Concurso Público Superior Tribunal de Justiça - STJ Cargo Analista Judiciário Pedagogia


Está aberto o concurso público para novos servidores do Superior Tribunal de Justiça – STJ.  As provas serão realizadas em Brasília/DF na data provável de 27 de setembro de 2015, no turno da manhã. O prazo de inscrição tem início às 10h do dia 30 de julho de 2015 e segue até às 23h59 de 19 de agosto de 2015. Elaborei este post analisando o cargo de Analista Judiciário em Pedagogia.

Dados do Concurso:

ü  Remuneração Mensal de R$8.803,97.
ü  Prova Objetiva e Discursiva - Banca CESPE.
ü  Valor: R$ 100,00, por GRU na rede bancária.
ü  Jornada de Trabalho: 40 horas semanais
ü  Quantidade de vagas: 02 vagas
ü  Válido por um ano.

Edital Completo:
http://www.cespe.unb.br/concursos/stj_15/arquivos/ED_1_2015_STJ_15_ABERTURA.PDF

Página para inscrição:
http://www.cespe.unb.br/concursos/stj_15

CARGO 12: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA DE ATIVIDADE: APOIO ESPECIALIZADO - ESPECIALIDADE: PEDAGOGIA

ü  REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Pedagogia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
ü  DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: realizar atividades de nível superior, de natureza técnica, relacionadas ao planejamento, organização, coordenação, supervisão, assessoramento, estudo, pesquisa e execução de tarefas que envolvam diagnósticos e projetos na área de Pedagogia, bem como à elaboração de laudos, pareceres e informações.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
3 Domínio da ortografia oficial.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.
ü  4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.
ü  4.2 Emprego de tempos e modos verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período.
ü  5.1 Emprego das classes de palavras.
ü  5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.
ü  5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
ü  5.4 Emprego dos sinais de pontuação.
ü  5.5 Concordância verbal e nominal.
ü  5.6 Regência verbal e nominal.
ü  5.7 Emprego do sinal indicativo de crase.
ü  5.8 Colocação dos pronomes átonos.
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto.
ü  6.1 Significação das palavras.
ü  6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto.
ü  6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.
ü  6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República).
ü  7.1 Aspectos gerais da redação oficial.
ü  7.2 Finalidade dos expedientes oficiais.
ü  7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento.
ü  7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL:
1 Constituição.
ü  1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais.
2 Direitos e garantias fundamentais.
ü  2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos.
3 Organização político-administrativa.
ü  3.1 União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios.
4 Administração Pública.
ü  4.1 Disposições gerais, servidores públicos.
5 Poder Judiciário.
ü  5.1 Disposições gerais.
ü  5.2 Órgãos do Poder Judiciário.
ü  5.2.1 Competências.
ü  5.3 Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
ü  5.3.1 Composição e competências.
6 Funções essenciais à Justiça.
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
1 Noções de organização administrativa.
ü  1.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração.
ü  1.2 Administração direta e indireta.
ü  1.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
2 Ato administrativo.
ü  2.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies.
3 Agentes públicos.
ü  3.1 Legislação pertinente.
ü  3.1.1 Lei nº 8.112/1990.
ü  3.1.2 Disposições constitucionais aplicáveis.
ü  3.2 Disposições doutrinárias.
ü  3.2.1 Conceito.
ü  3.2.2 Espécies.
ü  3.2.3 Cargo, emprego e função pública.
4 Poderes administrativos.
ü  4.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia.
ü  4.2 Uso e abuso do poder.
5 Licitação.
ü  5.1 Princípios.
ü  5.2 Contratação direta: dispensa e inexigibilidade.
ü  5.3 Modalidades.
ü  5.4 Tipos.
ü  5.5 Procedimento.
6 Contratos administrativos; conceitos e características.
7 Controle da Administração Pública.
ü  7.1 Controle exercido pela Administração Pública.
ü  7.2 Controle judicial.
ü  7.3 Controle legislativo.
8 Responsabilidade civil do Estado.
ü  8.1 Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro.
ü  8.1.1 Responsabilidade por ato comissivo do Estado.
ü  8.1.2 Responsabilidade por omissão do Estado.
ü  8.2 Requisitos para a demonstração da responsabilidade do Estado.
ü  8.3 Causas excludentes e atenuantes da responsabilidade do Estado.
9 Regime jurídico-administrativo.
ü  9.1 Conceito.
ü  9.2 Princípios expressos e implícitos da Administração Pública.
10 Processo Administrativo Federal (Lei nº 9.784/1999).
11 Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992).

REGIMENTO INTERNO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E ALTERAÇÕES:
ü  Artigos 1º a 65;
ü  artigos 81 a 94 e
ü  artigos 316 a 327.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
1 Noções de sistema operacional (ambientes e Windows 7.0).
2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 2013).
3 Redes de computadores.
ü  3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet.
ü  3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome).
ü  3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook).
ü  3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet.
ü  3.5 Grupos de discussão.
ü  3.6 Redes sociais.
ü  3.7 Computação na nuvem (cloud computing).
4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
5 Segurança da informação.
ü  5.1 Procedimentos de segurança.
ü  5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais.
ü  5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware).
ü  5.4 Procedimentos de backup.
NOÇÕE DE SUSTENTABILIDADE
1 Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça).
2 Resolução CNJ nº 201 de 3 de março de 2015.
3 Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993.
ü  3.1 Artigo 3º.
4 Decreto nº 7.746 de 5 de junho de 2012.
5 Política Nacional sobre Mudanças do Clima (Lei nº 12.187 de 29 de dezembro de 2009).
6 Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305 de 2 de agosto de 2010).
7 Conceito de Desenvolvimento Sustentável.
8 Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).
CARGO 12: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA DE ATIVIDADE: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: PEDAGOGIA PEDAGOGIA:
1 Fundamentos da educação.
ü  1.1 Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica.
ü  1.2 Bases legais da educação nacional: Constituição da República (Capítulo II – Dos Direitos Sociais; art. 22; art. 23 inciso V; art. 24 inciso IX), LDB (Lei nº 9.394/1996), Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).
ü  1.3 Teorias e bases psicológicas de aprendizagem.
ü  1.4 Educação de adultos.
2 Papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar.
ü  2.1 Educação Corporativa.
ü  2.2 Trilhas de aprendizagem organizacional.
ü  2.3 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis.
ü  2.4 Projeto político-pedagógico no ambienteorganizacional: concepção, princípios e eixos norteadores.
ü  2.5 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação.
ü  2.6 Comunicação e interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais.
ü  2.7 Desenvolvimento de competências: conhecimentos, habilidades, atitudes.
ü  2.8 Ações de desenvolvimento e planejamento estratégico institucional.
ü  2.9 Educação a distância: características; principais atores; docência on-line.
3 Processo de ensino-aprendizagem.
ü  3.1 Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos.
ü  3.1.1 Diagnóstico para desenho da ação de desenvolvimento.
ü  3.1.2 Objetivos instrucionais e indicadores.
ü  3.1.3 Estruturação dos conteúdos de ensino.
ü  3.1.4 Didática: seleção de métodos e técnicas de ensino para cada tipo de ação.
ü  3.1.5 Níveis de avaliação de ações de capacitação – reação, aprendizagem, comportamento e resultados.
ü  3.2 Novas tecnologias aplicadas à educação.
ü  3.3 Plataforma Moodle de aprendizagem virtual: atividades e recursos.
ü  3.4 Um caminho entre a teoria e a prática.
ü  3.5 Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento.
4 Construção coletiva e gestão do conhecimento nas organizações.
5 Ação pedagógica em projetos sociais.






Fonte para baixar: https://site.pciconcursos.com.br/arquivo/1325436.pdf

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