Teste seus Conhecimentos - Simulado para professores

ITEM 01

A formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas. Para isso, uma característica crucial de um processo de formação continuada efetivo é contemplar as três dimensões da formação docente, quais sejam:

a) A cultural, a pedagógica e a política.

b) A científica, a física e a administrativa.

c) A social, a administrativa e a política.

d) A científica, a pedagógica e a pessoal.

e) A estrutural, a pedagógica e a filosófica.

ITEM 02

Zabala (1998) sinaliza que o primeiro elemento a distinguir um método corresponde ao tipo de ordem em que as atividades são propostas. Sobre as sequências de ensino / aprendizagem ou didáticas, é incorreto afirmar:

a) O critério que determina a realização de identificações ou caracterizações preliminares do modo de ensinar é o tipo de tarefa, sendo característica diferencial das propostas didáticas.

b) A sequência didática do modelo tradicional engloba, entre as suas fases, a comunicação da lição e a repetição do conteúdo aprendido (não havendo discussão nem ajuda recíproca).

c) Diante das diversas formas de se trabalhar os conteúdos, é importante descobrir se a sequência didática escolhida é apropriada para a obtenção dos objetivos previstos, promovendo a aprendizagem.

d) Para o reconhecimento da validade da sequência didática, como também possibilitar pistas para reforçar ou acrescentar atividades, uma das indagações a ser feita é se existem atividades que propiciem criar de zonas de desenvolvimento proximal e intervir.

ITEM 03

Rangel (2005, p. 58) destaca o estudo como prática supervisora, o que requer do supervisor a “visão geral de fundamentos, princípios e conceitos do processo didático”. Em relação ao estudo do processo didático e suas relações pela ação supervisora, é incorreto afirmar:

a) A relação professor–aluno–objetivos é considerada um dos focos relevantes da atuação do supervisor no incentivo e na coordenação do estudo coletivo dos professores.

b) Cabe à ação supervisora, no que se refere aos princípios de elaboração de currículo e programas, possibilitar oportunidades de estudo e decisões coletivas sobre material didático.

c) Sobre a questão metodológica, a ação supervisora deve centralizar na descrição de métodos e técnicas de ensino.

d) No estudo da avaliação, pode conceber como objeto de estudo dos professores, entre outros, a avaliação como meio de correções necessárias, de professores e alunos, no percurso da obtenção dos objetivos.

ITEM 04

Castro e Regattieri (2009) abordam os tipos de relação das escolas com as famílias. Com base nessa abordagem, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, fazendo a correspondência entre esses tipos de relação e o objetivo correspondente a cada um.

COLUNA I

1. Educar as famílias

2. Abrir a escola para participação familiar

3. Interagir com a família para melhorar os indicadores educacionais

4. Incluir o aluno e seu contexto

COLUNA II

( ) Garantir aos alunos o direito a educação de qualidade e a salvo de toda forma de negligência e de discriminação.

( ) Fortalecer as condições para que as famílias participem da gestão da escola.

( ) Conscientizar os responsáveis sobre seus papéis na educação dos filhos.

( ) Reduzir as taxas de abandono e repetência dos alunos.

Assinale a sequência correta.

a) 3 1 4 2

b) 4 2 1 3

c) 1 3 2 4

d) 2 4 1 3

ITEM 05

Quando o que se busca é a oferta de uma escola que respeite as diferenças, a preocupação com a prática docente se acentua, pois o preconceito e a segregação ocorrem, no mais das vezes, de maneira sutil no cotidiano escolar. Lidar com as diferenças exige sensibilidade diante de qualquer discriminação no trato cotidiano, evitando que os próprios docentes sejam a fonte de juízos, atitudes e preconceitos que desvalorizem a experiência de certos grupos, EXCETO:

a) Étnicos.

b) Sociais.

c) Simbolistas.

d) Culturais.

e) Religiosos.

ITEM 06

Os materiais curriculares aliados aos processos de ensino e de aprendizagem correspondem a materiais para o uso do professor para a realização da aula e materiais para o aluno. Historicamente, o principal material de ensino foi o livro impresso. Sobre o uso do livro impresso como recurso didático, é CORRETO afirmar:

a) Os livros didáticos foram praticamente a única fonte de ensino quando a ênfase recaía sobre os conteúdos factuais, nas disciplinas. Na atualidade, o seu uso deve estar aliado a outras fontes de pesquisa.

b) Atualmente, o professor deve escolher outros recursos tecnológicos para o ensino, porque o livro impresso está ultrapassado.

c) O uso de redes sociais é o mais interessante de trabalhar com crianças e adolescentes nos anos iniciais, por esse motivo não é mais admissível o uso do livro impresso.

d) O livro impresso é a única fonte que garante fidedignidade aos conhecimentos.

e) A política de distribuição de tablets para estudantes e professores banalizou o uso do livro didático no interior das escolas.

ITEM 07

A metodologia de projetos não precisa ser dissociada da programação acadêmica. Ela pode e até deve ser programada e proposta juntamente com os alunos, de tal forma a intensificar o processo de aprendizagem dos conteúdos e, principalmente, possibilitar diversificação de ações, formas e vivências que venham ainda propiciar uma amplitude de desenvolvimento das diferentes competências. Na realidade, os projetos temáticos são ferramentas que possibilitam uma melhor forma de trabalhar os velhos conteúdos de maneira mais atraente e interessante. Dessa maneira, podemos afirmar que a metodologia de projetos é:

a) Um caminho entre a problematização e a realização.

b) Um caminho entre a liberdade e a autonomia.

c) Um caminho entre a teoria e a prática.

d) Um caminho entre a razão e a emoção.

ITEM 08

A formação continuada dos trabalhadores da educação vem assumindo posição de destaque nos dias atuais no que tange às políticas públicas, pois está associada ao processo de:

a) Melhoria da qualidade da comunidade.

b) Melhoria da qualidade da escola.

c) Melhoria da qualidade do ensino.

d) Melhoria da qualidade do país.

ITEM 09

Sobre a educação inclusiva, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A educação inclusiva é um sistema educacional híbrido, que alia a educação regular à educação especial.

( ) A educação especial consiste na utilização de ferramentas didáticas, especificas para atender as limitações que as crianças possuem, sejam elas físicas ou cognitivas.

( ) O pressuposto da educação inclusiva é o da interdependência, em que tudo faz parte de um mesmo todo, daí a necessidade de criar relações complementares e indissociáveis.

( ) O Plano Nacional da Educação (PNE) assegura a garantia de que todos os alunos com necessidades especiais possam estudar em classes regulares desde a educação infantil até o Ensino Fundamental II.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

a) V F V F

b) V V F V

c) V V V F

d) F V F V

e) F F V F

ITEM 10

O medo de amar é o medo de ser

De a todo momento escolher

Com acerto e precisão

A melhor direção

O medo de amar é não arriscar

Esperando que façam por nós

O que é nosso dever

Recusar o poder

O Medo de amar é o medo de ser livre

(Beto Guedes e Fernando Brant)

Ao falar sobre AMOR e AVALIAÇÃO não é possível concluí-los com pontos finais. Pontos finais, na maioria das vezes, encerram afirmativas, pontuam negativas, e o tema avaliação educacional não se edifica sobre esse terreno arenoso, íngreme, a exigir garra e tenacidade em sua fundação.

Sobre Avaliação Mediadora, é correto afirmar que

a) faz apenas um diagnóstico de capacidades.

b) utiliza métodos comparativos e/ou impressionistas de análise.

c) serve para o docente manter sua prática classificatória e conservadora.

d) analisa com base em expectativas predeterminadas ou em relação ao grupo avaliado.

e) utiliza métodos interpretativos e descritivos de análise em sua dimensão de coerência, precisão e profundidade.

 

 


 


 

 



 

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