ITEM 16
De acordo com as Políticas e Diretrizes Nacionais para a
Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, são medidas que visam
assegurar a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA),
EXCETO:
a) O uso de recursos de comunicação alternativa e ampliada,
como pranchas de comunicação.
b) O desenvolvimento de planos de ensino adaptados às
necessidades específicas do aluno.
c) A utilização de métodos avaliativos que considerem apenas
os resultados finais.
d) A realização do atendimento educacional especializado
integrado ao contexto educacional.
e) A promoção de atividades que incentivem a autonomia do
aluno estimulando a independência.
ITEM
17
Os Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil são inter-relacionados
e promovem o desenvolvimento integral das crianças. Os direitos de aprendizagem
fundamentais embasados pela Base Nacional Comum Curricular para a infância são,
EXCETO:
a) Direito de aprender, conviver, expressar e brincar.
b) Direito de ser respeitado em suas singularidades.
c) Direito de explorar, expressar, conhecer e participar.
d) Direito de aprender exclusivamente por métodos
tradicionais.
e) Direito de expressar, brincar e participar.
ITEM
18
Paulo Freire, um patrono da educação no Brasil, afirma que
“A educação não transforma o mundo. A educação transforma as pessoas. Pessoas
transformam o mundo”. Este é um princípio da educação transformadora, uma
proposta educativa que utiliza metodologias que focam no desenvolvimento de habilidades
e competências do estudante, e não na aplicação de fórmulas que apenas
valorizam quando se decora determinada informação. Assim, são características
da educação transformadora, EXCETO:
a) Estímulo da reflexão.
b) Atividades extracurriculares.
c) Interdisciplinaridade.
d) Conteúdo como foco.
e) Conscientização do aluno.
ITEM
19
Libâneo, Santos e Saviani, em seus estudos, afirmam que as
teorias contemporâneas da educação são aquelas gestadas em plena modernidade.
Sobre as correntes pedagógicas contemporâneas, numerar a 2ª coluna de acordo
com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Corrente racional-tecnológica.
(2) Corrente neocognitivista.
(3) Correntes pós-modernas.
( ) Corresponde à concepção que tem sido designada de
neotecnicismo, associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema
produtivo, em que se subentende a formulação de objetivos e conteúdos, padrões
de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos.
( ) Incluem-se novos aportes ao estudo da aprendizagem, do
desenvolvimento, da cognição e da inteligência. Tais abordagens cognitivas
referem-se a estudos relacionados à utilização de técnicas, como o uso de
computadores. Objetiva buscar inovações a fim de avançar na investigação sobre
os processos psicológicos e a cognição.
( ) Constituem-se a partir das críticas às concepções
globalizantes do destino humano e da sociedade, as metanarrativas, assentadas
na razão, na ciência, no progresso, na autonomia individual.
a) 1 - 2 - 3.
b) 2 - 1 - 3.
c) 2 - 3 - 1.
d) 3 - 1 - 2.
e) 3 - 2 - 1.
ITEM
20
Em relação à avaliação formativa, marcar C para as
afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que
apresenta a sequência CORRETA:
( ) Exige uma instrumentação sofisticada. É importante que o
professor aplique testes padronizados, com foco em uma metodologia seletiva,
visto que a observação direta não é suficiente.
( ) Tem como função ajudar o aluno a aprender e a progredir
rumo aos objetivos propostos.
( ) Precisa de uma padronização de procedimentos. Ela se
insere em um processo de resolução de problemas e precisa submeter todos os
alunos às mesmas observações na lógica de um exame equitativo.
a) C - C - E.
b) E - C - C.
c) C - E - E.
d) E - C - E.
e) E - E - E.
GABARITO
16. c
17. d
18. d
19. a
20. d
Baixe as questões anteriores.