Saiu edital para concurso da Defensoria Pública da União. Na
área de educação existe cadastro de reserva para Técnico em Assuntos
Educacionais.
O cadastro de reserva é para Amazonas, Bahia, Ceará e Distrito Federal.
TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de
curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por
instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: planejar, desenvolver,
implementar, executar e acompanhar a implementação de rotinas administrativas e
técnicas relacionadas à atividade de recursos humanos, orçamento e finanças,
logística, contratos e licitações, arquivo, comunicação e tecnologia da
informação, elaborando projetos e propostas para a implementação de novos
métodos e técnicas de trabalho que objetivem a otimização de resultados, a
melhoria de processos e procedimentos, elaborar normas, manuais e correlatos
para padronização de rotinas e executar tarefas administrativas correlatas, bem
como desempenhar quaisquer outras atividades constitucionais e legais a cargo
do Órgão, desde que não exigida qualificação específica.
REMUNERAÇÃO: R$ 5.266,18, composta por R$ 1.990,22
referentes ao vencimento básico, R$ 2.524,00 referente à Gratificação de
Desempenho do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (GDPGPE) e R$ 751,96
referente ao auxílio alimentação.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
Detalhes:
·
Banca organizadora: Cespe/UnB
·
Cargos: Analista e
Agente Administrativo
·
Escolaridade: nível médio e superior
·
Número de vagas: 143 + CR
·
Remuneração: de R$ 5.266,18 a R$
3.817,98
·
Período de inscrições: de 22 de abril a 11 de
maio de 2015
·
Valor da taxa: R$ 70,00 ou R$ 100
·
Data da prova objetiva: 21 de junho de 2015
CONHECIMENTOS
BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS
LÍNGUA
PORTUGUESA: 1 Leitura, compreensão e interpretação de textos. 2 Estruturação do
texto e dos parágrafos. 3 Articulação do texto. 4 Significação contextual de
palavras e expressões. 5 Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. 6
Emprego de tempos e modos verbais. 7 Pontuação, estrutura e formação de
palavras. 8 Funções das classes de palavras. 9 Flexão nominal e verbal. 10
Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 11 Concordância nominal e
verbal. 12 Regência nominal e verbal. 13 Ocorrência de crase. 14 Acentuação
gráfica. 15 Ortografia oficial.
NOÇÕES DE
INFORMÁTICA: 1 Sistema operacional Windows XP e Windows 7. 2 Microsoft Office:
Word 2007, Excel 2007, Power Point 2007 e Microsoft Outlook 2007. 3 Conceitos e
tecnologias relacionados à Internet e a correio eletrônico. 4 Internet Explorer
8. 5 Conceitos básicos de segurança da informação.
NORMAS
APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS (EXCETO PARA O CARGO DE ANALISTA
TÉCNICO ADMINISTRATIVO):
1 Lei nº
8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União - RJU) e alterações:
disposições preliminares; provimento, vacância, remoção, redistribuição e
substituição; direitos e vantagens; vencimento e remuneração; férias; licenças;
afastamentos; concessões; tempo de serviço; direito de petição; regime
disciplinar (deveres e proibições); acumulação; responsabilidades; penalidades;
processo administrativo disciplinar.
NOÇÕES
DE ARQUIVOLOGIA (SOMENTE PARA OS CARGOS DE AGENTE ADMINISTRATIVO, ANALISTA TÉCNICO–ADMINISTRATIVO
E TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS): 1 Técnicas de organização de arquivos:
teoria das três idades, classificações em arquivos, classificações dos
arquivos. 2 Gerenciamento da informação e gestão de documentos: diagnósticos;
arquivos correntes, intermediários; protocolos; avaliação de documentos;
arquivos permanentes; diplomática. 3 Tipologias documentais e suportes físicos:
microfilmagem; automação; preservação e conservação de documentos. 4 Documentos
eletrônicos (digitais): conceitos e definições.
NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS (SOMENTE PARA OS CARGOS DE ANALISTA TÉCNICO–ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE SOCIAL, SOCIÓLOGO E TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS): 1 Gestão de Pessoas: conceitos, importância, relação com os outros sistemas da organização. 2 Função da área de Gestão de Pessoas: atribuições e objetivos. 3 Políticas e sistemas de informações gerenciais. 4 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho; competência interpessoal; gerenciamento de conflitos; clima e cultura organizacional; formação de grupos operativos, formação de lideranças, conceito de equipe e time. 5 Recrutamento e seleção: técnicas e processo decisório. 6 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. 7 Desenvolvimento e capacitação de pessoal: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. 8 Gestão de pessoas baseada em competências. 9 Aprendizagem organizacional: educação de adultos, conceito de educação corporativa; educação a distância.
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Resolução de problemas. 2 Raciocínio lógico-matemático: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 3 Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 4 Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 5 Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. 6 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simbólicas (fórmulas) usando os conectivos e, ou, não, implica. 7 Tradução de proposições da linguagem natural para a forma simbólica. 8 Fórmulas e suas tabelas-verdade. 9 Equivalências lógicas. 10 Leis de De Morgan. 11 Argumentos válidos e sofismas. 12 Contradições.
NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS (SOMENTE PARA OS CARGOS DE ANALISTA TÉCNICO–ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE SOCIAL, SOCIÓLOGO E TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS): 1 Gestão de Pessoas: conceitos, importância, relação com os outros sistemas da organização. 2 Função da área de Gestão de Pessoas: atribuições e objetivos. 3 Políticas e sistemas de informações gerenciais. 4 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho; competência interpessoal; gerenciamento de conflitos; clima e cultura organizacional; formação de grupos operativos, formação de lideranças, conceito de equipe e time. 5 Recrutamento e seleção: técnicas e processo decisório. 6 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. 7 Desenvolvimento e capacitação de pessoal: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. 8 Gestão de pessoas baseada em competências. 9 Aprendizagem organizacional: educação de adultos, conceito de educação corporativa; educação a distância.
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Resolução de problemas. 2 Raciocínio lógico-matemático: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 3 Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 4 Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 5 Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. 6 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simbólicas (fórmulas) usando os conectivos e, ou, não, implica. 7 Tradução de proposições da linguagem natural para a forma simbólica. 8 Fórmulas e suas tabelas-verdade. 9 Equivalências lógicas. 10 Leis de De Morgan. 11 Argumentos válidos e sofismas. 12 Contradições.
TÉCNICO EM
ASSUNTOS EDUCACIONAIS
CONHECIMENTOS
PEDAGÓGICOS: 1 Fundamentos da educação. 2 Relação educação e sociedade: dimensões
filosófica, sociocultural e pedagógica. 3 Bases legais da educação nacional:
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, LDB (Lei nº 9.394/1996)
e Parâmetros Curriculares Nacionais; desenvolvimento histórico das concepções
pedagógicas. 4 Legislação aplicada à educação a distância. 5 Pesquisa
participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender:
papel político/pedagógico e a organicidade do ensinar, aprender e pesquisar;
educação nas organizações e aprendizagem organizacional. 6 Processo de
planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 7 Projeto
político-pedagógico no ambiente organizacional: concepção, princípios e eixos norteadores;
gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico. 8
Currículo e construção do conhecimento. 9 Dimensão globalizadora do ensino e os
temas transversais. 10 Processo de ensinoaprendizagem: relação professor/aluno
no processo pedagógico; bases psicológicas da aprendizagem; educação de
adultos; planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e
conteúdos de ensino; métodos e técnicas; novas tecnologias aplicadas à educação
e plataformas de aprendizagem virtuais, avaliação educacional. 11 Metodologia
de projetos educativos presenciais e a distância: um caminho entre a teoria e a
prática. 12 Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. 13 Ação pedagógica
e trabalho com projetos.
DIREITO
CONSTITUCIONAL: 1 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres
individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança
e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos
políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias
dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Poder Legislativo: fundamento,
atribuições e garantias de independência. 3 Poder Executivo: forma e sistema de
governo; chefia de Estado e chefia de governo; atribuições e responsabilidades
do presidente da República. 4 Ordem social: base e objetivos da ordem social;
seguridade social; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia;
comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso. 5
Poder Judiciário: disposições gerais; tribunais superiores; Supremo Tribunal Federal;
tribunais e juízes eleitorais; funções essenciais à Justiça.
DIREITO
ADMINISTRATIVO: 1 Estado, Governo e Administração Pública: conceitos,
elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Organização
administrativa da União: administração direta e indireta. 3 Agentes públicos:
espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função
pública. 4 Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da
União - RJU): provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição;
direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e
administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar;
poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Serviços
públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e
requisitos; delegação (concessão, permissão, autorização). 7 Controle e
responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial;
controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. 8 Lei nº 8666/1993. 8.1
Licitações: conceito, objeto, finalidades e princípios, obrigatoriedade,
dispensa, inexigibilidade, vedação, modalidades, procedimentos e fases,
revogação, invalidação, desistência e controle.
ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA: 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de
estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de
departamentalização. 2 Processo organizacional: planejamento, direção,
comunicação, controle e avaliação. 3 Gestão de processos. 4 Gestão da
qualidade. 5 Gestão de projetos. 6 Planejamento estratégico. 7 Excelência nos
serviços públicos. 8 Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor
público. 9 Gestão de resultados na produção de serviços públicos. 10
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 11 O
paradigma do cliente na gestão pública.