OS PILARES DA EDUCAÇÃO: APRENDER A
CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A VIVER E APRENDER A SER
A escola representa papéis na sociedade
e os pilares da educação representam um papel social da escola fundamentado na
Perspectiva Construtivista. Segundo
Vasco Moretto, aprender é
construir significados. Ensinar
é oportunizar esta construção. Para
Philippe Perrenoud COMPETÊNCIA é capacidade de mobilizar recursos (cognitivos)
visando abordar e resolver uma situação complexa. Os quatro pilares da Educação
são conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da
Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques
Delors. Fazendo uma reflexão maior sobre a avaliação escolar como uma visão de
transformação de mundo, podemos dizer que ela está ligada ao
compromisso a favor de uma prática democrática que deve conduzir o aluno a
pensar, sendo este criativo, consciente e crítico. Sendo assim, essa visão
está exatamente relacionada com a proposta de aprendizagem definida pela UNESCO
como eixos que são: Aprender a
conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.
ü Aprender a
conhecer – Relaciona-se com
o interesse por aprender coisas novas.
ü Aprender a
fazer – Relaciona-se a
coragem de executar e poder correr riscos
ü Aprender a
viver junto – Relaciona-se
ao desafio de poder conviver e respeitar os outros.
ü Aprender a ser
– Relaciona-se ao exercício
da cidadania, o papel de ser cidadão e o seu objetivo de viver.
Para aprofundar leia o texto na íntegra de Jacques Delors intitulado Relatório para a UNESCO da Comissão
Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.
O Relatório está publicado em forma de livro no Brasil, com o título Educação:
Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1999) e
disponível para download no blog.
Nesta perspectiva os alunos são gerentes de informações, e não meros acumuladores de dados. Quem acumula dado é o computador. O gerente
analisa situações do ponto de vista técnico, social, político e ético.
Habilidade é saber fazer e relacionar-se a conteúdos comportamentais que podem
ser físicos ou mentais.
Nenhuma palavra
tem sentido em si mesma, quem lhe dá o sentido é o contexto no qual é
utilizada. Toda situação complexa está relacionada a
valores culturais, que devem ser analisados, compreendidos e respeitados. Os
valores culturais estabelecem âncoras para a linguagem, para a construção de
representações e da ética nas sociedades. Finalizando: APRENDER é
construir significados. O aluno é construtor de seus conhecimentos. O aluno
aprende na medida em que interage com o saber socialmente construído, com a
mediação do professor. ENSINAR é oportunizar a construção de conhecimentos. A
competência no ensinar deve respeitar as características psicossociais e
cognitivas dos alunos. O professor deve priorizar a aprendizagem significativa
dos alunos.