[20 Questões] Simulado Conhecimentos Pedagógicos

Simulado de múltipla escolha. Responda aos itens de 01 a 20. Gabarito ao final. Bons estudos!

ITEM 01           

Os diversos estudos dedicados à história da Didática no Brasil perpassam as discussões acerca das tendências pedagógicas. Considerando as tendências pedagógicas progressistas, destaca-se as concepções educacionais e pedagógicas defendidas na obra de Paulo Freire (1921-1997). À luz das concepções defendidas na obra freireana, é correto afirmar que

A) a consciência crítica e a problematização da realidade constituem essência da Educação Bancária, imprescindível à formação cidadã.

B) a educação não é uma ação permanente, uma vez que os seres são educados para superar a consciência ingênua que tende a um simplismo na interpretação dos problemas reais; cumprindo essa finalidade, encerra-se o processo educativo.

C) as palavras e os temas geradores constituem o núcleo do método de alfabetização freireano, no qual se podem distinguir três etapas: investigação, tematização e problematização.

D) os princípios gerais para uma educação política estruturam-se na concepção da autonomia que fundamenta-se em três premissas: ensinar é transferir conhecimento; não há docência sem discência; ensinar é uma especificidade humana.

ITEM 02

Os estudos no campo da Pedagogia e na disciplina de Didática. apontam diversas concepções e formas de organização dos conteúdos de ensino. Com relação aos modelos organizativos disciplinares e os métodos globalizados, é correto afirmar:

A) A diferença básica entre os modelos organizativos disciplinares e os métodos globalizados está no fato de que, nestes últimos, as disciplinas são a finalidade básica do ensino. Elas são os meios e os instrumentos que devem possibiitar o alcance dos objetivos educacionais.

B) A relação entre os modelos organizativos disciplinares e os métodos globalizados é linear. As duas concepções e formas de organizar os conteúdos de ensino partem de referenciais e lógicas semelhantes e instituem, como objetivo comum, estabelecer vínculos com o mundo real, partindo de problemas tirados da realidade.

C) Nos modelos globalizados, a forma de organizar os conteúdos adota, como ponto de partida, a natureza dos conteúdos, sejam eles multidisciplinares, interdisciplinares e pluridisciplinares. Já os modelos organizativos disciplinares adotam, como referência, os temas de estudo.

D) Nos modelos organizativos disciplinares, as disciplinas justificam os conteúdos próprios de aprendizagem e, portanto, nunca perdem sua identidade como matéria diferenciada. Nos modelos globalizados, as disciplinas têm um valor subsidiário, e a relevância dos conteúdos de aprendizagem está em função da potencialidade formativa, não apenas em função da importância disciplinar.

ITEM 03

Esta concepção pode ser compreendida como intervenções promovidas nas relações do aluno com os objetos de conhecimento (processo de ensino-aprendizagem) em contextos sociais e culturais concretos, nos quais se articulam o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento. Essa descrição refere-se à concepção de

A) avaliação de resultados.

B) competência socioemocional.

C) mediação didática.

D) movimento interdisciplinar.

ITEM 04

Em dezembro de 2004, o canadense George Siemens, juntamente com Stephen Downes, lançou um novo conceito de aprendizagem no texto intitulado Conectivismo: Uma teoria de aprendizagem para a idade digital. Considerando as dimensões para o uso pedagógico das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação relacionadas aos aspectos metodológicos, é correto afirmar que

A) a lousa eletrônica consiste em uma página da internet organizada a partir de uma lista de discussão em que o professor e os alunos dialogam por meio e uma tecnologia assíncrona. As mensagens trocadas são armazenadas no espaço virtual.

B) o ensino híbrido (blended learning) é uma mistura metodológica que impacta a ação do professor em situações de ensino e a ação dos estudantes em situações de aprendizagem. Consiste em uma das metodologias de ensino que alterna momentos em que o aluno estuda sozinho – em geral em ambiente virtual – e em grupo, quando interage com seus colegas e o professor.

C) o software educativo é um material feito de filme fotográfico especial para slide e que necessita ser utilizado com ajuda de um aparelho que projeta imagens fixas ou em movimentos de forma ampliada.

D) a webconferência consiste em uma página da web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente como um diário. Os posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido produzidos pela mesma pessoa.

ITEM 05

Considerando os documentos que materializam as políticas públicas educacionais, avalie as afirmativas a seguir.

I. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reúne o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientarão as escolas brasileiras dos sistemas de ensino, na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas.

II. Na organização do Estado brasileiro, a matéria educacional é conferida pela Lei nº 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aos diversos entes federativos: União, Distrito Federal, Estados e Municípios, sendo que a cada um deles compete organizar seu sistema de ensino, cabendo, ainda, à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva.

III. As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica é um documento de caráter consultivo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais as quais todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

IV. O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, constitui um marco fundamental para as políticas públicas brasileiras, possui vigência entre 2014 e 2024, constitui um documento que define compromissos colaborativos entre os entes federativos e diversas instituições pelo avanço da educação brasileira.

Das afirmativas, estão corretos apenas os itens

A) I e II.

B) II e III.

C) II e IV.

D) III e IV.

ITEM 06

Na educação escolar, o processo de ensino e de aprendizagem é, fundamentalmente, um trabalho pedagógico que recebe influências de fatores internos e externos, visto que a prática educativa é determinada por exigências sociais, políticas e ideológicas. Em sendo asim, há um campo do conhecimento que investiga a natureza das finalidades da educação numa determinada sociedade. Esse campo assegura e orienta as finalidades sociais e políticas, ao criar um conjunto de condições metodológicas e organizativas que viabilizam uma prática educativa consciente. Tal área do conhecimento denomina-se

A) didática.

B) pedagogia.

C) história da educação.

D) teoria da educação.

ITEM 07

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDBEN) nº 9.394/96, a Educação Básica organiza-se em três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No processo de escolarização, essas etapas se estruturam de modo orgânico, sequencial e articulado, de maneira complexa, embora permaneçam individualizadas ao longo do percurso do estudante. Em sendo assim, avalie as afirmativas a seguir.

I – A dimensão orgânica é atendida quando são observadas as especificidades e as diferenças de cada sistema educativo, perdendo de vista as semelhanças e as identidades que lhe são inerentes.

II – A dimensão sequencial compreende os processos educativos que acompanham as exigências de aprendizagens definidas em cada etapa do percurso formativo, contínuo e progressivo, da Educação Básica até a Educação Superior, constituindo-se em diferentes e insubstituíveis momentos da vida dos estudantes.

III – A articulação das dimensões orgânica e sequencial das etapas e das modalidades da Educação Básica, e destas com a Educação Superior, implica ação coordenada e integradora do seu conjunto.

Das afirmativas, estão corretas

A) I e II

B) I e III

C) II e III.

D) I, II e III.

ITEM 08

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 07/2010, determinam que os sistemas de ensino e as escolas devem adotar os princípios éticos, políticos e estéticos, como orientadores das políticas educativas e das ações pedagógicas. Os princípios éticos referem-se

A) à justiça, à solidariedade, á liberdade e autonomia; à dignidade da pessoa humana e ao compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

B) ao reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, ao respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; à busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios e à exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades.

C) ao cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; ao enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; à valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente a da cultura brasileira e à construção de identidades plurais e solidárias.

D) à solidariedade, à liberdade e à autonomia; à exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; ao cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade e ao enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade.

ITEM 09

O Plano Nacional de Educação (PNE – decênio 2014-2024), aprovado sob a Lei nº 13.005/2014, tem a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país, estabelecendo diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação. A Meta 6 do PNE estabelece a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo,

A) 60% das escolas públicas e privadas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

B) 70% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 30% dos alunos da educação básica.

C) 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

D) 50% das escolas públicas e privadas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

ITEM 10

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a assegurar seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Esse documento adota como fundamentos pedagógicos o desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral. Nesse contexto, a BNCC afirma o seu compromisso com a educação integral reconhecendo que

A) o conceito de educação integral refere-se à construção de processos educativos aleatórios, que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea.

B) o conceito de educação integral depende da duração da jornada escolar para que consiga promover aprendizagens de acordo com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes.

C) a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a linearidade desse desenvolvimento, privilegiando a dimensão intelectual (cognitiva).

D) a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva.

ITEM 11

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino, os propósitos e as expectativas da comunidade escolar. Dessa forma, é correto afirmar que a proposta pedagógica construída coletivamente fundamenta-se nos princípios de

A) interdisciplinaridade, controle burocrático e centralização.

B) identidade, participação e quantificação de resultados.

C) gestão democrática, participação e autonomia.

D) participação, centralização e meritocracia.

ITEM 12

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (BRASIL, 2013), o conceito de currículo compreende um conjunto de

A) experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento e que são permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados.

B) conteúdos que compõem uma base nacional comum, complementada por uma parte diversificada, que deve considerar as variações locais.

C) conteúdos escolares que são entendidos como informações, fatos e conceitos relacionados às áreas de conhecimentos organizadas em disciplinas.

D) diretrizes que têm o objetivo principal de orientar os educadores, por meio da normatização de fatores fundamentais concernentes a cada disciplina.

ITEM 13

Teoricamente, a alfabetização e o letramento são dois processos diferentes, cada um com suas especificidades, que se complementam. Ambos são considerados dependentes e indispensáveis no trabalho pedagógico que envolve o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Nesse sentido, é correto afirmar que

A) letramento é o processo de inserção e participação na cultura escrita o qual restringe o uso da leitura e da escrita nas práticas sociais.

B) alfabetização é o processo de apropriação do sistema convencional de escrita, ou seja, processo de codificação e decodificação do sistema alfabético.

C) alfabetização e letramento tratam-se das manifestações da escrita na sociedade e se prolonga por toda a vida.

D) o letramento, no primeiro ano do ensino fundamental, deve estar focado nos conhecimentos relacionados à apropriação do sistema de escrita.

ITEM 14

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que se destina às pessoas que não tiveram acesso à educação na idade própria ou precisaram interromper seus estudos, por várias situações adversas. Sobre a EJA, os sistemas de ensino assegurarão, gratuitamente, aos jovens e aos adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular

A) a oferta de cursos nas etapas de educação infantil, fundamental e médio.

B) a oferta de cursos, exclusivamente, em cursos supletivos, no turno noturno.

C) oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

D) oportunidades educacionais, considerando as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, exclusivamente por meio de certificação de conhecimentos.

ITEM 15

As teorias da aprendizagem são modelos teóricos que tentam explicar como ocorre o processo de aprendizagem dos sujeitos. Numa das perspectivas teóricas cognitivistas, defende-se que o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento por meio das interações sociais, sendo considerado um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores, culturalmente organizadas e especificamente humana. Esse pensamento refere-se à teoria cognitivista defendida por

A) Piaget.

B) Ausubel.

C) Wallon.

D) Vygotsky.

ITEM 16

A partir de concepções que surgem sobre a visão de homem e de sociedade de cada época, as tendências pedagógicas configuram-se e classificam-se em pedagogia liberal e progressista. Na perspectiva da pedagogia liberal, é função da escola

A) habilitar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme suas aptidões individuais, lutando contra a sociedade de classes.

B) capacitar os sujeitos para o desempenho de papéis sociais, a partir de uma análise crítica das realidades sociais, que esteja sustentada implicitamente nas finalidades sociopolíticas da educação.

C) apresentar propostas que superem a pedagogia tradicional e que valorizem a ação pedagógica inserida na prática social concreta.

D) preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme suas aptidões individuais, adaptando-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, por meio do desenvolvimento da cultura individual.

ITEM 17

No contexto atual de sociedade no século XXI, as práticas educativas, no âmbito institucional, exigem dos docentes uma nova forma de educar, assumindo, assim, uma revisão das novas competências profissionais no campo do conhecimento pedagógico, científico e cultural. Entende-se, portanto, que, numa sociedade democrática, é fundamental formar o professor na mudança e para a mudança, por meio do desenvolvimento de capacidades reflexivas em grupo, compartilhando o conhecimento com o contexto. Considerando o exposto, avalie os itens, a seguir, sobre o papel que o docente deve assumir no contexto atual.

I – ir além do ensino que pretende ser uma mera atualização científica, pedagógica e didática e se transformar na possibilidade de criar espaços de participação, reflexão e formação.

II – desenvolver capacidades de aprendizagem da relação, da convivência, da cultura do contexto e da interação de cada pessoa com o resto do grupo, com seus semelhantes e com a comunidade que envolve a educação.

III – defender a visão de um ensino técnico, como transmissão de um conhecimento acabado e formal, além de propor um conhecimento em construção e mutável, que analisa a educação como um compromisso político impregnado de valores éticos e morais.

Sobre o papel do docente no contexto atual, estão corretos os itens

A) II e III

B) I e II

C) I e III

D) I, II e III.

ITEM 18

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é parte integrante do processo educacional. De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2009, Art. 4º, considera-se público-alvo do AEE alunos com

A) deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

B) deficiência, transtornos de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

C) deficiência, transtornos de personalidade e esquizofrenia.

D) deficiência, altas habilidades/superdotação, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDHA).

ITEM 19

O Conselho Nacional de Educação recomenda aos sistemas de ensino e às escolas públicas e particulares que, no processo de avaliação das aprendizagens, o caráter formativo (processual) deve predominar sobre o quantitativo e classificatório. Considerando que, no ambiente escolar, o objetivo da prática pedagógica está centrado na aprendizagem dos educandos e no seu desenvolvimento, a avaliação da aprendizagem

A) constitui-se em um processo com objetivos determinados e fixos, tendo como foco um caráter classificatório do desempenho dos estudantes.

B) configura-se como um ato de investigação da qualidade da aprendizagem, diagnosticando impasses e propondo soluções que viabilizem os resultados satisfatórios desejados.

C) configura-se como um ato de investigação da aprendizagem, de forma aleatória, diagnosticando impasses e propondo intervenções na realidade educativa.

D) efetiva-se a partir de um planejamento sistemático, tendo como base apenas os conteúdos conceituais trabalhados com os educandos.

ITEM 20

A prática docente é uma atividade intencional e, por isso, deve ser consciente e sistematizada, por meio de um planejamento que estabeleça diretrizes e meios de realização do trabalho didático-pedagógico com a função de orientar a ação do professor no processo do ensino e da aprendizagem. Em relação aos planos de ensino e de aulas, para que sejam efetivamente instrumentos orientadores da ação, precisam

A) apresentar proposta de ação fixa, com objetivos determinados, com possibilidades de improvisação e rotinização da ação.

B) apresentar ordem sequencial, objetividade, coerência e flexibilidade.

C) elencar conteúdos, metodologias, avaliação, sem apresentar proposta reflexiva.

D) expressar posicionamentos filosóficos, político-pedagógicos, sem estabelecer uma relação com os princípios fundamentais do ensino.









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