SIMULADO PAULO FREIRE

SIMULADO PAULO FREIRE
ITEM 01
A estratégia pedagógica de Paulo Freire para educação de adultos significava fazer com que a aprendizagem partisse do:
a) projeto do aluno.
b) contexto do aluno
c) planejamento do professor
d) livro didático.
ITEM 02
A ideia de que a educação se torna um momento da experiência dialética total da humanização dos homens, com igual participação dialógica do educador e do educando, é defendida por:
a) Karl Marx
b) Maria Montessori.
c) Paulo Freire.
d) Augusto Cury
e) Rubem Alves.
ITEM 03
Qual foi o autor responsável em dizer que: “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: Os homens se libertam em comunhão”?
a) Rubens Alves.
b) Jean Piaget.
c) Edgar Morin.
d) Paulo Freire.
e) Cipriano Luckesi.
ITEM 04
Ghiraldelli afirma que os professores brasileiros chegaram ao século XXI guiando suas práticas por cinco tendências pedagógico-didáticas que seguem a inspiração de filosofia educacional de seus autores. De acordo com uma delas, os passos segundo os quais acontece o processo ensino aprendizagem, se resumem, sequencialmente, em: vivência, temas geradores, problematização, conscientização e ação política. Assinale o autor cujas ideias melhor caracterizam essa sequência.
a) Herbart.
b) Dewey.
c) Paulo Freire.
d) Paulo Ghiraldelli Júnior.
e) Demerval Saviani.
ITEM 05
Para Paulo Freire, grande educador brasileiro, a educação serve para:
a) a conscientização;
b) a libertação;
c) a leitura;
d) o racismo;
e) o silencia.
ITEM 06
A respeito do pensamento pedagógico de Paulo Freire, é CORRETO afirmar:
a) Partindo sempre da análise do contexto social da educação, Paulo Freire procura mostrar o papel político que a educação pode desempenhar na construção de uma outra sociedade, pois através da educação seria possível ampliar a participação política consciente.
b) Teoria e prática são dois momentos educativos importantes, pois a teoria do conhecimento interessa apenas ao educador, enquanto a prática pressupõe o educando como sujeito do processo histórico e, conseqüentemente, do processo educativo.
c) A relação estabelecida entre educandos, educador e conhecimento é uma relação dialógica. Nesse sentido, a realidade do educando, seus conhecimentos e suas experiências são sempre utilizados como exemplos para melhor entendimento, mas não se confundem com os conteúdos, ponto central da educação escolar.
d) O ponto de partida do processo educativo é o universo vocabular e as palavras geradoras extraídas do contexto escolar, que serão recriadas pela reflexão e pela ação, em um movimento dialético do pensamento.
ITEM 07
Segundo Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, ensinar não é transferir conhecimento. Ensinar exige:
I. Humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educandos.
II. Convicção de que a flexibilização do plano de aula é realizada sempre no início do ano/semestre letivo junto com o Plano Político Pedagógico do Curso.
III. Respeito a autonomia do ser do educando.
IV. Ênfase na exclusividade do ensino do conteúdo.
V. Que no processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das ruas e trabalho, mas sim as experiências vividas em salas de aula.
Segundo Paulo Freire, estariam incorretas somente a(s) alternativa(s):
a) II, IV e V.
b) II, III e IV.
c) I, III e V.
d) I, II e III.
e) I, II e V.
ITEM 08
Sobre Paulo Freire é incorreto afirmar:
a) A relação professor aluno é horizontal, pois não é imposta.
b) Professor e aluno ensinam e aprendem, nenhum é mais importante do que o outro.
c) Para ele, o saber não é historicamente construído.
d) Para ele, a ciência é um produto histórico pois é elaborada pelo homem que, integrado ao seu contexto, reflete sobre ele.
ITEM 09
Para Paulo Freire, é incorreta a alternativa.
a) A prática educativa tem natureza ética, enquanto prática especificamente humana.
b) Achamo-nos, ao nível do mundo e não apenas do Brasil, de tal maneira submetidos ao comando da malvadez da ética do mercado que é pouco, tudo o que façamos na defesa e na prática da ética universal do ser humano.
c) Não podemos nos assumir como sujeitos da procura, da decisão, da ruptura, da opção, como sujeitos históricos, transformadores, a não ser assumindo-nos como sujeitos éticos.
d) A transgressão dos princípios éticos é uma possibilidade, mas não é uma virtude e por isso não podemos aceitá-la.
e) É perfeitamente possível ao sujeito ético viver sem estar permanente exposto à transgressão da ética.


  












GABARITO
ITEM 1 - B
ITEM 2 - C
ITEM 3 - D
ITEM 4 - C
ITEM 5 - B
ITEM 6 - A
ITEM 7 - A
ITEM 8 - C
ITEM 9 - E








2 Comentários

  1. Nas questões 6 e 7, os gabaritos estão trocados. O correto seria questão 6 letra A e questão 7 letra D

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    1. Prezada, agradecemos seu feedback, contudo a resposta da questão 7 está correta e bate com o gabarito da prova aplicada no concurso IFSP em 2015. Continue apoiando este projeto sempre nos informando do eventuais erros. Gratidão.

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