SIMULADO DCNs, PNEDH e LDB


SIMULADO
  • Diretrizes Curriculares Nacionais
  • Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
  • LDB


1. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica são princípios norteadores dos Direitos Humanos EXCETO :
a) Dignidade humana
b) Igualdade de direitos
c) Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades
d) Nenhuma das alternativas.

2. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Art. 13° são deveres do docentes :
I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos com maior rendimento
V -ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I, II e V
b) I, II e IV
c) I, II, III, e V
d) Nenhuma das alternativas.

3. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de : EXCETO
a) A educação básica obrigatória e gratuita dos 7 (sete) aos 17 (dezessete) anos de idade
b) A educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade;
c) O atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;
d) Nenhuma das alternativas.

4. A respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica no âmbito da educação especial assinale a alternativa INCORRETA:
a) O Atendimento Educacional Especializado tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
b) A Educação Especial se realiza em apenas alguns níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado como opcional do processo educacional.
c) O Atendimento Educacional Especializado é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns.
d) Nenhuma das alternativas.

5. Quanto à obrigatoriedade de permanência do estudante na escola, principalmente no Ensino Fundamental, há, na LDB, exigências que se centram nas relações entre a escola, os pais ou responsáveis, e a comunidade, de tal modo que a escola e os sistemas de ensino tornam-se responsáveis por:
I. Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos estudantes que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
II. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
III. Informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos estudantes, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, está correto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) Somente II.
e) I e II.

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GABARITO

1-D
2-C
3-A
4-B
5-C

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