Simulado Conhecimentos Pedagógicos I

Simulado Conhecimentos Pedagógicos I
Olá colegas concurseiros do blog e de todo Brasil, estou disponibilizando um simulado em Conhecimentos Pedagógicos para seus estudos.
Todas as provas aqui são de 2014. Gabarito ao final. Se quiser baixar essa postagem do blog em word o link estará logo abaixo do texto.
Lembrem-se: vc pode solicitar material específico nos comentários.
Abraços e bons estudos. Professor Adriano Martins


ITEM 01

Sobre a tendência pedagógica tradicional, analise as
afirmativas a seguir:
I. É possível dizer que essa tendência foi e é o alicerce
para as demais tendências, pois se trata de um
modelo educacional que remonta às origens do
ensino escolar e que, certamente, deixou alguns de
seus reflexos na nossa educação. Rigidez,
autoritarismo e ambiente austero ao algumas das
características presentes.
II. Nessa tendência, a memorização é o foco do ensino.
Portanto, o aluno não é levado a compreender os
conteúdos apresentados.
III. A avaliação é utilizada com o objetivo de revelar se o
aluno conseguiu reter o conteúdo repassado pelo
professor.
IV. Um dos fundamentos básicos dessa tendência é a
forma de trabalhar os conteúdos. Eles são baseados
nos aspectos culturais presentes na realidade escolar
e visam articulá-los com os movimentos concretos de
transformação da sociedade.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente a afirmativa II é verdadeira.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Todas as afirmativas são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
ITEM 02
O currículo de uma determinada instituição é oficializado
por uma instituição maior, os chamados órgãos oficiais,
como, por exemplo, o Ministério de Educação e as
Secretarias Estaduais e Municipais da Educação. Sobre
sua finalidade e importância, é INCORRETO afirmar
que:
a) O currículo escolar deve ser organizado com a
finalidade de ir ao encontro das capacidades e
interesses dos alunos e inclui mais do que o conteúdo
a ser aprendido, pois, tudo que cerca o aluno, em
todas as horas do dia, constitui matéria de currículo.
b) O currículo é um documento imutável que contém um
conjunto neutro de conhecimentos a serem
transmitidos em sala de aula.
c) O currículo é algo dinâmico e seus movimentos
variam de acordo com as realidades ideológicas
vividas num determinado momento.
d) O currículo escolar reúne uma série de informações
que compreendem o conjunto de saberes a serem
estudados, os procedimentos metodológicos
praticados, os instrumentos de avaliações utilizados e
outras informações necessárias para o
funcionamento de uma escola.
ITEM 03
A questão da avaliação é amplamente discutida e
abordada em todos os segmentos externos e internos da
escola. Nos últimos anos, as escolas buscam
constantemente redefinir e ressignificar o seu papel e a
sua função social. Com base nessa informação, assinale
a alternativa que NÃO corresponde ao seu papel na
atualidade:
a) A avaliação pode servir para identificar o que de
positivo já foi feito, ratificar o que já existe (inclusive
comemorar as conquistas).
b) A avaliação pode servir para compreender o processo
(tanto para os alunos como para os professores).
c) A avaliação pode servir para fixar um norte e buscar
referenciais (o processo de avaliação precisa
relacionar-se com os objetivos da disciplina).
d) A avaliação pode servir para analisar o aluno de forma
pontual (pois não se pode avaliar o aluno de forma
diferenciada) classificando quem está apto e quem
não está.
ITEM 04
Todo educador comprometido com a filosofia da inclusão
deve, EXCETO:
a) Respeitar o potencial de cada aluno e aceitar os
estudantes igualmente.
b) Planejar e avaliar seus alunos de forma única.
c) Acreditar nos alunos e em sua capacidade de
aprender.
d) Utilizar as experiências de vida do próprio aluno como
fator motivador da sua aprendizagem.
As medidas socioeducativas estão previstas no artigo
112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e se
aplicam aos adolescentes que cometem algum ato
infracional. São medidas educativas:
a) Advertência, obrigação de reparar o dano, prestação
de serviços à comunidade e liberdade assistida.
b) Inserção em regime semi-aberto, liberdade
desassistida, advertência, substituição da família.
c) Advertência, substituição da família, liberdade
assistida e desobrigação de reparar o dano.
d) Inserção em regime de semi-liberdade, matrícula em
estabelecimento educacional, advertência, liberdade
desassistida.
ITEM 05
Lourenço Filho (1897-1970), Fernando Azevedo (1894-
1974) e Anísio Teixeira (1900-1971) deram importantes
contribuições para o pensamento pedagógico brasileiro
no século XX e integraram o(a)
(A) movimento escolanovista
(B) tecnicismo liberal
(C) humanismo pedagógico
(D) pedagogia libertária
(E) pedagogia crítico-social dos conteúdos
ITEM 06
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
Lei no 9.394, de 20/12/1996, são finalidades do Ensino
Médio, à EXCEÇÃO de:
(A) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos
adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o
prosseguimento de estudos.
(B) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do
educando, para continuar aprendendo, de modo a ser
capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições
de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
(C) A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos
dos processos produtivos, relacionando a teoria
com a prática, no ensino de cada disciplina.
(D) O aprimoramento do educando como pessoa humana,
incluindo a formação ética e o desenvolvimento da
autonomia intelectual e do pensamento crítico.
(E) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo
como meio básico o domínio da leitura, da escrita e do
cálculo.
ITEM 07
De acordo com o disposto no art. 44 da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394, de
20/12/1996, considere as afirmativas abaixo.
I - Os cursos de graduação e os programas de pós-
-graduação stricto sensu constituem a totalidade da
educação superior no Brasil.
II - A educação superior no Brasil abrange os cursos
e programas de graduação, de pós-graduação, de
extensão e cursos sequenciais por campo de saber.
III - Os cursos de especialização oferecidos por instituições
de ensino superior não integram a educação
superior brasileira.
Está correto APENAS o que se afirma em
(A) I
(B) II
(C) III
(D) I e II
(E) II e III
ITEM 08
O Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com
a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, em seu Artigo 56,
estabelece como obrigação dos dirigentes de estabelecimentos
de ensino fundamental, comunicar ao Conselho
Tutelar os casos de:
(A) maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de
faltas injustificadas e de evasão escolar; ausência dos
pais nas reuniões escolares.
(B) reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar;
indisciplina em sala de aula; dificuldades de aprendizagem.
(C) maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de
faltas injustificadas e de evasão escolar; elevados níveis
de repetência.
(D) maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de
faltas injustificadas e evasão escolar; desempenho
escolar aquém do esperado.
(E) indisciplina em sala de aula; evasão escolar; ausência
dos pais nas reuniões escolares.
ITEM 09
Para Freire (1996), transformar a experiência educativa em
puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente
humano no exercício educativo: o seu caráter
formador. Assim, o autor afirma que a responsabilidade do
educador frente a sua tarefa formativa demanda uma atitude
caracterizada como:
A) ética
B) curiosa
C) autêntica
D) construtiva
ITEM 10
Freire nos diz que “mudar é possível,” quando se pode
viver com intensidade a dialética entre as leituras. Essas
leituras devem ter como referencial os seguintes assuntos:
A) da palavra e do mundo
B) da prática e da democracia
C) da ética e da dogmatização
D) da aproximação e do distanciamento
ITEM 11
A palavra autonomia é utilizada em vários contextos, com
significados distintos. Na corrente neoliberal, por exemplo,
essa palavra é empregada com o seguinte significado:
A) ênfase na formação para o trabalho em detrimento de
uma formação geral
B) exercício e prática da cidadania ativa, resistindo às formas
de exclusão
C) existência da liberdade de indivíduos em suas ações na
sociedade
D) alteridade, participação e liberdade de expressão individual
ITEM 12
A lei 8.069/1990 (lei ordinária) de 13/07/1990 dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente.
Em seus artigos 1º e 2º, a lei diz que dispõe sobre a:
A) Garantia de prioridade sobre à vida, alimentação, saúde, educação, cultura, esporte, lazer, profissionalização, segurança,
respeito, dignidade e convivência familiar e comunitária.
B) proteção integral da criança e parcial do adolescente, uma vez que, nos casos expressos em lei, aplica-se
excepcionalmente o Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade
C) segurança provisória da criança, até dez anos, e do adolescente, até dezoito anos, prazo em que os responsáveis são
autorizados pela guarda em detrimento do Estado.
D) manutenção da ordem pública sobre as crianças com até doze anos e os adolescentes entre doze e dezoito anos.
E) proteção integral da criança e do adolescente, considerando criança, a pessoa com até doze anos incompletos e
adolescente, a pessoa com idade entre doze e dezoito anos.
ITEM 13
Em que a LDBN 9394 de 1996 foi alterada no que concerne à organização da educação básica e obrigatória?
A) A partir de 2009, o ensino se organiza em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, sendo obrigatório dos
sete aos dezesseis anos de idade.
B) A partir de 2013, o ensino se organiza em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, sendo obrigatório dos
cinco aos dezesseis anos de idade.
C) A partir de 2013, o ensino se organiza em pré-escola, ensino fundamental e ensino médio, sendo obrigatório dos quatro
aos dezessete anos de idade.
D) A partir de 2009, o ensino se organiza em educação pré-escolar, educação fundamental e ensino médio, sendo
obrigatório dos seis aos dezessete anos de idade.
E) A partir de 2013, o ensino se organiza em pré-escola, ensino fundamental e ensino médio, sendo obrigatório dos seis
anos aos dezesseis anos de idade.
ITEM 14
A concepção crítica do currículo se caracteriza por compreendê-lo intrinsecamente relacionado às questões de:
A) Ensino, aprendizagem, classe social, cultura e eficiência.
B) Ideologia, poder, currículo oculto, emancipação e libertação.
C) Identidade, objetivos, discurso, gênero e multiculturalismo.
D) Avaliação, organização, objetivos, eficácia e eficiência.
E) Planejamento, poder, capitalismo, metodologia e meritocracia.
ITEM 15
O planejamento das ações educativas constitui-se basicamente das dimensões:
A) técnica, política e cultural.
B) curricular, social e meritocrática
C) metodológica, avaliativa e tecnológica
D) gerencialista, administrativa e didática
E) econômica, política e social.
ITEM 16
Avaliar não é medir. A avaliação envolve um processo maior do que lançar notas, quantificar erros e acertos.
A concepção de ensino e aprendizagem que compreende o conhecimento como algo quantificável, compreende a avaliação
como um processo:
A) formativo.
B) qualitativo.
C) investigativo.
D) diagnóstico.
E) classificatório.
ITEM 17
A concepção de aprendizagem que possui como fundamento teórico o sociointeracionismo tem como princípio que:
A) o somatório entre fatores inatos e adquiridos é o propulsor das aprendizagens entre os sujeitos
B) a interação dialética entre os seres humanos e o meio social e cultural é definidora da constituição humana.
C) a mediação pedagógica deve se dar entre os sujeitos que possuem hierarquias de conhecimento diferenciadas
D) as tentativas de ensaio e erro desenvolvem capacidades inovadoras nos sujeitos conhecidas como insights.
E) os sujeitos são uma tábula rasa e que tudo aprendem desde cedo a partir da interação e mediação com o meio ambiente.
ITEM 18
O planejamento e a gestão participativos e democráticos são tratados por diversos autores na educação.
As diferentes concepções e práticas da gestão escolar vão configurar sua natureza: tradicional ou democrática.
Para Gandin, podemos dizer que uma gestão democrática prioriza:
A) tomadas de decisão entre toda a comunidade escolar.
B) consulta aos professores da escola nos casos específicos.
C) envolvimento dos professores nas decisões do gestor e sua equipe.
D) colaboração dos pais nos projetos elaborados pela escola.
E) participação de cada profissional em seu setor particular.
ITEM 19
Numa escola de abordagem sociointeracionista de aprendizagem, perto do final do ano, alguns professores consideraram que
um grupo significativo de alunos seria reprovado.
Coube à coordenadora pedagógica, a partir dessa avaliação:
A) estimular os alunos a estudar, pois a dificuldade de aprendizagem passa exclusivamente pela falta de estudo.
B) elaborar exercícios de fixação, para que os alunos retenham os conteúdos, usando o recurso da memória.
C) estimular os professores a estudarem, pois a dificuldade dos alunos passa pelo desinteresse dos professores.
D) fazer ponderações pertinentes, buscando estimular a equipe de professores na busca de soluções viáveis e produtivas.
E) traçar metas para que cada professor possa repetir todos os conteúdos com os alunos em dificuldade.
ITEM 20
A educação escolar, no Brasil, compõe-se de níveis: I educação básica e II educação superior. Logo, é correto afirmar que:
I. A educação básica é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
II. A educação superior tem por finalidade estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
III. O ensino médio poderá ser oferecido na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos para os maiores de dezessete anos.
IV. Na educação infantil, a avaliação da aprendizagem ocorre sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

a) I, II, III e IV estão corretas.
b) Apenas I, II e III estão corretas.
c) Apenas I, III e IV estão corretas.
d) Apenas II, III e IV estão corretas.
e) Apenas I, II e IV estão corretas.

ITEM 21
 “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. O fragmento citado refere-se:
a) Aos Artigos 213 e 214 da Constituição da República Federativa do Brasil, texto de 05 de outubro de 1988.
b) Aos Artigos 1º e 2º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
c) À introdução do Plano Nacional de Educação – PNE – 2001-2010, Lei nº. 10. 172/2001.
d) À Lei nº. 11.892/2008, de criação dos Institutos Federais.
e) Às considerações finais do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932.

ITEM 22
Ao longo da história da humanidade, a escola vem desempenhando papeis diferenciados, adequando-se, de certa forma, às exigências do mercado. Tentando responder às exigências de uma economia que a obriga competir por alunos e fundos, é controlada por metas, tarefas e tabelas comparativas de desempenho. Nesse sentido, cabe à escola:
a) Vivenciar e aplicar os valores pelos quais se dá a aprendizagem mediada.
b) Atribuir aos alunos e professores o sentido de produto, onde o mais importante é o resultado, não o processo.
c) Ignorar os anseios da sociedade na construção de sua proposta pedagógica.
d) Oferecer um serviço privado e personalizado de acordo com a exigência da família
e) Responsabilizar-se pelas demandas sociais, adequando-se às constantes exigências públicas.

ITEM 23
A sociedade moderna tem como característica a propagação intensa de informações, oriunda de diversas fontes e de maneiras. Observa-se que esse desenvolvimento tem gerado diferentes formas de acesso ao conhecimento, do qual muitos são excluídos. Frente a essa realidade, a educação pública é desafiada a:
a) Garantir o acesso a educação gratuita e de qualidade, principalmente às crianças dos 7 a 16 anos.
b) Promover a aquisição do conhecimento que realmente tenha significado para o aluno e que não pode ser adquirido em outros espaços e lugares.
c) Aumentar o acesso à informação e ao conhecimento.
d) Oferecer uma educação que contemple a comunidade onde o aluno está inserido.
e) Ampliar a oferta do Ensino à Distância.

ITEM 24
Acompanhada da diversidade étnico-social que constituiu historicamente a sociedade brasileira, sempre estiveram presentes os conflitos entre culturas, as posturas discriminatórias e a atuação dos movimentos sociais. Nos últimos anos, observa-se no cenário nacional e internacional um amadurecimento em relação a essa temática. Em relação a isso, a educação tem como uma de suas finalidades a inclusão social. Assinale a alternativa que melhor caracteriza a Inclusão Social:
a) garante o acesso, a permanência e formação qualificada dos alunos estrangeiros.
b) significa oferecer aos alunos portadores de deficiência física e mental oportunidades de acesso a bens e serviços.
c) inclui pessoas com necessidades educacionais especiais no mundo do trabalho pelo acesso às universidades e ao ensino profissionalizante através de cotas.
d) é uma ação que combate a exclusão social, geralmente, ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física e mental, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm acesso a várias oportunidades.
e) os afro-brasileiros e indígenas não fazem parte da política de inclusão social.

ITEM 25
A avaliação é um tema bastante complexo que tem nos inquietado durante muito tempo, tem sido foco de muito estudo, pesquisa sustentadas por diferentes concepções. É correto afirmar que o ato de avaliar, numa concepção mais progressista, implica:

a) na compreensão de que a avaliação escolar é um componente do processo de ensino e de aprendizagem, que através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determina a correspondência desses com os objetivos propostos para então, orientar a tomada de decisão em relação às atividades didáticas seguintes.
b) em um processo estático, com passos definitivos, sem importar-se com a melhoria do ensino e da aprendizagem.
c) na manifestação dinâmica do processo de ensino e aprendizagem, sem contudo, subsidiar reencaminhamentos da ação pedagógica docente e discente.
d) nas entrelinhas apenas como verificação, expressa na aprovação e reprovação, fechando seu ciclo no registro dos resultados.
e) em um processo dinâmico, sem deixar que a interação entre os sujeitos faça parte desta ação, garantindo assim um padrão de qualidade, a partir da comparação da configuração do objeto avaliado.




GABARITO
1)       D
2)       B
3)       D
4)       B
5)       A
6)       E
7)       B
8)       C
9)       A
10)    A
11)    C
12)    E
13)   C
14)    B
15)     A
16)    E
17)    B
18)    A
19)    D
20)    E
21)    B
22)    A
23)    B
24)    D
25)    A

Obs. Houve uma atualização devido uma questão apresentar-se de forma errônea. Corrigido
 Link para download
 Simulado Conhecimentos Pedagógicos I - Pedagogia para concursos.docx 28 KB




7 Comentários

  1. Gostaria de ajuda com a parte especifica em concursos para professor de artes, alias, toda a parte de legislação e pedagógica me confunde um pouco. Achei o seu blog muito esclarecedor e adorei os documentos disponíveis pra download.

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom dia!!!!!! Seu gabarito parece não está de acordo com as questões, o item 01 tem duas perguntas?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem