SIMULADO
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
QUESTÃO
01
Em um mundo tecnológico, integrar
novas tecnologias à sala de aula torna-se um desafio para a educação. Cabe à
escola, então, na condição de instituição responsável pela formação do
indivíduo:
a) Mostrar que a
tecnologia é uma coisa negativa para a escola, pois faz com que os professores
sejam substituídos pela máquina.
b) Garantir que
os recursos tecnológicos sejam apenas manipulados pelo professor, facilitando a
elaboração do seu planejamento.
c) Proporcionar a
utilização do retroprojetor ou o projetor de slides para tornar as aulas mais
agradáveis.
d) Formar pessoas
capazes de lidar com o avanço tecnológico.
QUESTÃO
02
No que diz respeito ao uso das novas
tecnologias no campo educacional, é INCORRETO
afirmar:
a) O potencial
que os recursos tecnológicos oferecem, não pode ser negado, mas precisa ser
integrado efetivamente na escola, principalmente na rede pública de
escolarização, já que pode servir como mais uma possibilidade para a construção
da cidadania plena.
b) Os recursos
tecnológicos devem servir para serem utilizados de vez em quando, pois é de
fundamental importância dar preferência às aulas expositivas no qual o
professor é o detentor do conhecimento.
c) Para efetivar
a aplicação das tecnologias na escola, é preciso criar conhecimentos e
mecanismos que possibilitem sua integração à educação, evitando o deslumbramento
ou o uso indiscriminado da tecnologia por si e em si.
d) A utilização
da tecnologia no ambiente escolar exige uma nova postura do professor e da
escola, onde os meios eletrônicos de comunicação são a base para o compartilhamento
de ideias e ideais em projetos colaborativos.
QUESTÃO
03
Marque
V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere ao
assunto Mídia e Educação:
( ) As reflexões em torno do assunto mídia e educação vêm sendo
aprofundadas há várias décadas dada a constatação de sua influência na formação
do sujeito contemporâneo e da necessidade de explorar o assunto diante do
rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação.
( ) A educação para as mídias como perspectiva de um novo campo do
saber e de intervenção vem se desenvolvendo no mundo inteiro com o objetivo de formar
usuários ativos, criativos, críticos de todas as tecnologias de informação e
comunicação.
( ) A internet tem cada vez mais atingido os sistema educacional.
As redes são utilizadas no processo pedagógico para romper as paredes da
escola, bem como para que aluno e professor possam conhecer o mundo, novas
realidades, culturas diferentes, desenvolvendo a aprendizagem através do intercâmbio
e aprendizado colaborativo.
( ) É imprescindível enfatizar que as novas tecnologias de
informação e comunicação não passam de mero lazer, pois no campo educacional,
os recursos mais importantes são o livro didático e o quadro de giz.
A sequência correta é:
a) F, V, V, V b)
V, V, V, F c) V, V,
V, V d) V, V, F, F
QUESTÃO
04
No que se refere às características
de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de
qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:
a)
Indisponibilidade da equipe para aceitar inovações. c) Práticas de gestão participativa.
b) Papel
significativo da direção e da coordenação pedagógica. d) Capacidade de liderança dos dirigentes
QUESTÃO
05
No que diz respeito à avaliação no
processo educacional atual, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações
a seguir:
( ) A avaliação é
sinônimo de prova. Ela deve servir somente para colocar em teste os conteúdos
que os alunos conseguem decorar.
( ) A avaliação
deve ser pensada como um instrumento de teor puramente técnico e estanque.
( ) A avaliação é
uma ferramenta importante para diagnosticar os processo de ensino/aprendizagem
e, ao mesmo tempo, avaliar os professores em suas práticas de ensino.
( ) A avaliação
não é um instrumento que se encerra na simples aplicação de uma prova ou que
serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar.
( ) A avaliação
pode servir para revelar o que ainda precisa ser feito (os instrumentos
avaliativos são indicadores daquilo que o aluno aprendeu/compreendeu e daquilo
que precisa ser ainda compreendido).
A
sequência correta é:
a) F, F, F, V, V b) F, F, V, V, V c) F, V, V, V, V d) F, F, V, F, V
QUESTÃO
06
Sobre a Educação Inclusiva, analise
as afirmativas a seguir:
I. O termo
Educação Inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total
das necessidades dos alunos nas escolas comuns.
II. A Educação
Inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de
ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas
escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social.
Por isso, a inclusão pressupõe uma escola que se ajuste a todas as crianças, em
vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste à escola.
III. Uma Educação
Inclusiva deve ser capaz de orientar o ensino e a formação, tendo em vista a
cidadania, imbuída de uma clara noção de que a excelência humana é puramente
acadêmica.
IV. A Educação
Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar
no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino
aprendizagem, preparando os alunos para o exigente e competitivo mercado de trabalho.
Assinale
a alternativa correta:
a) Somente as
afirmativas I e II são verdadeiras. c)
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Todas as
afirmativas são verdadeiras. d)
Somente a afirmativa II é verdadeira.
QUESTÃO
07
A Declaração de Salamanca trata de
princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais.
Seu conjunto de recomendações e propostas é guiado pelos seguintes princípios, EXCETO:
a) Toda criança
que possui dificuldade de aprendizagem pode ser considerada com necessidades educativas
especiais.
b) O ensino deve
ser diversificado e realizado num espaço comum a todas as crianças.
c) Os alunos
devem adaptar-se às especificidades da escola, e não a escola às
especificidades dos alunos.
d) Independente
das diferenças individuais, a educação é direito de todos.
QUESTÃO
08
A
Escola Inclusiva é uma tendência internacional do final do século XX. O
principal desafio dessa escola é:
a) desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de
educar todas, sem discriminação, respeitando suas diferenças.
b) dar conta da diversidade das crianças oferecendo respostas
adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de
instituições e especialistas somente quando a família exigir.
c) fortalecer uma sociedade democrática, justa e economicamente
ativa.
d) garantir às crianças com necessidades especiais uma
convivência participativa com outras crianças com as mesmas necessidades
especiais.
e) desenvolver o princípio da integração previsto na Declaração
Municipal.
QUESTÃO
09
Participar e comprometer-se com a
prática de valores que estimule os princípios educativos no âmbito escolar exige
muito mais do que uma compreensão da realidade. Exige transparência e
consciência da verdadeira função que cada ator tem em estruturar as suas ações
e seus diálogos. Sendo assim, uma escola que tem como foco uma boa relação
interpessoal, NÃO deve ser caracterizada por:
a) Respeito mútuo b) Tolerância. c) Ênfase nos erros das pessoas. d) Altos padrões éticos.
QUESTÃO
10
Buscar uma escola de qualidade é
tarefa e dever de quem se compromete com a educação pública. O projeto político-pedagógico,
como instrumento político, cultural e científico, decorrente de construção
coletiva, deverá englobar o conjunto de atividades vivenciadas pelo aluno,
durante o período de sua formação, e pressupõe a adoção de alguns princípios.
Sobre esse princípios, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a
seguir:
( ) Concepção
Programática, tendo em vista a transmissão do conhecimento acumulado historicamente.
( ) Articulação
de estrutura, disciplina e atividades curriculares voltadas para a prática do
raciocínio e da memorização.
( ) Tratamento
das disciplinas e atividades, bem como sua estrutura e operacionalização, com
flexibilidade, de modo que as necessidades e interesses dos alunos sejam
contemplados e valorizados.
( ) Ação do
diretor/gestor, enquanto principal agente responsável pela efetivação do
projeto político pedagógico da instituição.
A
sequência correta é:
a) F, F, F, F b) F, F, V, F c) V, F, V, F d) V, F, V, V
QUESTÃO
11
A
análise das instâncias colegiadas da escola deve ter como pano de fundo a
concepção de projeto político pedagógico que se alicerça no princípio da:
a) avaliação tradicional. d)
construção coletiva.
b) gestão autocrática. e)
autorregulação da prática docente.
c) participação individual dos integrantes da comunidade.
QUESTÃO
12
“Analisar a escola como instituição é
apreender o sentido global de suas estruturas e de seu conjunto de normas,
valores e relações, em uma dinâmica singular e viva”. (VEIGA, 1998, p. 113).
Com base na citação, é função da escola democrática:
a) reforçar a dependência e burocratização no interior da
escola.
b) fortalecer a visão tecnicista e burocrática dos órgãos
colegiados.
c) sustentar a concepção pragmática da sociedade.
d) favorecer a submissão, o individualismo e a dependência por
meio de práticas autoritárias e conservadoras.
e) incentivar a participação política dos alunos, tanto interna
como externamente à escola.
QUESTÃO
13
Libâneo
(1995) divide as tendências pedagógicas em dois grupos: “pedagogia liberal” e
“pedagogia progressista”. No primeiro grupo estão as vertentes que concebem a
educação como:
a) instrumento de prevenção e de correção de desvios.
b) responsável pelo caráter essencialmente político, valorizando
a experiência como fundamento na relação pedagógica.
c) uma forma de resistência contra o Estado.
d) instrumento de construção e sistematização de um saber que
terá ressonância na vida dos alunos, no sentido de favorecer mudanças sociais.
e) ação que visa à interação entre o meio cultural, social e
natural e o educando, sendo o professor mediador.
QUESTÃO
14
“Ele expressa uma operação
fundamental da análise sociológica, que consiste em descrever os processos sociais
que moldam nossa subjetividade como que por detrás de nossas costas, sem nosso conhecimento
consciente (...).” (SILVA, 1999, p. 80). A citação
refere-se ao currículo:
a) oculto.
b) como política cultural.
c) como construção social.
d) multiculturalista.
e) como reprodução.
QUESTÃO
15
A
teoria que se torna “uma atividade epistemológica que não se restringe à
identidade e ao conhecimento sexuais, mas que se estende para o conhecimento e a
identidade de modo geral.” (SILVA, 1999, p. 107), chama-se:
a) multiculturalista.
b) queer.
c) crítica.
d) étnica e racial.
e) tradicional.
GABARITO
1) D
2) B
3) B
4) A
5) B
6) A
7) C
8) A
9) C
10) B
11) D
12) E
13) A
14) A
15) B
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