Simulado Teóricos da Educação

Questões de prova sobre os teóricos da educação. Os autores mais citados nas provas de concurso público para professor e pedagogo. Em breve mais simulados como esse.

Bons estudos!


1) Assinale o teórico responsável pela pesquisa das chamadas inteligências múltiplas.

a) Jean Piaget

b) Levi Vygotsky

c) Alexander Luria

d) Howard Gardner

e) Henri Wallon

 

2) Marque a alternativa referente ao filósofo que defendia a ideia de que “a mente humana se comportaria como uma ‘tábua rasa’, onde seriam feitas constantes impressões”.

a) René Descartes

b) John Locke

c) Immanuel Kant

d) Augusto Comte

e) Jean-Jacques Rousseau

 

3) “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Com essa afirmação, Paulo Freire quis dizer que:

a) A educação não vai resolver todos os problemas estruturais de uma dada sociedade, como a desigualdade social, por exemplo, mas ela é parte fundante desse processo de transformação.

b) É preciso apostar e investir prioritariamente na educação para que a sociedade se transforme do ponto de vista social e cultural.

c) Existem outros setores prioritários de investimento, tais como a economia, por exemplo, e por consequência do desenvolvimento desse setor a educação se transforma.

d) O desenvolvimento econômico de uma sociedade depende prioritariamente dos investimentos em educação.

e) A educação seria a principal via revolucionária para romper com a sociedade capitalista e se construir o socialismo.

 

4) Para a Jussara Hoffmann, todo processo avaliativo tem que ter por intenção:

a) observar o aprendiz, analisar e compreender as suas estratégias de aprendizagem e tomar decisões pedagógicas favoráveis à continuidade do processo.

b) desafiar o aluno com questões inovadoras e difíceis para que ele possa compreender a real necessidade da concentração e do estudo.

c) apresentar ao educando diferentes formatos de testes e provas para que seja treinado nas diversas possibilidades de avalição existentes.

d) debater com o estudante, escolher coletivamente a avaliação mais adequada para o momento e incentivar e possibilitar a autoavaliação.

e) orientar o discente sobre as diferentes maneiras de se organizar para se preparar para as avaliações, auxiliando-o a criar o seu próprio plano de estudos.

 

5) Em 1936, Maria Montessori, em seu livro “Em Família”, afirmava que só existe uma maneira de ensinar, que é:

a) desenvolvendo a pedagogia da pergunta, que supõe que os alunos sejam atentos e curiosos.

b) com disciplina, rigor e atenção aos valores sociais e éticos, além da preparação íntegra dos professores.

c) nos anos iniciais, na própria família e, a partir dos 4 ou 5 anos, frequentando um jardim de infância.

d) através do modelo de conduta, que é a criança observando os adultos e se espelhando em sua rotina.

e) suscitando o mais profundo interesse no estudante e, ao mesmo tempo, uma atenção viva e constante.

 

6) De acordo com Moreira , “Ao invés de apresentar uma teoria da aprendizagem, Rogers propõe uma série de princípios de aprendizagem.” Sobre esses princípios de Rogers, é correto afirmar que:

a) o conteúdo trabalhado não necessita fazer sentido para o aluno.

b) a aprendizagem significante se limita ao aumento de conhecimento.

c) são idênticos aos da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.

d) todo sujeito tem potencial e desejo natural para aprender.

e) a aprendizagem que envolve mudança não gera resistência pelo aluno.




Gabarito:

1) d

2) b

3) a

4) a

5) e

6) d









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