ITEM 01
Um dos princípios
estabelecidos no artigo 3o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –
Lei no 9.394/96
é o da coexistência de instituições públicas e privadas de
ensino. O artigo 20, da mesma Lei, enquadra as institui-
ções privadas em categorias: particulares, comunitárias,
confessionais e filantrópicas.
As instituições de ensino que se enquadram como comunitárias, nos termos da Lei, são aquelas
(A) criadas ou incorporadas, mantidas e administradas
pelo Poder Público Municipal, Estadual ou Federal.
(B) instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, são autorizadas a
funcionar pelo Poder Público e atuam com finalidade
de obtenção de lucro.
(C) comunitárias, instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive
cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que
incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
(D) instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma
ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação
confessional e ideologia específicas.
(E) filantrópicas, que atuam no atendimento a alunos
menos favorecidos economicamente e não têm
como finalidade a obtenção de lucro.
é o da coexistência de instituições públicas e privadas de
ensino. O artigo 20, da mesma Lei, enquadra as institui-
ções privadas em categorias: particulares, comunitárias,
confessionais e filantrópicas.
As instituições de ensino que se enquadram como comunitárias, nos termos da Lei, são aquelas
(A) criadas ou incorporadas, mantidas e administradas
pelo Poder Público Municipal, Estadual ou Federal.
(B) instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, são autorizadas a
funcionar pelo Poder Público e atuam com finalidade
de obtenção de lucro.
(C) comunitárias, instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive
cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que
incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
(D) instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma
ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação
confessional e ideologia específicas.
(E) filantrópicas, que atuam no atendimento a alunos
menos favorecidos economicamente e não têm
como finalidade a obtenção de lucro.
ITEM 02
Há por parte de sindicatos
de professores uma grande
discussão a respeito do número de alunos na classe, nas
escolas que oferecem os segmentos de anos iniciais e
anos finais do ensino fundamental e nas classes de ensino médio.
A respeito do assunto, a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, artigo 25 “caput”, estabelece que
(A) as classes de anos iniciais do ensino fundamental
devem ter, no máximo, 30 alunos.
(B) as classes de todas as séries do ensino médio devem atender, no máximo, 35 alunos.
(C) o número de alunos deverá ser aumentado em sequência, de 30 alunos nos anos iniciais, até o máximo de 45 alunos no ensino médio.
(D) será objetivo permanente das autoridades responsá-
veis alcançar a relação adequada entre o número de
alunos e o professor.
(E) os sistemas de ensino devem fiscalizar as respectivas escolas para o cumprimento do número máximo
e mínimo de alunos estabelecidos por lei.
discussão a respeito do número de alunos na classe, nas
escolas que oferecem os segmentos de anos iniciais e
anos finais do ensino fundamental e nas classes de ensino médio.
A respeito do assunto, a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, artigo 25 “caput”, estabelece que
(A) as classes de anos iniciais do ensino fundamental
devem ter, no máximo, 30 alunos.
(B) as classes de todas as séries do ensino médio devem atender, no máximo, 35 alunos.
(C) o número de alunos deverá ser aumentado em sequência, de 30 alunos nos anos iniciais, até o máximo de 45 alunos no ensino médio.
(D) será objetivo permanente das autoridades responsá-
veis alcançar a relação adequada entre o número de
alunos e o professor.
(E) os sistemas de ensino devem fiscalizar as respectivas escolas para o cumprimento do número máximo
e mínimo de alunos estabelecidos por lei.
ITEM 03
Há consenso entre os
estudiosos da educação brasileira
de que o modelo liberal conservador da sociedade produziu três pedagogias diferentes, relacionadas entre si
e com um mesmo objetivo em relação à configuração da
sociedade.
Assinale a alternativa que registra corretamente essas
três pedagogias.
(A) Tradicional, renovada e libertadora.
(B) Libertária, libertadora e renovada.
(C) Tradicional, libertadora e libertária.
(D) Tecnicista, escolanovista e libertadora.
(E) Tradicional, renovada e tecnicista.
de que o modelo liberal conservador da sociedade produziu três pedagogias diferentes, relacionadas entre si
e com um mesmo objetivo em relação à configuração da
sociedade.
Assinale a alternativa que registra corretamente essas
três pedagogias.
(A) Tradicional, renovada e libertadora.
(B) Libertária, libertadora e renovada.
(C) Tradicional, libertadora e libertária.
(D) Tecnicista, escolanovista e libertadora.
(E) Tradicional, renovada e tecnicista.
ITEM 04
A Pedagogia marcada pela
ideia de que a transformação
do modelo social virá pela emancipação das camadas
populares, que se define pelo processo de conscientiza-
ção cultural e política fora do muro da escola, foi fundada
e representada pela prática pedagógica inspirada nas atividades do professor
(A) Fernando Azevedo.
(B) Paulo Freire.
(C) Anísio Teixeira.
(D) Darcy Ribeiro.
(E) Florestan Fernandez.
do modelo social virá pela emancipação das camadas
populares, que se define pelo processo de conscientiza-
ção cultural e política fora do muro da escola, foi fundada
e representada pela prática pedagógica inspirada nas atividades do professor
(A) Fernando Azevedo.
(B) Paulo Freire.
(C) Anísio Teixeira.
(D) Darcy Ribeiro.
(E) Florestan Fernandez.
ITEM 05
A Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional garante direitos aos educandos com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou
superdotação, na perspectiva da educação inclusiva, que
devem ser observados pelos sistemas de ensino, no sentido de
(A) promover a socialização desses alunos, independentemente do tipo de deficiência diagnosticado, como
principal objetivo da educação.
(B) utilizar currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às
suas necessidades.
(C) oferecer atendimento médico aos alunos com deficiência e com dificuldades de aprendizagem.
(D) garantir escolas especializadas em cada uma das
deficiências identificadas na população estudantil.
(E) oferecer atendimento aos alunos com deficiência em
classe única, com professor especialista.
superdotação, na perspectiva da educação inclusiva, que
devem ser observados pelos sistemas de ensino, no sentido de
(A) promover a socialização desses alunos, independentemente do tipo de deficiência diagnosticado, como
principal objetivo da educação.
(B) utilizar currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às
suas necessidades.
(C) oferecer atendimento médico aos alunos com deficiência e com dificuldades de aprendizagem.
(D) garantir escolas especializadas em cada uma das
deficiências identificadas na população estudantil.
(E) oferecer atendimento aos alunos com deficiência em
classe única, com professor especialista.
ITEM 06
A proposta pedagógica
inclusiva, de acordo com as discussões e publicações sobre o tema, deve
(A) dar ênfase aos conteúdos programáticos da série,
para facilitar a compreensão e a consequente memorização do conteúdo.
(B) prever a adoção do livro didático como ferramenta
exclusiva de orientação dos programas de ensino,
para não forçar a criança a dispersar a atenção entre
vários materiais.
(C) propor projetos de trabalho desvinculados das experiências cotidianas do aluno, para despertar o seu
interesse.
(D) considerar a prova final como decisiva na avaliação
do rendimento escolar do aluno, para que ele tenha
oportunidade de mostrar os seus avanços ao final de
determinado período.
(E) nortear-se pela base nacional comum (LDBEN) e referendar a educação não-disciplinar, cujo ensino se
caracteriza por formação de redes de conhecimento
e de significações em contraposição a currículos.
(A) dar ênfase aos conteúdos programáticos da série,
para facilitar a compreensão e a consequente memorização do conteúdo.
(B) prever a adoção do livro didático como ferramenta
exclusiva de orientação dos programas de ensino,
para não forçar a criança a dispersar a atenção entre
vários materiais.
(C) propor projetos de trabalho desvinculados das experiências cotidianas do aluno, para despertar o seu
interesse.
(D) considerar a prova final como decisiva na avaliação
do rendimento escolar do aluno, para que ele tenha
oportunidade de mostrar os seus avanços ao final de
determinado período.
(E) nortear-se pela base nacional comum (LDBEN) e referendar a educação não-disciplinar, cujo ensino se
caracteriza por formação de redes de conhecimento
e de significações em contraposição a currículos.
ITEM 07
As Diretrizes Curriculares
Nacionais para a educação
das relações étnico-raciais e para o ensino de história
e cultura afro-brasileira e africana, instituídas pela Resolução CNE/CP no 1/2004, publicada no Diário Oficial
da União (DOU) em 22.06.2004, veio oferecer uma resposta à necessidade de aprimoramento das políticas universais comprometidas com a garantia do direito à educação de qualidade para todos e todas. Em 2008, a Lei no 11.645/2008 altera o artigo 26-A da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos povos
indígenas brasileiros na educação básica de todo o país.
Dessa forma, o Estado deu uma resposta à demanda da
população afro-descendente e aos indígenas, assumindo
a Política denominada de
(A) Democracia Racial.
(B) Atendimento às Minorias.
(C) Direito à Escola de Qualidade.
(D) Atendimento Étnico-Racial.
(E) Ações Afirmativas.
das relações étnico-raciais e para o ensino de história
e cultura afro-brasileira e africana, instituídas pela Resolução CNE/CP no 1/2004, publicada no Diário Oficial
da União (DOU) em 22.06.2004, veio oferecer uma resposta à necessidade de aprimoramento das políticas universais comprometidas com a garantia do direito à educação de qualidade para todos e todas. Em 2008, a Lei no 11.645/2008 altera o artigo 26-A da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos povos
indígenas brasileiros na educação básica de todo o país.
Dessa forma, o Estado deu uma resposta à demanda da
população afro-descendente e aos indígenas, assumindo
a Política denominada de
(A) Democracia Racial.
(B) Atendimento às Minorias.
(C) Direito à Escola de Qualidade.
(D) Atendimento Étnico-Racial.
(E) Ações Afirmativas.
ITEM 08
Mudança e estabilidade resultam ambas da ação que o
homem exerce sobre o mundo. Como um ser de práxis, o
homem, ao responder aos desafios que partem do mundo, cria seu mundo: o mundo histórico-cultural. (Paulo
Freire)
Assinale a alternativa que condiz com o pensamento dialético de Freire, a respeito de Educação e Mudança.
(A) A educação não é um elemento para a mudança social, e sim, pelo contrário, é um elemento fundamental para a conservação e funcionamento do sistema
social.
(B) A educação é considerada como o fato social, isto é,
se impõe, coercitivamente, como uma norma jurídica
ou como uma lei. Desta maneira, a ação educativa
permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema
social.
(C) A educação, entendida como socialização, é o mecanismo básico de constituição dos sistemas sociais
e de sua manutenção e perpetuação, em forma de
sociedades, e sem a socialização, o sistema social é
ineficaz para manter-se integrado, para preservar sua
ordem, seu equilíbrio e conservar seus limites.
(D) Na estrutura social, há a estabilidade e a mudança.
Com isso, observam-se aspectos de uma mesma
estrutura visivelmente mutáveis, contraditórios, que
alcançados pela demora e pela resistência culturais,
mantêm-se resistentes à transformação.
(E) Educação e democracia formam parte de uma totalidade em que os indivíduos deveriam ter chances
iguais. Em outras palavras, igualdade de oportunidades dentro de um universo social de diferenças
individuais.
homem exerce sobre o mundo. Como um ser de práxis, o
homem, ao responder aos desafios que partem do mundo, cria seu mundo: o mundo histórico-cultural. (Paulo
Freire)
Assinale a alternativa que condiz com o pensamento dialético de Freire, a respeito de Educação e Mudança.
(A) A educação não é um elemento para a mudança social, e sim, pelo contrário, é um elemento fundamental para a conservação e funcionamento do sistema
social.
(B) A educação é considerada como o fato social, isto é,
se impõe, coercitivamente, como uma norma jurídica
ou como uma lei. Desta maneira, a ação educativa
permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema
social.
(C) A educação, entendida como socialização, é o mecanismo básico de constituição dos sistemas sociais
e de sua manutenção e perpetuação, em forma de
sociedades, e sem a socialização, o sistema social é
ineficaz para manter-se integrado, para preservar sua
ordem, seu equilíbrio e conservar seus limites.
(D) Na estrutura social, há a estabilidade e a mudança.
Com isso, observam-se aspectos de uma mesma
estrutura visivelmente mutáveis, contraditórios, que
alcançados pela demora e pela resistência culturais,
mantêm-se resistentes à transformação.
(E) Educação e democracia formam parte de uma totalidade em que os indivíduos deveriam ter chances
iguais. Em outras palavras, igualdade de oportunidades dentro de um universo social de diferenças
individuais.
ITEM 09
Alguns autores de concepção
construtivista, entre eles
Coll, Zabala e Weiss, afirmam que quando o aluno aprende, aprende os conteúdos e também aprende que pode
aprender; quando o aluno não aprende os conteúdos,
pode aprender algo: que não é capaz de aprender.
Situando-se no contexto escolar, a partir de pesquisas
realizadas, o autoconceito refere-se ao conhecimento
de si mesmo e inclui juízos valorativos, chamados de
autoestima. Pesquisas foram realizadas sobre esse
tema e demonstraram que
(A) não há relação entre o autoconceito e o rendimento
escolar, pois o primeiro pertence à dimensão afetiva
do ser humano, e o segundo, à dimensão cognitiva.
(B) há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, mas há muitas dúvidas se o fato de que crianças
e adolescentes com um alto nível de autoestima obtêm melhores resultados na escola.
(C) há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar e não há muitas dúvidas sobre o fato de que
crianças e adolescentes com um alto nível de autoestima obtêm melhores resultados na escola.
(D) não há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, pois o que determina a aprendizagem do
aluno é a ação didático-pedagógica do professor.
(E) a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar não foi comprovada, mas percebeu-se que um fator relacionado ao bom rendimento do aluno é quando os pais fazem as tarefas de casa e as explicam
para o filho.
Coll, Zabala e Weiss, afirmam que quando o aluno aprende, aprende os conteúdos e também aprende que pode
aprender; quando o aluno não aprende os conteúdos,
pode aprender algo: que não é capaz de aprender.
Situando-se no contexto escolar, a partir de pesquisas
realizadas, o autoconceito refere-se ao conhecimento
de si mesmo e inclui juízos valorativos, chamados de
autoestima. Pesquisas foram realizadas sobre esse
tema e demonstraram que
(A) não há relação entre o autoconceito e o rendimento
escolar, pois o primeiro pertence à dimensão afetiva
do ser humano, e o segundo, à dimensão cognitiva.
(B) há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, mas há muitas dúvidas se o fato de que crianças
e adolescentes com um alto nível de autoestima obtêm melhores resultados na escola.
(C) há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar e não há muitas dúvidas sobre o fato de que
crianças e adolescentes com um alto nível de autoestima obtêm melhores resultados na escola.
(D) não há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, pois o que determina a aprendizagem do
aluno é a ação didático-pedagógica do professor.
(E) a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar não foi comprovada, mas percebeu-se que um fator relacionado ao bom rendimento do aluno é quando os pais fazem as tarefas de casa e as explicam
para o filho.
ITEM 10
O artigo 4o da Lei Federal
no 8.069/90, Estatuto da Crian-
ça e do Adolescente – estabelece que é dever da famí-
lia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder
público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação
dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação,
à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização,
à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária e, em seu parágrafo único, esclarece que a garantia de prioridade compreende,
além de outras, a
(A) primazia na destinação de recursos voltados à prote-
ção e ao socorro nas instituições públicas.
(B) primazia na destinação de recursos para atendimento emergencial, exclusivamente no sistema público
de saúde.
(C) primazia na formulação e na execução das políticas
públicas voltadas ao esporte.
(D) destinação privilegiada de recursos públicos nas
áreas relacionadas com a proteção à infância e à
juventude.
(E) destinação privilegiada de recursos materiais e financeiros voltados ao atendimento em instituições
particulares especializadas.
ça e do Adolescente – estabelece que é dever da famí-
lia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder
público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação
dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação,
à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização,
à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária e, em seu parágrafo único, esclarece que a garantia de prioridade compreende,
além de outras, a
(A) primazia na destinação de recursos voltados à prote-
ção e ao socorro nas instituições públicas.
(B) primazia na destinação de recursos para atendimento emergencial, exclusivamente no sistema público
de saúde.
(C) primazia na formulação e na execução das políticas
públicas voltadas ao esporte.
(D) destinação privilegiada de recursos públicos nas
áreas relacionadas com a proteção à infância e à
juventude.
(E) destinação privilegiada de recursos materiais e financeiros voltados ao atendimento em instituições
particulares especializadas.
ITEM 11
“A
abordagem do projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da
escola como um todo, está fundada nos
princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e
gratuita”. (VEIGA, 2002)
Segundo a autora, não é um princípio norteador do projeto político pedagógico a
a) igualdade.
b) liberdade.
c) equidade.
d) qualidade.
e) valorização do magistério.
princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e
gratuita”. (VEIGA, 2002)
Segundo a autora, não é um princípio norteador do projeto político pedagógico a
a) igualdade.
b) liberdade.
c) equidade.
d) qualidade.
e) valorização do magistério.
ITEM 12
A escola é compreendida como um espaço
social marcado pela
manifestação de práticas contraditórias, que apontam para a luta
e/ou acomodação de todos os envolvidos na organização do trabalho pedagógico que se materializa por meio do projeto político-pedagógico.
Veiga (2002) apresenta alguns elementos constitutivos relevantes para a construção do projeto político-pedagógico, sendo um
deles o (a)
a) livro didático.
b) comunidade.
c) tecnologia.
d) currículo.
e) cultura.
manifestação de práticas contraditórias, que apontam para a luta
e/ou acomodação de todos os envolvidos na organização do trabalho pedagógico que se materializa por meio do projeto político-pedagógico.
Veiga (2002) apresenta alguns elementos constitutivos relevantes para a construção do projeto político-pedagógico, sendo um
deles o (a)
a) livro didático.
b) comunidade.
c) tecnologia.
d) currículo.
e) cultura.
ITEM 13
Para Grinspun (2002), uma característica da
educação tecnológica é a (o)
a) ênfase no ensino do ofício ao estudante, despertando-o para
a compreensão do valor da tecnologia nos modos de vida contemporâneos.
b) aplicação do conhecimento científco na reestruturação dos
processos e modos de produção industrial.
c) integração entre os saberes da escola com os saberes laborais
da indústria, articulando a ideia do saber fazer.
d) articulação da tecnologia e do humanismo, valorizando a rela-
ção educação e produção econômica.
e) dinamismo constante, tendo a complexidade do meio e a
prospecção do futuro como faróis de seu projeto pedagógico.
a) ênfase no ensino do ofício ao estudante, despertando-o para
a compreensão do valor da tecnologia nos modos de vida contemporâneos.
b) aplicação do conhecimento científco na reestruturação dos
processos e modos de produção industrial.
c) integração entre os saberes da escola com os saberes laborais
da indústria, articulando a ideia do saber fazer.
d) articulação da tecnologia e do humanismo, valorizando a rela-
ção educação e produção econômica.
e) dinamismo constante, tendo a complexidade do meio e a
prospecção do futuro como faróis de seu projeto pedagógico.
ITEM 14
Conforme estudos de Libâneo apud Pimenta
et al (2005), o professor crítico reflexivo tem suas orientações teóricas
balizadas
pelo
a) Construtivismo histórico cultural.
b) Construtivismo piagetiano.
c) Cognitivismo.
d) Pragmatismo.
e) Tecnicismo.
pelo
a) Construtivismo histórico cultural.
b) Construtivismo piagetiano.
c) Cognitivismo.
d) Pragmatismo.
e) Tecnicismo.
ITEM 15
O trabalho didático, na fase da
globalização neoliberal, impõe
novas etapas às ideias pedagógicas que são impactadas pela inflexão, assumindo no próprio discurso o fracasso da escola pública, advogando a primazia da iniciativa privada regida pelas leis
do mercado. (BRITO et al, 2010, p.28)
Frente a esse contexto, o autor entende que o Neoprodutivismo
se relaciona à ideia da (o)
a) Construtivismo.
b) Pedagogia corporativa.
c) Pedagogia da exclusão.
d) Teoria do professor reflexivo.
e) Pedagogia das competências.
novas etapas às ideias pedagógicas que são impactadas pela inflexão, assumindo no próprio discurso o fracasso da escola pública, advogando a primazia da iniciativa privada regida pelas leis
do mercado. (BRITO et al, 2010, p.28)
Frente a esse contexto, o autor entende que o Neoprodutivismo
se relaciona à ideia da (o)
a) Construtivismo.
b) Pedagogia corporativa.
c) Pedagogia da exclusão.
d) Teoria do professor reflexivo.
e) Pedagogia das competências.
ITEM 16
A pedagogia, pelo seu conteúdo moderno,
apresenta disciplinas
filosóficas, científicas e técnicas.
Uma das disciplinas filosóficas é a
a) didática geral.
b) educação comparada.
c) história da educação.
d) política educacional.
e) psicologia educacional.
filosóficas, científicas e técnicas.
Uma das disciplinas filosóficas é a
a) didática geral.
b) educação comparada.
c) história da educação.
d) política educacional.
e) psicologia educacional.
ITEM 17
Planejamento educacional é
a) um instrumento decisório sobre os objetivos e prioridades da
educação escolar.
b) uma planificação das atividades metodológicas de ensino e
didática de uma escola.
c) um projeto organizacional delimitador das ideias, desejos e
aspirações sociais, políticas e econômicas de uma sociedade.
d) um processo contínuo que engloba uma série de operações
interdependentes, sendo uma abordagem racional e cientifica
dos problemas da educação.
e) um conjunto de técnicas de trabalho utilizadas pela escola e
pelos professores visando à melhoria da qualidade do processo de ensinar e aprender
a) um instrumento decisório sobre os objetivos e prioridades da
educação escolar.
b) uma planificação das atividades metodológicas de ensino e
didática de uma escola.
c) um projeto organizacional delimitador das ideias, desejos e
aspirações sociais, políticas e econômicas de uma sociedade.
d) um processo contínuo que engloba uma série de operações
interdependentes, sendo uma abordagem racional e cientifica
dos problemas da educação.
e) um conjunto de técnicas de trabalho utilizadas pela escola e
pelos professores visando à melhoria da qualidade do processo de ensinar e aprender
ITEM 18
Ao planejar uma disciplina, deve-se
obedecer a uma ordem ou
estratégia para melhor entendimento da sua sequência e etapa.
Enumere de 1 a 6 a sequência indicada por Menegola (2009) para
o planejamento disciplinar:
( ) Escolher os melhores procedimentos e técnicas de ensino.
( ) Estabelecer os critérios, técnicas e instrumentos de avaliação.
( ) Conhecer a realidade do aluno, do professor, da escola e da
comunidade.
( ) Defnir os objetivos dos alunos e dos professores em relação
à disciplina.
( ) Delimitar os conteúdos mais signifcativos para atingir as
metas propostas.
( ) Selecionar os recursos humanos e materiais para o desenvolvimento da atividade.
A sequência correta é:
a) 2 – 1 – 5 – 3 – 4 – 6
b) 3 – 4 – 2 – 1 – 6 – 5
c) 4 – 6 – 1 – 2 – 3 – 5
d) 2 – 1 – 3 – 6 – 5 – 4
e) 4 – 6 – 2 – 3 – 1 – 5
estratégia para melhor entendimento da sua sequência e etapa.
Enumere de 1 a 6 a sequência indicada por Menegola (2009) para
o planejamento disciplinar:
( ) Escolher os melhores procedimentos e técnicas de ensino.
( ) Estabelecer os critérios, técnicas e instrumentos de avaliação.
( ) Conhecer a realidade do aluno, do professor, da escola e da
comunidade.
( ) Defnir os objetivos dos alunos e dos professores em relação
à disciplina.
( ) Delimitar os conteúdos mais signifcativos para atingir as
metas propostas.
( ) Selecionar os recursos humanos e materiais para o desenvolvimento da atividade.
A sequência correta é:
a) 2 – 1 – 5 – 3 – 4 – 6
b) 3 – 4 – 2 – 1 – 6 – 5
c) 4 – 6 – 1 – 2 – 3 – 5
d) 2 – 1 – 3 – 6 – 5 – 4
e) 4 – 6 – 2 – 3 – 1 – 5
ITEM 19
São objetivos dos Institutos Federais:
I. Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;
II. Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a
especialização e a atualização de profissionais nas áreas da
educação profissional e tecnológica;
III. Realizar pesquisas acadêmicas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade;
IV. Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração
de emprego, visando à qualificação da força de trabalho para
os processos produtivos com inovação tecnológica.
As afirmações estão corretas apenas nos itens
a) I e II
b) I e IV
c) II e IV
d) III e II
e) III e IV
I. Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;
II. Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a
especialização e a atualização de profissionais nas áreas da
educação profissional e tecnológica;
III. Realizar pesquisas acadêmicas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade;
IV. Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração
de emprego, visando à qualificação da força de trabalho para
os processos produtivos com inovação tecnológica.
As afirmações estão corretas apenas nos itens
a) I e II
b) I e IV
c) II e IV
d) III e II
e) III e IV
ITEM 20
A concepção, que orienta a proposta de
cursos de licenciatura
em Educação Profissional e tecnológica, se dá a partir da interrelação de três dimensões do saber: técnico-científica; sociopolítica-cultural e específica. Portanto, essa formação não deverá se embasar em
a) tecnologias digitais aplicadas ao processo de construção do
conhecimento.
b) diversidades regionais, políticas e culturais.
c) exigências do mundo contemporâneo.
d) necessidades dos modos de produção.
e) conteúdos científicos e tecnológicos.
em Educação Profissional e tecnológica, se dá a partir da interrelação de três dimensões do saber: técnico-científica; sociopolítica-cultural e específica. Portanto, essa formação não deverá se embasar em
a) tecnologias digitais aplicadas ao processo de construção do
conhecimento.
b) diversidades regionais, políticas e culturais.
c) exigências do mundo contemporâneo.
d) necessidades dos modos de produção.
e) conteúdos científicos e tecnológicos.
ITEM 21
No exercício de sua autonomia, não é
assegurada às universidades, a seguinte atribuição,
a) extinguir, em seu município, cursos e programas de educação superior que não obterem nota satisfatória no ENADE.
b) fxar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as
diretrizes gerais pertinentes.
c) estabelecer projetos de pesquisa científca, produção artística
e atividades de extensão.
d) fxar o número de vagas de acordo com a capacidade institucional e as exigências do seu meio.
e) elaborar e reformar os seus estatutos e regimentos em consonância com as normas gerais atinentes.
a) extinguir, em seu município, cursos e programas de educação superior que não obterem nota satisfatória no ENADE.
b) fxar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as
diretrizes gerais pertinentes.
c) estabelecer projetos de pesquisa científca, produção artística
e atividades de extensão.
d) fxar o número de vagas de acordo com a capacidade institucional e as exigências do seu meio.
e) elaborar e reformar os seus estatutos e regimentos em consonância com as normas gerais atinentes.
ITEM 22
Na perspectiva da teoria crítica, é correto
afirmar que o currículo
é um
a) conjunto de conteúdos organizados por disciplinas que deverão ser trabalhados em determinado tempo e espaço escolar.
b) plano formal para organizar a aprendizagem no contexto escolar, previamente planificado, a partir de finalidades e intenções.
c) conjunto de aprendizagens e competências a serem desenvolvidas pelos alunos, de acordo com os objetivos propostos na
LDB.
d) plano de ação pedagógica mais amplo que o programa de ensino, que compreende as finalidades da educação pretendida.
e) projeto interdisciplinar que enfatiza a auto-referencialidade dos projetos de formação, envolvendo questões de conhecimento, poder e identidade.
é um
a) conjunto de conteúdos organizados por disciplinas que deverão ser trabalhados em determinado tempo e espaço escolar.
b) plano formal para organizar a aprendizagem no contexto escolar, previamente planificado, a partir de finalidades e intenções.
c) conjunto de aprendizagens e competências a serem desenvolvidas pelos alunos, de acordo com os objetivos propostos na
LDB.
d) plano de ação pedagógica mais amplo que o programa de ensino, que compreende as finalidades da educação pretendida.
e) projeto interdisciplinar que enfatiza a auto-referencialidade dos projetos de formação, envolvendo questões de conhecimento, poder e identidade.
ITEM 23
Numa reunião de planejamento da Escola X, a
diretora
organiza com os professores as avaliações bimestrais, as
tarefas de casa e o calendário das provas. No entanto, o
Professor W informa que não pretende aplicar nenhuma
prova, alegando que atribuirá notas pela frequência dos
estudantes.
A diretora deve argumentar com o professor que, na escola, sua autonomia docente deve estar
(A) determinada pelas políticas públicas estabelecidas no
órgão central, uma vez que as avaliações fazem parte
do sistema educacional.
(B) subordinada à gestão escolar, tendo em vista que as
provas fazem parte do plano da direção para o melhor
desempenho dos estudantes.
(C) articulada ao Projeto Político-Pedagógico da escola e
ao planejamento decidido coletivamente e que ambos
preveem atividades e provas.
(D) condicionada à decisão da maioria, uma vez que o
grupo de professores votou que em todas as disciplinas devem ser aplicadas provas.
(E) relacionada à vontade individual de cada professor.
organiza com os professores as avaliações bimestrais, as
tarefas de casa e o calendário das provas. No entanto, o
Professor W informa que não pretende aplicar nenhuma
prova, alegando que atribuirá notas pela frequência dos
estudantes.
A diretora deve argumentar com o professor que, na escola, sua autonomia docente deve estar
(A) determinada pelas políticas públicas estabelecidas no
órgão central, uma vez que as avaliações fazem parte
do sistema educacional.
(B) subordinada à gestão escolar, tendo em vista que as
provas fazem parte do plano da direção para o melhor
desempenho dos estudantes.
(C) articulada ao Projeto Político-Pedagógico da escola e
ao planejamento decidido coletivamente e que ambos
preveem atividades e provas.
(D) condicionada à decisão da maioria, uma vez que o
grupo de professores votou que em todas as disciplinas devem ser aplicadas provas.
(E) relacionada à vontade individual de cada professor.
ITEM 24
Professor P
|
Relação impessoal, desigual e hierárquica.
Predomina a autoridade do professor. Valoriza a disciplina dos alunos. |
Professor Q
|
Relação horizontal e afetuosa.
Centrada nos interesses cognitivos dos es tudantes. Valoriza o clima de empatia. |
Professor R
|
Relações objetivas, com papéis bem defini
dos. Centrada na relação entre a verdade cientí- fica e o aluno. Valoriza o ensino diretivo. |
Professor S
|
Relação horizontal e baseada no diálogo.
Professor identifica-se com os interesses dos alunos. Valoriza a troca de experiências em grupo. |
Considerando os diferentes estilos de relação entre professor e aluno, apresentados acima, identifica-se que o(s)
professor(es)
(A) P orienta-se pela filosofia freiriana.
(B) Q atua numa perspectiva tradicional.
(C) S mantém relações técnicas e instrucionais.
(D) Q e R orientam-se pela perspectiva crítica social dos
conteúdos.
(E) P e R adotam, respectivamente, uma postura tradicional e tecnicista.
ITEM 25
Considere as seguintes características:
• supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro;
• significa a tentativa de romper com uma realidade já
dada, a fim de construir algo novo;
• envolve riscos durante um período de instabilidade e de
busca de melhores resultados;
• contém o desejo de um resultado melhor do que o encontrado no presente;
• explicita intenção frente a determinadas dificuldades;
• torna visíveis os campos de possibilidades dos sujeitos
envolvidos.
Tais características se referem a
(A) Planejamento Participativo
(B) Avaliação Diagnóstica
(C) Utopias Pedagógicas
(D) Temas Transversais
(E) Currículo Oculto
• supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro;
• significa a tentativa de romper com uma realidade já
dada, a fim de construir algo novo;
• envolve riscos durante um período de instabilidade e de
busca de melhores resultados;
• contém o desejo de um resultado melhor do que o encontrado no presente;
• explicita intenção frente a determinadas dificuldades;
• torna visíveis os campos de possibilidades dos sujeitos
envolvidos.
Tais características se referem a
(A) Planejamento Participativo
(B) Avaliação Diagnóstica
(C) Utopias Pedagógicas
(D) Temas Transversais
(E) Currículo Oculto
ITEM 26
Considerando o planejamento pedagógico na
perspectiva
da Didática Fundamental, como o proposto por Vera Maria Candau, três dimensões devem ser levadas em conta:
(A) contextual, social e política, pois o ensino contextualizado é a principal meta do planejamento pedagógico.
(B) técnica, instrucional e científica, já que a didática é o
artifício metodológico que permite ensinar tudo a todos.
(C) humana, político-social e técnica, a fim de valorizar as
relações entre professores e alunos, o contexto social
e a capacidade de saber ensinar.
(D) subjetiva, afetiva e motivacional, uma vez que a rela-
ção entre os sujeitos (professor e alunos) é o principal
elemento da aprendizagem.
(E) instrucional, subjetiva e lúdica, pois a educação envolve o conhecimento, o estilo pessoal e a arte de promover a aprendizagem.
da Didática Fundamental, como o proposto por Vera Maria Candau, três dimensões devem ser levadas em conta:
(A) contextual, social e política, pois o ensino contextualizado é a principal meta do planejamento pedagógico.
(B) técnica, instrucional e científica, já que a didática é o
artifício metodológico que permite ensinar tudo a todos.
(C) humana, político-social e técnica, a fim de valorizar as
relações entre professores e alunos, o contexto social
e a capacidade de saber ensinar.
(D) subjetiva, afetiva e motivacional, uma vez que a rela-
ção entre os sujeitos (professor e alunos) é o principal
elemento da aprendizagem.
(E) instrucional, subjetiva e lúdica, pois a educação envolve o conhecimento, o estilo pessoal e a arte de promover a aprendizagem.
ITEM 27
Lourenço Filho (1897-1970), Fernando
Azevedo (1894-
1974) e Anísio Teixeira (1900-1971) deram importantes
contribuições para o pensamento pedagógico brasileiro
no século XX e integraram o(a)
(A) movimento escolanovista
(B) tecnicismo liberal
(C) humanismo pedagógico
(D) pedagogia libertária
(E) pedagogia crítico-social dos conteúdos
1974) e Anísio Teixeira (1900-1971) deram importantes
contribuições para o pensamento pedagógico brasileiro
no século XX e integraram o(a)
(A) movimento escolanovista
(B) tecnicismo liberal
(C) humanismo pedagógico
(D) pedagogia libertária
(E) pedagogia crítico-social dos conteúdos
ITEM 28
Muitos de nossos bravos guerreiros foram
formados nas
escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência.
Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus
corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de
suportar o frio e a fome. Não sabiam como caçar, construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles
eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como
guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
BRANDÃO, Carlos. O que é educação?
São Paulo: Brasiliense, 1981, p.8.
O trecho acima é parte de uma carta escrita no século XIX
pelos líderes dos Índios das Seis Nações em resposta à
oferta do presidente dos EUA para a construção de escolas em sua tribo.
Considerando os princípios defendidos na carta como referências para a educação hoje, qual a função social da
educação?
(A) Ensinar a partir dos diferentes níveis de uma cultura.
(B) Ensinar conhecimentos, saberes e valores historicamente acumulados.
(C) Educar para o exercício de funções sociais, de acordo
com a cultura.
(D) Educar para o desempenho de atividades técnicas socialmente úteis.
(E) Educar para a reflexão sobre o poder das culturas dominantes
escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência.
Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus
corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de
suportar o frio e a fome. Não sabiam como caçar, construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles
eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como
guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
BRANDÃO, Carlos. O que é educação?
São Paulo: Brasiliense, 1981, p.8.
O trecho acima é parte de uma carta escrita no século XIX
pelos líderes dos Índios das Seis Nações em resposta à
oferta do presidente dos EUA para a construção de escolas em sua tribo.
Considerando os princípios defendidos na carta como referências para a educação hoje, qual a função social da
educação?
(A) Ensinar a partir dos diferentes níveis de uma cultura.
(B) Ensinar conhecimentos, saberes e valores historicamente acumulados.
(C) Educar para o exercício de funções sociais, de acordo
com a cultura.
(D) Educar para o desempenho de atividades técnicas socialmente úteis.
(E) Educar para a reflexão sobre o poder das culturas dominantes
ITEM 29
Três professores conversam sobre as
dificuldades de
aprendizagem de seus alunos e afirmam
Professor X: Os alunos têm dificuldades porque não se
esforçam o suficiente para aprender. Mas há também
aqueles com deficit de aprendizagem.
Professor Y: O problema é que o contexto social e a cultura de referência dos alunos não têm sido considerados
pela escola.
Professor Z: Acho que o problema está nas famílias. Elas
não têm hábitos de leitura, nem um nível cultural que ajude os alunos nas tarefas escolares.
A partir das falas dos professores, analise as afirmativas
abaixo.
I – X entende o fracasso escolar como um problema individual, baseado nas teorias cognitivistas.
II – X e Z explicam, respectivamente, as dificuldades de
aprendizagem como um problema do aluno e das famílias.
III – Y entende as dificuldades de aprendizagem na perspectiva da pedagogia das diferenças culturais.
IV – Os três professores explicam o fracasso escolar pelas teorias do patrimônio genético e das desigualdades sociais.
Está correto APENAS o que se afirma em
(A) I e II
(B) II e IV
(C) III e IV
(D) I, II e III
(E) II, III e IV
aprendizagem de seus alunos e afirmam
Professor X: Os alunos têm dificuldades porque não se
esforçam o suficiente para aprender. Mas há também
aqueles com deficit de aprendizagem.
Professor Y: O problema é que o contexto social e a cultura de referência dos alunos não têm sido considerados
pela escola.
Professor Z: Acho que o problema está nas famílias. Elas
não têm hábitos de leitura, nem um nível cultural que ajude os alunos nas tarefas escolares.
A partir das falas dos professores, analise as afirmativas
abaixo.
I – X entende o fracasso escolar como um problema individual, baseado nas teorias cognitivistas.
II – X e Z explicam, respectivamente, as dificuldades de
aprendizagem como um problema do aluno e das famílias.
III – Y entende as dificuldades de aprendizagem na perspectiva da pedagogia das diferenças culturais.
IV – Os três professores explicam o fracasso escolar pelas teorias do patrimônio genético e das desigualdades sociais.
Está correto APENAS o que se afirma em
(A) I e II
(B) II e IV
(C) III e IV
(D) I, II e III
(E) II, III e IV
Professor Adriano Martins
GABARITO
01 – c 11 – c 21 – a
02 – d 12 – d 22 – e
03 – e 13 - e 23 – c
04 – b 14 – a 24 – e
05 – b 15 – c 25 – a
06 – e 16 – d 26 – c
07 – e 17 – d 27 – a
08 – d 18 – c 28 – c
09 – c 19 – a 29 – d
10 - e 20 – d
Baixe no word e faça seu próprio banco de questões.
https://drive.google.com/open?id=0B1Cd9oH5xwRWS2hUUndMRzVpemc
Gostei bastante
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