SIMULADO SEMED

Experimente realizar esse simulado simples com diversos temas de Conhecimentos Pedagógicos. Questões de provas para concurso de professores. Se preferir, imprima essa página. Gabarito ao final. Bons estudos.



SIMULADO SEMED


1. Alguns autores de concepção construtivista, entre eles Coll, Zabala e Weiss, afirmam que quando o aluno aprende, aprende os conteúdos e também aprende que pode aprender; quando o aluno não aprende os conteúdos, pode aprender algo: que não é capaz de aprender. Situando-se no contexto escolar, a partir de pesquisas realizadas, o autoconceito refere-se ao conhecimento de si mesmo e inclui juízos valorativos, chamados de autoestima. Pesquisas foram realizadas sobre esse tema e demonstraram que
a) não há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, pois o primeiro pertence à dimensão afetiva do ser humano, e o segundo, à dimensão cognitiva.
b) há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, mas há muitas dúvidas se o fato de que crianças e adolescentes com um alto nível de autoestima obtêm melhores resultados na escola.
c) há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar e não há muitas dúvidas sobre o fato de que crianças e adolescentes com um alto nível de autoestima obtêm melhores resultados na escola.
d) não há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, pois o que determina a aprendizagem do aluno é a ação didático-pedagógica do professor.
e) a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar não foi comprovada, mas percebeu-se que um fator relacionado ao bom rendimento do aluno é quando os pais fazem as tarefas de casa e as explicam para o filho.

2. Quando falamos em Aspectos Fundamentais da Pedagogia encontramos formas distintas de abordagem, que se equivalem em conteúdo, embora usem nomenclaturas diferentes para seus tópicos. Em relação ao tema é INCORRETO dizer que:
a) Os aspectos fundamentais de uma verdadeira Pedagogia e os requisitos que todo o educador deve ter em conta, desejar-se fazer obra educativa séria e fecunda, devem levar em conta estes três aspectos: a pedagogia descritiva, a pedagogia normativa e a pedagogia prática ou metodológica;
b) Em outras linguagens, os aspectos fundamentais da pedagogia nos remetem a três pontos fundamentais: o aspecto filosófico, o aspecto técnico e o aspecto científico;
c) O aspecto filosófico é a relação da pedagogia com a vida, com os valores, ideais e os objetivos da educação;
d) O aspecto técnico apoia-se em dados apresentados por outras ciências, como as físicas, biológicas e sociológicas;
3. Na concepção pedagógica baseada na teoria de Vygotsky (a obra do psicólogo ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e é uma das mais estudadas pela pedagogia contemporânea) pode-se afirmar que:
a) Não são valorizadas as relações sociais, apenas, o desenvolvimento cognitivo;
b) São valorizadas as relações sociais na construção do conhecimento;
c) É valorizada a fixação de regras e fórmulas;
d) É valorizado o processo de repetição de exercícios. 

4. A avaliação é uma das categorias da Didática que tem várias funções no processo de ensino e de aprendizagem no contexto escolar. Durante uma reunião pedagógica de uma escola do Ensino Fundamental, uma professora explica sua prática de identificar e caracterizar os conhecimentos prévios dos estudantes ao iniciar o ensino de novos conteúdos. O tipo de avaliação explicada pela professora é a
A) somativa.
B) normativa.
C) diagnóstica.
D) classificatória.

5. De acordo com Libâneo, “A avaliação escolar cumpre pelo menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle.” A função pedagógico-didática da avaliação se refere ao papel desta como:
a) Ação independente do processo de diagnóstico e controle.
b) Ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos.
c) Identificadora do progresso dos alunos para redirecionamento da aprendizagem.
d) Validadora dos aspectos qualitativos, descartando qualquer aspecto quantitativo.
e) Instrumento que evidencia o cumprimento de objetivos gerais e específicos da educação escolar.

 6. Para Celso Vasconcellos, o coordenador pedagógico deve ser mais educador, menos burocrata e controlador. Os conflitos não devem ser resolvidos com o poder autoritário. Educação é, antes de tudo, envolvimento e compromisso. Para tanto, o autor reconhece que um caminho mais adequado de relacionamento com os professores é:
a) criar um ambiente de amizade e confiança.
b) decidir coletivamente o que vai ser feito.
c) propiciar momentos de confraternização.
d) participar de dinâmicas de grupo.
e) apresentar exemplos de outras escolas.

7 “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Com essa afirmação, Paulo Freire quis dizer que:
a) É preciso apostar e investir prioritariamente na educação para que a sociedade se transforme do ponto de vista social e cultural.
b) A educação não vai resolver todos os problemas estruturais de uma dada sociedade, como a desigualdade social, por exemplo, mas ela é parte fundante desse processo de transformação.
c) Existem outros setores prioritários de investimento, tais como a economia, por exemplo, e por consequência do desenvolvimento desse setor a educação se transforma.
d) O desenvolvimento econômico de uma sociedade depende prioritariamente dos investimentos em educação.
e) A educação seria a principal via revolucionária para romper com a sociedade capitalista e se construir o socialismo.

8. A professora Clarice, que atua no Ensino Fundamental, acredita que os alunos não podem ser considerados como seres passivos no processo ensino-aprendizagem. Ela entende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas.
Assim, Clarice planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que desafiem os alunos e os levem a buscar soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas ideias de:
a) Skinner                   b) Binet                       c) Piaget                     d) Freud          e) Bourdieu

9. Tendo como base a definição de currículo oculto, pode-se afirmar que, o que se percebe e aprende nele são:
a) conteúdos culturais apresentados aos alunos de cada série sob o ponto de vista de temas interdisciplinares.
b) conhecimentos sistematizados de forma gradual.
c) conteúdos programáticos oriundos dos livros didáticos.
d) fatos e fenômenos da ciência e da atividade cotidiana.
e) atitudes, comportamentos, valores e orientações.

10. A perspectiva teórica que trata o currículo de emancipação e libertação com vistas a romper a neutralidade, denomina-se:
a) Teoria Tradicional do currículo
b) Teoria Crítica do currículo
c) Teoria Pós-crítica do currículo
d) Teoria Construtivista do currículo

11. O PPP, importante instrumento da gestão escolar, deve:
a) apresentar os valores e as crenças do sistema educacional independentemente da comunidade local.
b) projetar o ideal de educação dos professores e dos gestores, somente.
c) ser elaborado pelo sistema de ensino e consultado pelos gestores.
d) conter regras de conduta de gestão.
e) ser compreendido como processo de organização da escola.

 12. No ambiente escolar, a gestão democrática consiste
a) Na consecução das atividades burocráticas que as Secretarias de Educação designam ao diretor.
b) Na centralização da liderança no diretor que tem o papel de realizar a ação educativa integrada à rede.
c) No fortalecimento da participação das pessoas e dos diferentes segmentos da escola.
d) No ato de liberdade do gestor em tomar decisões por conta própria.
e) Na visão separada de uma linha de montagem presente no fordismo e taylorismo.

13. São elementos estruturantes da Didática:
a) Objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
b) Objetivos, políticas de ensino, tecnicismos, recursos, relação professor-aluno.
c) Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, relação professor-aluno, avaliação.
d) Objetivos, métodos de pesquisa, conteúdos, programas, políticas educacionais.

14. Em relação à Didática, é incorreto afirmar que:
a) contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.
b) sua finalidade é converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
c) realiza-se por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.
d) não compete refletir acerca dos objetivos sócio-políticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.

 15. Uma mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental depende de o professor:
a) Incentivar os estudantes a competirem entre si para alcançarem maiores notas nas avaliações.
b) Investir na aprendizagem dos estudantes que apresentem déficit de aprendizagem em detrimento dos alunos com altas habilidades, pois estes, ao contrário daqueles, conseguem aprender sozinhos.
c) Ter nível de conhecimento restrito aos conteúdos que ensina.
d) Empregar uma linguagem formal na comunicação com os alunos, proibindo-os de utilizar gírias e formas vocabulares coloquiais em sala de aula.
e) Aproximar-se dos estudantes, construir relações respeitosas com eles e considerar suas diferenças individuais.

16. No que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Indisponibilidade da equipe para aceitar inovações.                 
b) Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica.  
c) Práticas de gestão participativa.
d) Capacidade de liderança dos dirigentes

17. Qual foi o autor responsável em dizer que: “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: Os homens se libertam em comunhão”?
a) Rubens Alves.
b) Jean Piaget.
c) Edgar Morin.
d) Paulo Freire.
e) Cipriano Luckesi.




GABARITO


1-C
2-A
3-B
4-C
5-C
6A
7-B
8-A
9-E
10-C
11-E
12-C
13-C
14-D
15-E
16-A
17-D
 



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