Educação Comparada - o que é?

     De forma bem simples, a educação comparada serve para "comparar" sistemas de ensino. Não compara professor, não compara escola nem aluno.  Alguma vez vc já afirmou "na Finlândia o ensino é melhor"? Melhor como, quando, quanto, qual sentido de melhor, como é o melhor, de que forma? As respostas que podem ser dadas não podem partir de um senso comum sem cientificidade. A partir daí percebemos que o campo da ciência da educação necessita de afirmações técnicas e científicas. Mas lembre-se que a educação comparativa refere-se aos SISTEMAS DE ENSINO.

    Então você percebe que existem teóricos da educação que realizam comparações entre sistemas de ensino. Principalmente entre os chamados países de primeiro mundo com países latino americanos. Vou te dar um dado interessante. Na Alemanha as notas das crianças definem se o estudante fará faculdade ou curso técnico. Os pais, então, utilizam todos os meios necessários para que em determinada idade todas as notas sejam as melhores possíveis. Nós, brasileiros, ao olharmos para isso temos certa estranheza, contudo, os fatores culturais e educacionais são diferentes.

    Neste ponto, você já entendeu do que se trata a educação comparada e como se torna importante entendê-la e analisá-la e de forma a melhorar, ampliar e se perceber enquanto educação. Para finalizar esse texto, quero lembrá-los que na sua escola o primeiro tempo de aula tem uma duração e, em seguida, o próximo professor tem também seu tempo de aula e assim por diante. O primeiro tempo não se conversa com o segundo nem o terceiro como ocorre na maioria das escolas de ensino fundamental II e ensino médio. Chamamos isso de multidisciplinaridade. Agora imagine conhecer o sistema de ensino finlandês e descobrir que atuam na interdisciplinaridade na qual as disciplinas não estão separadas ao ponto de você não perceber a diferença entre elas.

        Para você que quer saber mais sobre o tema, seguem alguns autores:

  • Philip G. Altbach: Famoso por suas contribuições para o entendimento da internacionalização do ensino superior e políticas de educação global.
  • Robert Cowen e Andreas M. Kazamias: Autores de "International Handbook of Comparative Education", um trabalho fundamental na área.
  • Mark Bray: Conhecido por seu trabalho sobre educação comparada na Ásia, especialmente na China e em Hong Kong.
  • David Phillips: Autor de "Comparative Education", um livro-texto amplamente utilizado no campo.
  • Noah W. Sobe: Reconhecido por suas pesquisas sobre educação comparada e políticas educacionais na Europa Central e Oriental.
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Bons estudos.

Professor Adriano Martins


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