Simulado para Concursos de Professores - Parte 3

 ITEM 11

A didática é uma prática pedagógica que tem um papel importante na construção do conhecimento. Quando bem realizada torna-se uma ferramenta poderosa no processo educacional, impactando positivamente o aprendizado dos alunos do ensino fundamental. Uma didática bem-sucedida implica em práticas pedagógicas que, contemplam:

I - O uso intensivo de novas tecnologia, em detrimento das abordagens pedagógicas tradicionais como a aula expositiva e a divisão das disciplinas.

II - O gerenciamento financeiro, a elaboração de horários escolares, a contratação de pessoal não docente, para o funcionamento eficiente da escola.

III - A definição clara de objetivos educacionais que atendam aos padrões curriculares e promovam o desenvolvimento integral dos alunos.

IV - Uma variedade de recursos didáticos, incluindo livros didáticos, material audiovisual, jogos educativos e tecnologias, para enriquecer o processo de

ensino-aprendizagem.

V - A elaboração de planos de aula detalhados, incluindo objetivos específicos, metodologias de ensino, recursos necessários, e estratégias para envolver os alunos.

Está correto o que se afirma em:

a) I, II, III e V, apenas.

b) I, II e V, apenas.

c) III, IV e V, apenas.

d) I, II e III, apenas.

e) II, III e IV, apenas.

 

ITEM 12

A inclusão escolar do aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento, TGD, exige uma abordagem multidisciplinar, flexível e centrada nas necessidades individuais. Considerando a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, é assegurado a esse aluno diversos direitos e garantias, como:

I - As adaptações curriculares individualizadas e a acessibilidade ao uso de tecnologia assistiva.

II - A isenção total na participação das avaliações escolares devido as dificuldades de comunicação social.

III - Profissionais especializados, como professores de apoio e atendimento educacional especializado.

IV - O direito de participar de todas as atividades escolares, esportivas, culturais e de lazer.

V - A imposição dos padrões repetitivos de comportamento e rotinas e estruturas previsíveis.

Está correto o que se afirma em:

a) I, III e IV, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) II, III e V, apenas.

d) III, IV e V, apenas.

e) II, III, IV e V, apenas.

 

ITEM 13

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, atualizada, é o alicerce legal que delineia as diretrizes para a educação no Brasil. Suas determinações para o ensino fundamental refletem o compromisso com uma educação que contempla:

I - A autonomia da escola para determinar a quantidade de horas letivas ao longo do ano, não estabelecendo uma obrigatoriedade mínima.

II - Uma duração mínima de nove anos, com uma carga horária anual mínima de oitocentas horas, distribuídas ao longo do ano letivo.

III - A importância da formação básica do cidadão, estimulando a compreensão crítica, a participação ativa na sociedade e a construção de valores éticos.

IV - A gestão democrática das escolas, incentivando a participação ativa de professores, alunos, pais e funcionários na tomada de decisões.

V - A decisão da escola na elaboração do seu próprio conjunto de disciplinas e conteúdos, de acordo com sua preferência e visão educacional.

Está correto o que se afirma em:

a) I, II e III, apenas.

b) III, IV e V, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) I, III e V, apenas.

e) I, II, IV e V, apenas.

 

ITEM 14

Com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), artigo 15, foi atribuído à escola progressivos graus de autonomia. pedagógica. Nesse contexto, determinou-se, dentre as incumbências dos sistemas públicos a construção e implementação do Projeto Político Pedagógico, que contempla:

I - Os aspectos operacionais como a seleção específica de livros paradidáticos a serem adotados na instituição durante o ano letivo.

II - A definição do calendário escolar e os detalhes sobre a distribuição específica da carga horária de cada professor regente e de apoio.

III - O estabelecimento de objetivos e metas educacionais alinhados às necessidades e realidades locais, nacionais e globais.

IV - A descrição do perfil do aluno que a instituição visa formar, destacando competências acadêmicas, sociais, emocionais e éticas.

V - A análise do contexto socioeconômico, cultural e geográfico da comunidade atendida pela escola, considerando suas especificidades e demandas.

Está correto o que se afirma em:

a) I, II, III e IV, apenas.

b) I, II e IV, apenas.

c) II, III e V, apenas.

d) III, IV e V, apenas.

e) I, II e III, apenas.

 

ITEM 15

O projeto pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão pedagógica, nem muito menos ao conjunto de projetos e planos isolados de cada professor em sua sala de aula porque:

I - Integra diferentes dimensões, a pedagógica, a administrativa, a financeira e comunitária abrangendo não apenas as questões relacionadas ao ensino e aprendizagem.

II - Desempenha um papel estratégico ao planejar ações a médio e longo prazo, alinhadas aos objetivos educacionais e à visão de futuro da instituição.

III - Contempla a padronização da estrutura administrativa unificada independente da diversidade de realidades educacionais do contexto educacional brasileiro.

IV - Contribui para a promoção da gestão democrática, incentivando a participação coletiva na definição de rumos e tomada de decisões.

Está correto o que se afirma em:

a) I, II e III, apenas.

b) I, II e IV, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) III e IV, apenas.

e) II e III, apenas.



11. c

12. a

13. c

14. d

15. b


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