Simulado Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação


QUESTÕES DE PROVAS TICs

01. É imprescindível ao educador estar fundamentado nos princípios pedagógicos que regem as ações de aprendizagem nas organizações, rompendo com o mero domínio tecnológico de recursos de aprendizagem dos mais simples aos mais complexos. Para tanto, faz parte de sua função promover a formação contínua do grupo com o qual trabalha. Nesse sentido, é fundamental que, ao elaborar programas de capacitação e/ou formação contínua da equipe, o pedagogo leve em consideração que o seu trabalho tem como foco principal:
a) o núcleo pedagógico e, em especial, os processos de ensino aprendizagem;
b) a organização racional do trabalho e suas leis;
c) a reprodução da ideologia dominante na instituição;
d) o conhecimento desvinculado da realidade dos alunos;
e) a lógica classificatória.

02. A Internet vem sendo apontada como uma grande revolução na comunicação. Por esse motivo, seu uso é considerado como detentor de grande potencial para a educação. Aplicada no campo educacional, a Internet:
a) propicia ao professor o acesso a conhecimento sistematizado e atualizado.
b) garante a modernidade da escola perante os pais e a comunidade.
c) substitui com vantagem outros recursos didáticos na sala de aula.
d) disponibiliza informações e contatos com pessoas, favorecendo a construção do conhecimento.
e) oferece aos alunos melhores fontes para a resolução de exercícios.

03. Os cursos de formação de professores vêm sofrendo severas críticas, pois não têm atendido suficientemente as necessidades da sociedade. A formação docente é tridimensional, o que significa compará-la a uma tarefa que pressupõe o desenvolvimento harmonioso de três grandes dimensões, quais sejam:
a) tecnologismo, sabedoria e compreensão de si mesmo.
b) conteúdos, habilidades didáticas e relações situacionais.
c) identidade, paradigmas estabelecidos e ensino ativo.
d) espontaneísmo, improvisação e formação inicial.

04. Ah, a gente sempre tem que buscar a atualização por meio dos cursos. Hoje em dia a internet também tem sido um meio riquíssimo, a gente tem encontrado muitas coisas. Também, no dia a dia, troca de experiência, a gente sempre tá conversando:
“olha eu fiz tal atividade”, é criando projeto junto, então eu acho que isso traz crescimento profissional muito grande.
Disponível em: <http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/inscricoes/PDF_SWF/13983.pdf>. Acesso em: 04 mar. 2017.
No depoimento, a professora enfatiza um importante aspecto da Profissão Docente, relacionado à
a) luta pela valorização salarial.
b) importância da formação inicial.
c) busca pela formação continuada.
d) singularidade da atuação feminina.
e) utilização das tecnologias de informação e comunicação no trabalho.

05. Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula torna-se um desafio para a educação. Cabe à escola, então, na condição de instituição responsável pela formação do indivíduo:
a) Mostrar que a tecnologia é uma coisa negativa para a escola, pois faz com que os professores sejam substituídos pela máquina.
b) Garantir que os recursos tecnológicos sejam apenas manipulados pelo professor, facilitando a elaboração do seu planejamento.
c) Proporcionar a utilização do retroprojetor ou o projetor de slides para tornar as aulas mais agradáveis.
d) Formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico.

06. No que diz respeito ao uso das novas tecnologias no campo educacional, é INCORRETO afirmar:
a) O potencial que os recursos tecnológicos oferecem, não pode ser negado, mas precisa ser integrado efetivamente na escola, principalmente na rede pública de escolarização, já que pode servir como mais uma possibilidade para a construção da cidadania plena.
b) Os recursos tecnológicos devem servir para serem utilizados de vez em quando, pois é de fundamental importância dar preferência às aulas expositivas no qual o professor é o detentor do conhecimento.
c) Para efetivar a aplicação das tecnologias na escola, é preciso criar conhecimentos e mecanismos que possibilitem sua integração à educação, evitando o deslumbramento ou o uso indiscriminado da tecnologia por si e em si.
d) A utilização da tecnologia no ambiente escolar exige uma nova postura do professor e da escola, onde os meios eletrônicos de comunicação são a base para o compartilhamento de ideias e ideais em projetos colaborativos.

07. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere ao assunto Mídia e Educação:
( ) As reflexões em torno do assunto mídia e educação vêm sendo aprofundadas há várias décadas dada a constatação de sua influência na formação do sujeito contemporâneo e da necessidade de explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação.
( ) A educação para as mídias como perspectiva de um novo campo do saber e de intervenção vem se desenvolvendo no mundo inteiro com o objetivo de formar usuários ativos, criativos, críticos de todas as tecnologias de informação e comunicação.
( ) A internet tem cada vez mais atingido os sistema educacional. As redes são utilizadas no processo pedagógico para romper as paredes da escola, bem como para que aluno e professor possam conhecer o mundo, novas realidades, culturas diferentes, desenvolvendo a aprendizagem através do intercâmbio e aprendizado colaborativo.
( ) É imprescindível enfatizar que as novas tecnologias de informação e comunicação não passam de mero lazer, pois no campo educacional, os recursos mais importantes são o livro didático e o quadro de giz.
A sequência correta é:
a) F, V, V, V
b) V, V, V, F
c) V, V, V, V
d) V, V, F, F

08. Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino, tendo em vista as finalidades educacionais, que são sempre sociais; assim, ela pode, junto às novas Tecnologias de Informação e Comunicação — TICS —, buscar novas formas de fazer a educação, assumindo a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a perspectiva crítico-reflexiva, o principal componente para o uso do computador em educação é a
a) capacidade das máquinas disponíveis.
b) velocidade da Internet.
c) adequada preparação do professor.
d) aceitação da gestão da escola.

09. Com relação ao uso das novas tecnologias em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.
I. É pouco frequente, uma vez que não é útil na exploração dos conteúdos e na melhoria da aprendizagem.
II. Aproxima alunos e professores ao introduzir um componente lúdico às aulas.
III. Sua utilização é dificultada pela falta de infraestrutura das escolas e a formação deficiente dos professores.
Assinale:
A) se somente a afirmativa I estiver correta.
B) se somente a afirmativa II estiver correta.
C) se somente a afirmativa III estiver correta.
D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

10. A globalização, o surgimento de novas tecnologias, como o avanço das telecomunicações e da informática, contribuem para que ocorra mudanças na Educação. A interação professor-aluno vêm se tornando muito dinâmica nos últimos anos. O professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos no processo de ensino aprendizagem para ser um:
a) fiscal
b) mediador
c) controlador
d) crítico


GABARITO 



1             A
2             D
3             B
4             C
5             D
6             B
7             B
8             C
9             D
10           B

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem