Todas as questões presentes neste
simulado são de provas realizadas em 2018. Gratuito e com gabarito ao final.
Bons estudos!
Prof. Adriano Martins
1.
Uma importante atribuição da função do professor é sem dúvida, o planejamento
das ações desencadeadas em sala de aula. Quanto ao planejamento é INCORRETO
afirmar:
a) Um bom planejamento não pode ser
desvinculado da realidade do aluno e das relações deste com a escola. O
planejamento deve ser fruto consciente e orientador do trabalho do professor,
buscando o aprendizado do conhecimento historicamente acumulado, bem como a
compreensão, por parte do aluno, da realidade social em que vive.
b) Um bom planejamento deve prever o
que vai ser feito, como vai ser feito e nunca deve ser perdido de vista para
quem este planejamento é construído. Entender a criança, a realidade em que ela
está inserida e como aprende é fundamental para alcançar os objetivos
previstos.
c) Cada aula é um momento singular
por isso planejar significa organizar, refletir criticamente, traçar objetivos
e metas com intuito de alcançar o aprendizado do aluno.
d) O planejamento é um meio para
tornar o trabalho do professor reflexivo. Ao definir metas, estratégias,
materiais e objetivos o professor reflete sobre seus alunos e suas necessidades
e pode assim retomar seu trabalho e definir cuidadosamente novas estratégias e
objetivos.
e) O planejamento é um documento
geral, que não especifica a real necessidade dos alunos. É um documento com
objetivo de engessar a prática do professor e neste sentido torna-se
dispensável.
2.
Complete o parágrafo abaixo com a alternativa CORRETA que segue:
O projeto político pedagógico é peça fundamental no
___________________ de uma instituição de ensino. Reflete as
_________________de escolha, as ________________________ para as ações da
escola. Caracteriza-se por ser um documento __________________________ e por
definir a ____________________da escola.
a) Direcionamento, determinações,
obrigações, obrigatório, competências.
b) Planejamento, opções, prioridades,
democrático, identidade.
c) Encaminhamento, regras,
determinações, igualitário, obrigação.
d) Direcionamento, opções,
definições, prioritário, obrigação.
e) Planejamento, competências,
definições, dispensável, condição.
3.
Discute-se muito a questão da indisciplina na escola. Neste sentido coloque V
para Verdadeiro e F para falso.
( ) A responsabilidade pela
indisciplina na sala de aula é exclusivamente do professor. Se a aula está
cansativa e chata o aluno se distrai com muita facilidade.
( ) Um bom professor consegue
rapidamente dominar seus alunos, colocá-los sentados e em silêncio durante as
atividades em sala.
( ) Indisciplina se constrói ao longo
do trabalho na escola, obviamente num ambiente de respeito, coletividade e
reciprocidade. A responsabilidade é de ambos - professor e alunos.
( ) Para resolver os problemas de
indisciplina há que se ter um trabalho coletivo na escola – professores e
direção – aproximando a família e os alunos, buscando um dialogo amplo e
integral com vistas ao desenvolvimento do aluno e o aprendizado.
Assinale somente a alternativa que
apresenta as respostas CORRETAS:
a) V – V – V – F
b) F – F – V – V
c) F – F – F – V
d) V – V – F – F
e) F – V – F – V
4.
Assinale a alternativa que NÃO se refere ao trabalho pedagógico exercido pelo
professor:
a) Preparar jogos e atividades com
diferentes materiais para serem utilizados durante as aulas.
b) Disponibilizar material escolar,
usando seus próprios recursos, aos alunos que não apresentam condições
financeiras.
c) Conferir seu diário e registrar
conteúdos ministrados bem como as notas ao final do trimestre ou bimestre –
conforme orientação realizada pela Secretaria de Educação.
d) Corrigir cadernos dos alunos da
turma em que é responsável, verificando erros de ortografia, produções e
atividades realizadas, verificando também outros ajustes que seja necessário
propor aos alunos.
e) Registrar no boletim, notas
alcançadas pelos alunos da turma em que é responsável, participando da entrega
de boletins.
5.
Assinale a alternativa CORRETA que se refere à escola inclusiva:
a) Uma escola inclusiva garante que
seu aluno aprenda sozinho, ao ouvir a explicação dada pelo professor e
relacioná-la ao que lê nos materiais disponibilizados o aluno constrói relações
de conhecimento.
b) A inclusão refere-se à
participação do aluno na escola, Assim, ele tem acesso ao espaço físico, sendo
desvinculada a necessidade de aprendizado.
c) Para ter acesso à escola o aluno
com alguma deficiência deve obrigatoriamente apresentar laudo de deficiência
que lhe permita aprender e participar das diferentes atividades propostas.
d) O aluno com necessidade especial
deve ter como nota final sempre a média dez, visto que não pode alcançar
valores menores pois é previsto em lei.
e) Uma escola inclusiva garante a
participação de todos, com acessibilidade, utilizando diferentes materiais e
estratégias. Incluir é garantir a participação, dar vez e voz a todos para que
a construção do conhecimento seja gradativa, onde cada um possa ao seu tempo e
seu modo construir seus conceitos.
6.
Quanto à avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é CORRETO afirmar:
a) A avaliação é o processo pelo qual
o aluno demostra se domina determinados conceitos abordados pelo professor. É
fundamental que ele repita sempre da mesma forma que o professor lhe ensinou.
b) A avaliação define se o aluno pode
avançar para a série seguinte, deve ocorrer ao final do ano letivo e dar
fundamentação ao professor para perceber se o aluno tem condições de sucesso na
série seguinte.
c) Avaliar é um processo lento e
moroso. O professor deve observar se o aluno sabe e reconhece as informações
prestadas em determinado período letivo. Se o aluno não compreendeu deve ser
encaminhado para aulas de reforço com outro professor até que demonstre
compreender os conteúdos abordados e possa retornas a sua turma.
d) Avaliação deve ocorrer através de
testes orais e escritos. Estes encaminhamentos pedagógicos dão ao professor
certeza do desenvolvimento adequado em que os alunos se encontram na avaliação.
e) A avaliação deve ser um processo
contínuo onde os avanços do aluno sejam verificados, considerando o
desenvolvimento individual de cada criança, percebendo que cada um tem um tempo
próprio. A qualidade do desenvolvimento sempre se sobrepõe a quantidade (nota)
obtida por cada um, pois o foco deve ser o avanço qualitativo do aluno.
7.
O Projeto Político Pedagógico é importante documento da escola. Quanto a este
documento é INCORRETO afirmar:
a) Documento genérico, indisponível
para qualquer alteração, fixo.
b) Documento democrático, escrito a
várias mãos.
c) Documento que deixa clara a
intencionalidade da escola.
d) Documento que apresenta a
identidade do espaço educativo.
e) Documento que garante a
participação de todos durante sua elaboração, revisão ou acompanhamento.
8.
São aspectos básicos que devem estar presentes na elaboração do projeto
pedagógico de qualquer escola, EXCETO:
a) A identificação do estabelecimento
de ensino.
b) Atender apenas os interesses do
coordenador de ensino.
c) O diagnóstico da instituição de
ensino.
d) A mobilização da comunidade
escolar.
9.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 veio para
substituir a versão anterior e ampliar os direitos educacionais, a autonomia de
ação das redes públicas, das escolas e dos professores e deixar mais claras as
atribuições do trabalho docente. A lei definiu para a educação infantil uma
carga horária de:
a) 700 horas.
b) 8300 horas.
c) 800 horas.
d) 250 horas.
10.
Com relação a teoria pedagógica construtivista, assinale a alternativa
INCORRETA:
a) Considera a educação como processo
ativo, cujas estratégias são centradas nas atividades do aluno.
b) Considera a educação como processo
formal, centrado na transmissão de informações, que se faz em sentido vertical,
isto é, do “mestre” para o aluno.
c) Utiliza a metodologia ativa e a
avaliação processual. O professor é aquele que intermedia a relação sujeito-objeto.
d) Valoriza muito a cultura geral e o
método utilizado é o expositivo.
11.
Marque a alternativa INCORRETA em relação ao Projeto Político Pedagógico:
a) Constitui-se de um conjunto de
intenções, ações e interações vivenciadas no cotidiano da instituição e devem
estar registradas no documento que o expressa.
b) Permiti a crítica da realidade
atual e fornece o referencial para avaliar o processo de execução do trabalho
transformador que propõe. Apresentam propostas curriculares que devem ser abertas,
flexíveis e constantemente atualizadas.
c) Orienta a ação do grupo de
profissionais de uma instituição escolar ou curso.
d) Determina a forma do trabalho da
escola. É elaborado pela direção e sua execução é de responsabilidade do
educador.
12.
Modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de
ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento
e altas habilidades ou superdotação:
a) Educação de Jovens e Adultos.
b) Educação especial.
c) Educação técnica.
d) Inclusão.
13.
As opções a seguir apresentam destaques da Lei nº 9394/96, à exceção de uma.
Assinale-a.
a) Flexibilidade do currículo –
permite a incorporação de disciplinas considerando o contexto e a clientela.
b) Educação Artística e Ensino Religioso
– disciplinas obrigatórias no Ensino Básico.
c) Jornada escolar no Ensino
Fundamental – pelo menos quatro horas em sala de aula.
d) Educação Profissional – constitui
um curso independente do Ensino Médio.
e) Educação organizada em dois níveis
– Educação Básica e Educação Superior.
14.
É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:
a) Acesso aos níveis mais elevados do
ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
b) Atendimento educacional
especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular
de ensino.
c) Oferta irregular de ensino
noturno, adequado às condições do adolescente trabalhador.
d) Progressiva extensão da
obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.
15.
De acordo com o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, marque a
alternativa incorreta:
a) É dever de todos prevenir a
ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
b) A criança e o adolescente têm
direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e
produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em
desenvolvimento.
c) Ao adolescente portador de
deficiência é assegurado trabalho protegido.
d) É proibido qualquer trabalho a
menores de dezoito anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
16.
Considerando a Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 e alterações que
estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção
CORRETA.
a) A referida lei determina que os
sistemas de ensino devem definir as normas da gestão democrática do ensino
público na educação básica e a participação dos profissionais da educação na
elaboração do projeto político pedagógico da escola.
b) Essa lei determina que é dever da
União assumir o transporte escolar dos alunos.
c) A referida lei assegura vaga na
escola pública de educação infantil mais próxima da sua residência a toda a
criança a partir do dia em que completar três anos de idade.
d) Essa lei assegura padrão máximo de
qualidade de ensino, definido como a variedade e quantidade máxima de elementos
indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem.
e) Essa lei tem como princípio o
singularismo de ideias e concepções pedagógicas, assim como o respeito à
liberdade e o apreço à tolerância.
GABARITO
1-E
2-B
3-C
4-B
5-E
6-E
7-A
8-B
9-C
10-D
11-D
12-B
13-B
14-C
15-D
16-A