Simulado elaborado para o cargo de Professor Ensino Fundamental I / PEB I.
Todas as questões caÃram em provas de 2017.
Gabarito ao final.
Bons estudos!
ITEM 01
O educador Paulo Freire argumentava que é impossÃvel pensar a democratização
da escola sem superar os preconceitos contra as camadas populares, os negros,
as mulheres, as pessoas com deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola
deve assumir na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e ser um
local privilegiado para
A) viabilizar as polÃticas nacionais de educação.
B) ensinar habilidades para o mundo do trabalho.
C) desenvolver valores e atitudes articulados com determinados interesses
de classe.
D) fortalecer um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando
como iguais os diferentes.
E) desenvolver em crianças, jovens e adultos a capacidade de aprender
através do direito de serem iguais sem serem inferiorizados pelas diferenças.
ITEM 02
Reflexões atuais sobre o ato educativo evidenciam a importância de se
compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu desenvolvimento.
Considera-se, nesse contexto, que o desenvolvimento do ensino supõe que se
observe, além dos aparatos legais, um planejamento escolar e didático, no qual
as práticas de aprendizagem possam ser revistas e reavaliadas.
Nesse sentido, é importante que o professor, ao construir seus instrumentos
de avaliação, considere que
A) cada aluno possui tempos diferenciados para aprender os conteúdos e
gerar respostas aos desafios cognitivos.
B) o atendimento às necessidades especiais deve ser levado em conta
exclusivamente nos momentos de avaliação.
C) todos devem ser tratados em igualdade de aprendizagem para as
respostas requeridas.
D) a aplicação de práticas isoladas de avaliação para cada turma deve
ser prioritária.
E) a avaliação deve buscar a homogeneidade da turma.
ITEM 03
Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem,
I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova a melhoria
da aprendizagem.
II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de esclarecedor
e de organizador de experiências significativas.
III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e os
alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ITEM 04
A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se
funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições
educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços
da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto
afirmar que
A) a cultura escolar deve priorizar o ensino interdisciplinar.
B) a função do currÃculo escolar é reforçar o ensino de linguagem e da
matemática para atender ao mundo do trabalho.
C) os conteúdos curriculares devem priorizar o ensino de ciências e
suas conexões com a vida prática do aluno.
D) os conteúdos curriculares devem reforçar o ensino de conteúdos da
prática e minimizar os conteúdos teóricos.
E) a cultura escolar deve desenvolver um ensino que crie conexões entre
o que o aluno aprende e as experiências de vida.
ITEM 05
Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental
para a organização do trabalho docente,
I. Planejar é um ato exclusivamente polÃtico-filosófico.
II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de
administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos.
III. O ato de planejar, seja no nÃvel macro, seja no nÃvel micro, envolve
o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ITEM 06
Entre as várias definições de currÃculo, Marisa Vorraber Costa (2001)
afirma que o currÃculo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por
uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse
contexto, o currÃculo
I. envolve elementos culturais.
II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem
transmitidos aos educandos.
III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo
de uma determinada sociedade.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ITEM 07
Predominava, até o século XIII, a ideia de que as crianças eram
A) alguém inocente.
B) seres sencientes.
C) adultos imperfeitos.
D) pessoas singulares.
E) seres autossuficientes.
ITEM 08
Ah, a gente sempre tem que buscar a atualização por meio dos cursos.
Hoje em dia a internet também tem sido um meio riquÃssimo, a gente tem
encontrado muitas coisas. Também, no dia a dia, troca de experiência, a gente
sempre tá conversando:
“olha eu fiz tal atividade”, é criando projeto junto, então eu acho que
isso traz crescimento profissional muito grande.
DisponÃvel em:
<http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/inscricoes/PDF_SWF/13983.pdf>.
Acesso em: 04 mar. 2017.
No depoimento, a professora enfatiza um importante aspecto da Profissão
Docente, relacionado Ã
A) luta pela valorização salarial.
B) importância da formação inicial.
C) busca pela formação continuada.
D) singularidade da atuação feminina.
E) utilização das tecnologias de informação e comunicação no trabalho.
ITEM 09
Na escola, o Projeto PolÃtico-Pedagógico busca
A) atender o cumprimento de tarefas burocráticas.
B) agrupar atividades didáticas e planos de ensino.
C) eliminar as retenções e reprovações dos alunos.
D) efetivar um compromisso definido coletivamente.
E) promover uma estabilidade escolar administrativa.
ITEM 10
Cabe, pois, criar um clima de entusiasmo diante do aprender, encorajando
os alunos a se envolverem coletivamente na tarefa, aprendendo uns com os outros
e todos com a professora, a resolver problemas reais, progressivamente mais
complexos e abstratos. A conversa auxilia o pensamento, torna-o cada vez mais
flexÃvel (pois se é forçado a perceber que há muitos e diversificados pontos de
vista acerca de um único evento), ensina que é preciso ouvir quando se quer ser
ouvido, que é preciso argumentar e defender boas ideias. Em uma conversa rica
em torno de um conteúdo interessante, há uma intensa negociação de sentidos e
significados, algo que estimula, ao mesmo tempo, o desenvolvimento afetivo,
cognitivo e social. De fato, ao oferecer oportunidades para o desenvolvimento
da linguagem, o docente contribui, concomitantemente, para a organização do
pensamento do aluno.
DAVIS, C. L. F. et al., Abordagens.... Diferentes olhares para a sala
de aula. Psicol. educ., São Paulo, n. 34, p. 63-83, jun. 2012 (adaptado).
O diálogo entre os alunos, como processo de desenvolvimento afetivo,
cognitivo e social, está fortemente associado à perspectiva
A) freudiana.
B) piagetiana.
C) walloniana.
D) vygotskiana.
E) behaviorista.
ITEM 11
Dadas as afirmativas a respeito da relação entre transversalidade e
interdisciplinaridade na educação,
I. A interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da
didática.
II. A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos
objetos de conhecimento.
III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades
maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de
Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia.
IV. A inserção de temas que integrem as áreas convencionais de conhecimento
de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da
atualidade, é chamado de transversalidade.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A) III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ITEM 12
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte
enunciado: “Nas palavras de Demo (1996), Educação não é só _________ 1 ,
instruir, treinar, _________ 2 ; é, sobretudo, formar a _________ 3 do sujeito
histórico competente, uma vez que, o educando não é o objetivo de ensino, mas
sim _________ 4 do processo, parceiro de trabalho, trabalho este entre
_________ 5 e solidariedade”. A opção que completa as lacunas, na ordem e
corretamente, é:
A) transmitir1 , escolarizar2 , personalidade3 , ente4 , identidade5
B) informar1 , repassar2 , consciência3 , recurso4 , análise
situacional5
C) ensinar1 , domesticar2 , autonomia3 , sujeito4 , individualidade5
D) produzir1 , criar estratégia2 , vida3 , objeto4 , competição5
ITEM 13
A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia
de trabalho que entra em ação na hora de enfrentar problemas e questões que
preocupam em cada sociedade. Enumere, de 1 a 5, em ordem de ocorrência, os
passos que costumam estar presentes em qualquer intervenção interdisciplinar.
( ) Decidir sobre o futuro da tarefa, bem como sobre a equipe de
trabalho.
( ) Reunir todos os conhecimentos atuais e buscar nova informação.
( ) Determinar os conhecimentos necessários, inclusive as disciplinas
representativas e com necessidade de consulta.
( ) Comparar todas as contribuições e avaliar sua adequação, relevância
e adaptabilidade.
( ) Definir o Problema (interrogação, tópico, questão). A sequência
correta, de cima para baixo, é:
A) 3, 2, 1, 5, 4.
B) 4, 2, 1, 5, 3.
C) 2, 5, 4, 3, 1.
D) 5, 3, 2, 4, 1.
ITEM 14
Os cursos de formação de professores vêm sofrendo severas crÃticas,
pois não têm atendido suficientemente as necessidades da sociedade. A formação
docente é tridimensional, o que significa compará-la a uma tarefa que pressupõe
o desenvolvimento harmonioso de três grandes dimensões, quais sejam:
A) tecnologismo, sabedoria e compreensão de si mesmo.
B) conteúdos, habilidades didáticas e relações situacionais.
C) identidade, paradigmas estabelecidos e ensino ativo.
D) espontaneÃsmo, improvisação e formação inicial.
ITEM 15
Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os
meios e as condições do processo de ensino, tendo em vista as finalidades
educacionais, que são sempre sociais; assim, ela pode, junto às novas
Tecnologias de Informação e Comunicação — TICS —, buscar novas formas de fazer
a educação, assumindo a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com a perspectiva crÃtico-reflexiva, o principal componente para o
uso do computador em educação é a
A) capacidade das máquinas disponÃveis.
B) velocidade da Internet.
C) adequada preparação do professor.
D) aceitação da gestão da escola.
ITEM 16
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte
enunciado: “As Relações Interpessoais desenvolvem-se no processo de
____________ 1 , onde elementos fundamentais são corresponsáveis pelo sucesso
ou fracasso dos relacionamentos, como ____________2 , amizade, ____________3 e
____________4 ”.
A) interação humana1 , comunicação2 , cooperação3 , respeito4
B) inclusão social1 , saúde2 , educação3 , moradia4
C) competicão1 , articulação2 , jogo3 , vitórias4
D) crescimento humano1 , trajetória2 , desconfiança3 , objetivos4
ITEM 17
Cultura diz respeito a todo modo de vida de uma sociedade e se refere Ã
forma como as pessoas e os grupos sociais produzem sua própria existência a
partir das influências que recebem. Com base nos pressupostos dos estudos
culturais, é INCORRETO afirmar que
A) a influência da cultura geral sobre as pessoas é determinÃstica.
B) os processos culturais estão intimamente vinculados com as relações
sociais.
C) a cultura deixa, gradativamente, de ser domÃnio exclusivo da
erudição e passa a contemplar o gosto das multidões.
D) recriando a cultura geral, grupos e comunidades criam culturas
especÃficas.
ITEM 18
A PolÃtica Nacional de Educação Especial, na perspectiva da inclusão,
tem por objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiências,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Analise o que se diz acerca da PolÃtica Nacional de Educação Especial e
assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) É entendida como uma modalidade de ensino.
( ) É vista como um serviço ou atendimento à parte do currÃculo
escolar.
( ) Orienta a organização de redes de apoio e a formação continuada dos
professores.
( ) O atendimento educacional especializado é um serviço de oferta
facultativa pela escola. A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) F, V, V, F.
B) V, F, V, F.
C) F, V, F, V.
D) V, F, F, V.
ITEM 19
Conforme o grau de integração das diferentes disciplinas reagrupadas em
um determinado momento, podemos estabelecer diferentes nÃveis de
interdisciplinaridade. Segundo Piaget (1979), os nÃveis de colaboração e
integração entre disciplinas, são:
A) multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.
B) pluridisciplinaridade, disciplinaridade cruzada,
multidisciplinaridade.
C) interdisciplinaridade auxiliar, composta e unificadora.
D) pseudo-interdisciplinaridade, interdisciplinaridade estrutural e
restritiva.
GABARITO
1) E
2) A
3) C
4) E
5) B
6) C
7) C
8) C
9) D
10) D
11) C
12) C
13) D
14) B
15) C
16) A
17) A
18) B
19) A
Obrigada! Esses conteúdos estão me ajudando muito
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