Psicologia do Desenvolvimento
Profª Gláucia Braga
• Ambientalismo - A importância do ambiente na formação do homem
• Interacionismo - Enfoque nas interações socioculturais
Ambientalismo:
“Derivada da corrente filosófica empirista que valoriza a experiência sensorial
como fonte de conhecimento contrapõem-se à visão inatista por acreditar que o
desenvolvimento do homem resulta das forças do ambiente que funcionam como
estÃmulos para ele, e das experiências que ele vive.
O homem é visto como uma “tabula rasa” que vai acumulando conhecimento a partir
das sensações e das experiências que lhe ocorrem.
A aprendizagem, assim, é concebida como um processo de experiência e também
como o resultado da experiência vivida pelo sujeito e seu contato com o meio.
Essa concepção vai ser fortemente defendida e difundida pelo Behaviorismo.”
(http://www.slideshare.net/neuronio/inatismo-ambientalismo)
John Locke defende o ambientalismo. “Critica as idéias inatas de Descartes,
afirmando que a alma é uma tabula rasa (onde não há inscrições), uma cera onde
não há nenhuma impressão... e que o conhecimento só começa após a experiência
sensÃvel.” (História da Educação – Maria Lúcia de Arruda Aranha)
Interacionismo:
“A abordagem sócio-interacionista concebe a aprendizagem como um fenômeno que
se realiza na interação com o outro. A aprendizagem acontece por meio da
internalização, a partir de um processo anterior, de troca, que possui uma dimensão
coletiva.” (http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/171-TC-D4.htm)
“O sujeito interage ativamente com o meio e que este modifica aquele em função
de sua ação. Piaget refere-se ao meio como condição para o desenvolvimento cognitivo, mas
centraliza sua explicação nos mecanismos de coordenação entre as ações da
criança sobre o mundo, dando pouca importância à intervenção social. De forma
diversa, as posições de Wallon e Vygotsky coincidem quanto ao valor dado ao papel
constitutivo da interação social, mas se diferenciam por certos aspectos do
desenvolvimento que são enfocados em cada teoria.”
(http://www.gatilho.ufjf.br/maria_vilani_soares.pdf)
Profª Gláucia Braga
• Ambientalismo - A importância do ambiente na formação do homem
• Interacionismo - Enfoque nas interações socioculturais
Ambientalismo:
“Derivada da corrente filosófica empirista que valoriza a experiência sensorial
como fonte de conhecimento contrapõem-se à visão inatista por acreditar que o
desenvolvimento do homem resulta das forças do ambiente que funcionam como
estÃmulos para ele, e das experiências que ele vive.
O homem é visto como uma “tabula rasa” que vai acumulando conhecimento a partir
das sensações e das experiências que lhe ocorrem.
A aprendizagem, assim, é concebida como um processo de experiência e também
como o resultado da experiência vivida pelo sujeito e seu contato com o meio.
Essa concepção vai ser fortemente defendida e difundida pelo Behaviorismo.”
(http://www.slideshare.net/neuronio/inatismo-ambientalismo)
John Locke defende o ambientalismo. “Critica as idéias inatas de Descartes,
afirmando que a alma é uma tabula rasa (onde não há inscrições), uma cera onde
não há nenhuma impressão... e que o conhecimento só começa após a experiência
sensÃvel.” (História da Educação – Maria Lúcia de Arruda Aranha)
Interacionismo:
“A abordagem sócio-interacionista concebe a aprendizagem como um fenômeno que
se realiza na interação com o outro. A aprendizagem acontece por meio da
internalização, a partir de um processo anterior, de troca, que possui uma dimensão
coletiva.” (http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/171-TC-D4.htm)
“O sujeito interage ativamente com o meio e que este modifica aquele em função
de sua ação. Piaget refere-se ao meio como condição para o desenvolvimento cognitivo, mas
centraliza sua explicação nos mecanismos de coordenação entre as ações da
criança sobre o mundo, dando pouca importância à intervenção social. De forma
diversa, as posições de Wallon e Vygotsky coincidem quanto ao valor dado ao papel
constitutivo da interação social, mas se diferenciam por certos aspectos do
desenvolvimento que são enfocados em cada teoria.”
(http://www.gatilho.ufjf.br/maria_vilani_soares.pdf)