64 Questões de
Provas sobre Piaget, Vygost, Wallon e Ausubel
Coletânea de questões
de provas sobre psicologia da educação para concursos do cargo de professores.
Gabarito ao final.
ITEM 01
Os conceitos de
Assimilação e Acomodação foram contribuições de qual teórico?
A) Jean Piaget.
B) Jean Jaques
Rousseau.
C) Sigmund Freud.
D) Karl Marx.
E) Adam Smith.
ITEM 02
Quarto estágio da
teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a
adolescência, que possibilita estabelecer relações e coordenar pontos de vista
diferentes (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente.
Outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade de
interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente.
A) Sensório motor
B) Pré-operacional
C) Operações
Concretas
D) Operações Formais
ITEM 03
De acordo com Piaget,
a criança age sobre os objetos do ambiente para conhecê-los por meio de alguma
base de conhecimento que já possua. A esse processo de utilizar um esquema que
já existe e aplicá-lo a uma nova situação, Piaget chama de:
A) Equilibração
B) Assimilação
C) Acomodação
D) Esquematização
ITEM 04
Assinale a
alternativa INCORRETA em relação aos Estágios de Desenvolvimento Cognitivo
propostos por Piaget:
A) No Estágio
Operatório Formal as crianças utilizam símbolos para representar a realidade. O
egocentrismo está bastante presente e elas possuem uma incapacidade de pensar através
das consequências de uma ação e de entender noções de lógica.
B) No Estágio
Operatório Concreto a criança apresenta um declínio do egocentrismo, começa a
se socializar em grupos, reconhecendo uma liderança.
C) No Estágio
Sensório- motor a criança passa do nível neonatal, marcado pelo funcionamento
dos reflexos inatos, para outro em que ela já é capaz de uma organização
perceptiva e motora dos fenômenos do meio.
D) No Estágio
pré-operatório a criança interioriza o meio, sendo capaz agora de representá-lo
mentalmente.
ITEM 05
Piaget, embora não
tendo sido um educador, contribuiu muito para a discussão de questões relativas
ao desenvolvimento do raciocínio do homem. Segundo Piaget, a criança age sobre
os objetos do ambiente para conhecê-los por meio de alguma base de conhecimento
que já possua. A esse processo de utilizar um esquema que já existe e aplicá-lo
a uma nova situação, Piaget chama de:
A) Esquematização
B) Assimilação
C) Acomodação
D) Equilibração
ITEM 06
Compreender a questão
da mediação, que caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros
homens, é de fundamental importância justamente porque é através desse processo
que as funções psicológicas superiores, especialmente humana se desenvolvem. Vygotsky
distingue elementos básicos responsáveis por essa mediação:
I. O instrumento que
tem a função de regular as ações sobre os objetos.
II. O símbolo que
representa a realidade do pensamento humano.
III. O signo que
regula as ações sobre o psiquismo das pessoas.
IV. A linguagem que
possibilita o intercâmbio social.
A) Somente II e IV
estão corretas.
B) Somente I e IV
estão corretas.
C) Somente II e III
estão corretas.
D) Somente I e III
estão corretas.
E) Somente I e II
estão corretas.
ITEM 07
Assinale a
alternativa INCORRETA em relação às fases do desenvolvimento infantil.
A) É no estágio
Operatório -Concreto que a criança inicia a capacidade de representar uma coisa
por outra. Forma esquemas simbólicos.
B) Estágio
Sensório-Motor de 0 a 2 anos. O desenvolvimento inicial das coordenações e
relações de ordem entre ações, início de diferenciação entre o próprio corpo e
os objetos.
C) No Estágio
Pré-operatório a criança adquire a função simbólica e a linguagem.
D) O Estágio
Operatório-Concreto é caracterizado pela reversibilidade de pensamento.
ITEM 08
Piaget criou um campo
de investigação que denominou _____________________, isto é, uma teoria do
conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o
pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início
da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. A grande
contribuição de Piaget foi estudar - _______________________.
De acordo com Jean
Piaget, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.
A) epistemologia
genética – o raciocínio lógico matemático
B) período sensório
motor – a assimilação e acomodação
C) assimilação e
acomodação – os estágios de desenvolvimento
D) período das
operações concretas – a epistemologia genética
E) raciocínio
lógico-matemático – os estágios de desenvolvimento
ITEM 09
Segundo Piaget, o
pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início
da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Segundo
ele:
A) A criança constrói
conhecimento somente na interação com outras crianças.
B) O aprendizado da
criança não está relacionado com a interação da criança com o meio.
C) O ensino só se
efetiva mediante a avaliação.
D) A criança constrói
o conhecimento a partir de suas descobertas quando em contato com o mundo e com
os objetos.
E) O processo de
ensino/aprendizagem deve ser um processo rigoroso, centrado no professor.
ITEM 10
O modelo piagetiano
de desenvolvimento cognitivo aponta que o adolescente é capaz de formar
esquemas conceituais abstratos dos 12 anos em diante. Trata-se do período
A) pré-operacional.
B) das operações
formais.
C) das operações
concretas.
D) sensório-motor.
E) epistemofílico.
ITEM 11
No modelo piagetiano
de desenvolvimento cognitivo, a criança em idade escolar entre 7 a 12 anos
apresenta um declínio do egocentrismo intelectual e um crescente incremento do
pensamento lógico, encontrando-se no período
A) das operações
formais.
B) sensorio
motor.
C) pré-operacional.
D) das operações
concretas.
E) das operações
informais.
ITEM 12
A criança deste
estágio é “egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar,
abstratamente, no lugar do outro. Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter
uma explicação.” O texto apresentado corresponde a características de qual fase
do desenvolvimento da teoria de Piaget?
A) Sensório motor.
B) Operatório
concreto.
C) Operatório formal.
D) Pré-operatório.
E) Não corresponde a
teoria de Piaget.
ITEM 13
De acordo com a
concepção piagetiana, o pensamento da criança que se encontra no período
pré-operacional caracteriza-se por ser
A) real.
B) fantasioso.
C) simbólico.
D) lógico.
E) egocêntrico.
ITEM 14
O modelo piagetiano
do desenvolvimento humano propõe períodos que são caracterizados pelo
aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo no desenvolvimento
global. O período de operações concretas se dá dos
A) 9 aos 14 anos, com
o desenvolvimento de um egocentrismo intelectual e social.
B) 7 aos 11 ou 12
anos com o início da construção lógica, ou seja, a capacidade da criança
estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.
C) 6 aos 10 anos,
quando deixa de ter dificuldade para realizar as operações no plano das ideias
sem necessitar de manipulação ou referências concretas.
D) 10 aos 14 anos,
quando é capaz de abstrair e generalizar, criando teorias sobre o mundo,
principalmente sobre aspectos que gostaria de modificar. e) 4 aos 7 anos, com o aparecimento da
linguagem, incrementando a comunicação e a interação com os demais.
ITEM 15
Jean Piaget afirma que o desenvolvimento de
operações mentais marca o início do período operacional concreto. Dentre as
operações que as crianças passam a dominar nesse período, destaca-se o(a)
A) centração.
B) permanência de
objeto
C) egocentrismo.
D) animismo.
E) reversibilidade.
ITEM 16
Analise o texto
abaixo:
Os estudos
epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os
processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar
duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso,
apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.
Assinale a
alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
A) Wallon
B) Vigotski
C) Paulo Freire
D) Davidov
E) Piaget
ITEM 17
Quarto estágio da
teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a
adolescência, que possibilita estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes
(próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente. Outro
aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade de
interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente.
A) Sensório motor
B) Pré-operacional
C) Operações Concretas
D) Operações Formais
ITEM 18
De acordo com Piaget,
a criança age sobre os objetos do ambiente para conhecê-los por meio de alguma
base de conhecimento que já possua. A esse processo de utilizar um esquema que
já existe e aplicá-lo a uma nova situação, Piaget chama de:
A) Equilibração
B) Assimilação
C) Acomodação
D) Esquematização
ITEM 19
Assinale a
alternativa INCORRETA em relação aos Estágios de Desenvolvimento Cognitivo
propostos por Piaget:
A) No Estágio
Operatório Formal as crianças utilizam símbolos para representar a realidade. O
egocentrismo está bastante presente e elas possuem uma incapacidade de pensar
através das consequências de uma ação e de entender noções de lógica.
B) No Estágio
Operatório Concreto a criança apresenta um declínio do egocentrismo, começa a
se socializar em grupos, reconhecendo uma liderança.
C) No Estágio
Sensório- motor a criança passa do nível neonatal, marcado pelo funcionamento
dos reflexos inatos, para outro em que ela já é capaz de uma organização
perceptiva e motora dos fenômenos do meio.
D) No Estágio
pré-operatório a criança interioriza o meio, sendo capaz agora de representá-lo
mentalmente.
ITEM 20
Piaget, embora não
tendo sido um educador, contribuiu muito para a discussão de questões relativas
ao desenvolvimento do raciocínio do homem. Segundo Piaget, a criança age sobre
os objetos do ambiente para conhecê-los por meio de alguma base de conhecimento
que já possua. A esse processo de utilizar um esquema que já existe e aplicá-lo
a uma nova situação, Piaget chama de:
A) Esquematização
B) Assimilação
C) Acomodação
D) Equilibração
ITEM 21
Assinale a
alternativa INCORRETA em relação às fases do desenvolvimento infantil.
A) É no estágio
Operatório -Concreto que a criança inicia a capacidade de representar uma coisa
por outra. Forma esquemas simbólicos.
B) Estágio
Sensório-Motor de 0 a 2 anos. O desenvolvimento inicial das coordenações e
relações de ordem entre ações, início de diferenciação entre o próprio corpo e
os objetos.
C) No Estágio
Pré-operatório a criança adquire a função simbólica e a linguagem.
D) O Estágio
Operatório-Concreto é caracterizado pela reversibilidade de pensamento.
ITEM 22
Na perspectiva
interacionista de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, a inteligência é:
A) Uma estrutura
somente cerebral, tendo assim a função de realizar adaptações neurológicas
durante a infância.
B) Uma estrutura
biológica, e assim como as outras, tem a função de realizar adaptações do
organismo.
C) Uma estrutura
emocional, tendo assim a função de realizar adaptações de caráter e
personalidade durante a infância e a adolescência.
D) Uma intervenção
sociocultural, tendo assim a função de realizar adaptações com o meio e o
objeto, somente se realizado de maneira independente.
Continua no link
http://pedagogiaparaconcursos.blogspot.com.br/p/64-questoes-de-provas-sobre-piaget.html
Por que isso acontece? O Blogger limita quantidade de palavras e me puni por colocar textos longos (a punição ocorre retirando conteúdo do blog). O material completo está no link acima ou baixe em formato word.
Para baixar o material acesse aqui. Está em formato word para você editar da forma que quiser.
Bons estudos.