Simulado Conhecimentos Pedagógicos

São 24 questões com os seguintes conteúdos:

  • Pilares da Educação
  • Paulo Freire
  • Avaliação
  • Teorias da Aprendizagem
  • Currículo
  • Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Transversalidade

Bons estudos.

PILARES DA EDUCAÇÃO
01. Jacques Delors inaugurou a teoria dos "Quatro Pilares da Educação", que enfatiza a transmissão de conteúdos de forma maciça e eficaz, adaptados à civilização cognitiva. São os pilares do conhecimento, EXCETO:
a) Aprender a conhecer;
b) Aprender a fazer;
c) Aprender a viver individualmente;
d) Aprender a ser.

02. Os professores que, por dogmatismo, matam a curiosidade ou o espírito crítico dos seus alunos, em vez de desenvolvê-lo, podem ser mais prejudiciais do que úteis. Esquecendo que funcionam como modelos, com esta sua atitude, arriscam-se a enfraquecer por toda vida nos alunos a capacidade de abertura à alteridade e de enfrentar as inevitáveis tensões entre pessoas, grupos e nações. O confronto através do diálogo e da troca de argumentos é um dos instrumentos indispensáveis à educação do século XXI. Esta frase está relacionada com um dos quatro pilares da educação. Assinale a alternativa correta:
a) Aprender a conhecer
b) Aprender a fazer
c) Aprender a aprender
d) Aprender a viver juntos
e) Aprender a ser

03. Leia o texto abaixo e responda ao item:
OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO A UNESCO reuniu alguns dos maiores luminares do mundo na Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que elaborou o relatório "Educação: um tesouro a descobrir" (Delors et al., 1996). Neste relatório, a Comissão destacou quatro pilares que são as bases da educação, ao longo de toda a vida, para o século que já começou e até nos surpreende com tantas inovações e que precisa rever este “tesouro” tão necessário à sociedade.
Diante do exposto, relacione os quatro pilares às suas definições e depois marque a alternativa correta:
(1) Aprender a conhecer.
(2) Aprender a fazer.
(3) Aprender a conviver.
(4) Aprender a ser.
( ) Desafiar a aprender com a convivência.
( ) Gerar o interesse.
( ) Tornar aptas a enfrentar situações.
( ) Objetivar viver melhor com responsabilidade pessoal.
( ) Querer adquirir, reelaborar e reconstruir novos conhecimentos.
a) 3 – 2 – 4 – 1 – 2.
b) 4 – 3 – 1 – 2 – 3.
c) 3 – 1 – 2 – 4 – 1.
d) 1 – 2 – 4 – 3 – 2.
e) 3 – 2 – 1 – 1 – 4.

PAULO FREIRE
04. Uma escola pública do DF organizou o seu trabalho da EJA, inspirado no educador brasileiro Paulo Freire, a partir de temas geradores escolhidos em função da vida da comunidade local e utilizando o diálogo como principal método. De acordo com essa situação, a tendência pedagógica que caracteriza essas ações é a:
a) liberal renovada não-diretiva.
b) progressista libertadora.
c) liberal renovada progressivista.
d) progressista libertária.

05. A Pedagogia Libertadora tem a intenção de levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. É correto que:
a) A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade.
b) Seu método de ensinar está pautado na vivência grupal na forma de auto-gestão.
c) Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito atuando como um facilitador da aprendizagem.
d) Sua proposta para atividade escolar pauta-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações sobre a realidade social imediata.
e) Sua proposta é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas.

06. A respeito do pensamento pedagógico de Paulo Freire, é CORRETO afirmar:
a) Partindo sempre da análise do contexto social da educação, Paulo Freire procura mostrar o papel político que a educação pode desempenhar na construção de uma outra sociedade, pois através da educação seria possível ampliar a participação política consciente.
b) Teoria e prática são dois momentos educativos importantes, pois a teoria do conhecimento interessa apenas ao educador, enquanto a prática pressupõe o educando como sujeito do processo histórico e, consequentemente, do processo educativo.
c) A relação estabelecida entre educandos, educador e conhecimento é uma relação dialógica. Nesse sentido, a realidade do educando, seus conhecimentos e suas experiências são sempre utilizados como exemplos para melhor entendimento, mas não se confundem com os conteúdos, ponto central da educação escolar.
d) O ponto de partida do processo educativo é o universo vocabular e as palavras geradoras extraídas do contexto escolar, que serão recriadas pela reflexão e pela ação, em um movimento dialético do pensamento.

AVALIAÇÃO
07. A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico, incluindo outras ações que implicam na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. Sendo parte de um processo maior, a avaliação pode ser formativa ou somativa. Considerando o enunciado, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A avaliação formativa é utilizada para uma apreciação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.
( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico, no sentido de acompanhamento do desenvolvimento e reorientação da aprendizagem do aluno.
( ) Tanto a avaliação somativa quanto a formativa, podem levar a processos de exclusão e classificação na dependência das concepções que norteiam o processo educativo.
( ) A avaliação formativa é aquela em que o professor deve estar atento aos processos e às aprendizagens dos seus alunos. A sequência está correta em:
a) V, F, V, F
b) F, F, V, V
c) V, V, F, F
d) F, V, F, V
e) V, F, F, V

08. Segundo Luckesi, para que uma avaliação cumpra sua função diagnóstica, deve ser executado com certo rigor técnico, o que implica algumas exigências. Para serem adequados, estes instrumentos devem, EXCETO:
a) Medir resultados de aprendizagem claramente definidos e com harmonia com os objetivos institucionais.
b) Ser construídos tão fidedignos quanto possível e, em consequência, ser interpretados com cautela.
c) Ser utilizados para melhorar a aprendizagem do aluno e do sistema de ensino.
d) Ser destinados exclusivamente a uma atribuição de notas e conceitos aos alunos, visando classificar o educando num certo estágio de desenvolvimento.
e) Ser planejados para se ajustar aos usos particulares a serem feitos dos resultados.

09. Atribua C para assertiva certa ou E para errada, depois assinale a alternativa correta.
( ) Um dos objetivos da avaliação somativa é informar ao avaliador o grau de rentabilidade do aluno.
( ) A avaliação formativa contribui para a assimilação ou retificação de novas aprendizagens, possibilitando ao professor gerir e organizar situações didáticas de aprendizado.
( ) A avaliação diagnóstica é comumente usada para identificar os conhecimentos dos alunos.
a) C, E, C
b) C, C, E
c) E, C, C.
d) C, C, C.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

10. Considere as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem, a saber:
I. Behaviorismo.
II. Construtivismo Interacionista.
III. Construtivismo Sócio-Interacionista.
Analise as afirmativas e as relacione aos itens anteriores:
( ) Modelo pedagógico consolidado a partir de 1930, onde aceitava-se que o processo de aprendizagem era fruto de memorizações provenientes de repetições de ações realizadas pelos estudantes.
( ) Nesta abordagem que tem Vigotsky como principal nome, considera-se que a aprendizagem está diretamente ligada, relacionando a interação do indivíduo com o meio externo, meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos. (
 ) As ideias colocadas nesta abordagem sugerem que o aprendiz compreenda o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo.
( ) A ideia principal desta abordagem, que tem Piaget como o seu maior expoente, era que a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta.
( ) Para Skinner, apontado atualmente como o principal expoente desta abordagem, o aluno é ensinado na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas, em situações específicas. A sequência está correta em:
a) I, II, III, III, I
b) II, I, III, I, II
c) I, III, II, II, I
d) II, I, II, III, I
e) III, I, II, I, III

11. A relação entre professor e aluno, numa perspectiva interacionista, considera que:
a) O papel do professor é o de criar situações, provocar desequilíbrios, fazer desafios, propiciando condições em que possam se estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação, ao mesmo tempo, moral e racional.
b) Compete ao aluno o controle do processo de aprendizagem.
c) Cabe ao professor a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de aprendizagem.
d) É uma relação vertical em que o professor detém o poder decisório quanto à metodologia, conteúdo e avaliação.

12. Sobre a avaliação numa perspectiva sociointeracionista NÃO podemos afirmar que:
a) Tem como foco fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e, portanto, não pode ser realizada apenas ao final do processo, sob pena de perder seu propósito.
b) É um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos é apenas parte do todo.
c) Refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro.
d) A avaliação escolar deve ser entendida como sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma de nota ou conceito.

13. A concepção de escola numa perspectiva sóciocultural é a de ser:
a) Uma agência educacional e visa adotar formas de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter.
b) Uma instituição que existe num contexto histórico de uma dada sociedade.
c) Restringe-se a um processo de transmissão de informações.
d) Faz parte da vida, contudo não é vida

14. Qual, dentre as várias teorias que versam a respeito do processo de aprendizagem, defende a ideia de que o sujeito aprende na relação com outros sujeitos mais experientes?
a) Estruturalista
b) Histórico Cultural
c) Ambientalística
d) Contemporânea

15. Acerca dos principais princípios do construtivismo analise as alternativas e assinale a resposta incorreta:
a) O centro do processo de aprendizagem é o aluno.
b) O professor não é um mero transmissor de informações.
c) Os níveis de amadurecimento, desenvolvimento e conhecimento de cada aluno deve ser respeitado e levado em consideração no processo de aprendizagem.
d) O ensino é realizado e percebido como um processo estático, como ocorre nos métodos pedagógicos tradicionais.
e) O conhecimento não é entendido como uma versão exata da realidade, mas sim uma reconstrução daquele que está aprendendo.

16. Uma professora ao elaborar seu planejamento pedagógico considera que os conhecimentos prévios dos alunos devem ser valorizados. Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada:
a) epistemologia genética, de Piaget.
b) behaviorismo, de Skinner.
c) aprendizagem significativa, de Ausubel.
d) histórico- cultural, de Vygotsky.
e) humanista, de Carl Rogers.

CURRÍCULO

17. O currículo, na área educacional, conceitua-se como um processo educativo de diálogo humano em torno dos conteúdos culturais e existenciais de interesse mútuo dos alunos e professores, mediante uma ação relativamente sistemática e em busca de uma transformação pessoal e social. Assim, podemos dizer que o currículo:
I É um processo educativo e não um momento, uma etapa.
II Propicia uma transformação que, na esfera pessoal, chamamos de aprendizagem. O objetivo é levar as pessoas a aprenderem os saberes, os valores, as competências, as habilidades que orientam as suas atitudes e suas relações na sociedade.
III Direta ou indiretamente busca uma mudança na sociedade, partindo do nível mais imediato: a escola e a comunidade.
IV É um plano de estudo, uma proposta que orienta e normatiza o processo de administração curricular, proporcionando o acompanhamento e o monitoramento dessas ações, registrado em forma de documento e guardado na secretaria da escola.
São FALSAS as alternativas:
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) Todas.

18. Pesquisadores do campo educacional entendem currículo escolar como:
a) O conjunto de experiências de aprendizagem, organizado exclusivamente pela sociedade, sob a responsabilidade da sociedade, que gira em torno do conhecimento escolar e que vai contribuir para formar as identidades dos estudantes.
b) O conjunto de experiências de extraescolar, organizado pela comunidade, sob a responsabilidade exclusiva dos docentes, que gira em torno do conhecimento erudito e que vai contribuir para formar as identidades dos estudantes.
c) O conjunto de experiências de aprendizagem, organizado pela escola, sob a responsabilidade da escola, que gira em torno do conhecimento escolar e que vai contribuir para formar as identidades dos estudantes.
d) As experiências educacionais, organizado fora do contexto escolar, sob a responsabilidade da escola, que gira em torno do conhecimento acumulado pela sociedade e que pouco contribui para formar as identidades dos estudantes.
e) O conjunto de experiências de aprendizagem, organizado de maneira linear pela escola, sob a responsabilidade da escola, que gira em torno do conhecimento meramente acadêmico e que deixa de contribuir no processo de formação das identidades dos estudantes.

19. “Concepções que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura”, MEC, 2007.
Neste sentido, pode-se entender currículo como:
1. Os conteúdos a serem ensinados e aprendidos.
2. As experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos estudantes.
3. Os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais.
4. Os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.
5. Os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

20. As teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos. De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é:
a) produto da organização do mapa das habilidades necessárias à aprendizagem do aluno.
b) realizada através da imparcialidade dos conhecimentos científicos.
c) estruturada por valores consensuais da sociedade.
d) resultado de processo que reflete os interesses particulares das classes e grupos dominantes.
e) organizada por um conjunto de decisões técnicas.

21. Assinale a opção correta com relação à concepção de currículo na atualidade.
a) O currículo deve ser neutro para possibilitar o sucesso escolar do aluno.
b) O currículo ainda hoje se constitui na divisão das disciplinas que devem ser ensinadas ao aluno.
c) O currículo possui uma dimensão político-pedagógica que pode reproduzir desigualdades sociais.
d) O currículo contempla estritamente os aspectos formativos da educação escolar.

Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Transversalidade

22. Conforme o grau de integração das diferentes disciplinas reagrupadas em um determinado momento, podemos estabelecer diferentes níveis de interdisciplinaridade. Segundo Piaget (1979), os níveis de colaboração e integração entre disciplinas, são:
a) multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.
b) pluridisciplinaridade, disciplinaridade cruzada, multidisciplinaridade.
c) interdisciplinaridade auxiliar, composta e unificadora.
d) pseudo-interdisciplinaridade, interdisciplinaridade estrutural e restritiva.

23. Cultura diz respeito a todo modo de vida de uma sociedade e se refere à forma como as pessoas e os grupos sociais produzem sua própria existência a partir das influências que recebem. Com base nos pressupostos dos estudos culturais, é INCORRETO afirmar que
a) a influência da cultura geral sobre as pessoas é determinística.
b) os processos culturais estão intimamente vinculados com as relações sociais.
c) a cultura deixa, gradativamente, de ser domínio exclusivo da erudição e passa a contemplar o gosto das multidões.
d) recriando a cultura geral, grupos e comunidades criam culturas específicas.

24. Dadas as afirmativas a respeito da relação entre transversalidade e interdisciplinaridade na educação,
I. A interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da didática.
II. A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.
III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia.
IV. A inserção de temas que integrem as áreas convencionais de conhecimento de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, é chamado de transversalidade.
Verifica-se que está(ão) correta(s)
a) III, apenas.
b) I e II, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.




GABARITO
1-C
2-D
3-C
4-B
5-D
6-A
7-B
8-D
9-D
10-C
11-A
12-D
13-A
14-B
15-D
16-C
17-D
18-C
19-E
20-D
21-C
22-A
23-A
24-C

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