O que é cognitivismo?

 A teoria da aprendizagem cognitivista é uma abordagem que se concentra nos processos mentais envolvidos na aprendizagem, como a memória, a atenção e o pensamento. Desenvolvida por pesquisadores como Jean Piaget e Jerome Bruner, essa teoria destaca a importância de entender como as pessoas processam, armazenam e utilizam a informação para a construção do conhecimento. Nesta postagem, apresentamos o cognitivismo em sala de aula.

O cognitivismo parte do pressuposto de que a aprendizagem envolve a ativação de estruturas cognitivas existentes e a construção de novas estruturas. Segundo Piaget, por exemplo, os alunos passam por estágios de desenvolvimento cognitivo, nos quais assimilam novas informações e acomodam suas estruturas mentais para acomodar essas informações. Para você entender melhor imagine que a assimilação equivale os olhos como porta de entrada. Sempre que você vê alguma coisa seu cérebro tenta compreender e processar a informação com alguma coisa que já conhece. Associa com alguma informação pré-existente que faça sentido para você. Em sala de aula, o aluno é desafiado a pensar e resolver desafios. Cada vez mais ele consegue realizar associações mais complexas e tem mais autonomia a resolver os problemas que se apresentam.

Um professor que adota uma abordagem cognitivista em sala de aula pode utilizar metodologias como a organização do conteúdo em unidades significativas, a criação de atividades que estimulem a reflexão e o pensamento crítico, e o uso de metáforas ou analogias para facilitar a compreensão dos conceitos.

Por exemplo, ao ensinar sobre o sistema solar, um professor pode criar uma atividade na qual os alunos representam os planetas em escala e discutem as diferenças de tamanho e distância em relação ao sol. Isso não só ajuda os alunos a visualizarem o conceito, mas também os estimula a pensar sobre as relações espaciais e as proporções.

A aplicação em sala de aula desta teoria de aprendizagem melhora da compreensão e retenção do conteúdo, pois os alunos são estimulados a refletir sobre o que estão aprendendo e a relacionar novas informações com conhecimentos prévios. O desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a tomada de decisões são atividades cognitivas que podem tornar a aprendizagem mais significativa.

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