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ITEM 01
A imagem mostra como o modelo
tecnicista tem sido utilizado pela educação, com o uso da tecnologia.
Nessa perspectiva, essa tendência pedagógica caracteriza-se por:
a) tornar os professores e os alunos executores e receptores de projetos previamente elaborados.
b) tomar o aluno como centro do conhecimento, em uma perspectiva dialógica.
c) reconhecer o vínculo social como constitutivo da relação com o conhecimento.
d) trabalhar metodologias ativas, inserindo novos recursos para a aprendizagem.
ITEM 02
De acordo com Carlos Rodrigues Brandão,
“A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado”.
Com isso, o autor quer dizer que:
a) a escola é a instituição mais eficaz na organização do saber sistematizado em todas as sociedades.
b) a transmissão de conhecimento só é possível por meio do espaço escolar.
c) as escolas são instituições homogêneas, necessárias para a transmissão do conhecimento humano.
d) a educação existe em espaços sociais onde não haja, necessariamente, espaços escolares.
ITEM 03
As pesquisas sobre educação têm sido variadas quanto aos objetos, aos temas e às abordagens. Nos últimos anos, segundo Gatti, “A constituição do espaço da educação enquanto campo com conotações de ciência não fugiu ao dominante contexto das preocupações com a produção do conhecimento no mundo ocidental, preocupações vinculadas à validade e adequação lógica de seus pressupostos teóricos e métodos de investigação”. Uma vertente desses estudos foi realizada com o uso de metodologias qualitativas. Tais metodologias caracterizam-se por:
a) utilizar-se de questionários fechados para conhecer a realidade.
b) fazer uso de respostas objetivas para a apreensão do real.
c) apreender o caráter subjetivo do objeto analisado, suas particularidades e experiências individuais.
d) seguir modelos padronizados de investigação, como os questionários de múltipla escolha.
ITEM 04
“[...] É dentro do contexto educacional que se encontram diferentes sujeitos, que pertencem a diferentes contextos sociais, que trazem sua historicidade construída a partir de diferentes vivências. [...] O fenômeno educativo não pode ser, pois, entendido de maneira fragmentada, ou como uma abstração válida para qualquer tempo e lugar, mas sim, como uma prática social, situada historicamente, numa realidade total, que envolve aspectos valorativos, culturais, políticos e econômicos, que permeiam a vida total do homem concreto a que a educação diz respeito.”
O texto acima refere-se à:
a) Prática pedagógica e preparação para a vida.
b) Compreensão da Educação como Processo Social.
c) Função educativa do convívio social.
d) Dinâmica escolar e Plano de Ensino.
ITEM 05
Sobre o planejamento curricular da escola, marque a alternativa incorreta.
a) O planejamento curricular é uma tarefa multidisciplinar que tem por objetivo a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento.
b) O planejamento curricular é o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.
c) Cada escola recebe o planejamento curricular pronto de instâncias superiores, cabendo a ela apenas fazer as adequações e adaptações necessárias para atender a realidade local.
d) O planejamento curricular abrange o planejamento das experiências vividas pelos alunos em uma escola.
ITEM 06
“[...] trazê-la para o espaço escolar significa enfrentar o desafio de inserir, no segmento de ensino e aprendizagem que é realizada em cada uma das áreas do conhecimento, uma contínua atitude crítica. É onde o reconhecimento dos limites e das possibilidades dos sujeitos configura-se em propostas de uma educação moral que proporcione aos educandos condições para o desenvolvimento de sua autonomia, dando-lhes capacidade de posicionar-se diante da realidade, fazendo escolhas, estabelecendo critérios e participando da gestão das ações coletivas [...]”.
O Fragmento de texto acima refere-se a:
a) Plano de Ensino e dinâmica escolar
b) Aspectos sócio-políticos da aprendizagem
c) Ética e Educação
d) Educação moral e cívica no currículo
ITEM 07
Pode-se afirmar que, as concepções de organização e gestão escolar dividem-se em:
a) participativa, não participativa e democrática.
b) democrática e não democrática.
c) democrática, autogestionária e interpretativa.
d) autogestionária, interpretativa, técnico-científica e democrático-participativa.
ITEM 08
Na educação escolar, o processo de ensino e de aprendizagem é, fundamentalmente, um trabalho pedagógico que recebe influências de fatores internos e externos, visto que a prática educativa é determinada por exigências sociais, políticas e ideológicas. Em sendo assim, há um campo do conhecimento que investiga a natureza das finalidades da educação numa determinada sociedade. Esse campo assegura e orienta as finalidades sociais e políticas, ao criar um conjunto de condições metodológicas e organizativas que viabilizam uma prática educativa consciente. Tal área do conhecimento denomina-se
a) didática.
b) pedagogia.
c) história da educação.
d) teoria da educação.
ITEM 09
Teoricamente, a alfabetização e o letramento são dois processos diferentes, cada um com suas especificidades, que se complementam. Ambos são considerados dependentes e indispensáveis no trabalho pedagógico que envolve o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Nesse sentido, é correto afirmar que
a) letramento é o processo de inserção e participação na cultura escrita o qual restringe o uso da leitura e da escrita nas práticas sociais.
b) alfabetização é o processo de apropriação do sistema convencional de escrita, ou seja, processo de codificação e decodificação do sistema alfabético.
c) alfabetização e letramento tratam-se das manifestações da escrita na sociedade e se prolonga por toda a vida.
d) o letramento, no primeiro ano do ensino fundamental, deve estar focado nos conhecimentos relacionados à apropriação do sistema de escrita.
ITEM 10
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que se destina às pessoas que não tiveram acesso à educação na idade própria ou precisaram interromper seus estudos, por várias situações adversas. Sobre a EJA, os sistemas de ensino assegurarão, gratuitamente, aos jovens e aos adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular
a) a oferta de cursos nas etapas de educação infantil, fundamental e médio.
b) a oferta de cursos, exclusivamente, em cursos supletivos, no turno noturno.
c) oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
d) oportunidades educacionais, considerando as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, exclusivamente por meio de certificação de conhecimentos.
ITEM 11
A partir de concepções que surgem sobre a visão de homem e de sociedade de cada época, as tendências pedagógicas configuram-se e classificam-se em pedagogia liberal e progressista. Na perspectiva da pedagogia liberal, é função da escola
a) habilitar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme suas aptidões individuais, lutando contra a sociedade de classes.
b) capacitar os sujeitos para o desempenho de papéis sociais, a partir de uma análise crítica das realidades sociais, que esteja sustentada implicitamente nas finalidades sociopolíticas da educação.
c) apresentar propostas que superem a pedagogia tradicional e que valorizem a ação pedagógica inserida na prática social concreta.
d) preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme suas aptidões individuais, adaptando-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, por meio do desenvolvimento da cultura individual.
ITEM 12
No contexto atual de sociedade no século XXI, as práticas educativas, no âmbito institucional, exigem dos docentes uma nova forma de educar, assumindo, assim, uma revisão das novas competências profissionais no campo do conhecimento pedagógico, científico e cultural. Entende-se, portanto, que, numa sociedade democrática, é fundamental formar o professor na mudança e para a mudança, por meio do desenvolvimento de capacidades reflexivas em grupo, compartilhando o conhecimento com o contexto. Considerando o exposto, avalie os itens, a seguir, sobre o papel que o docente deve assumir no contexto atual.
I – ir além do ensino que pretende ser uma mera atualização científica, pedagógica e didática e se transformar na possibilidade de criar espaços de participação, reflexão e formação.
II – desenvolver capacidades de aprendizagem da relação, da convivência, da cultura do contexto e da interação de cada pessoa com o resto do grupo, com seus semelhantes e com a comunidade que envolve a educação.
III – defender a visão de um ensino técnico, como transmissão de um conhecimento acabado e formal, além de propor um conhecimento em construção e mutável, que analisa a educação como um compromisso político impregnado de valores éticos e morais.
Sobre o papel do docente no contexto atual, estão corretos os itens
a) II e III
b) I e II
c) I e III
d) I, II e III.
ITEM 13
A prática docente é uma atividade intencional e, por isso, deve ser consciente e sistematizada, por meio de um planejamento que estabeleça diretrizes e meios de realização do trabalho didático-pedagógico com a função de orientar a ação do professor no processo do ensino e da aprendizagem. Em relação aos planos de ensino e de aulas, para que sejam efetivamente instrumentos orientadores da ação, precisam
a) apresentar proposta de ação fixa, com objetivos determinados, com possibilidades de improvisação e rotinização da ação.
b) apresentar ordem sequencial, objetividade, coerência e flexibilidade.
c) elencar conteúdos, metodologias, avaliação, sem apresentar proposta reflexiva.
d) expressar posicionamentos filosóficos, político-pedagógicos, sem estabelecer uma relação com os princípios fundamentais do ensino.
ITEM 14
“A identidade se constrói na alteridade e não na confusão de ideias, posicionamentos e personalidades” (VASCONCELOS, 2004, p. 17). Nesse contexto, sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), é correto afirmar que
a) é o avaliador do processo pedagógico.
b) busca um controle administrativo e financeiro da instituição.
c) é o instrumento usado para garantir a uniformidade da instituição escolar.
d) visa superar apenas as práticas autoritárias e/ou individualistas das ações normativas da equipe gestora.
e) consiste na sistematização, nunca definitiva de um processo de um planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, definindo claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar conquistando e consolidando a autonomia da escola.
Gabarito
01) A
02) D
03) C
04) B
05) C
06) C
07) D
08) B
09) B
10) C
11) D
12) B
13) B
14) E