Simulado Conhecimentos pedagógicos

Simulado Conhecimentos Pedagógicos

1. De acordo com Libâneo, “A avaliação escolar cumpre pelo menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle.” A função pedagógico-didática da avaliação se refere ao papel desta como:
a) Ação independente do processo de diagnóstico e controle.
b) Ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos.
c) Identificadora do progresso dos alunos para redirecionamento da aprendizagem.
d) Validadora dos aspectos qualitativos, descartando qualquer aspecto quantitativo.
e) Instrumento que evidencia o cumprimento de objetivos gerais e específicos da educação escolar.
2. Para Celso Vasconcellos, o coordenador pedagógico deve ser mais educador, menos burocrata e controlador. Os conflitos não devem ser resolvidos com o poder autoritário. Educação é, antes de tudo, envolvimento e compromisso. Para tanto, o autor reconhece que um caminho mais adequado de relacionamento com os professores é:
a) criar um ambiente de amizade e confiança.
b) decidir coletivamente o que vai ser feito.
c) propiciar momentos de confraternização.
d) participar de dinâmicas de grupo.
e) apresentar exemplos de outras escolas.
3. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Com essa afirmação, Paulo Freire quis dizer que:
a) É preciso apostar e investir prioritariamente na educação para que a sociedade se transforme do ponto de vista social e cultural.
b) A educação não vai resolver todos os problemas estruturais de uma dada sociedade, como a desigualdade social, por exemplo, mas ela é parte fundante desse processo de transformação.
c) Existem outros setores prioritários de investimento, tais como a economia, por exemplo, e por consequência do desenvolvimento desse setor a educação se transforma.
d) O desenvolvimento econômico de uma sociedade depende prioritariamente dos investimentos em educação.
e) A educação seria a principal via revolucionária para romper com a sociedade capitalista e se construir o socialismo.
4. A professora Clarice, que atua no Ensino Fundamental, acredita que os alunos não podem ser considerados como seres passivos no processo ensino-aprendizagem. Ela entende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas.
Assim, Clarice planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que desafiem os alunos e os levem a buscar soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas ideias de:
a) Skinner
b) Binet
c) Piaget
d) Freud
e) Bourdieu
5. A “zona de desenvolvimento proximal”, conceito fundamental na teoria de Vygotsky, foi definida por esse teórico como a distância entre o que uma criança pode realizar:
a) No momento atual e o que poderá realizar quando atingir a maturidade.
b) Sem estímulos e o que poderá realizar se for adequadamente motivada por seus pais e/ou professores.
c) Naturalmente e o que poderá realizar se for submetida a um programa específico de recuperação.
d) Sozinha e o que poderá realizar com o auxílio de um adulto ou de um companheiro mais capaz.
e) Antes de ingressar na escola e o que poderá realizar após sofrer as influências do processo de escolarização.
6. A Internet vem sendo apontada como uma grande revolução na comunicação. Por esse motivo, seu uso é considerado como detentor de grande potencial para a educação. Aplicada no campo educacional, a Internet:
a) propicia ao professor o acesso a conhecimento sistematizado e atualizado.
b) garante a modernidade da escola perante os pais e a comunidade.
c) substitui com vantagem outros recursos didáticos na sala de aula.
d) disponibiliza informações e contatos com pessoas, favorecendo a construção do conhecimento.
e) oferece aos alunos melhores fontes para a resolução de exercícios.
7. As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:
a) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).
b) Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).
c) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
d) Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
e) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
8. As Tendências Pedagógicas se originaram no seio dos movimentos sociais, em tempos e contextos históricos particulares e buscaram atender às expectativas da sociedade, seja das classes dominantes ou dos trabalhadores. Considerando os representantes teóricos mais significativos em cada Tendência Pedagógica, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I a seguir:
Coluna I
1. Celestin Freinet
2. Carl Rogers
3. John Dewey
4. Paulo Freire.
Coluna II
( ) Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva
( ) Tendência Progressista Libertadora
( ) Tendência Liberal Renovada Progressivista
( ) Tendência Progressista Libertária
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 1, 3, 4, 2.
b) 3, 1, 2, 4.
c) 2, 4, 3, 1.
d) 4, 2, 1, 3.
9. O modelo pedagógico difundido por Paulo Freire encontra-se inserido na pedagogia:
a) libertadora.
b) tecnicista.
c) tradicional.
d) libertária.
10. Conteúdos são acumulados historicamente sem reconstrução ou questionamentos. A aprendizagem se da de forma receptiva, automática, propiciando a memorização. Assim podemos AFIRMAR que esta tendência é:
a) Tendência Pedagógica Renovada Progressista.
b) Tendência Pedagógica Progressista Libertadora.
c) Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
d) Tendência Pedagógica Renovada não Diretiva.
e) Tendência Pedagógica Liberal Tradicional.
11. O Movimento dos Pioneiros da Educação Renovada também pode ser chamado de Movimento:
a) Renovador da Educação Pública.
b) dos Intelectuais da Educação.
c) Escolanovista.
d) Educacional Europeu.
e) Escola de Frankfurt
12. Conforme Barbosa, o ___________ representado pelas ideias de H. Wallon e de Vygostky afirma que o conhecimento é construído socialmente, a partir das possibilidades de interações entre os sujeitos e o ambiente físico e social onde estão inseridos. A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:
a) construtivismo
b) behaviorismo
c) cognitivismo
d) humanismo
e) socioconstrutivismo
13. Tendo como base a definição de currículo oculto, pode-se afirmar que, o que se percebe e aprende nele são:
a) conteúdos culturais apresentados aos alunos de cada série sob o ponto de vista de temas interdisciplinares.
b) conhecimentos sistematizados de forma gradual.
c) conteúdos programáticos oriundos dos livros didáticos.
d) fatos e fenômenos da ciência e da atividade cotidiana.
e) atitudes, comportamentos, valores e orientações.
14. A perspectiva teórica que trata o currículo de emancipação e libertação com vistas a romper a neutralidade, denomina-se:
a) Teoria Tradicional do currículo
b) Teoria Crítica do currículo
c) Teoria Pós-crítica do currículo
d) Teoria Construtivista do currículo
15. A teoria da aprendizagem que se refere à hereditariedade do sujeito e afirma que suas características são determinadas desde o seu nascimento, é a denominada:
a) cognitivismo.
b) empirismo.
c) inatismo.
d) behaviorismo.
e) interacionismo.
16. A utilização de reforços positivos para aumentar a frequência de um comportamento desejado é uma característica do ________________ que tem em Skinner seu principal representante.
a) Construtivismo
b) Behaviorismo
c) Liberalismo
d) Empirismo
e) Humanismo
17. Uma professora ao elaborar seu planejamento pedagógico considera que os conhecimentos prévios dos alunos devem ser valorizados. Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada:
a) epistemologia genética, de Piaget.
b) behaviorismo, de Skinner.
c) aprendizagem significativa, de Ausubel.
d) histórico- cultural, de Vygotsky.
e) humanista, de Carl Rogers.
18. O PPP, importante instrumento da gestão escolar, deve:
a) apresentar os valores e as crenças do sistema educacional independentemente da comunidade local.
b) projetar o ideal de educação dos professores e dos gestores, somente.
c) ser elaborado pelo sistema de ensino e consultado pelos gestores.
d) conter regras de conduta de gestão.
e) ser compreendido como processo de organização da escola.
19. No ambiente escolar, a gestão democrática consiste
a) Na consecução das atividades burocráticas que as Secretarias de Educação designam ao diretor.
b) Na centralização da liderança no diretor que tem o papel de realizar a ação educativa integrada à rede.
c) No fortalecimento da participação das pessoas e dos diferentes segmentos da escola.
d) No ato de liberdade do gestor em tomar decisões por conta própria.
e) Na visão separada de uma linha de montagem presente no fordismo e taylorismo.
20. São elementos estruturantes da Didática:
a) Objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
b) Objetivos, políticas de ensino, tecnicismos, recursos, relação professor-aluno.
c) Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, relação professor-aluno, avaliação.
d) Objetivos, métodos de pesquisa, conteúdos, programas, políticas educacionais.
21.  Em relação à Didática, é incorreto afirmar que
a) contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.
b) sua finalidade é converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
c) realiza-se por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.
d) não compete refletir acerca dos objetivos sócio-políticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.
22. Uma mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental depende de o professor:
a) Incentivar os estudantes a competirem entre si para alcançarem maiores notas nas avaliações.
b) Investir na aprendizagem dos estudantes que apresentem déficit de aprendizagem em detrimento dos alunos com altas habilidades, pois estes, ao contrário daqueles, conseguem aprender sozinhos.
c) Ter nível de conhecimento restrito aos conteúdos que ensina.
d) Empregar uma linguagem formal na comunicação com os alunos, proibindo-os de utilizar gírias e formas vocabulares coloquiais em sala de aula.
e) Aproximar-se dos estudantes, construir relações respeitosas com eles e considerar suas diferenças individuais.
23. A respeito da atuação do professor no atendimento das propostas de escolas inclusivas, assinale a opção correta.
a) O professor deverá planejar suas aulas independentemente do planejamento da escola, já que conhece as particularidades das necessidades educacionais de cada um dos seus alunos.
b) Para atender alunos com necessidades educacionais especiais, o professor deverá contar com o apoio de profissionais especializados.
c) Para não prejudicar o desenvolvimento dos alunos da educação regular, o professor não deve modificar a sua ação pedagógica para atender alunos com necessidades educacionais especiais.
d) Para atender as necessidades dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, o professor deve realizar avaliações classificatórias do processo educativo e valorizar o esforço individual de cada um.
e) O professor deverá evidenciar as necessidades educacionais especiais de seus alunos para que estes sejam atendidos prioritariamente em relação aos demais alunos da escola.


1. C
2. A
3. B
4. A
5. D
6. D
7. C
8. C
9. A
10. E
11. C
12. E
13. E
14. C
15. C
16. B
17. C
18. E
19. C
20. C
21. D
22. E

23. B


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