SIMULADO DCNs, PNEDH e LDB


SIMULADO
  • Diretrizes Curriculares Nacionais
  • Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
  • LDB


1. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica são princípios norteadores dos Direitos Humanos EXCETO :
a) Dignidade humana
b) Igualdade de direitos
c) Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades
d) Nenhuma das alternativas.

2. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Art. 13° são deveres do docentes :
I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos com maior rendimento
V -ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I, II e V
b) I, II e IV
c) I, II, III, e V
d) Nenhuma das alternativas.

3. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de : EXCETO
a) A educação básica obrigatória e gratuita dos 7 (sete) aos 17 (dezessete) anos de idade
b) A educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade;
c) O atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;
d) Nenhuma das alternativas.

4. A respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica no âmbito da educação especial assinale a alternativa INCORRETA:
a) O Atendimento Educacional Especializado tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
b) A Educação Especial se realiza em apenas alguns níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado como opcional do processo educacional.
c) O Atendimento Educacional Especializado é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns.
d) Nenhuma das alternativas.

5. Quanto à obrigatoriedade de permanência do estudante na escola, principalmente no Ensino Fundamental, há, na LDB, exigências que se centram nas relações entre a escola, os pais ou responsáveis, e a comunidade, de tal modo que a escola e os sistemas de ensino tornam-se responsáveis por:
I. Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos estudantes que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
II. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
III. Informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos estudantes, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, está correto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) Somente II.
e) I e II.

6. Observe:
( ) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas, porém processos de aprendizagem acadêmicos.
( ) Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.
( ) Os sistemas de ensino devem desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
( ) O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, indique se as alternativas acima são verdadeiras (V) ou falsas (F):
a) F, V, F, V.
b) V, V, V, F.
c) F, F, V, F.
d) V, F, V, F.
e) F, V, V, F.

7. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:
( ) Orientação para o trabalho.
( ) A difusão de valores fundamentais ao interesse pessoal, aos direitos e deveres individuais, de respeito ao bem próprio.
( ) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
( ) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
Em consonância com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, indique se as alternativas acima são verdadeiras (V) ou falsas (F):
a) V, V, F, V.
b) F, F, V, V.
c) F, V, V, F.
d) V, F, F, V.
e) F, F, V, F.

8. As Diretrizes Curriculares Nacionais são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação. Assinale a alternativa INCORRETA em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
a) Estabelecem as expectativas de aprendizagem.
b) Separam os conteúdos obrigatórios por disciplinas.
c) Definem o que se espera de cada escola em todas as etapas.
d) Orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino.

9. Art. 26 - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
§ 3º - A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:
I. Que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.
II. Que tenha prole.
III. Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a quatro horas.
IV. Maior de dezoito anos de idade.
Com base na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, está correto o que se afirma em:
a) Somente III.
b) I e II.
c) I, III e IV.
d) Somente IV.
e) I, II, III e IV.

10. A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação garantido pela Constituição Federal e estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública. O Ensino Fundamental, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação atualizada, é obrigatório:
a) Com duração opcional de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade.
b) Com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos cinco anos de idade.
c) Com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade.
d) Com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos sete anos de idade.

11. Marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente. De acordo com o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, na organização de escola indígena deve ser considerada a participação da comunidade, na definição do modelo de organização e gestão, bem como:
( ) suas estruturas sociais
( ) suas práticas socioculturais e religiosas
( ) suas formas de produção de conhecimento, processos próprios e métodos de ensino-aprendizagem
( ) suas atividades econômicas
a) V – V – V – V
b) V – V – F – F
c) V – V – V – F
d) V – V – F – V

12. A lei n. 9.394/96 regulamenta a gestão democrática e determina a necessidade de que todas as escolas construam o seu projeto político-pedagógico. Em relação ao projeto político-pedagógico, é INCORRETO afirmar que:
a) A sua construção e implementação é tarefa restrita do diretor escolar.
b) É um instrumento que reflete a proposta educacional da escola.
c) O documento é elaborado a partir da coleta de informações junto à comunidade.
d) Revela a identidade da escola, projeta ações e reflete o processo de ensino e aprendizagem.

13. O Sistema de Avaliação da Educação Básica teve sua primeira aplicação em 1990. A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao Sistema de Avaliação da Educação Básica.
a) É composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala.
b) Realiza um diagnóstico específico de cada aluno da escola.
c) Apresenta testes diferenciados para cada Estado.
d) Os testes aplicados abrangem todas as disciplinas.

14. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007 tem como objetivo:
Assinale verdadeiro ou falso
( ) enfatizar o papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática;
( ) encorajar o desenvolvimento de ações de educação em direitos humanos pelo poder público e a sociedade civil por meio de ações conjuntas;
( )propor a transversalidade da educação em direitos humanos nas políticas públicas, estimulando o desenvolvimento institucional e interinstitucional das ações previstas no PNEDH nos mais diversos setores (educação, saúde, comunicação, cultura, segurança e justiça, esporte e lazer, dentre outros);
( ) orientar políticas educacionais direcionadas para a constituição de uma cultura de direitos humanos;
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V-V-V-F
b)V-V-V-V
c) F-V-F-V
d) Nenhuma das alternativas.

15. De acordo com o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, os sistemas de ensino, de acordo com a legislação e a normatização nacional e estadual, e na busca da melhor adequação possível às necessidades dos estudantes e do meio social, devem:
a) Criar mecanismos que garantam liberdade, autonomia e responsabilidade às unidades escolares, fortalecendo sua capacidade de concepção, formulação e execução de suas propostas políticopedagógicas.
b) Promover, mediante a institucionalização de mecanismos de participação da comunidade, alternativas de organização institucional.
c) Estabelecer normas complementares e políticas educacionais para execução e cumprimento das disposições das Diretrizes Curriculares Nacionais, desconsiderando as peculiaridades locais.
d) Instituir sistemas de avaliação e utilizar os sistemas de avaliação operados pelo Ministério da Educação.



GABARITO

1-D
2-C
3-A
4-B
5-C
6-A
7-D
8-D
9-B
10-C
11-A
12-A
13-A
14-B
15-C


1 Comentários

  1. Acredito que a questão número 15 esta ERRADO no Gabarito! pelo meu entendimento seria a alternativa B.

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