Simulado Tendências Pedagógicas III

SIMULADO TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
ITEM 01
Considere as afirmativas sobre o comportamentalismo na educação e assinale a alternativa correta.
I – Ao estabelecer relações comportamentais objetivas no ambiente e nas atitudes da criança, o professor pode interferir de modo a obter comportamentos desejáveis.
II – O uso da teoria comportamental no processo de aprendizagem possibilita ganhos evidentes para a educação.
III – Estratégias comportamentais são recursos simples para uso no ambiente educacional.
IV – O ensino baseado no behaviorismo desenvolve-se a partir da investigação da infância e das experiências de vida.
A) São verdadeiras apenas as afirmativas I, II e III.
B) São verdadeiras as afirmativas I, II, III e IV.
C) São verdadeiras apenas as afirmativas I, III e IV.
D) São verdadeiras apenas as afirmativas II e IV.
ITEM 02
Qual, dentre as várias teorias que versam a respeito do processo de aprendizagem, defende a ideia de que o sujeito aprende na relação com outros sujeitos mais experientes?
A) Estruturalista
B) Histórico Cultural
C) Ambientalística
D) Contemporânea
ITEM 03
Assinale a alternativa INCORRETA em relação as tendências pedagógicas:
A) Na Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos atribui grande importância à Didática, cujo objeto de estudo é o processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem.
B) Na Pedagogia Tradicional o professor tende a encaixar os alunos num modelo idealizado de homem que nada tem a ver com a vida presente e futura. A matéria de ensino é tratada isoladamente, isto é, desvinculada dos interesses dos alunos e dos problemas reais da sociedade e da vida.
C) Na Pedagogia Libertadora a atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos; poder-se-ia falar de um ensino centrado na realidade social, em que professor e alunos analisam problemas e realidades do meio socioeconômico e cultural.
D) Na Pedagogia Renovada a escola é compreendida como mediação entre o individual e o social, exercendo aí a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno concreto, inserido num contexto de relações sociais.
ITEM 04
O livro de Paulo Freire- Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa faz parte da:
A) Pedagogia libertadora
B) Pedagogia Tradicional
C) Pedagogia Renovada não diretiva
D) Pedagogia Tecnicista
ITEM 05
São saberes necessários à prática educativa, EXCETO:
A) Criar possibilidades para o aluno produzir ou construir conhecimentos.
B) Reconhecer que ao ensinar, se está aprendendo.
C) Saber despertar no aluno a curiosidade, a busca do conhecimento, a necessidade de aprender de forma crítica.
D) Transferir o conhecimento e injetar informações nos alunos.
ITEM 06
A tendência pedagógica em que o professor facilita o desenvolvimento livre e espontâneo do aluno onde o mais importante não é o ensino e sim a aprendizagem é a:
A) Comportamentalista.
B) Liberal renovada ou escola nova.
C) Social.
D) Tradicional.
ITEM 07
No livro Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire fala sobre a prática docente sob a forma de Educação Bancária e Educação Problematizadora. Sobre a Educação problematizadora descrita por Freire é correto afirmar:
I. É chamada também de libertadora.
II. O conhecimento deve vir do contato do homem com o seu mundo, que é dinâmico, e não como um ato de doação.
III. Acontece com uma relação dialógica entre aluno e professor.
A) Somente I e II estão corretas.
B) Somente I e III estão corretas.
C) Somente II e III estão corretas.
D) Somente I está correta.
E) Todas estão corretas.
ITEM 08
Acerca das tendências pedagógicas na prática escolar e suas abordagens metodológicas, em qual tendência o professor é visto como facilitador no processo ensino-aprendizagem, restringindo sua ação em ajudar o aluno a se organizar, utilizando técnicas de sensibilização onde os sentimentos de cada um possam ser expostos, sem ameaças.
A) Tradicional
B) Tecnicista
C) Renovada não diretiva
D) Libertadora
E) Libertária
ITEM 09
No que diz respeito às abordagens teóricas da educação que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, leia o texto a seguir:
“Para essa abordagem, o comportamento humano é modelado e reforçado, o que implica recompensa e controle; assim, consequentemente, o planejamento da aprendizagem é feito de forma rigorosa e sistemática, tendo o objetivo do controle do comportamento. A base do conhecimento é a experiência. O ensino é feito através da análise experimental do comportamento, onde se deve considerar tanto os elementos do ensino como as respostas do aluno, sendo o homem a consequência das influências do meio. Um grande teórico dessa abordagem é Skinner.”
O texto se refere à:
A) Abordagem Sócio-Cultural
B) Abordagem Humanista
C) Abordagem Comportamentalista
D) Abordagem Cognitiva
ITEM 10
“Muitos de nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam como caçar, construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.”
BRANDÃO, Carlos. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1981, p.8.
O trecho acima é parte de uma carta escrita no século XIX pelos líderes dos Índios das Seis Nações em resposta à
oferta do presidente dos EUA para a construção de escolas em sua tribo. Considerando os princípios defendidos na carta como referências para a educação hoje, qual a função social da educação?
A) Ensinar a partir dos diferentes níveis de uma cultura.
B) Ensinar conhecimentos, saberes e valores historicamente acumulados.
C) Educar para o exercício de funções sociais, de acordo com a cultura.
D) Educar para o desempenho de atividades técnicas socialmente úteis.
E) Educar para a reflexão sobre o poder das culturas dominantes.
ITEM 11
Para os signatários do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” de 1932, o novo homem, com hábitos novos de adaptabilidade e ajustamento, não pode ser formado pela maneira estática da escola tradicional que desconhecia o maior fato da vida contemporânea: a progressão geométrica com que a vida está a mudar, desde que se abriu o ciclo da aplicação da ciência à vida. Pretendendo superar o que consideravam os limites da escola tradicional, o movimento denominado Escola Nova propõe a(o)
A) recuperação de uma pedagogia da essência, a partir da qual a criança é vista como um “adulto incompleto”, que necessita ser orientada e direcionada para o pleno desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, de modo a se tornar um individuo comprometido com os valores de sua comunidade.
B) concepção de escola como um local de socialização do conhecimento elaborado, que possibilite às camadas populares o acesso à educação, a partir do reconhecimento das desigualdades que são produzidas e perpetuadas pelo contexto social no qual o ser humano está inserido.
C) centralidade na figura do professor, que detém o saber, a autoridade e é responsável pela direção do processo de aprendizagem, cabendo ao professor coordenar esse processo, transmitindo os conhecimentos das humanidades e das ciências, bem como alguns valores fundamentais para a vida em sociedade.
D) estruturação da escola, tendo como referência o modelo empresarial, adequando a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica e transmitindo conteúdos fundamentados em informações
objetivas que proporcionem, posteriormente, a adequada adaptação do indivíduo ao trabalho.
E) posicionamento do aluno no centro do processo, em função de uma preocupação com a natureza psicológica da criança, de modo que a escolha dos conteúdos gire em torno dos interesses infantis, sendo papel do professor despertar a atenção e a curiosidade da criança, sem que sua espontaneidade seja cerceada.
ITEM 12
O trecho abaixo indica amplos desafios para a prática docente.
Um curso de professores deveria possibilitar confronto entre abordagens, quaisquer que fossem elas, entre seus pressupostos e implicações, limites, pontos de contraste e convergência. Ao mesmo tempo, deveria possibilitar ao futuro professor a análise do próprio fazer pedagógico, de suas implicações, pressupostos e determinantes, no sentido de que ele se conscientizasse de sua ação, para que pudesse, além de interpretá-la e contextualizá-la, superá-la constantemente.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. p. 109.
Sobre as diferentes abordagens pedagógicas, aquela que considera a relação professor-aluno como não imposta, que permite que o educador se torne educando e a aprendizagem seja favorecida pela mediação é a:

A) Tradicional
B) Humanista
C) Comportamentalista
D) Ambientalista
E) sócio-histórico-cultural


GABARITO QUESTÕES DE PROVAS
1) C
2) B
3) D
4) A
5) D
6) B
7) E
8) C
9) C
10) C
11) E
12) E

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem