QUESTÕES DE PROVAS TICs
01. É
imprescindível ao educador estar fundamentado nos princípios pedagógicos que
regem as ações de aprendizagem nas organizações, rompendo com o mero domínio
tecnológico de recursos de aprendizagem dos mais simples aos mais complexos.
Para tanto, faz parte de sua função promover a formação contínua do grupo com o
qual trabalha. Nesse sentido, é fundamental que, ao elaborar programas de
capacitação e/ou formação contínua da equipe, o pedagogo leve em consideração
que o seu trabalho tem como foco principal:
a) o núcleo pedagógico e, em especial, os
processos de ensino aprendizagem;
b) a organização racional do trabalho e suas
leis;
c) a reprodução da ideologia dominante na
instituição;
d) o conhecimento desvinculado da realidade
dos alunos;
e) a lógica classificatória.
02. A Internet
vem sendo apontada como uma grande revolução na comunicação. Por esse motivo,
seu uso é considerado como detentor de grande potencial para a educação.
Aplicada no campo educacional, a Internet:
a) propicia ao professor o acesso a
conhecimento sistematizado e atualizado.
b) garante a modernidade da escola perante os
pais e a comunidade.
c) substitui com vantagem outros recursos
didáticos na sala de aula.
d) disponibiliza informações e contatos com
pessoas, favorecendo a construção do conhecimento.
e) oferece aos alunos melhores fontes para a
resolução de exercícios.
03. Os cursos de formação de professores vêm
sofrendo severas críticas, pois não têm atendido suficientemente as
necessidades da sociedade. A formação docente é tridimensional, o que significa
compará-la a uma tarefa que pressupõe o desenvolvimento harmonioso de três
grandes dimensões, quais sejam:
a) tecnologismo, sabedoria e compreensão de si
mesmo.
b) conteúdos, habilidades didáticas e relações
situacionais.
c) identidade, paradigmas estabelecidos e
ensino ativo.
d) espontaneísmo, improvisação e formação
inicial.
04. Ah, a gente sempre tem que buscar a
atualização por meio dos cursos. Hoje em dia a internet também tem sido um meio
riquíssimo, a gente tem encontrado muitas coisas. Também, no dia a dia, troca
de experiência, a gente sempre tá conversando:
“olha eu fiz tal atividade”, é criando projeto
junto, então eu acho que isso traz crescimento profissional muito grande.
Disponível em:
<http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/inscricoes/PDF_SWF/13983.pdf>.
Acesso em: 04 mar. 2017.
No depoimento, a professora enfatiza um
importante aspecto da Profissão Docente, relacionado à
a) luta pela valorização salarial.
b) importância da formação inicial.
c) busca pela formação continuada.
d) singularidade da atuação feminina.
e) utilização das tecnologias de informação e
comunicação no trabalho.
05. Em um mundo tecnológico, integrar novas
tecnologias à sala de aula torna-se um desafio para a educação. Cabe à escola,
então, na condição de instituição responsável pela formação do indivíduo:
a) Mostrar que a tecnologia é uma coisa
negativa para a escola, pois faz com que os professores sejam substituídos pela
máquina.
b) Garantir que os recursos tecnológicos sejam
apenas manipulados pelo professor, facilitando a elaboração do seu
planejamento.
c) Proporcionar a utilização do retroprojetor
ou o projetor de slides para tornar as aulas mais agradáveis.
d) Formar pessoas capazes de lidar com o
avanço tecnológico.
06. No que diz respeito ao uso das novas
tecnologias no campo educacional, é INCORRETO afirmar:
a) O potencial que os recursos tecnológicos
oferecem, não pode ser negado, mas precisa ser integrado efetivamente na
escola, principalmente na rede pública de escolarização, já que pode servir
como mais uma possibilidade para a construção da cidadania plena.
b) Os recursos tecnológicos devem servir para
serem utilizados de vez em quando, pois é de fundamental importância dar
preferência às aulas expositivas no qual o professor é o detentor do
conhecimento.
c) Para efetivar a aplicação das tecnologias
na escola, é preciso criar conhecimentos e mecanismos que possibilitem sua
integração à educação, evitando o deslumbramento ou o uso indiscriminado da
tecnologia por si e em si.
d) A utilização da tecnologia no ambiente
escolar exige uma nova postura do professor e da escola, onde os meios
eletrônicos de comunicação são a base para o compartilhamento de ideias e
ideais em projetos colaborativos.
07. Marque V para as afirmativas verdadeiras e
F para as falsas, no que se refere ao assunto Mídia e Educação:
( ) As reflexões em torno do assunto mídia e
educação vêm sendo aprofundadas há várias décadas dada a constatação de sua
influência na formação do sujeito contemporâneo e da necessidade de explorar o
assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e
comunicação.
( ) A educação para as mídias como perspectiva
de um novo campo do saber e de intervenção vem se desenvolvendo no mundo
inteiro com o objetivo de formar usuários ativos, criativos, críticos de todas
as tecnologias de informação e comunicação.
( ) A internet tem cada vez mais atingido os
sistema educacional. As redes são utilizadas no processo pedagógico para romper
as paredes da escola, bem como para que aluno e professor possam conhecer o
mundo, novas realidades, culturas diferentes, desenvolvendo a aprendizagem
através do intercâmbio e aprendizado colaborativo.
( ) É imprescindível enfatizar que as novas
tecnologias de informação e comunicação não passam de mero lazer, pois no campo
educacional, os recursos mais importantes são o livro didático e o quadro de
giz.
A sequência correta é:
a) F, V, V, V
b) V, V, V, F
c) V, V, V, V
d) V, V, F, F
08.
Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as
condições do processo de ensino, tendo em vista as finalidades educacionais,
que são sempre sociais; assim, ela pode, junto às novas Tecnologias de
Informação e Comunicação — TICS —, buscar novas formas de fazer a educação,
assumindo a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem. De acordo
com a perspectiva crítico-reflexiva, o principal componente para o uso do
computador em educação é a
a)
capacidade das máquinas disponíveis.
b)
velocidade da Internet.
c)
adequada preparação do professor.
d)
aceitação da gestão da escola.
09. Com
relação ao uso das novas tecnologias em sala de aula, analise as afirmativas a
seguir.
I. É pouco
frequente, uma vez que não é útil na exploração dos conteúdos e na melhoria da
aprendizagem.
II.
Aproxima alunos e professores ao introduzir um componente lúdico às aulas.
III. Sua
utilização é dificultada pela falta de infraestrutura das escolas e a formação
deficiente dos professores.
Assinale:
A) se
somente a afirmativa I estiver correta.
B) se
somente a afirmativa II estiver correta.
C) se
somente a afirmativa III estiver correta.
D) se
somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
E) se todas
as afirmativas estiverem corretas.
10. A globalização, o surgimento de novas
tecnologias, como o avanço das telecomunicações e da informática, contribuem
para que ocorra mudanças na Educação. A interação professor-aluno vêm se
tornando muito dinâmica nos últimos anos. O professor tem deixado de ser um
mero transmissor de conhecimentos no processo de ensino aprendizagem para ser
um:
a) fiscal
b) mediador
c) controlador
d) crítico
GABARITO
1 A
2 D
3 B
4 C
5 D
6 B
7 B
8 C
9 D
10 B