola Summerhill foi fundada em 1921. Neill teve influências no campo da Psicologia com estudos dos psicanalistas Sigmund Freud (1856-1939) e Wilhelm Reich (1897-1957), que se tornou o seu terapeuta. De acordo com Neill, a educação deveria trabalhar basicamente com a dimensão emocional do aluno, para que a sensibilidade ultrapassasse sempre a racionalidade. Essas ideias corroboram as ideias humanistas da tendência renovada não diretiva.
    na questão 4 a resposta certa é a letra D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, colabora com as ideias humanistas da tendência renovada não diretiva. Mas você já procurou entender a tendência libertária? É muito parecida, com diferença no sentido de democracia. Aliás a palavra não diretiva tem o mesmo significado de libertária.
      Sugiro que leia meu segundo comentário acima que também utiliza a wikipédia como fonte.
      Informo ainda que o gabarito corresponde a resposta dada pela banca quando aplicou a prova.
      Agradeço o comentário e precisamos discutir muito sobre esse tema que está entrando em evidência nas provas de concurso.

      Excluir
    2. Sugestão de leitura:
      http://frankvcarvalho.blogspot.com/2012/06/alexander-neill-e-educacao-libertaria.html

      Excluir
    3. Nesse artigo Sumerhill está relacionada a Pedagogia liberal não diretiva.
      https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5274871/mod_resource/content/3/%20Semina%CC%81rio%20Dida%CC%81tica%20I%203%20-%20Humanista%20-%20revisado.pdf

      Excluir
  5. Quais as diferenças entre a tendência liberal Não diretiva e a tendência progressista Libertária?

    ResponderExcluir
  6. EU TENHO ESSE SIMULADO ONDE A 14 QUESTÃO A RESPOSTA É A LETRA B TOTALMENTE ERRADA POR ISSO EU ESTAVA MARTELANDO AQUI POIS OS ESTUDOS ME DIZENDO QUE A RESPOSTA CORRETA É A LETRA A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está correta. A resposta é a letra A.
      A opção "B" não poderia ser correta por afirmar na proposição:
      III- A pedagogia liberal propiciou o surgimento de métodos voltados para o interesse dos alunos e para um ensino ativo, enfatizando suas atividades no processo do ensino-aprendizagem.
      A pedagogia liberal proporciona o contrário no qual o ensino é passivo, com ênfase no professor, portanto não poderia ser a letra B.

      Excluir
  7. Na primeira e a D mas se uma pessoa erra pode recorre pois na hora que ele coloca na letra nem uma das alternativas tem duas questões que ñ são tendecia

    ResponderExcluir
  8. Texto bom pra quem vai estudar pra concurso

    ResponderExcluir
  9. IMPORTANTE! A questão 4 FOI ANULADA pela Banca CONSULPLAN - 2018 - SEDUC-PA - Professor Classe I - Português.

    ResponderExcluir