SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Questões de provas referentes ao processo ensino-aprendizado. Todas as questões são de provas de 2017. Os simulados ajudam a alcançar melhores resultados. Pode-se perceber como esse determinado assunto é cobrado em prova. Isso aprimora a leitura de prova, deixa mais hábil e também serve de termômetro do seu estudo.
São 29 questões de todo o Brasil e diversas bancas.
Bons estudos.


1.  (Prefeitura de Lins/SP, 2017) A última passagem da infância é a etapa operatória formal, a qual se desenrola dos ____ anos em diante, quando o ser já empreende o raciocínio lógico, o qual é capaz de sistematizar os dados. Qual das alternativas melhor preenche a alternativa acima?
A) 10
B) 11
C) 12
D) 13
E) 14

2. (Prefeitura de Lins/SP, 2017) Analise as afirmativas sobre inclusão:
I- A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
II- Não existe uma resistência por parte das escolas, em concretizar essa inclusão, suas desculpas variam entre não ter profissionais especializados, salas adequadas ou acessos dentro das escolas, exemplo para os cadeirantes, entre outras.
III- A inclusão é, portanto um conceito intrigante, que busca retirar as barreiras impostas pela exclusão em seu sentido mais global.
Está correto o que se afirma em:
A) Apenas I e II
B) Apenas II e III
C) Apenas I
D) Todas as afirmativas
E) Nenhuma das afirmativas

3. (Prefeitura de Sul do Brasil/SC, 2017) Acerca da avaliação mediadora, descrito por Jussara Hoffmann, é correto afirmar:
A) A avaliação deve ser como um controle permanente exercido sobre o aluno para que ele demostre comportamentos definidos como ideais pelo professor.
B) Somente o sistema de avaliação tradicional e classificatório assegura um ensino de qualidade.
C) A manutenção das provas e notas é a garantia do sucesso do processo de ensino/aprendizagem.
D) A avaliação deve ser como uma ação provocativa do professor, desafiando o aluno a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses encaminhando-se a um saber enriquecido.
E) A avaliação deve ser classificatória, pois somente dessa forma o aluno se tornará capaz de enfrentar a sociedade competitiva.

4. (Prefeitura de Sul do Brasil/SC, 2017) Em relação as tendências pedagógicas na prática escolar assinale a alternativa que apresenta somente tendências pedagógicas progressistas:
A) Tradicional; tecnicista; renovada não diretiva.
B) Libertadora; libertária; crítico social dos conteúdos.
C) Tradicional; renovada progressivista; renovada não diretiva.
D) Tecnicista; libertadora; crítico social dos conteúdos.
E) Crítico social dos conteúdos; tradicional; tecnicista.

5. (Prefeitura de Cunhataí/SC, 2017) Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Segundo ele:
A) A criança constrói conhecimento somente na interação com outras crianças.
B) O aprendizado da criança não está relacionado com a interação da criança com o meio.
C) O ensino só se efetiva mediante a avaliação.
D) A criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas quando em contato com o mundo e com os objetos.
E) O processo de ensino/aprendizagem deve ser um processo rigoroso, centrado no professor.

6. (Prefeitura de Cunhataí/SC, 2017) Acerca dos principais princípios do construtivismo analise as alternativas e assinale a resposta incorreta:
A) O centro do processo de aprendizagem é o aluno.
B) O professor não é um mero transmissor de informações.
C) Os níveis de amadurecimento, desenvolvimento e conhecimento de cada aluno deve ser respeitado e levado em consideração no processo de aprendizagem.
D) O ensino é realizado e percebido como um processo estático, como ocorre nos métodos pedagógicos tradicionais.
E) O conhecimento não é entendido como uma versão exata da realidade, mas sim uma reconstrução daquele que está aprendendo.

7. (Prefeitura de Cunhataí/SC, 2017) De acordo com Jussara Hoffmann, avaliar na concepção mediadora significa:
I. Oportunizar aos alunos muitos momentos de expressar ideias.
II. Oportunizar discussão entre os alunos a partir de situações problematizadoras.
III. Realizar tarefas individuais, menores e sucessivas, buscando entender as respostas apresentas pelos estudantes.
IV. Em vez de certo/errado e da atribuição de pontos, fazer comentários sobre as tarefas dos alunos, auxiliando-os a localizar as dificuldades, oferecendo-lhes oportunidade de descobrirem melhores soluções.
V. Transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção de conhecimento.
A) Somente I, III e V estão corretas.
B) Somente I, II, IV e V estão corretas.
C) Somente I e V estão corretas.
D) Somente II, IV e V estão corretas.
E) Todas estão corretas.

8. (Prefeitura de Chaval/CE, 2017) O papel da escola para a formação de caráter e cidadania em seus alunos é:
A) Individualizar o conhecimento. Seu dever é atuar na formação moral dos alunos, sendo esta soma de esforços que promovem o desenvolvimento parcial do indivíduo como cidadão.
B) Impor o conhecimento. Seu dever é atuar na formação moral dos alunos, sendo esta soma de esforços que promovem o desenvolvimento autoritário do indivíduo como cidadão.
C) Socializar o conhecimento. Seu dever é atuar na formação moral dos alunos, sendo esta soma de
esforços que promovem o pleno desenvolvimento do indivíduo como cidadão.
D) Oferecer o conhecimento. Seu dever é atuar na formação moral dos alunos, sendo esta soma de esforços que promovem o desenvolvimento facultativo do indivíduo como cidadão.

9. (Prefeitura de Paraíso/SC, 2017) Nos processos de ensino-aprendizagem, para os alunos compreenderem conceitos científicos é necessário:
A) Uma mudança conceitual, admitindo-se apenas conhecimentos matemáticos.
B) Uma descontinuidade das concepções novas em relação às concepções anteriores.
C) Uma ampla construção e reconstrução do conhecimento.
D) Um treinamento intensivo em ciências naturais em detrimento das ciências humanas.

10. (Prefeitura de Paraíso/SC, 2017) Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição do estágio sensório-motor e projetivo do desenvolvimento da criança:
A) Quando a criança aprende a andar, ganha mais autonomia e começa a buscar o conhecimento do mundo que a cerca.
B) Quando a criança ainda não tem nenhuma condição para aprender a andar, pois o seu desenvolvimento ainda está em uma fase muito restrita.
C) Quando a criança aprende a falar, mas ainda não consegue andar, pois o desenvolvimento motor é o último estágio da formação do ser.
D) Quando a criança começa a construir operações lógicas e a interagir com os adultos de forma autônoma, pois sua linguagem está totalmente desenvolvida.

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