Simulado de múltipla escolha. Responda aos itens de 01 a 10. Gabarito ao final. Baixe aqui a versão em PDF. Bons estudos!
ITEM 01
Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.º 9.394/1996, o ensino é ministrado com base, entre outros, nos seguintes princípios:
I - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II - Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
III - Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
IV - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
Considerando os itens acima, estão CORRETOS os princípios
A) I, II e IV, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ITEM 02
De acordo com Libâneo (2004), o Projeto Político Pedagógico (PPP) é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino, os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
A) Na elaboração de um PPP com qualidade, a articulação, a confiança e o apoio entre a equipe diretiva e os professores da escola são desnecessários.
B) O PPP pode ser desvinculado do currículo escolar, uma vez que ele não expressa a concepção das práticas educativas.
C) O PPP deve envolver a comunidade escolar, contemplar o diagnóstico da realidade, favorecer o diálogo e a cooperação.
D) O PPP pode expressar um conhecimento descontextualizado em relação às questões coletivas e locais nas quais a escola está inserida.
E) Numa perspectiva democrática, o PPP deve ser construído somente pela equipe da gestão pedagógica da escola.
ITEM 03
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, analise as afirmativas a seguir, referentes à sua natureza e função:
( ) O acesso aos conhecimentos socialmente elaborados, que são comuns a todas as regiões brasileiras, deve ser garantido pelo Estado, tendo todos os alunos brasileiros o direito de aprender.
( ) Os PCN configuram um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobrepõe à competência político executiva dos Estados e Municípios e à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País.
( ) Os PCN, apesar de apresentarem uma estrutura curricular completa, são abertos e flexíveis, uma vez que, por sua natureza, exigem adaptações para a construção do currículo de uma escola.
( ) A valorização da atividade docente deve ocorrer, principalmente, mediante a revisão das condições salariais e, secundariamente, por meio de formação inicial e continuada.
( ) Os novos programas do ensino médio fundamentam-se, primordialmente, no desenvolvimento de competências essenciais e na construção de conhecimentos críticos e reflexivos.
A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A) V, F, V, F, V.
B) V, F, F, V, V.
C) V, F, V, F, F.
D) V, F, F, V, F.
E) V, F, F, F, V
ITEM 04
O Art. 17 da Lei n.° 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), trata do direito ao respeito e consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente. Ele compreende a preservação da
A) imagem, identidade, autonomia, valores, ideias, crenças e recursos materiais.
B) imagem, identidade, autonomia, valores, ideias e crenças, espaços e objetos pessoais.
C) identidade, recursos materiais, autonomia, valores, espaços e objetos pessoais.
D) identidade, autonomia, valores, ideias e crenças, espaços, objetos pessoais e moradia.
E) imagem, identidade, autonomia, valores, ideias e crenças, lazer e objetos pessoais.
ITEM 05
A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, intensificou-se, a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A ideia da educação inclusiva é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas:
A) Em quaisquer escolas de ensino regular.
B) Apenas em institutos de atendimentos especiais.
C) Somente em escolas específicas para crianças com deficiências.
D) Em quaisquer unidades de atendimento para educação especial.
E) Em quaisquer escolas de educação especial.
ITEM 06
Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é CORRETO afirmar que:
A) As notas e os conceitos, na avaliação da aprendizagem, expressam exatamente quanto o aluno aprendeu.
B) As provas, os trabalhos, as maquetes e os seminários não são instrumentos utilizados para aferir a aprendizagem dos alunos.
C) A avaliação deve ser usada como mero instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem no qual se encontra o aluno.
D) A avaliação da aprendizagem adquire sentido quando se articula com o projeto político-pedagógico e com o plano de aula.
E) Os processos avaliativos dificultam a compreensão do estágio de aprendizagem no qual se encontram os alunos.
ITEM 07
Segundo Freire (1996), “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Se essas tendências forem consideradas pelo profissional pedagogo, no exercício de suas atividades pedagógicas, serão perceptíveis, no ambiente de trabalho,
A) memorização de conteúdos como uma forma de preservação da cultura letrada e do conhecimento.
B) diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem e incentivos às trocas de experiências.
C) capacitações para mistificação da realidade e treinamentos para a resolução de problemas.
D) experiências compartilhadas com o objetivo de reforçar suas crenças e influenciar as atitudes dos outros.
E) rigorosidade metódica, no processo de aprendizagem, para limitar o pensamento crítico do educando.
ITEM 08
Em relação à educação a distância (EAD), pode-se afirmar que
A) as universidades, por gozarem de autonomia pedagógica, podem oferecer cursos superiores a distância sem solicitação de credenciamento específico pelo Ministério da Educação.
B) os cursos a distância, no âmbito das instituições de Ensino Superior, não necessitam do credenciamento do MEC e da Secretaria Estadual de Educação.
C) a oferta de cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até 10 anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação.
D) a EAD é caracterizada pela separação entre professor e aluno no espaço e/ou tempo, e pelo controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante.
E) a EAD é uma modalidade educacional na qual a mediação nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de tecnologias de informação e comunicação.
ITEM 09
Sobre os níveis e modalidades de educação e ensino atuais no Brasil, leia atentamente as afirmações a seguir.
I - A educação escolar brasileira compõe-se de educação básica e educação superior.
II - A educação básica é formada pela educação infantil, pelo ensino fundamental e ensino médio.
III - A educação superior abrange os seguintes cursos: cursos de graduação, cursos de pós-graduação e cursos de extensão.
IV - A educação básica é formada pela educação infantil, educação de jovens e adultos e pelo ensino médio.
Marque a alternativa cujas afirmações estão CORRETAS:
A) I, II e IV, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e IV, apenas.
E) II, III e IV, apenas.
ITEM 10
O uso das novas tecnologias na educação pode promover algumas mudanças na abordagem pedagógica, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e criativo. Diversas habilidades podem ser praticadas no ensino escolar, facilitando os tipos de comunicação e interação entre os professores e os alunos.
Em relação ao uso de tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula, o professor assume um papel secundário no processo de ensino e aprendizagem.
( ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, pois, através dela, o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.
( ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, constitui um meio mais atraente de aprendizagem.
( ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando de cima para abaixo:
A) F, V, V, F.
B) F, F, F, F.
C) F, F, F, V.
D) F, F, V, F.
E) F, V, F, V.
GABARITO
01) E
02) C
03) A
04) B
05) A
06) D
07) B
08) E
09) C
10) D
Dica: Separe um tempo para fazer os simulados longe de barulho e distrações como televisão ou redes sociais. Procure um lugar tranquilo e bem iluminado. Faça dois a três simulados por semana. Na semana da prova faça todos os dias. Se você é daquelas pessoas que gosta de riscar o papel, então imprima.