SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação, Gestão democrática, Projeto Político Pedagógico, Currículo e Planejamento

SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
Avaliação, Gestão democrática, Projeto Político Pedagógico, Currículo e Planejamento
AVALIAÇÃO
ITEM 01
Para Cipriano Luckesi em “Avaliação de aprendizagem escolar” o ato de avaliar implica dois processos articulados e indissociáveis:
a) examinar e classificar
b) diagnosticar e decidir
c) analisar e resolver;
d) focar e ensinar
ITEM 02
Tipo de avaliação que ocorre ao final da instrução com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu. Inclui conteúdos mais relevantes e os objetivos mais amplos do período de instrução.
A concepção de avaliação expressa no texto acima é:
A) Classificatória.
B) Diagnóstica.
C) Formativa.
D) Somativa.
ITEM 03
Segundo LUCKESI, a maioria das escolas promove exames, que não são uma prática de avaliação. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à avaliação da aprendizagem.
A) A avaliação constitui-se em um momento dialético de reflexão sobre teoria-prática no processo ensino aprendizagem.
B) A avaliação focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, como parte integrante ao processo educacional.
C) A avaliação não deve se resumir a instrumentos de provas/exames; estes objetivam apenas verificar o nível do desempenho do educando em determinado conteúdo, classificando-o como aprovado ou reprovado.
D) A avaliação tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados.
ITEM 04
É um dos objetos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica:
A) Não oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas.
B) Identificar somente as soluções e as diferenças regionais do ensino.
C) Produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos.
D) Proporcionar questionamento que buscam produzir informações as condições somente interescolares que incidem sobre o processo de ensino e aprendizagem.
ITEM 05
Numa reunião de planejamento da Escola X, a diretora organiza com os professores as avaliações bimestrais, as tarefas de casa e o calendário das provas. No entanto, o Professor W informa que não pretende aplicar nenhuma prova, alegando que atribuirá notas pela frequência dos estudantes.
A diretora deve argumentar com o professor que, na escola, sua autonomia docente deve estar
A) determinada pelas políticas públicas estabelecidas no órgão central, uma vez que as avaliações fazem parte
do sistema educacional.
B) subordinada à gestão escolar, tendo em vista que as provas fazem parte do plano da direção para o melhor
desempenho dos estudantes.
C) articulada ao Projeto Político-Pedagógico da escola e ao planejamento decidido coletivamente e que ambos
preveem atividades e provas.
D) condicionada à decisão da maioria, uma vez que o grupo de professores votou que em todas as disciplinas devem ser aplicadas provas.
E) relacionada à vontade individual de cada professor.
ITEM 06
A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente planejamento de ensino. Acerca da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento, assinale a alternativa correta.
A) Um dos princípios do PPP é a melhoria da qualidade do ensino, sendo que a avaliação da aprendizagem deve ser um dos instrumentos utilizados para identificar caminhos para que isso ocorra.
B) Uma das tarefas do professor é conhecer o PPP para que possa direcionar suas ações pedagógicas, o que não interfere na forma de avaliar seus alunos.
B) A avaliação da aprendizagem é um processo diferente da avaliação do PPP, por isso não existe articulação entre as duas formas de avaliar.
C) A avaliação da aprendizagem visa à verificação do conhecimento adquirido pelo estudante durante o processo de ensino e aprendizagem.
D) No PPP, devem estar descritas todas as formas de avaliação utilizadas pelos professores em sala de aula.
GESTÃO DEMOCRÁTICA
ITEM 07
Sobre a gestão democrática da escola e a participação da comunidade neste processo é INCORRETO afrmar:
A) A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos individuais e participativos de decisão.
B) A participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.
C) A participação não tem o mesmo significado para todos, tratando-se, portanto, de uma palavra que tem vários significados neste contexto.
D) Os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.
ITEM 08
São elementos constitutivos da gestão democrática, com exceção somente do(a):
A) Dependência.
B) Participação.
C) Pluralismo.
D) Transparência.
ITEM 09
Assinale a alternativa INCORRETA em relação a gestão democrática.
A) É a integração dos mecanismos de circulação de informações.
B) É abrangente, envolvendo os diversos âmbitos previstos na LDB.
C) É parte integrante do projeto político pedagógico da escola.
D) É participativa, envolvendo os diversos segmentos que compõe a escola.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ITEM 10
Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao Projeto Político-Pedagógico.
A) É o instrumento teórico-metodológico, definidor das relações da escola com a comunidade a quem vai atender.
B) É um agrupamento de planos de ensino e de atividades, de tarefa específica do pedagogo, coordenador pedagógico e Diretor para sua construção e implantação.
C) Seu desenvolvimento requer reflexão, organização de ações e a participação de todos - professores, funcionários, pais e alunos, num processo coletivo de construção.
D) Sua sistematização nunca é definitiva, o que exige um planejamento participativo, que se aperfeiçoa constantemente durante a caminhada.
ITEM 11
Em uma visão emancipatória, o Projeto Político Pedagógico apresenta qual das seguintes características?
A) É o ato de produzir, direta e intencionalmente em cada sujeito singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.
B) É o deslocamento da reflexão, que é política em sua gênese e em sua essência, para uma discussão técnica é estéril em sua origem e dotado de pseudoneutralidade em sua essência.
C) É um movimento de luta em prol da democracia da escola; não esconde as dificuldades, os pessimismos da realidade educacional, mas não se deixa imobilizar por estes, procurando assumir novos compromissos em direção a um futuro melhor.
D) É um meio de engajamento coletivo para integrar ações dispersas, criar sinergias no sentido de buscar soluções fixas e limitadas para diferentes momentos do trabalho.
ITEM 12
Coloque V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas seguintes, que tratam do processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.) das escolas, no modelo da Gestão Democrática:
I. O P.P.P. deve ser elaborado por consultores e especialistas contratados pela diretoria.
II. O P.P.P. deve ser elaborado pelo corpo de profissionais da escola, além de incluir discussões feitas com a comunidade escolar.
III. O P.P.P. deve ser elaborado por meio de práticas coletivas e da corresponsabilidade dos membros da comunidade escolar.
IV. O P.P.P. deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar, podendo ter apoio de consultores contratados.
V. O P.P.P. deve ser elaborado pela Secretaria de Educação e adaptado em cada instituição escolar, de acordo com sua realidade.
A sequência CORRETA das respostas é:
A) F, V, F, V, V.
B) V, V, V, F, F.
C) F, V, V, F, F.
D) F, V, V, V, F.
CURRÍCULO
ITEM 13
Planejar currículo implica em tomar decisões educacionais, compreendendo os conceitos curriculares existentes e que envolvam uma visão da sociedade, da educação e do homem que se pretende formar. Ele é algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com as realidades ideológicas vividas num determinado momento. Dessa maneira, o planejamento curricular terá de se fundamentar de modo que:
A) Priorize testes, provas e exames como métodos de avaliação eficazes para analisar o potencial de cada aluno.
B) Considere o saber como algo a ser transmitido, desconsiderando o que o aluno já possui.
C) Compreenda o aluno como sujeito do seu processo de aprendizagem, indo ao encontro das suas capacidades e interesses, pois tudo que o cerca, em todas as horas do dia, constitui matéria de currículo.
D) Transforme a sala de aula num ambiente de escuta e recepção, onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos para saber posteriormente o que o professor explicou.
ITEM 14
O currículo oculto na escola envolve em sua maioria:
A) Planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais.
B) Atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.
C) Processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
D) Preparar-se para bem socializar os conhecimentos escolares e facilitar o acesso do(a) estudante a outros saberes.
ITEM 15
Reconhecendo o currículo como coração que faz pulsar o trabalho pedagógico na sua multidimensionalidade e dinamicidade, o Projeto Político-Pedagógico deve se constituir, EXCETO:
A) Da definição de qualidade das aprendizagens e, por consequência, da escola, no contexto das desigualdades que nela se refletem.
B) Da explicitação das bases que norteiam a organização do trabalho pedagógico tendo como foco os fundamentos da gestão democrática, compartilhada e participativa (órgãos colegiados, de representação estudantil e dos pais).
C) Da desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
D) Do diagnóstico da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, contextualizado no espaço e no tempo.
PLANEJAMENTO
ITEM 16
Todas as afirmativas a seguir sobre o planejamento escolar estão corretas, EXCETO:
A) O planejamento articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere.
B) O planejamento é um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor.
C) O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor,
D) Planejar é um ato conjunto que envolve a troca de informações apenas entre professores e a direção da escola.
ITEM 17
O ato de planejar faz parte de um conjunto de ações diárias do professor. Para planejar, certos princípios devem ser respeitados, EXCETO:
A) Flexibilidade, participação coletiva, registro em planos ou projetos de trabalho.
B) Rigidez, participação individual, improviso.
C) Flexibilidade e coerência entre teoria e prática.
D) Estratégias organizadas, formulação de objetivos a longo e curto prazos.
Todas as afirmativas a seguir sobre o planejamento escolar estão corretas, EXCETO:
A) O planejamento articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere.
B) O planejamento é um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor.
C) O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor,
D) Planejar é um ato conjunto que envolve a troca de informações apenas entre professores e a direção da escola.
ITEM 18
O planejamento escolar é uma atividade que:
A) Auxilia o aluno a gravar as informações.
B) Expressa às expectativas do aluno.
C) Não abrange a participação do docente.
D) Prevê objetivos, conteúdos e métodos.
ITEM 19
Para um planejamento eficiente devemos considerar:
I- Ter o foco na aprendizagem de todos, operacionalizando os conteúdos fundamentais para a escola.
II- Ser o produto de uma discussão que envolva toda a comunidade escolar.
III- Ter o desempenho constantemente monitorado, com abertura para redirecionamentos.
 IV- Conter princípios pedagógicos que correspondam ao contexto e à prática da sala de aula dos professores.
V- Prever tempo para a formação docente e para reuniões pedagógicas. São corretas:
A) I, III, IV e V
B) II, III, VI e V
C) I, IV e V
D) I, II, III, IV e V
ITEM 20
Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:
(  ) O planejamento escolar não assegura a unidade e a coerência do trabalho docente.
(  ) O planejamento escolar não inter-relaciona ao plano de aula.
(  ) O planejamento escolar é um processo contínuo e dinâmico.
(  ) O planejamento escolar deve ser dialógico e flexível.
Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo:
A) V, V, F, V.
B) F, F, V, V.
C) V, F, V, F.
D) F, V, V, F.


<====Professor Luckesi

GABARITO




1) D
2) D
3) B
4) C
5) C
6) A
7) A
8) A
9) A
10 B
11) C
12) D
13) C
14) B
15) C
16) D
17) D
18) D
19) D
20) B

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6 Comentários

  1. questao 1 resposta correta é B.Segundo Luckesi (2011) o ato de avaliar é pro cessual, inclusivo, dialógico, investigativo e diagnóstico que implica em dois processos articulados e indi ssociáveis: o de diagnosticar e o de decidir.

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  2. 13) C : Compreenda o aluno como sujeito do seu processo de aprendizagem, indo ao encontro das suas capacidades e interesses, pois tudo que o cerca, em todas as horas do dia, constitui matéria de currículo.

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  3. Respostas
    1. As questões são super bem elaboradas, mas não dá pra estudar por esse site NÃO. O gabarito não corresponde ao que de fato é CERTO E/ou ERRADO, jamais. Desde quando a questão 13(R: c) a resposta certa é a letra 'd'? Ou a questão 17 NÃO é a opção de letra 'b'

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