SIMULADO
PAULO FREIRE
ITEM 01
A
estratégia pedagógica de Paulo Freire para educação de adultos significava
fazer com que a aprendizagem partisse do:
a)
projeto do aluno.
b)
contexto do aluno
c)
planejamento do professor
d)
livro didático.
ITEM 02
A
ideia de que a educação se torna um momento da experiência dialética total da
humanização dos homens, com igual participação dialógica do educador e do
educando, é defendida por:
a)
Karl Marx
b)
Maria Montessori.
c)
Paulo Freire.
d)
Augusto Cury
e)
Rubem Alves.
ITEM 03
Qual
foi o autor responsável em dizer que: “Ninguém liberta ninguém, ninguém se
liberta sozinho: Os homens se libertam em comunhão”?
a)
Rubens Alves.
b)
Jean Piaget.
c)
Edgar Morin.
d)
Paulo Freire.
e)
Cipriano Luckesi.
ITEM 04
Ghiraldelli
afirma que os professores brasileiros chegaram ao século XXI guiando suas
práticas por cinco tendências pedagógico-didáticas que seguem a inspiração de
filosofia educacional de seus autores. De acordo com uma delas, os passos
segundo os quais acontece o processo ensino aprendizagem, se resumem,
sequencialmente, em: vivência, temas geradores, problematização,
conscientização e ação polÃtica. Assinale o autor cujas ideias melhor
caracterizam essa sequência.
a)
Herbart.
b)
Dewey.
c)
Paulo Freire.
d)
Paulo Ghiraldelli Júnior.
e)
Demerval Saviani.
ITEM 05
Para
Paulo Freire, grande educador brasileiro, a educação serve para:
a)
a conscientização;
b)
a libertação;
c)
a leitura;
d)
o racismo;
e)
o silencia.
ITEM 06
A
respeito do pensamento pedagógico de Paulo Freire, é CORRETO afirmar:
a)
Partindo sempre da análise do contexto social da educação, Paulo Freire procura
mostrar o papel polÃtico que a educação pode desempenhar na construção de uma
outra sociedade, pois através da educação seria possÃvel ampliar a participação
polÃtica consciente.
b)
Teoria e prática são dois momentos educativos importantes, pois a teoria do
conhecimento interessa apenas ao educador, enquanto a prática pressupõe o
educando como sujeito do processo histórico e, conseqüentemente, do processo
educativo.
c)
A relação estabelecida entre educandos, educador e conhecimento é uma relação
dialógica. Nesse sentido, a realidade do educando, seus conhecimentos e suas
experiências são sempre utilizados como exemplos para melhor entendimento, mas
não se confundem com os conteúdos, ponto central da educação escolar.
d)
O ponto de partida do processo educativo é o universo vocabular e as palavras
geradoras extraÃdas do contexto escolar, que serão recriadas pela reflexão e
pela ação, em um movimento dialético do pensamento.
ITEM 07
Segundo
Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, ensinar não é transferir
conhecimento. Ensinar exige:
I.
Humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educandos.
II.
Convicção de que a flexibilização do plano de aula é realizada sempre no inÃcio
do ano/semestre letivo junto com o Plano PolÃtico Pedagógico do Curso.
III.
Respeito a autonomia do ser do educando.
IV.
Ênfase na exclusividade do ensino do conteúdo.
V.
Que no processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das
ruas e trabalho, mas sim as experiências vividas em salas de aula.
Segundo
Paulo Freire, estariam incorretas somente a(s) alternativa(s):
a)
II, IV e V.
b)
II, III e IV.
c)
I, III e V.
d)
I, II e III.
e)
I, II e V.
ITEM 08
Sobre
Paulo Freire é incorreto afirmar:
a)
A relação professor aluno é horizontal, pois não é imposta.
b)
Professor e aluno ensinam e aprendem, nenhum é mais importante do que o outro.
c)
Para ele, o saber não é historicamente construÃdo.
d)
Para ele, a ciência é um produto histórico pois é elaborada pelo homem que,
integrado ao seu contexto, reflete sobre ele.
ITEM 09
Para
Paulo Freire, é incorreta a alternativa.
a)
A prática educativa tem natureza ética, enquanto prática especificamente
humana.
b)
Achamo-nos, ao nÃvel do mundo e não apenas do Brasil, de tal maneira submetidos
ao comando da malvadez da ética do mercado que é pouco, tudo o que façamos na
defesa e na prática da ética universal do ser humano.
c)
Não podemos nos assumir como sujeitos da procura, da decisão, da ruptura, da
opção, como sujeitos históricos, transformadores, a não ser assumindo-nos como
sujeitos éticos.
d)
A transgressão dos princÃpios éticos é uma possibilidade, mas não é uma virtude
e por isso não podemos aceitá-la.
e)
É perfeitamente possÃvel ao sujeito ético viver sem estar permanente exposto Ã
transgressão da ética.
GABARITO
ITEM 1 - B
ITEM 2 - C
ITEM 3 - D
ITEM 4 - C
ITEM 5 - B
ITEM 6 - A
ITEM 7 - A
ITEM 8 - C
ITEM 9 - E
Nas questões 6 e 7, os gabaritos estão trocados. O correto seria questão 6 letra A e questão 7 letra D
ResponderExcluirPrezada, agradecemos seu feedback, contudo a resposta da questão 7 está correta e bate com o gabarito da prova aplicada no concurso IFSP em 2015. Continue apoiando este projeto sempre nos informando do eventuais erros. Gratidão.
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