QUESTÕES DE PROVAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO

1. Alfabetização é um processo complexo que envolve não apenas habilidades de codificar e decodificar, mas se caracteriza como um processo ativo por meio do qual a criança constrói e reconstrói hipóteses. Dessa forma, assinale a opção CORRETA que expressa o conceito de alfabetização numa perspectiva mais ampla.
(A) Domínio da relação grafemas/ fonemas, ou seja, decodificação e codificação.
(B) Decodificação dos sinais gráficos, transformando as letras em sons.
(C) Desenvolvimento da capacidade de codificar os sons da fala em sinais gráficos.
(D) Aprendizado da leitura e escrita, natureza e funcionamento do sistema de escrita.
(E) Apropriação de hipóteses de codificar e decodificar os sons em sinais gráficos.
2. Podemos afirmar que os níveis de escrita de acordo com a Emília Ferreiro
(A) Nível pré-silábico, Silábico, Silábico Alfabético e Alfabético.
(B) Nivel pré-silábico, Silábico, Silábico Alfabético e Pré-alfabético e alfabético.
(C) Silábico, alfabético e alfabetizado.
(D) Todas estão incorretas.

3. De acordo com Soares (2003), o processo de alfabetização requer do aluno a apropriação de vários conhecimentos, cabendo à escola a orientação sistemática desses conhecimentos e a criação de situações que permitam aos discentes compreender o sistema de escrita. Nesse contexto, são considerados conhecimentos específicos do processo de alfabetização:
(A) Ordem alfabética das letras, rimas, nomes das letras e gêneros textuais.
(B) Identificação e nomes das letras, sons das letras nas diversas palavras, relação fonema e grafema e segmentação das palavras.
(C) Função social dos gêneros textuais, brincadeiras e a relação fonema / grafema.
(D) Produção de textos, revisão e reescrita de textos e correspondência letra / som
(E) Identificação dos sons das letras, identificação dos gêneros textuais e leitura.

4. Letramento é definido por Soares (2000, p.2) como “[... ] o estado em que vive o indivíduo que não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura que circulam na sociedade em que vive [...].” Com base na definição apresentada, é CORRETO afirmar que:
(A) Letramento significa a convivência do aluno com muitos materiais escritos.
(B) Letramento consiste na leitura de palavras e de diferentes gêneros textuais.
(C) Letramento refere-se às habilidades de uso da escrita em várias situações.
(D) Letramento é um processo de orientação sistemática da leitura e da escrita.
(E) Letramento é a relação entre oralidade, leitura e escrita.

5. Alfabetização e Letramento são processos diferentes, cada um com suas especificidades. Essas ações são complementares, ambas indispensáveis. Dessa forma, esses dois processos devem ser contemplados de forma articulada no trabalho pedagógico. A partir desse entendimento, pode-se dizer:
I. Alfabetização é o processo de apropriação do sistema de escrita;
II. Letramento é o processo de inserção e participação na cultura escrita;
III. Alfabetização e letramento tratam-se das manifestações da escrita na sociedade e se prolonga por toda vida;
IV. No primeiro ano do ensino fundamental deve ser trabalhado apenas os conhecimentos relacionados à apropriação do sistema de escrita;
V. O desafio para os anos iniciais do ensino fundamental é alfabetizar letrando.
Analisando os itens acima, assinale a opção que contém somente as afirmações CORRETAS.
(A) I, II e V.
(B) I, III e V.
(C) I, IV e V.
(D) I, II e IV.
(E) I, III e IV.

6. No estudo realizado por Ferreiro e Teberosky (1985), sobre o processo de aquisição da leitura e escrita, as autoras consideram a escrita um objeto de conhecimento que vai sendo construído de modo evolutivo pela criança. Analisando produções escritas das crianças, as pesquisadoras descreveram um processo que vai da ausência da relação entre a fala e a escrita (período pré-silábico) à fonetização da relação da escrita (período silábico, silábico-alfabético e alfabético). A partir dessa compreensão, marque a opção CORRETA no que se refere à escrita correspondente a cada período mencionado, respectivamente.
(A) rtfaqd (gato), slada (salada), caxoro (cachorro) e boea (borboleta).
(B) rtfaqd (gato), caxoro (cachorro), boea (borboleta) e cavlo (cavalo).
(C) rtfaqd (gato), slada (salada), trigu (trigo) e caxoro cachorro).
(D) rtfaqd (gato),trigu (trigo), boea (borboleta) e cavlo (cavalo).
(E) rtfaqd (gato), boea (borboleta), cavlo (cavalo) e trigu (trigo).

7. Os estudos sobre a aquisição da linguagem evidenciam que a linguagem vai sendo constituída pouco a pouco desde o nascimento e sua aquisição exige a coordenação de várias funções e aptidões, bem como a intervenção de diferentes órgãos. Sobre esse processo, é CORRETO afirmar:
(A) A aquisição da linguagem vincula-se à evolução e à maturação cerebral e ocorre com base na coordenação dos órgãos bucofonatórios.
(B) A aquisição da linguagem é independente dos progressos do desenvolvimento psicomotor e da evolução cognitiva.
(C) A aquisição da linguagem não é afetada por fatores sociais e culturais.
(D) Fatores relacionados com o tipo de vínculo entre pais e filhos não interferem na aquisição da linguagem.
(E) A aquisição da linguagem não sofre influência de fatores neurológicos e cognitivos

8. Emília Ferreiro, em seus estudos sobre a Psicogênese da língua escrita, descobriu que aprendizagem da escrita se dá por um processo evolutivo em que a criança vai elaborando e testando hipóteses sobre o seu funcionamento, passando por vários estágios denominados por ela de pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Assinale a opção que contém características da hipótese silábica.
(A) A criança não faz diferenciação clara entre o sistema de representação do desenho e o da escrita.
(B) A criança supõe que se escreve com letras, mas ainda não descobriu que as letras representam sons.
(C) A criança descobre que a escrita representa a fala e acredita que cada letra representa uma emissão sonora.
(D) A criança descobre que a escrita representa a fala e que cada letra representa um fonema.
(E) Tentando descobrir como a escrita funciona, a criança utiliza numa mesma palavra as hipóteses silábica e alfabética.




GABARITO
1) D
2) A
3) B
4) C
5) A
6) E
7) A
8) C





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