Questões rápidas de conhecimentos pedagógicos - teste seus conhecimentos

 ITEM 01

Sobre a função sociocultural da escola, assinale a alternativa CORRETA.

a) Os docentes devem identificar as relações sociais e reforçá-las em sala de aula, demonstrando respeito pela cultura local e atendendo, assim, a uma das funções sociais da escola.

b) A escola deve assumir uma posição político-partidária e incentivar a comunidade escolar a concordar com ela, como forma de modificação do contexto social.

c) A escola tem como função exclusiva transmitir os conteúdos de aprendizagem de forma correta, por meio da metodologia apropriada para o aprendizado dos estudantes.

d) A democratização da gestão educacional é um princípio importante da educação brasileira e está vinculado à função social da escola.

ITEM 02

O Projeto Político Pedagógico da escola deve ser uma construção coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar, ou seja, trabalhar numa visão democrática. Esse processo é visto como:

a) descentralização de papéis, democratização do processo de tomada de decisões, processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório.

b) controle hierárquico das divisões de tarefas, centralização dos papéis, continuidade de ações.

c) democratização dos papéis, instalação de um processo coletivo de fragmentação das decisões, avaliação de cunho classificatório.

d) reorganização da escola, tomada coletiva de decisões e descontinuidade de ações passadas.

ITEM 03

Sobre metodologias e aprendizagens ativas, analise as afirmativas que seguem.

I. Nesse processo, o currículo coloca o professor no centro do processo educativo e foca no planejamento das aulas.

II. Valoriza a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital.

III. Predominam os modelos fechados, de roteiros com sequências de materiais e atividades iguais para todos, com ênfase mais no conteúdo do que nas competências e nas necessidades de cada estudante. (Textos, vídeos, quizzes, discussões, atividades e avaliações em tempos certos e iguais para todos).

IV. Nesse modelo, as organizações educacionais devem criar situações de aprendizagem em que os aprendizes fazem coisas, colocam conhecimentos em ação, pensam e conceituam o que fazem, constroem conhecimentos sobre os conteúdos nas atividades que realizam, bem como desenvolvem estratégias cognitivas, capacidade crítica e reflexão sobre suas práticas.

Com base nessas afirmativas, assinale a alternativa

CORRETA.

a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

b) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

c) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

ITEM 04

Dois professores de Matemática da Escola Municipal Presidente Epitácio estão na semana de planejamento e preparam as aulas para serem ministradas no mês seguinte. Numa das conversas o professor Rafael alega que trabalha os conteúdos programáticos tal qual constam no plano. Já o professor Miranda interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tais conteúdos e não outros.

Acerca das concepções do currículo escolar dos dois docentes, analise as afirmativas a seguir.

I. O professor Rafael aproxima-se mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis.

II. O professor Miranda aproxima-se mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.

III. Os professores Rafael e Miranda traduzem concepções próximas às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar.

Considerando-se essas afirmativas, assinale a alternativa

CORRETA.

a) Apenas a afirmativa I está correta.

b) Apenas a afirmativa II está correta.

c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

ITEM 05

Em relação à gestão democrática na escola, assinale a alternativa CORRETA.

a) A gestão democrática é parte do processo neoliberal de desresponsabilização do Estado, colocando sob a responsabilidade de alguns o caminho percorrido pela comunidade escolar.

b) A gestão democrática deve se ocupar apenas do planejamento eficiente do espaço: definir metas para a apropriação de recursos e para a redução de custos, metas para alavancar os resultados pedagógicos de forma eficiente e quantitativa.

c) A gestão democrática na escola não se caracteriza apenas pela eleição de diretores, mas, como um conjunto de medidas que unem coletividade, planejamento, estabelecimento e cumprimento de metas a curto, médio e longo prazo, visando sempre o conhecimento do aluno.

d) A construção da democracia nas escolas públicas deve garantir o planejamento coletivo, a análise financeira criteriosa e a legalização do processo de gestão enquanto ferramenta de controle do gestor.

ITEM 06

Ao abordar sobre a Pedagogia de Projetos, o professor Nilbo Nogueira ressalta que na maioria das vezes em que falamos em projetos, fazemos quase uma relação imediata com a interdisciplinaridade e, por consequência, com projetos interdisciplinares. Contudo, o que realmente precisa ficar claro é o que vem a ser um verdadeiro projeto interdisciplinar.

Assinale a alternativa que corresponde a uma característica da interdisciplinaridade que deve estar presente em um projeto interdisciplinar.

a) Justaposição de diferentes conteúdos de disciplinas distintas e cada disciplina com objetivos próprios.

b) As diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada e compartimentada, pois a problemática em questão conduzirá à unificação.

c) Um sistema sem fronteiras em que a integração chega a um nível tão alto que é impossível distinguir onde começa e onde termina uma disciplina.

d) Um mesmo assunto é abordado por diferentes disciplinas como, por exemplo, um determinado tipo de arte sendo abordada à luz da História, da Matemática e da Ciência.

ITEM 07

Analise as afirmativas em relação à formação continuada.

I. As formações são espaços de reciclagem e auxiliam somente no aumento da carga horária e ascensão na carreira do magistério.

II. A formação continuada é um trabalho de interpretação da realidade escolar em todos os seus âmbitos. A escola é o contexto de trabalho do professor e nesse local ele expressa seus saberes e suas necessidades.

III. As formações são específicas, ocorrendo no início de cada ano letivo e partindo da necessidade da direção da escola em conjunto com a comunidade escolar.

IV. A formação continuada nada mais é do que um aprimoramento que resulta na melhoria do desempenho na atuação direta com o aluno em sala de aula.

Com base nessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

c) Apenas a afirmativa II está correta.

d) Apenas a afirmativa IV está correta.

ITEM 08

Analise as afirmativas abaixo em relação às funções do planejamento escolar.

I. Atualizar o conteúdo do plano sempre que for revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana.

II. Estabelecer objetivos, conteúdos e métodos, afastando-se das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e as condições socioculturais e individuais do aluno a fim de garantir a neutralidade da ação pedagógica do professor.

III. Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.

IV. Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas.

V. Permitir ao docente apenas o registro das etapas a serem seguidas durante as aulas, possibilitando-se assim a memória das atividades no diário de classe.

Considerando-se essas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

c) Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.

d) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.

ITEM 09

O art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, ressalta que a criança e o adolescente têm direito à educação visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Sobre os direitos à educação assegurados pelo ECA, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

( ) Direito de ser respeitado por seus educadores.

( ) Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias judiciais superiores.

( ) Direito de organização e participação em entidades estudantis, desde que mantida a frequência escolar.

( ) Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

a) F F V V F

b) F F F V V

c) V V F F F

d) V V F F V

e) V V V V F

ITEM 10

Sobre a Prova Brasil, analise as assertivas a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

( ) A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) são utilizados para diagnosticar em pequena escala, as ações desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

( ) A partir das informações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Prova Brasil, o MEC e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação podem definir as ações voltadas para o aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

a) V V F

b) V F F

c) V F V

d) F V V

e) F F V

ITEM 11

 “A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) prevê que o ___________________________ deve disciplinar os seguintes assuntos: a quem cabe elaborar e executar a proposta pedagógica e quem tem autonomia para sua revisão; incumbência dos docentes; estudos de recuperação; reclassificação considerando a normatização do sistema de ensino; dias letivos e carga horária anual equivalente; classificação; sistema de controle de apuração de frequência; expedição de documentos; jornada de trabalho” (MENEZES; SANTOS, 2001).

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

a) Conselho Escolar

b) Regimento Escolar

c) Currículo da Escola

d) Projeto Pedagógico da Escola

e) Planejamento Anual da Escola

ITEM 12

Na organização do Trabalho Pedagógico, “[...] é necessário entender a educação como ensino, não no sentido de _____________, de “dar” _____________, mas no sentido de humanizar. A pedagogia que trata dos processos de humanização, a escola, a teoria pedagógica e a pesquisa, nas instâncias educativas, devem assumir a educação enquanto processo _____________, dinâmico e ____________ aqueles em que todos desejam se tornar cada vez mais humanos. A escola demonstra ter se esquecido disso, tanto nas relações que exerce com a criança, quanto com a pessoa adolescente, jovem e adulta” (FREIRE, 1994, p. 23).

A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é

a) habilitar / competência / temporal / libertador

b) habilitar / competência / temporal / igualitário

c) disciplinar / habilidades / igualitário / libertador

d) organizar / competência / igualitário / libertador

e) disciplinar / competência / temporal / igualitário

ITEM 13

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) avalia a preparação do estudante para a vida adulta. O PISA é coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com apoio de uma coordenação nacional em cada país participante. No Brasil, a Coordenação do PISA fica sob a responsabilidade do(a) _______, e as avaliações são realizadas a cada ____ anos e abrange as áreas do conhecimento: _________________.

A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é

a) INEP / dois / matemática e história

b) SEESP / dois / leitura e matemática

c) CAPES / três / matemática e ciências

d) INEP / três / leitura, matemática e ciências

e) INEP / dois / leitura, matemática e geografia

ITEM 14

Sobre a educação inclusiva, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A educação inclusiva é um sistema educacional híbrido, que alia a educação regular à educação especial.

( ) A educação especial consiste na utilização de ferramentas didáticas, especificas para atender as limitações que as crianças possuem, sejam elas físicas ou cognitivas.

( ) O pressuposto da educação inclusiva é o da interdependência, em que tudo faz parte de um mesmo todo, daí a necessidade de criar relações complementares e indissociáveis.

( ) O Plano Nacional da Educação (PNE) assegura a garantia de que todos os alunos com necessidades especiais possam estudar em classes regulares desde a educação infantil até o Ensino Fundamental II.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

a) V F V F

b) V V F V

c) V V V F

d) F V F V

e) F F V F

ITEM 15

“Desde a Declaração de Salamanca (1994), surgiu o termo Necessidades Educativas Especiais (NEE), que veio a substituir o termo criança especial, anteriormente utilizado em educação para designar a criança com deficiência. Porém, esse novo termo não se refere apenas à pessoa com deficiência, pois engloba toda e qualquer necessidade considerada atípica e que demande algum tipo de abordagem específica por parte das instituições, seja de ordem comportamental, social, física, emocional ou familiar” (ACAMPORA, 2019).

Considerando as necessidades especiais das crianças, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Distúrbios de aprendizagem

(2) Dificuldades de aprendizagem

(3) Transtornos globais de desenvolvimento(TGD)

( ) Remetem a um problema ou a uma doença que acomete o aluno em nível intelectual e orgânico.

( ) São consideradas como um sistema que engloba quatro fatores: orgânicos, específicos, psicógenos e ambientais.

( ) São distúrbios nas interações sociais reciprocas, com padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, além do estreitamento nos interesses e nas atividades.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

a) 1 2 3

b) 1 3 2

c) 2 3 1

d) 3 1 2

e) 3 2 1

 

 GABARITO

01) D

02) A

03) B

04) D

05) C

06) B

07) C

08) B

09) D

10) C

11) B

12) A

13) D

14) C

15) A

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