Simulado para Concursos de Professores - Parte 4

 


ITEM 16

De acordo com as Políticas e Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, são medidas que visam assegurar a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), EXCETO:

a) O uso de recursos de comunicação alternativa e ampliada, como pranchas de comunicação.

b) O desenvolvimento de planos de ensino adaptados às necessidades específicas do aluno.

c) A utilização de métodos avaliativos que considerem apenas os resultados finais.

d) A realização do atendimento educacional especializado integrado ao contexto educacional.

e) A promoção de atividades que incentivem a autonomia do aluno estimulando a independência.

 

ITEM 17

Os Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil são inter-relacionados e promovem o desenvolvimento integral das crianças. Os direitos de aprendizagem fundamentais embasados pela Base Nacional Comum Curricular para a infância são, EXCETO:

a) Direito de aprender, conviver, expressar e brincar.

b) Direito de ser respeitado em suas singularidades.

c) Direito de explorar, expressar, conhecer e participar.

d) Direito de aprender exclusivamente por métodos tradicionais.

e) Direito de expressar, brincar e participar.

 

ITEM 18

Paulo Freire, um patrono da educação no Brasil, afirma que “A educação não transforma o mundo. A educação transforma as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Este é um princípio da educação transformadora, uma proposta educativa que utiliza metodologias que focam no desenvolvimento de habilidades e competências do estudante, e não na aplicação de fórmulas que apenas valorizam quando se decora determinada informação. Assim, são características da educação transformadora, EXCETO:

a) Estímulo da reflexão.

b) Atividades extracurriculares.

c) Interdisciplinaridade.

d) Conteúdo como foco.

e) Conscientização do aluno.

 

ITEM 19

Libâneo, Santos e Saviani, em seus estudos, afirmam que as teorias contemporâneas da educação são aquelas gestadas em plena modernidade. Sobre as correntes pedagógicas contemporâneas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Corrente racional-tecnológica.

(2) Corrente neocognitivista.

(3) Correntes pós-modernas.

( ) Corresponde à concepção que tem sido designada de neotecnicismo, associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo, em que se subentende a formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos.

( ) Incluem-se novos aportes ao estudo da aprendizagem, do desenvolvimento, da cognição e da inteligência. Tais abordagens cognitivas referem-se a estudos relacionados à utilização de técnicas, como o uso de computadores. Objetiva buscar inovações a fim de avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição.

( ) Constituem-se a partir das críticas às concepções globalizantes do destino humano e da sociedade, as metanarrativas, assentadas na razão, na ciência, no progresso, na autonomia individual.

a) 1 - 2 - 3.

b) 2 - 1 - 3.

c) 2 - 3 - 1.

d) 3 - 1 - 2.

e) 3 - 2 - 1.

 

ITEM 20

Em relação à avaliação formativa, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Exige uma instrumentação sofisticada. É importante que o professor aplique testes padronizados, com foco em uma metodologia seletiva, visto que a observação direta não é suficiente.

( ) Tem como função ajudar o aluno a aprender e a progredir rumo aos objetivos propostos.

( ) Precisa de uma padronização de procedimentos. Ela se insere em um processo de resolução de problemas e precisa submeter todos os alunos às mesmas observações na lógica de um exame equitativo.

a) C - C - E.

b) E - C - C.

c) C - E - E.

d) E - C - E.

e) E - E - E.






GABARITO

16. c

17. d

18. d

19. a

20. d


Baixe as questões anteriores.






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