Questões de Prova Livro Didática de José Carlos Libâneo


1. Relacione os componentes do processo de ensino, apresentados na primeira coluna (A - B - C - D), aos seus respectivos conteúdos, apresentados na segunda (I, II, III, IV), segundo Libâneo (1994). A – Objetivos; B – Meios e recursos; C – Métodos; D – Conteúdos.
I. São o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudes, organizados pedagógica e didaticamente, buscando a assimilação ativa e a aplicação prática na vida dos alunos.
II. Determinam, de antemão, os resultados esperados do processo entre o professor e aluno e também a gama de habilidades e hábitos a serem adquiridos, sendo o marco inicial do processo pedagógico e social.
III. É a forma com que os objetivos e conteúdos serão ministrados, na prática, ao aluno sendo determinados pela relação objetivo-conteúdo e constituindo-se os meios para alcançar objetivos gerais e específicos de ensino.
IV. Os equipamentos usados em sala de aula (do quadro- negro até o computador) são meios de ensino gerais possíveis de serem usados em todas as matérias, sendo importante que os professores conheçam e dominem esses equipamentos para poder usá-los em sala de aula com eficácia. Nessas condições, pode-se afirmar como correta a relação estabelecida em
a) I-D II-A III-C IV-B
d) I-C II-A III-D IV-B
b) I-A II-C III-D IV-B
e) I-C II-A III-B IV-D
c) I-B II-A III-C IV-D
2. A seleção e a organização dos conteúdos é momento delicado e decisivo no planejamento da aprendizagem do aluno. Diante desta afirmação, analise os itens e assinale V para os verdadeiros e F para os falsos:
I. Os conteúdos são utilizados como suporte para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno;
II- A seleção dos conteúdos e o tratamento que a eles deve ser dado assume papel central, pois amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes;
III. A escola não envolve, no seu trabalho, conteúdos procedimentos, atitudes e valores dos alunos;
IV. Os conteúdos devem ser vistos como meio para que o aluno desenvolva as capacidades que permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.
Agora, marque a alternativa correta:
a) V, F, F, V
b) F, V, F, V
c) V, V, F, V
d) F, V, V, F
3. As funções dos objetivos específicos do planejamento de ensino não incluem:
a) Orientar a seleção e a organização de procedimentos pedagógicos.
b) Comunicar aos alunos aquilo que será esperado deles ao final do processo.
c) Facilitar o acompanhamento pelo professor do desenvolvimento das atividades previstas.
d) Identificar a missão da instituição escolar.
4. Os objetivos específicos comunicam aos alunos o que será esperado deles.
(    ) CERTO              (    ) ERRADO
5. Os objetivos específicos são mais simples, concretos, alcançáveis em maior tempo que os gerais.
(    ) CERTO              (    ) ERRADO
6. Os objetivos específicos tem um caráter pedagógico, mas não necessitam estar vinculados aos gerais.
(    ) CERTO              (    ) ERRADO
7. A perspectiva atual entende o conteúdo de ensino como um fim em si mesmo.
(    ) CERTO              (    ) ERRADO
8. São tipos de métodos de ensino: método de exposição pelo professor, de trabalho independente, de elaboração conjunta e de trabalho em grupo.
(    ) CERTO              (    ) ERRADO
9. Os objetivos gerais são propósitos mais específicos.
(    ) CERTO              (    ) ERRADO
10. Os objetivos gerais são propósitos mais amplos acerca do papel da escola e do ensino diante das exigências sociais e de desenvolvimento dos alunos.







GABARITO
1) A
2) C
3) D
4) CERTO
5) ERRADO
6) ERRADO
7) ERRADO
8) CERTO
9) ERRADO

10) CERTO










Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem