Simulado Professor Ensino Fundamental I / PEB I.

Simulado elaborado para o cargo de Professor Ensino Fundamental I / PEB I. 
Todas as questões caíram em provas de 2017.
Gabarito ao final.
Bons estudos!

ITEM 01
O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a democratização da escola sem superar os preconceitos contra as camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e ser um local privilegiado para
A) viabilizar as políticas nacionais de educação.
B) ensinar habilidades para o mundo do trabalho.
C) desenvolver valores e atitudes articulados com determinados interesses de classe.
D) fortalecer um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes.
E) desenvolver em crianças, jovens e adultos a capacidade de aprender através do direito de serem iguais sem serem inferiorizados pelas diferenças.

 ITEM 02
Reflexões atuais sobre o ato educativo evidenciam a importância de se compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu desenvolvimento. Considera-se, nesse contexto, que o desenvolvimento do ensino supõe que se observe, além dos aparatos legais, um planejamento escolar e didático, no qual as práticas de aprendizagem possam ser revistas e reavaliadas.
Nesse sentido, é importante que o professor, ao construir seus instrumentos de avaliação, considere que
A) cada aluno possui tempos diferenciados para aprender os conteúdos e gerar respostas aos desafios cognitivos.
B) o atendimento às necessidades especiais deve ser levado em conta exclusivamente nos momentos de avaliação.
C) todos devem ser tratados em igualdade de aprendizagem para as respostas requeridas.
D) a aplicação de práticas isoladas de avaliação para cada turma deve ser prioritária.
E) a avaliação deve buscar a homogeneidade da turma.

ITEM 03
Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem,
I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova a melhoria da aprendizagem.
II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de esclarecedor e de organizador de experiências significativas.
III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

ITEM 04
A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que
A) a cultura escolar deve priorizar o ensino interdisciplinar.
B) a função do currículo escolar é reforçar o ensino de linguagem e da matemática para atender ao mundo do trabalho.
C) os conteúdos curriculares devem priorizar o ensino de ciências e suas conexões com a vida prática do aluno.
D) os conteúdos curriculares devem reforçar o ensino de conteúdos da prática e minimizar os conteúdos teóricos.
E) a cultura escolar deve desenvolver um ensino que crie conexões entre o que o aluno aprende e as experiências de vida.

ITEM 05
Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental para a organização do trabalho docente,
I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico.
II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos.
III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro, envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

ITEM 06
Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo
I. envolve elementos culturais.
II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos.
III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

 ITEM 07
Predominava, até o século XIII, a ideia de que as crianças eram
A) alguém inocente.
B) seres sencientes.
C) adultos imperfeitos.
D) pessoas singulares.
E) seres autossuficientes.

ITEM 08
Ah, a gente sempre tem que buscar a atualização por meio dos cursos. Hoje em dia a internet também tem sido um meio riquíssimo, a gente tem encontrado muitas coisas. Também, no dia a dia, troca de experiência, a gente sempre tá conversando:
“olha eu fiz tal atividade”, é criando projeto junto, então eu acho que isso traz crescimento profissional muito grande.
Disponível em: <http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/inscricoes/PDF_SWF/13983.pdf>.
Acesso em: 04 mar. 2017.
No depoimento, a professora enfatiza um importante aspecto da Profissão Docente, relacionado à
A) luta pela valorização salarial.
B) importância da formação inicial.
C) busca pela formação continuada.
D) singularidade da atuação feminina.
E) utilização das tecnologias de informação e comunicação no trabalho.

 ITEM 09
Na escola, o Projeto Político-Pedagógico busca
A) atender o cumprimento de tarefas burocráticas.
B) agrupar atividades didáticas e planos de ensino.
C) eliminar as retenções e reprovações dos alunos.
D) efetivar um compromisso definido coletivamente.
E) promover uma estabilidade escolar administrativa.

ITEM 10
Cabe, pois, criar um clima de entusiasmo diante do aprender, encorajando os alunos a se envolverem coletivamente na tarefa, aprendendo uns com os outros e todos com a professora, a resolver problemas reais, progressivamente mais complexos e abstratos. A conversa auxilia o pensamento, torna-o cada vez mais flexível (pois se é forçado a perceber que há muitos e diversificados pontos de vista acerca de um único evento), ensina que é preciso ouvir quando se quer ser ouvido, que é preciso argumentar e defender boas ideias. Em uma conversa rica em torno de um conteúdo interessante, há uma intensa negociação de sentidos e significados, algo que estimula, ao mesmo tempo, o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. De fato, ao oferecer oportunidades para o desenvolvimento da linguagem, o docente contribui, concomitantemente, para a organização do pensamento do aluno.
DAVIS, C. L. F. et al., Abordagens.... Diferentes olhares para a sala de aula. Psicol. educ., São Paulo, n. 34, p. 63-83, jun. 2012 (adaptado).
O diálogo entre os alunos, como processo de desenvolvimento afetivo, cognitivo e social, está fortemente associado à perspectiva
A) freudiana.
B) piagetiana.
C) walloniana.
D) vygotskiana.
E) behaviorista.

ITEM 11
Dadas as afirmativas a respeito da relação entre transversalidade e interdisciplinaridade na educação,
I. A interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da didática.
II. A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.
III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia.
IV. A inserção de temas que integrem as áreas convencionais de conhecimento de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, é chamado de transversalidade.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A) III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

ITEM 12
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado: “Nas palavras de Demo (1996), Educação não é só _________ 1 , instruir, treinar, _________ 2 ; é, sobretudo, formar a _________ 3 do sujeito histórico competente, uma vez que, o educando não é o objetivo de ensino, mas sim _________ 4 do processo, parceiro de trabalho, trabalho este entre _________ 5 e solidariedade”. A opção que completa as lacunas, na ordem e corretamente, é:
A) transmitir1 , escolarizar2 , personalidade3 , ente4 , identidade5
B) informar1 , repassar2 , consciência3 , recurso4 , análise situacional5
C) ensinar1 , domesticar2 , autonomia3 , sujeito4 , individualidade5
D) produzir1 , criar estratégia2 , vida3 , objeto4 , competição5

ITEM 13
A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia de trabalho que entra em ação na hora de enfrentar problemas e questões que preocupam em cada sociedade. Enumere, de 1 a 5, em ordem de ocorrência, os passos que costumam estar presentes em qualquer intervenção interdisciplinar.
( ) Decidir sobre o futuro da tarefa, bem como sobre a equipe de trabalho.
( ) Reunir todos os conhecimentos atuais e buscar nova informação.
( ) Determinar os conhecimentos necessários, inclusive as disciplinas representativas e com necessidade de consulta.
( ) Comparar todas as contribuições e avaliar sua adequação, relevância e adaptabilidade.
( ) Definir o Problema (interrogação, tópico, questão). A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) 3, 2, 1, 5, 4.
B) 4, 2, 1, 5, 3.
C) 2, 5, 4, 3, 1.
D) 5, 3, 2, 4, 1.

ITEM 14
Os cursos de formação de professores vêm sofrendo severas críticas, pois não têm atendido suficientemente as necessidades da sociedade. A formação docente é tridimensional, o que significa compará-la a uma tarefa que pressupõe o desenvolvimento harmonioso de três grandes dimensões, quais sejam:
A) tecnologismo, sabedoria e compreensão de si mesmo.
B) conteúdos, habilidades didáticas e relações situacionais.
C) identidade, paradigmas estabelecidos e ensino ativo.
D) espontaneísmo, improvisação e formação inicial.

ITEM 15
Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino, tendo em vista as finalidades educacionais, que são sempre sociais; assim, ela pode, junto às novas Tecnologias de Informação e Comunicação — TICS —, buscar novas formas de fazer a educação, assumindo a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a perspectiva crítico-reflexiva, o principal componente para o uso do computador em educação é a
A) capacidade das máquinas disponíveis.
B) velocidade da Internet.
C) adequada preparação do professor.
D) aceitação da gestão da escola.

ITEM 16
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado: “As Relações Interpessoais desenvolvem-se no processo de ____________ 1 , onde elementos fundamentais são corresponsáveis pelo sucesso ou fracasso dos relacionamentos, como ____________2 , amizade, ____________3 e ____________4 ”.
A) interação humana1 , comunicação2 , cooperação3 , respeito4
B) inclusão social1 , saúde2 , educação3 , moradia4
C) competicão1 , articulação2 , jogo3 , vitórias4
D) crescimento humano1 , trajetória2 , desconfiança3 , objetivos4

ITEM 17
Cultura diz respeito a todo modo de vida de uma sociedade e se refere à forma como as pessoas e os grupos sociais produzem sua própria existência a partir das influências que recebem. Com base nos pressupostos dos estudos culturais, é INCORRETO afirmar que
A) a influência da cultura geral sobre as pessoas é determinística.
B) os processos culturais estão intimamente vinculados com as relações sociais.
C) a cultura deixa, gradativamente, de ser domínio exclusivo da erudição e passa a contemplar o gosto das multidões.
D) recriando a cultura geral, grupos e comunidades criam culturas específicas.

ITEM 18
A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da inclusão, tem por objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Analise o que se diz acerca da Política Nacional de Educação Especial e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) É entendida como uma modalidade de ensino.
( ) É vista como um serviço ou atendimento à parte do currículo escolar.
( ) Orienta a organização de redes de apoio e a formação continuada dos professores.
( ) O atendimento educacional especializado é um serviço de oferta facultativa pela escola. A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) F, V, V, F.
B) V, F, V, F.
C) F, V, F, V.
D) V, F, F, V.

ITEM 19
Conforme o grau de integração das diferentes disciplinas reagrupadas em um determinado momento, podemos estabelecer diferentes níveis de interdisciplinaridade. Segundo Piaget (1979), os níveis de colaboração e integração entre disciplinas, são:
A) multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.
B) pluridisciplinaridade, disciplinaridade cruzada, multidisciplinaridade.
C) interdisciplinaridade auxiliar, composta e unificadora.
D) pseudo-interdisciplinaridade, interdisciplinaridade estrutural e restritiva.


GABARITO
1) E
2) A
3) C
4) E
5) B
6) C
7) C
8) C
9) D
10) D
11) C
12) C
13) D
14) B
15) C
16) A
17) A
18) B

19) A


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