Simulado de múltipla escolha. Responda aos itens de 01 a 20. Gabarito ao final. Bons estudos!
ITEM 01
Os diversos estudos
dedicados à história da Didática no Brasil perpassam as discussões acerca das tendências
pedagógicas. Considerando as tendências pedagógicas progressistas, destaca-se
as concepções educacionais e pedagógicas defendidas na obra de Paulo Freire
(1921-1997). À luz das concepções defendidas na obra freireana, é correto
afirmar que
A) a consciência crítica e a problematização da
realidade constituem essência da Educação Bancária, imprescindível à formação
cidadã.
B) a educação não é uma ação permanente, uma vez que
os seres são educados para superar a consciência ingênua que tende a um
simplismo na interpretação dos problemas reais; cumprindo essa finalidade,
encerra-se o processo educativo.
C) as palavras e os temas geradores constituem o
núcleo do método de alfabetização freireano, no qual se podem distinguir três
etapas: investigação, tematização e problematização.
D) os princípios gerais para uma educação política
estruturam-se na concepção da autonomia que fundamenta-se em três premissas:
ensinar é transferir conhecimento; não há docência sem discência; ensinar é uma
especificidade humana.
ITEM 02
Os estudos no campo da
Pedagogia e na disciplina de Didática. apontam diversas concepções e formas de
organização dos conteúdos de ensino. Com relação aos modelos organizativos
disciplinares e os métodos globalizados, é correto afirmar:
A) A diferença básica entre os modelos organizativos
disciplinares e os métodos globalizados está no fato de que, nestes últimos, as
disciplinas são a finalidade básica do ensino. Elas são os meios e os instrumentos
que devem possibiitar o alcance dos objetivos educacionais.
B) A relação entre os modelos organizativos
disciplinares e os métodos globalizados é linear. As duas concepções e formas
de organizar os conteúdos de ensino partem de referenciais e lógicas semelhantes
e instituem, como objetivo comum, estabelecer vínculos com o mundo real,
partindo de problemas tirados da realidade.
C) Nos modelos globalizados, a forma de organizar os
conteúdos adota, como ponto de partida, a natureza dos conteúdos, sejam eles
multidisciplinares, interdisciplinares e pluridisciplinares. Já os modelos
organizativos disciplinares adotam, como referência, os temas de estudo.
D) Nos modelos organizativos disciplinares, as
disciplinas justificam os conteúdos próprios de aprendizagem e, portanto, nunca
perdem sua identidade como matéria diferenciada. Nos modelos globalizados, as
disciplinas têm um valor subsidiário, e a relevância dos conteúdos de
aprendizagem está em função da potencialidade formativa, não apenas em função
da importância disciplinar.
ITEM 03
Esta concepção pode ser
compreendida como intervenções promovidas nas relações do aluno com os objetos
de conhecimento (processo de ensino-aprendizagem) em contextos sociais e
culturais concretos, nos quais se articulam o ensino, a aprendizagem e o
desenvolvimento. Essa descrição refere-se à concepção de
A) avaliação de resultados.
B) competência
socioemocional.
C) mediação didática.
D) movimento
interdisciplinar.
ITEM 04
Em dezembro de 2004, o
canadense George Siemens, juntamente com Stephen Downes, lançou um novo
conceito de aprendizagem no texto intitulado Conectivismo: Uma teoria de
aprendizagem para a idade digital. Considerando as dimensões para o uso
pedagógico das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação relacionadas
aos aspectos metodológicos, é correto afirmar que
A) a lousa eletrônica consiste em uma página da internet
organizada a partir de uma lista de discussão em que o professor e os alunos
dialogam por meio e uma tecnologia assíncrona. As mensagens trocadas são
armazenadas no espaço virtual.
B) o ensino híbrido (blended learning) é uma mistura
metodológica que impacta a ação do professor em situações de ensino e a ação
dos estudantes em situações de aprendizagem. Consiste em uma das metodologias
de ensino que alterna momentos em que o aluno estuda sozinho – em geral em ambiente
virtual – e em grupo, quando interage com seus colegas e o professor.
C) o software educativo é um material feito de filme
fotográfico especial para slide e que necessita ser utilizado com ajuda de um
aparelho que projeta imagens fixas ou em movimentos de forma ampliada.
D) a webconferência consiste em uma página da web
cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente como um
diário. Os posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se
ao mesmo assunto ou ter sido produzidos pela mesma pessoa.
ITEM 05
Considerando os documentos
que materializam as políticas públicas educacionais, avalie as afirmativas a
seguir.
I. A Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) reúne o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios,
fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientarão as escolas
brasileiras dos sistemas de ensino, na organização, na articulação, no
desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas.
II. Na organização do
Estado brasileiro, a matéria educacional é conferida pela Lei nº 9.394/96, de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (LDB), aos diversos entes federativos: União,
Distrito Federal, Estados e Municípios, sendo que a cada um deles compete
organizar seu sistema de ensino, cabendo, ainda, à União a coordenação da
política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e
exercendo função normativa, redistributiva e supletiva.
III. As Diretrizes
Curriculares Nacionais para Educação Básica é um documento de caráter
consultivo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens
essenciais as quais todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e
modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de
aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano
Nacional de Educação (PNE).
IV. O Plano Nacional
de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014,
constitui um marco fundamental para as políticas públicas brasileiras, possui
vigência entre 2014 e 2024, constitui um documento que define compromissos
colaborativos entre os entes federativos e diversas instituições pelo avanço da
educação brasileira.
Das afirmativas, estão
corretos apenas os itens
A) I e II.
B) II e III.
C) II e IV.
D) III e IV.
ITEM 06
Na educação escolar, o
processo de ensino e de aprendizagem é, fundamentalmente, um trabalho pedagógico
que recebe influências de fatores internos e externos, visto que a prática
educativa é determinada por exigências sociais, políticas e ideológicas. Em
sendo asim, há um campo do conhecimento que investiga a natureza das
finalidades da educação numa determinada sociedade. Esse campo assegura e
orienta as finalidades sociais e políticas, ao criar um conjunto de condições metodológicas
e organizativas que viabilizam uma prática educativa consciente. Tal área do conhecimento
denomina-se
A) didática.
B) pedagogia.
C) história da educação.
D) teoria da educação.
ITEM 07
Conforme a Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Brasileira (LDBEN) nº 9.394/96, a Educação Básica organiza-se
em três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No
processo de escolarização, essas etapas se estruturam de modo orgânico, sequencial
e articulado, de maneira complexa, embora permaneçam individualizadas ao longo
do percurso do estudante. Em sendo assim, avalie as afirmativas a seguir.
I – A dimensão
orgânica é atendida quando são observadas as especificidades e as diferenças de
cada sistema educativo, perdendo de vista as semelhanças e as identidades que
lhe são inerentes.
II – A dimensão
sequencial compreende os processos educativos que acompanham as exigências de aprendizagens
definidas em cada etapa do percurso formativo, contínuo e progressivo, da
Educação Básica até a Educação Superior, constituindo-se em diferentes e
insubstituíveis momentos da vida dos estudantes.
III – A articulação
das dimensões orgânica e sequencial das etapas e das modalidades da Educação Básica,
e destas com a Educação Superior, implica ação coordenada e integradora do seu
conjunto.
Das afirmativas, estão
corretas
A) I e II
B) I e III
C) II e III.
D) I, II e III.
ITEM 08
As Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, de acordo com a Resolução
CNE/CEB nº 07/2010, determinam que os sistemas de ensino e as escolas devem
adotar os princípios éticos, políticos e estéticos, como orientadores das
políticas educativas e das ações pedagógicas. Os princípios éticos referem-se
A) à justiça, à solidariedade, á liberdade e
autonomia; à dignidade da pessoa humana e ao compromisso com a promoção do bem
de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de
preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de
discriminação.
B) ao reconhecimento dos direitos e deveres de
cidadania, ao respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos
recursos ambientais; à busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao
trabalho, aos bens culturais e outros benefícios e à exigência de diversidade
de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que
apresentam diferentes necessidades.
C) ao cultivo da sensibilidade juntamente com o da
racionalidade; ao enriquecimento das formas de expressão e do exercício da
criatividade; à valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente
a da cultura brasileira e à construção de identidades plurais e solidárias.
D) à solidariedade, à liberdade e à autonomia; à
exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos
entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; ao cultivo da sensibilidade
juntamente com o da racionalidade e ao enriquecimento das formas de expressão e
do exercício da criatividade.
ITEM 09
O Plano Nacional de Educação
(PNE – decênio 2014-2024), aprovado sob a Lei nº 13.005/2014, tem a finalidade
de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação
no país, estabelecendo diretrizes, metas e estratégias que devem reger as
iniciativas na área da educação. A Meta 6 do PNE estabelece a oferta de
educação em tempo integral em, no mínimo,
A) 60% das escolas públicas e privadas, de forma a
atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.
B) 70% das escolas públicas, de forma a atender, pelo
menos, 30% dos alunos da educação básica.
C) 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo
menos, 25% dos alunos da educação básica.
D) 50% das escolas públicas e privadas, de forma a
atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.
ITEM 10
A Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto orgânico e
progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver
ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a assegurar seus
direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Esse documento adota como
fundamentos pedagógicos o desenvolvimento de competências e o compromisso com a
educação integral. Nesse contexto, a BNCC afirma o seu compromisso com a
educação integral reconhecendo que
A) o conceito de educação integral refere-se à
construção de processos educativos aleatórios, que promovam aprendizagens
sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes
e, também, com os desafios da sociedade contemporânea.
B) o conceito de educação integral depende da duração
da jornada escolar para que consiga promover aprendizagens de acordo com as
necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes.
C) a Educação Básica deve visar à formação e ao
desenvolvimento humano global, o que implica compreender a linearidade desse
desenvolvimento, privilegiando a dimensão intelectual (cognitiva).
D) a Educação Básica deve visar à formação e ao
desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não
linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que
privilegiam a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva.
ITEM 11
O Projeto Político
Pedagógico (PPP) é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo
educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências
sociais e legais do sistema de ensino, os propósitos e as expectativas da
comunidade escolar. Dessa forma, é correto afirmar que a proposta pedagógica
construída coletivamente fundamenta-se nos princípios de
A) interdisciplinaridade,
controle burocrático e centralização.
B) identidade, participação
e quantificação de resultados.
C) gestão democrática,
participação e autonomia.
D) participação,
centralização e meritocracia.
ITEM 12
De acordo com as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Básica (BRASIL, 2013), o conceito de
currículo compreende um conjunto de
A) experiências escolares que se desdobram em torno do
conhecimento e que são permeadas pelas relações sociais, buscando articular
vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados.
B) conteúdos que compõem uma base nacional comum,
complementada por uma parte diversificada, que deve considerar as variações
locais.
C) conteúdos escolares que são entendidos como
informações, fatos e conceitos relacionados às áreas de conhecimentos organizadas
em disciplinas.
D) diretrizes que têm o objetivo principal de orientar
os educadores, por meio da normatização de fatores fundamentais concernentes a
cada disciplina.
ITEM 13
Teoricamente, a
alfabetização e o letramento são dois processos diferentes, cada um com suas especificidades,
que se complementam. Ambos são considerados dependentes e indispensáveis no trabalho
pedagógico que envolve o processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Nesse sentido, é correto afirmar que
A) letramento é o processo de inserção e participação
na cultura escrita o qual restringe o uso da leitura e da escrita nas práticas
sociais.
B) alfabetização é o processo de apropriação do
sistema convencional de escrita, ou seja, processo de codificação e
decodificação do sistema alfabético.
C) alfabetização e letramento tratam-se das
manifestações da escrita na sociedade e se prolonga por toda a vida.
D) o letramento, no primeiro ano do ensino
fundamental, deve estar focado nos conhecimentos relacionados à apropriação do
sistema de escrita.
ITEM 14
A Educação de Jovens e
Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que se destina às pessoas que não tiveram
acesso à educação na idade própria ou precisaram interromper seus estudos, por
várias situações adversas. Sobre a EJA, os sistemas de ensino assegurarão,
gratuitamente, aos jovens e aos adultos que não puderam efetuar os estudos na
idade regular
A) a oferta de cursos nas etapas de educação infantil,
fundamental e médio.
B) a oferta de cursos, exclusivamente, em cursos
supletivos, no turno noturno.
C) oportunidades educacionais apropriadas,
considerando as características do alunado, seus interesses, condições de vida
e de trabalho, mediante cursos e exames.
D) oportunidades educacionais, considerando as
características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho,
exclusivamente por meio de certificação de conhecimentos.
ITEM 15
As teorias da aprendizagem
são modelos teóricos que tentam explicar como ocorre o processo de aprendizagem
dos sujeitos. Numa das perspectivas teóricas cognitivistas, defende-se que o
aprendizado está relacionado ao desenvolvimento por meio das interações
sociais, sendo considerado um aspecto necessário e universal do processo de
desenvolvimento das funções psicológicas superiores, culturalmente organizadas
e especificamente humana. Esse pensamento refere-se à teoria cognitivista defendida
por
A) Piaget.
B) Ausubel.
C) Wallon.
D) Vygotsky.
ITEM 16
A partir de concepções que
surgem sobre a visão de homem e de sociedade de cada época, as tendências pedagógicas
configuram-se e classificam-se em pedagogia liberal e progressista. Na
perspectiva da pedagogia liberal, é função da escola
A) habilitar os indivíduos para o desempenho de papéis
sociais, conforme suas aptidões individuais, lutando contra a sociedade de
classes.
B) capacitar os sujeitos para o desempenho de papéis
sociais, a partir de uma análise crítica das realidades sociais, que esteja
sustentada implicitamente nas finalidades sociopolíticas da educação.
C) apresentar propostas que superem a pedagogia
tradicional e que valorizem a ação pedagógica inserida na prática social
concreta.
D) preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme suas aptidões individuais, adaptando-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, por meio do desenvolvimento da cultura individual.
ITEM 17
No contexto atual de
sociedade no século XXI, as práticas educativas, no âmbito institucional,
exigem dos docentes uma nova forma de educar, assumindo, assim, uma revisão das
novas competências profissionais no campo do conhecimento pedagógico,
científico e cultural. Entende-se, portanto, que, numa sociedade democrática, é
fundamental formar o professor na mudança e para a mudança, por meio do
desenvolvimento de capacidades reflexivas em grupo, compartilhando o
conhecimento com o contexto. Considerando o exposto, avalie os itens, a seguir,
sobre o papel que o docente deve assumir no contexto atual.
I – ir além do ensino
que pretende ser uma mera atualização científica, pedagógica e didática e se transformar
na possibilidade de criar espaços de participação, reflexão e formação.
II – desenvolver
capacidades de aprendizagem da relação, da convivência, da cultura do contexto
e da interação de cada pessoa com o resto do grupo, com seus semelhantes e com
a comunidade que envolve a educação.
III – defender a
visão de um ensino técnico, como transmissão de um conhecimento acabado e
formal, além de propor um conhecimento em construção e mutável, que analisa a
educação como um compromisso político impregnado de valores éticos e morais.
Sobre o papel do docente no
contexto atual, estão corretos os itens
A) II e III
B) I e II
C) I e III
D) I, II e III.
ITEM 18
A Educação Especial é uma
modalidade de ensino que se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de
ensino. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é parte integrante do
processo educacional. De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2009, Art. 4º,
considera-se público-alvo do AEE alunos com
A) deficiência, transtornos globais do desenvolvimento
e altas habilidades/superdotação.
B) deficiência, transtornos de aprendizagem,
transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
C) deficiência, transtornos de personalidade e
esquizofrenia.
D) deficiência, altas habilidades/superdotação,
transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDHA).
ITEM 19
O Conselho Nacional de
Educação recomenda aos sistemas de ensino e às escolas públicas e particulares
que, no processo de avaliação das aprendizagens, o caráter formativo
(processual) deve predominar sobre o quantitativo e classificatório.
Considerando que, no ambiente escolar, o objetivo da prática pedagógica está
centrado na aprendizagem dos educandos e no seu desenvolvimento, a avaliação da
aprendizagem
A) constitui-se em um processo com objetivos
determinados e fixos, tendo como foco um caráter classificatório do desempenho
dos estudantes.
B) configura-se como um ato de investigação da
qualidade da aprendizagem, diagnosticando impasses e propondo soluções que
viabilizem os resultados satisfatórios desejados.
C) configura-se como um ato de investigação da
aprendizagem, de forma aleatória, diagnosticando impasses e propondo
intervenções na realidade educativa.
D) efetiva-se a partir de um planejamento sistemático,
tendo como base apenas os conteúdos conceituais trabalhados com os educandos.
ITEM 20
A prática docente é uma
atividade intencional e, por isso, deve ser consciente e sistematizada, por
meio de um planejamento que estabeleça diretrizes e meios de realização do
trabalho didático-pedagógico com a função de orientar a ação do professor no
processo do ensino e da aprendizagem. Em relação aos planos de ensino e de
aulas, para que sejam efetivamente instrumentos orientadores da ação, precisam
A) apresentar proposta de ação fixa, com objetivos
determinados, com possibilidades de improvisação e rotinização da ação.
B) apresentar ordem sequencial, objetividade,
coerência e flexibilidade.
C) elencar conteúdos, metodologias, avaliação, sem
apresentar proposta reflexiva.
D) expressar posicionamentos filosóficos,
político-pedagógicos, sem estabelecer uma relação com os princípios
fundamentais do ensino.
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simulados longe de barulho e distrações como televisão ou redes sociais.
Procure um lugar tranquilo e bem iluminado. Faça dois a três simulados por
semana. Na semana da prova faça todos os dias. Se você é daquelas pessoas que
gosta de riscar o papel, então imprima (eu sou uma delas).