1. Relacione os
componentes do processo de ensino, apresentados na primeira coluna (A - B - C -
D), aos seus respectivos conteúdos, apresentados na segunda (I, II, III, IV),
segundo Libâneo (1994). A – Objetivos; B – Meios e recursos; C – Métodos; D –
Conteúdos.
I.
São
o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e
atitudes, organizados pedagógica e didaticamente, buscando a assimilação ativa
e a aplicação prática na vida dos alunos.
II.
Determinam,
de antemão, os resultados esperados do processo entre o professor e aluno e
também a gama de habilidades e hábitos a serem adquiridos, sendo o marco
inicial do processo pedagógico e social.
III.
É a
forma com que os objetivos e conteúdos serão ministrados, na prática, ao aluno
sendo determinados pela relação objetivo-conteúdo e constituindo-se os meios
para alcançar objetivos gerais e específicos de ensino.
IV.
Os
equipamentos usados em sala de aula (do quadro- negro até o computador) são
meios de ensino gerais possíveis de serem usados em todas as matérias, sendo
importante que os professores conheçam e dominem esses equipamentos para poder
usá-los em sala de aula com eficácia. Nessas condições, pode-se afirmar como
correta a relação estabelecida em
a)
I-D II-A III-C IV-B
d)
I-C II-A III-D IV-B
b)
I-A II-C III-D IV-B
e)
I-C II-A III-B IV-D
c)
I-B II-A III-C IV-D
2.
A
seleção e a organização dos conteúdos é momento delicado e decisivo no
planejamento da aprendizagem do aluno. Diante desta afirmação, analise os itens
e assinale V para os verdadeiros e F para os falsos:
I.
Os conteúdos são utilizados como suporte para auxiliar no desenvolvimento cognitivo
do aluno;
II-
A seleção dos conteúdos e o tratamento que a eles deve ser dado assume papel
central, pois amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir
procedimentos, valores, normas e atitudes;
III.
A escola não envolve, no seu trabalho, conteúdos procedimentos, atitudes e
valores dos alunos;
IV.
Os conteúdos devem ser vistos como meio para que o aluno desenvolva as
capacidades que permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e
econômicos.
Agora,
marque a alternativa correta:
a) V, F, F, V
b) F, V, F, V
c) V, V, F, V
d)
F, V, V, F
3.
As
funções dos objetivos específicos do planejamento de ensino não incluem:
a)
Orientar a seleção e a organização de procedimentos pedagógicos.
b)
Comunicar aos alunos aquilo que será esperado deles ao final do processo.
c)
Facilitar o acompanhamento pelo professor do desenvolvimento das atividades
previstas.
d)
Identificar a missão da instituição escolar.
4.
Os
objetivos específicos comunicam aos alunos o que será esperado deles.
( )
CERTO ( ) ERRADO
5.
Os
objetivos específicos são mais simples, concretos, alcançáveis em maior tempo
que os gerais.
( ) CERTO ( ) ERRADO
6.
Os
objetivos específicos tem um caráter pedagógico, mas não necessitam estar
vinculados aos gerais.
( ) CERTO ( ) ERRADO
7.
A
perspectiva atual entende o conteúdo de ensino como um fim em si mesmo.
( ) CERTO ( ) ERRADO
8.
São
tipos de métodos de ensino: método de exposição pelo professor, de trabalho
independente, de elaboração conjunta e de trabalho em grupo.
( ) CERTO ( ) ERRADO
9.
Os
objetivos gerais são propósitos mais específicos.
( ) CERTO ( ) ERRADO
10.
Os
objetivos gerais são propósitos mais amplos acerca do papel da escola e do
ensino diante das exigências sociais e de desenvolvimento dos alunos.
GABARITO
1) A
2) C
3) D
4) CERTO
5) ERRADO
6) ERRADO
7) ERRADO
8) CERTO
9) ERRADO
10) CERTO