SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS


ITEM 01
Ao abordar a didática na sala de aula ou a didática
organizacional, depara-se com uma questão central, que
é a avaliação. Os processos avaliativos, dependendo de
sua intencionalidade, podem expressar-se em avaliações
diagnósticas, avaliações de desempenho, avaliações
de programas e avaliações institucionais, assim como
podem utilizar abordagem quantitativa ou qualitativa e
diferentes instrumentos para a coleta de informações.
Em relação às várias práticas avaliativas, analise as
afirmativas a seguir, assinalando com F as falsas e com
V as verdadeiras.
( ) Necessitam de um referencial teórico ou matriz
conceitual.
( ) Seus instrumentos determinam os objetivos da
avaliação.
( ) Suas funções são definidas a partir dos sujeitos
envolvidos.
( ) Favorecem o processo de tomada de decisões
após a análise dos dados.
( ) Seus resultados não podem ser comunicados,
são sigilosos.
Assinale a sequência CORRETA.
A) V V F V F
B) F V V F V
C) F F V V V
D) V F V V F

ITEM 02
O projeto político pedagógico é um instrumento teóricometodológico que visa enfrentar os desafios do cotidiano
da escola, ressignificando as ações e garantindo a
memória do significado de todos os agentes da instituição
educativa.
De acordo com essa abordagem, o projeto político
pedagógico não possui a seguinte finalidade:
A) Legitimar as ações específicas em seus grupos
de trabalho.
B) Garantir a participação e a formação de seus
membros.
C) Ajustar as conquistas e consolidar a autonomia
da instituição.
D) Agir como instrumento de transformação social.

ITEM 03
A elaboração do projeto político pedagógico ou do
plano de desenvolvimento institucional de uma unidade
educativa consiste numa estratégia para conduzir de
forma articulada a ação, assim como uma estratégia de
formação em serviço.
De acordo com Celso Vasconcelos, nas etapas de
elaboração do projeto ou plano, é necessário investir
coletivamente em, EXCETO:
A) diagnóstico que identifca fatores difcultadores e
facilitadores presentes na realidade institucional.
B) descrição detalhada das atribuições e funções
dos cargos de cada membro da comunidade
educativa.
C) marco operativo que propõe ações para diminuir
a distância entre a realidade da instituição e o
ideal proposto.
D) marco referencial que implica em explicitar onde
se está, para onde se quer ir e qual o horizonte
de ação.

ITEM 04
Numa sala de aula é necessário construir um contrato
pedagógico e didático que garanta as regras de
funcionamento internas à classe. A partir do contrato,
o professor pode elaborar suas sequências didáticas
compostas pelas diversas situações de aprendizagem.
De acordo com Perrenoud, para isso o professor
precisa desenvolver a competência de organizar e dirigir
situações de aprendizagem, o que, por sua vez, não
implica em:
A) trabalhar a partir das representações dos alunos.
B) envolver os alunos em atividades de pesquisa.
C) impedir os erros e os obstáculos a aprendizagem.
D) traduzir os conteúdos em objetivos de
aprendizagem.

ITEM 05
A pedagogia histórico-crítica consiste na tentativa de:
I - construir uma teoria pedagógica a partir da compreensão de nossa realidade histórica e social.
II - tornar possível o papel mediador da educação no processo de transformação social.
III - realizar a mudança de forma mediatizada, por meio da transformação das consciências.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A) II e III, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I, II, III.

ITEM 06
Para Zabala (1998), a maneira de configurar as sequências de atividades é um dos traços mais claros que
determinam as características diferenciais da prática educativa. Se realizarmos uma análise dessas
sequências, buscando os elementos que as compõem, daremo-nos conta de que são um conjunto de
atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm
um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos.
Quais são as três fases de toda intervenção reflexiva?
A) Planejamento, verificação e avaliação.
B) Aplicação, avaliação e reavaliação.
C) Planejamento, aplicação e generalização.
D) Planejamento, aplicação e avaliação.

ITEM 07
O professor, como sujeito histórico de transformação, pode, segundo Freire (1996), por meio do processo de
alfabetização, promover, EXCETO
A) A leitura crítica da realidade associada a práticas de mobilização e de organização.
B) A percepção crítica a partir de situações codificadas, cuja decodificação resulte numa nova leitura.
C) A apreensão e memorização das situações codificadas de modo a garantir o acesso à escrita.
D) A leitura do mundo, favorecendo uma compreensão do seu contexto.

ITEM 08
O processo de alfabetização, como ato de conhecimento e ato criador, tem no alfabetizando o seu sujeito.
Paulo Freire (1996), enfatiza, EXCETO
A) A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra, e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele.
B) A ação do educador não anula a responsabilidade do educando na construção de sua linguagem escrita.
C) As palavras do programa de alfabetização devem vir do universo vocabular do educando, expressando sua real linguagem.
D) A alfabetização é a montagem da escrita da expressão oral, e esta deve ser feita pelo educador para o alfabetizando.

ITEM 09
No cotidiano escolar, uma das dificuldades mais comuns enfrentadas pelo professor é o que chamamos de
controle da disciplina. Para Libâneo (1994), essa disciplina depende de uma boa organização do ensino, de
acordo com os requisitos, EXCETO
A) Um bom plano de aula com objetivos, conteúdos, métodos e procedimentos de condução das aulas.
B) Um conjunto de normas de funcionamento e exigências que definem o meio de controle da classe.
C) Uma boa motivação dos alunos, por meio de conteúdos significativos e compreensíveis para eles.
D) Uma verificação da aprendizagem que implica no acompanhamento permanente das ações dos alunos.

ITEM 10
Transformar as atividades escolares em situações que contribuam efetivamente para a formação integradora dos alunos é uma meta de todo educador. Para isso, é essencial que o professor tenha clareza de alguns princípios coerentes com essa prática. Marque a alternativa CORRETA.
A) Para considerar as várias ações como intervenções pedagogicamente apropriadas, é preciso que todo educador reveja constantemente seus valores, seus conhecimentos e, consequentemente, suas ações, para transformar as atividades escolares em situações de formação individual e coletiva.
B) Uma pergunta desafiadora, um limite proposto no momento adequado ou mesmo um elogio encorajador durante as atividades de sala de aula, frequentemente, prejudicam o planejamento do professor e interferem negativamente na aprendizagem dos alunos.
C) Diferentes dimensões da formação não podem coexistir em atividades tão diferenciadas, como observar um fenômeno científico e apreciar um poema.
D) No cotidiano escolar, deve-se saber diferenciar os momentos para ensinar, em que o educador ensina e os alunos aprendem passivamente, e os momentos voltados para a discussão de valores, como a solidariedade e respeito.

ITEM 11
Muitos estudos foram realizados com relação à organização do espaço que a escola ocupa, utiliza e que se
transforma nas relações estabelecidas. Segundo Zabala (1998), as salas precisam de um mobiliário que
permita um deslocamento temporário, conforme as propostas metodológicas, além do trabalho individual.
Essa forma de organização seria:
A) a oportunidade de centrar no ensino a transmissão do conhecimento.
B) a oportunidade de se ter o controle da sala de aula.
C) o deslocamento da centralidade do ensino para a aprendizagem.
D) a realização de uma atividade diferente com cada aluno, tendo o professor como único informante
durante o desenvolvimento da atividade.

ITEM 12
Segundo Cury (2000), as bases da educação nacional, definidas na Lei no 9.394/1996 - atual LDB –
avançaram consideravelmente em três grandes eixos da organização do sistema educacional: autonomia,
avaliação e cooperação. Nessa perspectiva, cabe às escolas:
A) Ampliar a duração do ano letivo (250 dias) e da carga horária anual de efetivo trabalho escolar (900 h),
podendo flexibilizar essa carga horária após ouvir a comunidade. A avaliação deve ser realizada nos
estabelecimentos de Ensino Fundamental de forma integrada ao Sistema Nacional de Avaliação Escolar.
B) Responsabilizar-se pela elaboração e execução de propostas pedagógicas próprias, com uma atuação
integrada com a comunidade. Incentivar o espírito de cooperação dos agentes educacionais entre si e com
a comunidade. A avaliação deve revisar as aprendizagens básicas necessárias a todos os cidadãos.
C) Atribuir aos professores participação ativa na elaboração da proposta pedagógica da escola e colaboração
na articulação. A organização deve ser seriada e a avaliação, tanto dos alunos como dos professores,
deverá ser classificatória, sendo que esses últimos devem estar habilitados em nível superior.
D) Criar momentos de estudos para os alunos que apresentam atraso escolar – programas de aceleração de
estudos – com o cuidado de não avançar o tempo determinado para a conclusão dos cursos. Essa
avaliação deve ser realizada pelo professor desde as séries iniciais, incluindo alfabetização até o Ensino
Médio.

ITEM 13
No início da década de 60, o embate político-ideológico em torno dos objetivos da pedagogia de Paulo
Freire a situava em campos opostos: para os conservadores, tratava-se de uma pedagogia de natureza
subversiva, ao passo que, para setores da esquerda, possuía cunho idealista. Entretanto, a pedagogia de
Freire é tipicamente
A) dialógico-problematizadora.
B) crítico-reprodutivista.
C) crítico-social dos conteúdos.
D) teórico-crítica.

ITEM 14
A Lei n.º 9.394/96 estabelece, na seção V, da Educação de Jovens e Adultos, em seu artigo 37, que a
educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no
Ensino Fundamental e Médio na idade própria. Pode-se afirmar:
A) Os sistemas de ensino oferecerão forma parcial de gratuidade aos jovens e aos adultos, com
oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do alunado, seus interesses e
condições de vida e de trabalho.
B) Os sistemas de ensino assegurarão, gratuitamente, aos jovens e aos adultos, oportunidades educacionais,
considerando as características do alunado regular, mediante exame de seleção classificatório.
C) Os sistemas de ensino assegurarão, aos jovens e aos adultos, oportunidades educacionais, com
gratuidade parcial, considerando as características do Ensino Fundamental e Médio, e respeitando as
condições de trabalho desse alunado.
D) Os sistemas de ensino assegurarão, gratuitamente, aos jovens e aos adultos, oportunidades educacionais
apropriadas, considerando as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho,
mediante cursos e exames.

ITEM 15
Diretrizes Curriculares Nacionais são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e
procedimentos na Educação Básica, expressas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de
Educação. Elas orientam as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, na articulação, no
desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas. As escolas, de Ensino Fundamental,
deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas:
I - Os princípios éticos de autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum.
II - Os princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à
ordem democrática.
III - Os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e
culturais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.

ITEM 16
Assim como não podemos falar em uma escola genérica, no singular, pois todas são diferentes, por mais que
se assemelhem, também não podemos falar numa família, no singular, principalmente nos dias atuais, em
que a própria configuração familiar tem mudado profundamente. Mas, ainda assim, o ambiente familiar é o
ponto primário das relações socioafetivas para a grande maioria das pessoas. No que se refere à escola, os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apontam algumas considerações sobre a relação entre família e
escola. Assinale a alternativa CORRETA.
A) Nos dias atuais, a escola substitui a família, pois possibilita a discussão de diferentes pontos de vista
associados à sexualidade, sem a imposição de valores, cabendo à escola julgar a educação que cada
família oferece a seus filhos.
B) É função da educação estimular a capacidade crítica e reflexiva nos alunos para aprender a transformar
informação em conhecimento, pois a escola e a família são mediadoras na formação das crianças e
jovens.
C) A existência da família, por si só, assegura o desenvolvimento saudável da criança, uma vez que ela é
também influenciada por fatores intrínsecos que determinam, em grande parte, a maneira como se
apropriará dos recursos disponíveis.
D) A escola pode desconsiderar o efeito família, visto que, com a variedade de tipos de organização familiar
e as diferenças e crises que se instalam, a família, de forma geral, está deixando de ser um espaço
valorizado pelos adolescentes e jovens.

ITEM 17
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.° 8.069/90), quando este versa sobre o direito
à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, é dever do Estado assegurar:
A) Atendimento educacional aos portadores de deficiência, exclusivamente na rede regular de ensino.
B) Atendimento especializado, em creches e pré-escolas, às crianças de dois a seis anos de idade.
C) Ensino Fundamental opcional e gratuito, até mesmo para os que não tiveram acesso em idade apropriada.
D) Acesso aos níveis mais elevados de ensino, da pesquisa e criação artística, segundo a capacidade de cada
um.

ITEM 18
A educação escolar e a avaliação não podem estar dissociadas. É a relação dinâmica entre elas e a
multiplicidade de elementos constitutivos de cada uma que fazem o aluno sujeito do processo de
aprendizagem. Nessa perspectiva democrática do processo educativo, os conhecimentos devem ser:
A) Avaliados continuamente, considerando o processo como um todo, conforme as atividades desenvolvidas
e a atuação dos sujeitos nelas envolvidos, fornecendo subsídios à condução do processo ensinoaprendizagem.
B) Avaliados formalmente, através de instrumento predominantemente objetivos e neutros, possibilitando a
manipulação matemática dos resultados.
C) Medidos exclusivamente através de provas escritas ou orais, ao final de cada conteúdo ministrado,
quantificando-os através de notas ou conceitos.
D) Verificados através da autoavaliação, de forma a medir o nível de necessidades dos alunos e o domínio
de conteúdos, visando detectar os problemas surgidos no processo de ensino.










Professor Adriano Martins
















GABARITO
01 – d               11 – c               
02 – a               12 – b               
03 – b               13 - a               
04 – c               14 – d              
05 – d               15 – d              
06 – d               16 – b              
07 – c               17 – d              
08 – d               18 – a              
09 – b              

10 - a                




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1 Comentários

  1. Seu blog é ótimo parabéns, pelos arquivos q vc disponibiliza .
    Maria

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