Simulado Conhecimentos Pedagógicos - TIC, Educação Inclusiva, entre outros

SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
QUESTÃO 01
Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula torna-se um desafio para a educação. Cabe à escola, então, na condição de instituição responsável pela formação do indivíduo:
a) Mostrar que a tecnologia é uma coisa negativa para a escola, pois faz com que os professores sejam substituídos pela máquina.
b) Garantir que os recursos tecnológicos sejam apenas manipulados pelo professor, facilitando a elaboração do seu planejamento.
c) Proporcionar a utilização do retroprojetor ou o projetor de slides para tornar as aulas mais agradáveis.
d) Formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico.
QUESTÃO 02
No que diz respeito ao uso das novas tecnologias no campo educacional, é INCORRETO afirmar:
a) O potencial que os recursos tecnológicos oferecem, não pode ser negado, mas precisa ser integrado efetivamente na escola, principalmente na rede pública de escolarização, já que pode servir como mais uma possibilidade para a construção da cidadania plena.
b) Os recursos tecnológicos devem servir para serem utilizados de vez em quando, pois é de fundamental importância dar preferência às aulas expositivas no qual o professor é o detentor do conhecimento.
c) Para efetivar a aplicação das tecnologias na escola, é preciso criar conhecimentos e mecanismos que possibilitem sua integração à educação, evitando o deslumbramento ou o uso indiscriminado da tecnologia por si e em si.
d) A utilização da tecnologia no ambiente escolar exige uma nova postura do professor e da escola, onde os meios eletrônicos de comunicação são a base para o compartilhamento de ideias e ideais em projetos colaborativos.
QUESTÃO 03
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere ao assunto Mídia e Educação:
( ) As reflexões em torno do assunto mídia e educação vêm sendo aprofundadas há várias décadas dada a constatação de sua influência na formação do sujeito contemporâneo e da necessidade de explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação.
( ) A educação para as mídias como perspectiva de um novo campo do saber e de intervenção vem se desenvolvendo no mundo inteiro com o objetivo de formar usuários ativos, criativos, críticos de todas as tecnologias de informação e comunicação.
( ) A internet tem cada vez mais atingido os sistema educacional. As redes são utilizadas no processo pedagógico para romper as paredes da escola, bem como para que aluno e professor possam conhecer o mundo, novas realidades, culturas diferentes, desenvolvendo a aprendizagem através do intercâmbio e aprendizado colaborativo.
( ) É imprescindível enfatizar que as novas tecnologias de informação e comunicação não passam de mero lazer, pois no campo educacional, os recursos mais importantes são o livro didático e o quadro de giz.
A sequência correta é:
a) F, V, V, V                        b) V, V, V, F                       c) V, V, V, V                       d) V, V, F, F
QUESTÃO 04
No que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Indisponibilidade da equipe para aceitar inovações.                                 c) Práticas de gestão participativa.
b) Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica.               d) Capacidade de liderança dos dirigentes
QUESTÃO 05
No que diz respeito à avaliação no processo educacional atual, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:


( ) A avaliação é sinônimo de prova. Ela deve servir somente para colocar em teste os conteúdos que os alunos conseguem decorar.
( ) A avaliação deve ser pensada como um instrumento de teor puramente técnico e estanque.
( ) A avaliação é uma ferramenta importante para diagnosticar os processo de ensino/aprendizagem e, ao mesmo tempo, avaliar os professores em suas práticas de ensino.
( ) A avaliação não é um instrumento que se encerra na simples aplicação de uma prova ou que serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar.
( ) A avaliação pode servir para revelar o que ainda precisa ser feito (os instrumentos avaliativos são indicadores daquilo que o aluno aprendeu/compreendeu e daquilo que precisa ser ainda compreendido).


A sequência correta é:
a) F, F, F, V, V                    b) F, F, V, V, V                   c) F, V, V, V, V                   d) F, F, V, F, V
QUESTÃO 06
Sobre a Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo Educação Inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns.
II. A Educação Inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social. Por isso, a inclusão pressupõe uma escola que se ajuste a todas as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste à escola.
III. Uma Educação Inclusiva deve ser capaz de orientar o ensino e a formação, tendo em vista a cidadania, imbuída de uma clara noção de que a excelência humana é puramente acadêmica.
IV. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, preparando os alunos para o exigente e competitivo mercado de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.                             c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Todas as afirmativas são verdadeiras.                             d) Somente a afirmativa II é verdadeira.
QUESTÃO 07
A Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Seu conjunto de recomendações e propostas é guiado pelos seguintes princípios, EXCETO:
a) Toda criança que possui dificuldade de aprendizagem pode ser considerada com necessidades educativas especiais.
b) O ensino deve ser diversificado e realizado num espaço comum a todas as crianças.
c) Os alunos devem adaptar-se às especificidades da escola, e não a escola às especificidades dos alunos.
d) Independente das diferenças individuais, a educação é direito de todos.
QUESTÃO 08
A Escola Inclusiva é uma tendência internacional do final do século XX. O principal desafio dessa escola é:
a) desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar todas, sem discriminação, respeitando suas diferenças.
b) dar conta da diversidade das crianças oferecendo respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas somente quando a família exigir.
c) fortalecer uma sociedade democrática, justa e economicamente ativa.
d) garantir às crianças com necessidades especiais uma convivência participativa com outras crianças com as mesmas necessidades especiais.
e) desenvolver o princípio da integração previsto na Declaração Municipal.
QUESTÃO 09
Participar e comprometer-se com a prática de valores que estimule os princípios educativos no âmbito escolar exige muito mais do que uma compreensão da realidade. Exige transparência e consciência da verdadeira função que cada ator tem em estruturar as suas ações e seus diálogos. Sendo assim, uma escola que tem como foco uma boa relação interpessoal, NÃO deve ser caracterizada por:
a) Respeito mútuo         b) Tolerância.                    c) Ênfase nos erros das pessoas.             d) Altos padrões éticos.
QUESTÃO 10
Buscar uma escola de qualidade é tarefa e dever de quem se compromete com a educação pública. O projeto político-pedagógico, como instrumento político, cultural e científico, decorrente de construção coletiva, deverá englobar o conjunto de atividades vivenciadas pelo aluno, durante o período de sua formação, e pressupõe a adoção de alguns princípios. Sobre esse princípios, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:


( ) Concepção Programática, tendo em vista a transmissão do conhecimento acumulado historicamente.
( ) Articulação de estrutura, disciplina e atividades curriculares voltadas para a prática do raciocínio e da memorização.
( ) Tratamento das disciplinas e atividades, bem como sua estrutura e operacionalização, com flexibilidade, de modo que as necessidades e interesses dos alunos sejam contemplados e valorizados.
( ) Ação do diretor/gestor, enquanto principal agente responsável pela efetivação do projeto político pedagógico da instituição.


A sequência correta é:
a) F, F, F, F                          b) F, F, V, F                         c) V, F, V, F                         d) V, F, V, V
QUESTÃO 11
A análise das instâncias colegiadas da escola deve ter como pano de fundo a concepção de projeto político pedagógico que se alicerça no princípio da:
a) avaliação tradicional.                                                                                              d) construção coletiva.
b) gestão autocrática.                                                                                  e) autorregulação da prática docente.
c) participação individual dos integrantes da comunidade.
QUESTÃO 12
 “Analisar a escola como instituição é apreender o sentido global de suas estruturas e de seu conjunto de normas, valores e relações, em uma dinâmica singular e viva”. (VEIGA, 1998, p. 113). Com base na citação, é função da escola democrática:
a) reforçar a dependência e burocratização no interior da escola.
b) fortalecer a visão tecnicista e burocrática dos órgãos colegiados.
c) sustentar a concepção pragmática da sociedade.
d) favorecer a submissão, o individualismo e a dependência por meio de práticas autoritárias e conservadoras.
e) incentivar a participação política dos alunos, tanto interna como externamente à escola.
QUESTÃO 13
Libâneo (1995) divide as tendências pedagógicas em dois grupos: “pedagogia liberal” e “pedagogia progressista”. No primeiro grupo estão as vertentes que concebem a educação como:
a) instrumento de prevenção e de correção de desvios.
b) responsável pelo caráter essencialmente político, valorizando a experiência como fundamento na relação pedagógica.
c) uma forma de resistência contra o Estado.
d) instrumento de construção e sistematização de um saber que terá ressonância na vida dos alunos, no sentido de favorecer mudanças sociais.
e) ação que visa à interação entre o meio cultural, social e natural e o educando, sendo o professor mediador.
QUESTÃO 14
“Ele expressa uma operação fundamental da análise sociológica, que consiste em descrever os processos sociais que moldam nossa subjetividade como que por detrás de nossas costas, sem nosso conhecimento consciente (...).” (SILVA, 1999, p. 80). A citação refere-se ao currículo:
a) oculto.
b) como política cultural.
c) como construção social.
d) multiculturalista.
e) como reprodução.
QUESTÃO 15
A teoria que se torna “uma atividade epistemológica que não se restringe à identidade e ao conhecimento sexuais, mas que se estende para o conhecimento e a identidade de modo geral.” (SILVA, 1999, p. 107), chama-se:
a) multiculturalista.
b) queer.
c) crítica.
d) étnica e racial.

e) tradicional.

GABARITO

1) D
2) B
3) B
4) A
5) B
6) A
7) C
8) A
9) C
10) B
11) D
12) E
13) A
14) A
15) B

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