OS PILARES DA EDUCAÇÃO

OS PILARES DA EDUCAÇÃO: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A VIVER E APRENDER A SER
A escola representa papéis na sociedade e os pilares da educação representam um papel social da escola fundamentado na Perspectiva Construtivista. Segundo Vasco Moretto, aprender é construir significados. Ensinar é oportunizar esta construção. Para Philippe Perrenoud COMPETÊNCIA é capacidade de mobilizar recursos (cognitivos) visando abordar e resolver uma situação complexa. Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. Fazendo uma reflexão maior sobre a avaliação escolar como uma visão de transformação de mundo, podemos dizer que ela está ligada ao compromisso a favor de uma prática democrática que deve conduzir o aluno a pensar, sendo este criativo, consciente e crítico. Sendo assim, essa visão está exatamente relacionada com a proposta de aprendizagem definida pela UNESCO como eixos que são: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.
ü  Aprender a conhecer – Relaciona-se com o interesse por aprender coisas novas.
ü  Aprender a fazer – Relaciona-se a coragem de executar e poder correr riscos
ü  Aprender a viver junto – Relaciona-se ao desafio de poder conviver e respeitar os outros.
ü  Aprender a ser – Relaciona-se ao exercício da cidadania, o papel de ser cidadão e o seu objetivo de viver.
Para aprofundar leia o texto na íntegra de Jacques Delors intitulado Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. O Relatório está publicado em forma de livro no Brasil, com o título Educação: Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1999) e disponível para download no blog.
Nesta perspectiva os alunos são gerentes de informações, e não meros acumuladores de dados. Quem acumula dado é o computador. O gerente analisa situações do ponto de vista técnico, social, político e ético. Habilidade é saber fazer e relacionar-se a conteúdos comportamentais que podem ser físicos ou mentais.
Nenhuma palavra tem sentido em si mesma, quem lhe dá o sentido é o contexto no qual é utilizada.  Toda situação complexa está relacionada a valores culturais, que devem ser analisados, compreendidos e respeitados. Os valores culturais estabelecem âncoras para a linguagem, para a construção de representações e da ética nas sociedades. Finalizando: APRENDER é construir significados. O aluno é construtor de seus conhecimentos. O aluno aprende na medida em que interage com o saber socialmente construído, com a mediação do professor. ENSINAR é oportunizar a construção de conhecimentos. A competência no ensinar deve respeitar as características psicossociais e cognitivas dos alunos. O professor deve priorizar a aprendizagem significativa dos alunos.


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