Estratégias de Estudo para Concursos de Professores: Uma conversa sobre como se Preparar de Forma Eficiente

 Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre um assunto fundamental para quem está se preparando para concursos de professores: as estratégias de estudo. A preparação para um concurso pode ser desafiadora, mas com as estratégias certas, é possível tornar o processo mais eficiente e até mesmo prazeroso.



Antes de tudo, é importante ter em mente que cada pessoa tem um estilo de aprendizagem único. Algumas pessoas aprendem melhor ouvindo, outras lendo, algumas aprendem fazendo e tem aquelas pessoas que aprendem ensinando. Por isso, é essencial descobrir qual é o seu estilo de aprendizagem para poder adaptar suas estratégias de estudo. Ou seja, se alguém chegar pra você e falar que tem uma fórmula perfeita que serve para todos os concurseiros, desconfie.

Uma das estratégias mais eficientes para estudar para concursos é a organização. Organize um cronograma de estudos com os conteúdos que precisa revisar e estabeleça metas realistas para cada dia. Isso ajuda a manter o foco e a disciplina. Tenha um cronograma de estudos (preferencialmente impresso) de fácil acesso. Tire tempo para pesquisar no youtube ou ChatGPT novas técnicas de como se organizar. Tenho certeza que você encontrará uma que te servirá super bem.

Outra dica importante é utilizar técnicas de memorização, como mapas mentais, resumos e flashcards. Essas técnicas ajudam a fixar melhor o conteúdo e facilitam a revisão posteriormente. Eu gostava muito de estudar com fone de ouvido. Um dia inventaram o fone sem fio e, naquela época, já me acostumei com ele para assistir vídeos. Lembro que cheguei a assistir palestras do Libâneo no YouTube enquanto lavava louça. Cheguei a salvar no celular para viajar de carro e ficar ouvindo durante o percurso. Mas talvez você goste de ler o livro e sair riscando. Existem pessoas que são visuais e manuais. Tem sempre em mão uma caneta para sair riscando tudo.

Além disso, não se esqueça de praticar com questões de concursos anteriores. Isso ajuda a familiarizar-se com o estilo das questões e a identificar quais são os temas mais recorrentes. De todas as dicas que alguém pode te dar, talvez essa seja a mais certeira. Sempre digo aos meus alunos do presencial e das mentorias a seguinte frase: só vai para o céu quem faz questões de provas! Comece pesquisando provas anteriores de concursos da sua cidade ou estado. Pegue questões de provas da sua área ou da banca que fará o certame (tenho certeza que a banca já tem provas anteriores).

Seja um resolver de questões!

Eu poderia escrever por horas sobre o quanto isso é importante. Poderia citar autores e dar vários exemplos de pessoas que foram exitosas nos concursos, mas aqui vou dar o meu exemplo de como estudei. Quando estudava para concursos, baixei várias provas. Eu imprimia e saía riscando e resolvendo. Fiz um mapa com minhas notas, principalmente na matéria de raciocínio lógico (até hoje não suporto essas questões). Devo ter feito umas 55 provas anteriores. Minhas notas ficavam subindo. Chegou um momento que eu estava corrigindo provas com 80 a 100 pontos de acerto. Onde eu não sabia a resposta ou errava a questão, eu estudava. Hoje sou servidor público federal no cargo de pedagogo em um campus universitário aprovado em primeiro lugar com 84 pontos na minha prova de concurso. É um cargo muito concorrido com apenas uma vaga. Fiquei em primeiro lugar e único amazonense na lista, pois os demais eram de vários estados e viajaram somente para realizar essa prova.

Preparar-se para um concurso de professores pode ser desafiador, mas com as estratégias certas, é possível alcançar a tão sonhada aprovação. Lembre-se de identificar o seu estilo de aprendizagem, organizar seus estudos, utilizar técnicas de memorização e, principalmente, praticar com questões anteriores. Com determinação e dedicação, você estará cada vez mais próximo do seu objetivo. 

Bons estudos!



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem