Para responder as questões a seguir julgue os itens propostos em verdadeiro ou falso.
Item 01
A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica
o aprendizado e a vivência do exercício de participação e de tomadas de
decisão.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 02
O conceito de gestão escolar não se relaciona com a busca
pela qualidade do ensino e dos serviços prestados na instituição educacional.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 03
A gestão escolar não diz respeito aos aspectos da gestão
colegiada e participativa da escola e à democratização da tomada de decisões.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 04
A gestão escolar está desassociada da distribuição de
funções e atribuições, na relação interpessoal de trabalho, e veda a partilha
do poder.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 05
Para Vygotsky, o sujeito não é apenas ativo, mas também
interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e
interpessoais.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 06
A teoria de Piaget é conceitualista porque ajuda a pensar a
construção do conhecimento científico na visão dos pais do educando,
exclusivamente.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 07
A concepção interacionista da psicologia na educação assume
que a aprendizagem não é afetada pela interação entre o indivíduo e o ambiente.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 08
A contribuição da Psicologia da Educação à formação do
educador se faz por oferecer elementos que tolhem a compreensão do aprendente e
do processo de ensino aprendizagem.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 09
Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos
tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos é um dos objetivos do
Ensino Fundamental.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 10
A escola deve se organizar para que os alunos sejam capazes
de compreender a busca de prazer como um direito e uma dimensão da sexualidade
humana.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 11
A aprendizagem escolar não está vinculada ao currículo, pois
esse instrumento é organizado com o objetivo de desorientar as ações dos
professores.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 12
Aprender a adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade,
cooperação e apoio às injustiças é um dos objetivos do Ensino Fundamental.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 13
O currículo escolar deve contemplar os valores que orientam
a prática pedagógica sem, no entanto, considerar as necessidades dos
estudantes.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 14
Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de
trabalho, de ensino, de aprendizagem. Na ótica desse importante pensador, a
relação entre professor e aluno na instituição de ensino deve ser de disciplina
e hierarquia. A escola deve, portanto, ser um lugar em que a convivência
permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço
privilegiado para pensar.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item15
Criar consciência crítica e tomar decisões responsáveis a
respeito de sua sexualidade são objetivos da orientação sexual dos alunos no
espaço escolar.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Item 16
Há a avaliação da aprendizagem dos estudantes, em que o
professor tem um protagonismo central, mas há também a necessária avaliação da
instituição como um todo, na qual o protagonismo é do coletivo dos
profissionais que trabalham e conduzem um processo complexo de formação na
escola, guiados por um projeto político-pedagógico coletivo. E, finalmente, há
ainda a avaliação do sistema escolar, ou do conjunto das escolas de uma rede
escolar, na qual a responsabilidade principal é do poder público. Esses três
níveis de avaliação não são isolados e necessitam estar em regime de
permanentes trocas, respeitados os protagonistas, de forma que se obtenha
legitimidade técnica e política.
( ) Verdadeiro ( ) falso
Fiz uma prova da banca cespe em 2008. Esse tipo de prova tem que estudar muito
ResponderExcluir