ITEM 11
A didática é uma prática pedagógica que tem um papel
importante na construção do conhecimento. Quando bem realizada torna-se uma
ferramenta poderosa no processo educacional, impactando positivamente o
aprendizado dos alunos do ensino fundamental. Uma didática bem-sucedida implica
em práticas pedagógicas que, contemplam:
I - O uso intensivo de novas tecnologia, em detrimento das
abordagens pedagógicas tradicionais como a aula expositiva e a divisão das
disciplinas.
II - O gerenciamento financeiro, a elaboração de horários
escolares, a contratação de pessoal não docente, para o funcionamento eficiente
da escola.
III - A definição clara de objetivos educacionais que
atendam aos padrões curriculares e promovam o desenvolvimento integral dos
alunos.
IV - Uma variedade de recursos didáticos, incluindo livros
didáticos, material audiovisual, jogos educativos e tecnologias, para
enriquecer o processo de
ensino-aprendizagem.
V - A elaboração de planos de aula detalhados, incluindo
objetivos especÃficos, metodologias de ensino, recursos necessários, e
estratégias para envolver os alunos.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, III e V, apenas.
b) I, II e V, apenas.
c) III, IV e V, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) II, III e IV, apenas.
ITEM 12
A inclusão escolar do aluno com Transtorno Global do
Desenvolvimento, TGD, exige uma abordagem multidisciplinar, flexÃvel e centrada
nas necessidades individuais. Considerando a PolÃtica Nacional de Educação
Especial na perspectiva da educação inclusiva, é assegurado a esse aluno
diversos direitos e garantias, como:
I - As adaptações curriculares individualizadas e a
acessibilidade ao uso de tecnologia assistiva.
II - A isenção total na participação das avaliações
escolares devido as dificuldades de comunicação social.
III - Profissionais especializados, como professores de
apoio e atendimento educacional especializado.
IV - O direito de participar de todas as atividades
escolares, esportivas, culturais e de lazer.
V - A imposição dos padrões repetitivos de comportamento e
rotinas e estruturas previsÃveis.
Está correto o que se afirma em:
a) I, III e IV, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) III, IV e V, apenas.
e) II, III, IV e V, apenas.
ITEM 13
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
atualizada, é o alicerce legal que delineia as diretrizes para a educação no
Brasil. Suas determinações para o ensino fundamental refletem o compromisso com
uma educação que contempla:
I - A autonomia da escola para determinar a quantidade de
horas letivas ao longo do ano, não estabelecendo uma obrigatoriedade mÃnima.
II - Uma duração mÃnima de nove anos, com uma carga horária
anual mÃnima de oitocentas horas, distribuÃdas ao longo do ano letivo.
III - A importância da formação básica do cidadão,
estimulando a compreensão crÃtica, a participação ativa na sociedade e a
construção de valores éticos.
IV - A gestão democrática das escolas, incentivando a
participação ativa de professores, alunos, pais e funcionários na tomada de
decisões.
V - A decisão da escola na elaboração do seu próprio
conjunto de disciplinas e conteúdos, de acordo com sua preferência e visão
educacional.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III, apenas.
b) III, IV e V, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, III e V, apenas.
e) I, II, IV e V, apenas.
ITEM 14
Com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN
9.394/96), artigo 15, foi atribuÃdo à escola progressivos graus de autonomia.
pedagógica. Nesse contexto, determinou-se, dentre as incumbências dos sistemas
públicos a construção e implementação do Projeto PolÃtico Pedagógico, que
contempla:
I - Os aspectos operacionais como a seleção especÃfica de
livros paradidáticos a serem adotados na instituição durante o ano letivo.
II - A definição do calendário escolar e os detalhes sobre a
distribuição especÃfica da carga horária de cada professor regente e de apoio.
III - O estabelecimento de objetivos e metas educacionais
alinhados às necessidades e realidades locais, nacionais e globais.
IV - A descrição do perfil do aluno que a instituição visa
formar, destacando competências acadêmicas, sociais, emocionais e éticas.
V - A análise do contexto socioeconômico, cultural e
geográfico da comunidade atendida pela escola, considerando suas
especificidades e demandas.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, III e IV, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) III, IV e V, apenas.
e) I, II e III, apenas.
ITEM 15
O projeto pedagógico é um documento que não se reduz Ã
dimensão pedagógica, nem muito menos ao conjunto de projetos e planos isolados
de cada professor em sua sala de aula porque:
I - Integra diferentes dimensões, a pedagógica, a
administrativa, a financeira e comunitária abrangendo não apenas as questões
relacionadas ao ensino e aprendizagem.
II - Desempenha um papel estratégico ao planejar ações a
médio e longo prazo, alinhadas aos objetivos educacionais e à visão de futuro
da instituição.
III - Contempla a padronização da estrutura administrativa
unificada independente da diversidade de realidades educacionais do contexto
educacional brasileiro.
IV - Contribui para a promoção da gestão democrática,
incentivando a participação coletiva na definição de rumos e tomada de
decisões.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) II e III, apenas.
11. c
12. a
13. c
14. d
15. b