SIMULADO
- Diretrizes Curriculares Nacionais
- Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
- LDB
1. Segundo as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Básica são princÃpios norteadores dos
Direitos Humanos EXCETO :
a) Dignidade humana
b) Igualdade de direitos
c) Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades
d) Nenhuma das alternativas.
2. De acordo com a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Art. 13° são deveres do docentes :
I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento
de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica
do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos com maior
rendimento
V -ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de
participar integralmente dos perÃodos dedicados ao planejamento, à avaliação e
ao desenvolvimento profissional;
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I, II e V
b) I, II e IV
c) I, II, III, e V
d) Nenhuma das alternativas.
3. Segundo a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 4º O dever do Estado com educação
escolar pública será efetivado mediante a garantia de : EXCETO
a) A educação básica obrigatória e gratuita dos 7 (sete) aos 17
(dezessete) anos de idade
b) A educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de
idade;
c) O atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou
superdotação;
d) Nenhuma das alternativas.
4. A respeito das Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Básica no âmbito da educação especial
assinale a alternativa INCORRETA:
a) O Atendimento Educacional Especializado tem como função complementar
ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços,
recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua
plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
b) A Educação Especial se realiza em apenas alguns nÃveis, etapas e
modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado como
opcional do processo educacional.
c) O Atendimento Educacional Especializado é realizado,
prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em
outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo
substitutivo às classes comuns.
d) Nenhuma das alternativas.
5. Quanto à obrigatoriedade
de permanência do estudante na escola, principalmente no Ensino Fundamental,
há, na LDB, exigências que se centram nas relações entre a escola, os pais ou
responsáveis, e a comunidade, de tal modo que a escola e os sistemas de ensino
tornam-se responsáveis por:
I. Notificar ao Conselho Tutelar do MunicÃpio, ao juiz competente da
Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos
estudantes que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do
percentual permitido em lei.
II. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
III. Informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento
dos estudantes, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental
de nove anos, está correto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) Somente II.
e) I e II.
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Continuará sendo gratuito.
GABARITO
1-D
2-C
3-A
4-B
5-C