SIMULADO SEMED
1. Alguns
autores de concepção construtivista, entre eles Coll, Zabala e Weiss, afirmam
que quando o aluno aprende, aprende os conteúdos e também aprende que pode
aprender; quando o aluno não aprende os conteúdos, pode aprender algo: que não
é capaz de aprender. Situando-se no contexto escolar, a partir de pesquisas
realizadas, o autoconceito refere-se ao conhecimento de si mesmo e inclui
juÃzos valorativos, chamados de autoestima. Pesquisas foram realizadas sobre
esse tema e demonstraram que
a) não há relação entre o autoconceito e o rendimento
escolar, pois o primeiro pertence à dimensão afetiva do ser humano, e o segundo,
à dimensão cognitiva.
b) há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar,
mas há muitas dúvidas se o fato de que crianças e adolescentes com um alto
nÃvel de autoestima obtêm melhores resultados na escola.
c) há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar e
não há muitas dúvidas sobre o fato de que crianças e adolescentes com um alto
nÃvel de autoestima obtêm melhores resultados na escola.
d) não há relação entre o autoconceito e o rendimento
escolar, pois o que determina a aprendizagem do aluno é a ação
didático-pedagógica do professor.
e) a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar não
foi comprovada, mas percebeu-se que um fator relacionado ao bom rendimento do
aluno é quando os pais fazem as tarefas de casa e as explicam para o filho.
2. Quando
falamos em Aspectos Fundamentais da Pedagogia encontramos formas distintas de
abordagem, que se equivalem em conteúdo, embora usem nomenclaturas diferentes
para seus tópicos. Em relação ao tema é INCORRETO dizer que:
a) Os aspectos fundamentais de uma verdadeira Pedagogia e os
requisitos que todo o educador deve ter em conta, desejar-se fazer obra
educativa séria e fecunda, devem levar em conta estes três aspectos: a
pedagogia descritiva, a pedagogia normativa e a pedagogia prática ou metodológica;
b) Em outras linguagens, os aspectos fundamentais da
pedagogia nos remetem a três pontos fundamentais: o aspecto filosófico, o
aspecto técnico e o aspecto cientÃfico;
c) O aspecto filosófico é a relação da pedagogia com a vida,
com os valores, ideais e os objetivos da educação;
d) O aspecto técnico apoia-se em dados apresentados por
outras ciências, como as fÃsicas, biológicas e sociológicas;
3. Na
concepção pedagógica baseada na teoria de Vygotsky (a obra do psicólogo
ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e é uma das
mais estudadas pela pedagogia contemporânea) pode-se afirmar que:
a) Não são valorizadas as relações sociais, apenas, o
desenvolvimento cognitivo;
b) São valorizadas as relações sociais na construção do
conhecimento;
c) É valorizada a fixação de regras e fórmulas;
d) É valorizado o processo de repetição de exercÃcios.
4. A
avaliação é uma das categorias da Didática que tem várias funções no processo
de ensino e de aprendizagem no contexto escolar. Durante uma reunião pedagógica
de uma escola do Ensino Fundamental, uma professora explica sua prática de
identificar e caracterizar os conhecimentos prévios dos estudantes ao iniciar o
ensino de novos conteúdos. O tipo de avaliação explicada pela professora é a
A) somativa.
B) normativa.
C) diagnóstica.
D) classificatória.
5. De acordo
com Libâneo, “A avaliação escolar cumpre pelo menos três funções:
pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle.” A função
pedagógico-didática da avaliação se refere ao papel desta como:
a) Ação independente do processo de diagnóstico e controle.
b) Ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os
alunos.
c) Identificadora do progresso dos alunos para
redirecionamento da aprendizagem.
d) Validadora dos aspectos qualitativos, descartando qualquer
aspecto quantitativo.
e) Instrumento que evidencia o cumprimento de objetivos
gerais e especÃficos da educação escolar.
6. Para
Celso Vasconcellos, o coordenador pedagógico deve ser mais educador, menos
burocrata e controlador. Os conflitos não devem ser resolvidos com o poder
autoritário. Educação é, antes de tudo, envolvimento e compromisso. Para tanto,
o autor reconhece que um caminho mais adequado de relacionamento com os
professores é:
a) criar um ambiente de amizade e confiança.
b) decidir coletivamente o que vai ser feito.
c) propiciar momentos de confraternização.
d) participar de dinâmicas de grupo.
e) apresentar exemplos de outras escolas.
7 “Se a
educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade
muda”. Com essa afirmação, Paulo Freire quis dizer que:
a) É preciso apostar e investir prioritariamente na educação
para que a sociedade se transforme do ponto de vista social e cultural.
b) A educação não vai resolver todos os problemas estruturais
de uma dada sociedade, como a desigualdade social, por exemplo, mas ela é parte
fundante desse processo de transformação.
c) Existem outros setores prioritários de investimento, tais
como a economia, por exemplo, e por consequência do desenvolvimento desse setor
a educação se transforma.
d) O desenvolvimento econômico de uma sociedade depende
prioritariamente dos investimentos em educação.
e) A educação seria a principal via revolucionária para
romper com a sociedade capitalista e se construir o socialismo.
8. A
professora Clarice, que atua no Ensino Fundamental, acredita que os alunos não
podem ser considerados como seres passivos no processo ensino-aprendizagem. Ela
entende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos
de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e,
se for o caso, modificam-nas.
Assim, Clarice planeja suas ações pedagógicas de modo a criar
situações-problema que desafiem os alunos e os levem a buscar soluções. A
prática pedagógica dessa professora inspira-se nas ideias de:
a) Skinner b)
Binet c) Piaget d) Freud e) Bourdieu
9. Tendo
como base a definição de currÃculo oculto, pode-se afirmar que, o que se percebe
e aprende nele são:
a) conteúdos culturais apresentados aos alunos de cada série
sob o ponto de vista de temas interdisciplinares.
b) conhecimentos sistematizados de forma gradual.
c) conteúdos programáticos oriundos dos livros didáticos.
d) fatos e fenômenos da ciência e da atividade cotidiana.
e) atitudes, comportamentos, valores e orientações.
10. A
perspectiva teórica que trata o currÃculo de emancipação e libertação com
vistas a romper a neutralidade, denomina-se:
a) Teoria Tradicional do currÃculo
b) Teoria CrÃtica do currÃculo
c) Teoria Pós-crÃtica do currÃculo
d) Teoria Construtivista do currÃculo
11. O PPP,
importante instrumento da gestão escolar, deve:
a) apresentar os valores e as crenças do sistema educacional
independentemente da comunidade local.
b) projetar o ideal de educação dos professores e dos
gestores, somente.
c) ser elaborado pelo sistema de ensino e consultado pelos
gestores.
d) conter regras de conduta de gestão.
e) ser compreendido como processo de organização da escola.
12. No
ambiente escolar, a gestão democrática consiste
a) Na consecução das atividades burocráticas que as
Secretarias de Educação designam ao diretor.
b) Na centralização da liderança no diretor que tem o papel
de realizar a ação educativa integrada à rede.
c) No fortalecimento da participação das pessoas e dos
diferentes segmentos da escola.
d) No ato de liberdade do gestor em tomar decisões por conta
própria.
e) Na visão separada de uma linha de montagem presente no
fordismo e taylorismo.
13. São elementos
estruturantes da Didática:
a) Objetivos, conteúdos, tecnicismos, polÃticas de ensino,
recursos e avaliação.
b) Objetivos, polÃticas de ensino, tecnicismos, recursos,
relação professor-aluno.
c) Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, relação professor-aluno,
avaliação.
d) Objetivos, métodos de pesquisa, conteúdos, programas,
polÃticas educacionais.
14. Em
relação à Didática, é incorreto afirmar que:
a) contribui para transformar a prática pedagógica da escola,
ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e
as práticas sociais.
b) sua finalidade é converter objetivos sócio-polÃticos e
pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função
desses objetivos.
c) realiza-se por meio de ação consciente, intencional e
planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e
critérios socialmente determinados.
d) não compete refletir acerca dos objetivos sócio-polÃticos
e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.
15. Uma
mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do
ensino fundamental depende de o professor:
a) Incentivar os estudantes a competirem entre si para
alcançarem maiores notas nas avaliações.
b) Investir na aprendizagem dos estudantes que apresentem
déficit de aprendizagem em detrimento dos alunos com altas habilidades, pois
estes, ao contrário daqueles, conseguem aprender sozinhos.
c) Ter nÃvel de conhecimento restrito aos conteúdos que
ensina.
d) Empregar uma linguagem formal na comunicação com os
alunos, proibindo-os de utilizar gÃrias e formas vocabulares coloquiais em sala
de aula.
e) Aproximar-se dos estudantes, construir relações
respeitosas com eles e considerar suas diferenças individuais.
16. No que se
refere à s caracterÃsticas de uma organização escolar que busque garantir a
oferta de uma educação de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Indisponibilidade da equipe para aceitar inovações.
b) Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica.
c) Práticas de gestão participativa.
d) Capacidade de liderança dos dirigentes
17. Qual foi
o autor responsável em dizer que: “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta
sozinho: Os homens se libertam em comunhão”?
a) Rubens Alves.
b) Jean Piaget.
c) Edgar Morin.
d) Paulo Freire.
e) Cipriano Luckesi.
GABARITO
1-C
2-A
3-B
4-C
5-C
6A
7-B
8-A
9-E
10-C
11-E
12-C
13-C
14-D
15-E
16-A
17-D
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