Simulado
Conhecimentos Pedagógicos I
Olá colegas
concurseiros do blog e de todo Brasil, estou disponibilizando um simulado em
Conhecimentos Pedagógicos para seus estudos.
Todas as provas aqui
são de 2014. Gabarito ao final. Se quiser baixar essa postagem do blog em word
o link estará logo abaixo do texto.
Lembrem-se: vc pode
solicitar material específico nos comentários.
Abraços e bons
estudos.
Professor Adriano Martins
ITEM
01
Sobre a tendência
pedagógica tradicional, analise as
afirmativas a seguir:
I. É possível dizer
que essa tendência foi e é o alicerce
para as demais
tendências, pois se trata de um
modelo educacional
que remonta às origens do
ensino escolar e que,
certamente, deixou alguns de
seus reflexos na
nossa educação. Rigidez,
autoritarismo e
ambiente austero ao algumas das
características
presentes.
II. Nessa tendência,
a memorização é o foco do ensino.
Portanto, o aluno não
é levado a compreender os
conteúdos
apresentados.
III. A avaliação é
utilizada com o objetivo de revelar se o
aluno conseguiu reter
o conteúdo repassado pelo
professor.
IV. Um dos
fundamentos básicos dessa tendência é a
forma de trabalhar os
conteúdos. Eles são baseados
nos aspectos
culturais presentes na realidade escolar
e visam articulá-los
com os movimentos concretos de
transformação da
sociedade.
Assinale a
alternativa correta:
a) Somente a
afirmativa II é verdadeira.
b) Somente as
afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Todas as
afirmativas são verdadeiras.
d) Somente as
afirmativas I, II e III são verdadeiras.
ITEM
02
O currículo de uma
determinada instituição é oficializado
por uma instituição
maior, os chamados órgãos oficiais,
como, por exemplo, o
Ministério de Educação e as
Secretarias Estaduais
e Municipais da Educação. Sobre
sua finalidade e
importância, é INCORRETO afirmar
que:
a) O currículo
escolar deve ser organizado com a
finalidade de ir ao
encontro das capacidades e
interesses dos alunos
e inclui mais do que o conteúdo
a ser aprendido,
pois, tudo que cerca o aluno, em
todas as horas do
dia, constitui matéria de currículo.
b) O currículo é um
documento imutável que contém um
conjunto neutro de
conhecimentos a serem
transmitidos em sala
de aula.
c) O currículo é algo
dinâmico e seus movimentos
variam de acordo com
as realidades ideológicas
vividas num
determinado momento.
d) O currículo
escolar reúne uma série de informações
que compreendem o
conjunto de saberes a serem
estudados, os
procedimentos metodológicos
praticados, os
instrumentos de avaliações utilizados e
outras informações
necessárias para o
funcionamento de uma
escola.
ITEM
03
A questão da
avaliação é amplamente discutida e
abordada em todos os
segmentos externos e internos da
escola. Nos últimos
anos, as escolas buscam
constantemente
redefinir e ressignificar o seu papel e a
sua função social.
Com base nessa informação, assinale
a alternativa que NÃO corresponde ao seu papel na
atualidade:
a) A avaliação pode
servir para identificar o que de
positivo já foi
feito, ratificar o que já existe (inclusive
comemorar as
conquistas).
b) A avaliação pode
servir para compreender o processo
(tanto para os alunos
como para os professores).
c) A avaliação pode
servir para fixar um norte e buscar
referenciais (o
processo de avaliação precisa
relacionar-se com os
objetivos da disciplina).
d) A avaliação pode
servir para analisar o aluno de forma
pontual (pois não se
pode avaliar o aluno de forma
diferenciada)
classificando quem está apto e quem
não está.
ITEM
04
Todo educador
comprometido com a filosofia da inclusão
deve, EXCETO:
a) Respeitar o
potencial de cada aluno e aceitar os
estudantes
igualmente.
b) Planejar e avaliar
seus alunos de forma única.
c) Acreditar nos
alunos e em sua capacidade de
aprender.
d) Utilizar as
experiências de vida do próprio aluno como
fator motivador da
sua aprendizagem.
As medidas
socioeducativas estão previstas no artigo
112 do Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA) e se
aplicam aos
adolescentes que cometem algum ato
infracional. São
medidas educativas:
a) Advertência,
obrigação de reparar o dano, prestação
de serviços à
comunidade e liberdade assistida.
b) Inserção em regime
semi-aberto, liberdade
desassistida,
advertência, substituição da família.
c) Advertência,
substituição da família, liberdade
assistida e
desobrigação de reparar o dano.
d) Inserção em regime
de semi-liberdade, matrícula em
estabelecimento
educacional, advertência, liberdade
desassistida.
ITEM
05
Lourenço Filho
(1897-1970), Fernando Azevedo (1894-
1974) e Anísio
Teixeira (1900-1971) deram importantes
contribuições para o
pensamento pedagógico brasileiro
no século XX e
integraram o(a)
(A) movimento
escolanovista
(B) tecnicismo
liberal
(C) humanismo
pedagógico
(D) pedagogia
libertária
(E) pedagogia
crítico-social dos conteúdos
ITEM
06
Conforme a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
Lei no 9.394, de
20/12/1996, são finalidades do Ensino
Médio, à EXCEÇÃO de:
(A) A consolidação e
o aprofundamento dos conhecimentos
adquiridos no ensino
fundamental, possibilitando o
prosseguimento de
estudos.
(B) A preparação
básica para o trabalho e a cidadania do
educando, para
continuar aprendendo, de modo a ser
capaz de se adaptar
com flexibilidade a novas condições
de ocupação ou
aperfeiçoamento posteriores.
(C) A compreensão dos
fundamentos científico-tecnológicos
dos processos
produtivos, relacionando a teoria
com a prática, no
ensino de cada disciplina.
(D) O aprimoramento
do educando como pessoa humana,
incluindo a formação
ética e o desenvolvimento da
autonomia intelectual
e do pensamento crítico.
(E) O desenvolvimento
da capacidade de aprender, tendo
como meio básico o
domínio da leitura, da escrita e do
cálculo.
ITEM
07
De acordo com o
disposto no art. 44 da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação
Nacional, Lei no 9.394, de
20/12/1996, considere
as afirmativas abaixo.
I - Os cursos de
graduação e os programas de pós-
-graduação stricto sensu constituem a totalidade da
educação superior no
Brasil.
II - A educação
superior no Brasil abrange os cursos
e programas de
graduação, de pós-graduação, de
extensão e cursos
sequenciais por campo de saber.
III - Os cursos de
especialização oferecidos por instituições
de ensino superior
não integram a educação
superior brasileira.
Está correto APENAS o que se afirma em
(A) I
(B) II
(C) III
(D) I e II
(E) II e III
ITEM
08
O Estatuto da Criança
e do Adolescente, de acordo com
a Lei no 8.069, de 13
de julho de 1990, em seu Artigo 56,
estabelece como
obrigação dos dirigentes de estabelecimentos
de ensino
fundamental, comunicar ao Conselho
Tutelar os casos de:
(A) maus-tratos
envolvendo seus alunos; reiteração de
faltas injustificadas
e de evasão escolar; ausência dos
pais nas reuniões
escolares.
(B) reiteração de
faltas injustificadas e de evasão escolar;
indisciplina em sala
de aula; dificuldades de aprendizagem.
(C) maus-tratos
envolvendo seus alunos; reiteração de
faltas injustificadas
e de evasão escolar; elevados níveis
de repetência.
(D) maus-tratos
envolvendo seus alunos; reiteração de
faltas injustificadas
e evasão escolar; desempenho
escolar aquém do
esperado.
(E) indisciplina em
sala de aula; evasão escolar; ausência
dos pais nas reuniões
escolares.
ITEM
09
Para Freire (1996),
transformar a experiência educativa em
puro treinamento
técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente
humano no exercício
educativo: o seu caráter
formador. Assim, o
autor afirma que a responsabilidade do
educador frente a sua
tarefa formativa demanda uma atitude
caracterizada como:
A) ética
B) curiosa
C) autêntica
D) construtiva
ITEM
10
Freire nos diz que
“mudar é possível,” quando se pode
viver com intensidade
a dialética entre as leituras. Essas
leituras devem ter
como referencial os seguintes assuntos:
A) da palavra e do
mundo
B) da prática e da
democracia
C) da ética e da
dogmatização
D) da aproximação e
do distanciamento
ITEM
11
A palavra autonomia é
utilizada em vários contextos, com
significados
distintos. Na corrente neoliberal, por exemplo,
essa palavra é
empregada com o seguinte significado:
A) ênfase na formação
para o trabalho em detrimento de
uma formação geral
B) exercício e
prática da cidadania ativa, resistindo às formas
de exclusão
C) existência da
liberdade de indivíduos em suas ações na
sociedade
D) alteridade,
participação e liberdade de expressão individual
ITEM
12
A lei 8.069/1990 (lei
ordinária) de 13/07/1990 dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente.
Em seus artigos 1º e
2º, a lei diz que dispõe sobre a:
A) Garantia de
prioridade sobre à vida, alimentação, saúde, educação, cultura, esporte, lazer,
profissionalização, segurança,
respeito, dignidade e
convivência familiar e comunitária.
B) proteção integral
da criança e parcial do adolescente, uma vez que, nos casos expressos em lei,
aplica-se
excepcionalmente o
Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade
C) segurança
provisória da criança, até dez anos, e do adolescente, até dezoito anos, prazo
em que os responsáveis são
autorizados pela
guarda em detrimento do Estado.
D) manutenção da
ordem pública sobre as crianças com até doze anos e os adolescentes entre doze
e dezoito anos.
E) proteção integral
da criança e do adolescente, considerando criança, a pessoa com até doze anos
incompletos e
adolescente, a pessoa
com idade entre doze e dezoito anos.
ITEM
13
Em que a LDBN 9394 de
1996 foi alterada no que concerne à organização da educação básica e
obrigatória?
A) A partir de 2009,
o ensino se organiza em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio,
sendo obrigatório dos
sete aos dezesseis
anos de idade.
B) A partir de 2013,
o ensino se organiza em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio,
sendo obrigatório dos
cinco aos dezesseis
anos de idade.
C) A partir de 2013,
o ensino se organiza em pré-escola, ensino fundamental e ensino médio, sendo
obrigatório dos quatro
aos dezessete anos de
idade.
D) A partir de 2009,
o ensino se organiza em educação pré-escolar, educação fundamental e ensino
médio, sendo
obrigatório dos seis
aos dezessete anos de idade.
E) A partir de 2013,
o ensino se organiza em pré-escola, ensino fundamental e ensino médio, sendo
obrigatório dos seis
anos aos dezesseis
anos de idade.
ITEM
14
A concepção crítica
do currículo se caracteriza por compreendê-lo intrinsecamente relacionado às
questões de:
A) Ensino,
aprendizagem, classe social, cultura e eficiência.
B) Ideologia, poder,
currículo oculto, emancipação e libertação.
C) Identidade,
objetivos, discurso, gênero e multiculturalismo.
D) Avaliação,
organização, objetivos, eficácia e eficiência.
E) Planejamento,
poder, capitalismo, metodologia e meritocracia.
ITEM
15
O planejamento das
ações educativas constitui-se basicamente das dimensões:
A) técnica, política
e cultural.
B) curricular, social
e meritocrática
C) metodológica,
avaliativa e tecnológica
D) gerencialista,
administrativa e didática
E) econômica,
política e social.
ITEM
16
Avaliar não é medir.
A avaliação envolve um processo maior do que lançar notas, quantificar erros e
acertos.
A concepção de ensino
e aprendizagem que compreende o conhecimento como algo quantificável,
compreende a avaliação
como um processo:
A) formativo.
B) qualitativo.
C) investigativo.
D) diagnóstico.
E) classificatório.
ITEM
17
A concepção de
aprendizagem que possui como fundamento teórico o sociointeracionismo tem como
princípio que:
A) o somatório entre
fatores inatos e adquiridos é o propulsor das aprendizagens entre os sujeitos
B) a interação
dialética entre os seres humanos e o meio social e cultural é definidora da
constituição humana.
C) a mediação
pedagógica deve se dar entre os sujeitos que possuem hierarquias de
conhecimento diferenciadas
D) as tentativas de
ensaio e erro desenvolvem capacidades inovadoras nos sujeitos conhecidas como insights.
E) os sujeitos são
uma tábula rasa e que tudo aprendem desde cedo a partir da interação e mediação
com o meio ambiente.
ITEM
18
O planejamento e a
gestão participativos e democráticos são tratados por diversos autores na
educação.
As diferentes
concepções e práticas da gestão escolar vão configurar sua natureza:
tradicional ou democrática.
Para Gandin, podemos
dizer que uma gestão democrática prioriza:
A) tomadas de decisão
entre toda a comunidade escolar.
B) consulta aos
professores da escola nos casos específicos.
C) envolvimento dos
professores nas decisões do gestor e sua equipe.
D) colaboração dos
pais nos projetos elaborados pela escola.
E) participação de
cada profissional em seu setor particular.
ITEM
19
Numa escola de
abordagem sociointeracionista de aprendizagem, perto do final do ano, alguns
professores consideraram que
um grupo
significativo de alunos seria reprovado.
Coube à coordenadora
pedagógica, a partir dessa avaliação:
A) estimular os
alunos a estudar, pois a dificuldade de aprendizagem passa exclusivamente pela
falta de estudo.
B) elaborar
exercícios de fixação, para que os alunos retenham os conteúdos, usando o
recurso da memória.
C) estimular os
professores a estudarem, pois a dificuldade dos alunos passa pelo desinteresse
dos professores.
D) fazer ponderações
pertinentes, buscando estimular a equipe de professores na busca de soluções
viáveis e produtivas.
E) traçar metas para
que cada professor possa repetir todos os conteúdos com os alunos em
dificuldade.
ITEM
20
A educação escolar,
no Brasil, compõe-se de níveis: I educação básica e II educação superior. Logo,
é correto afirmar que:
I. A educação básica
é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
II. A educação
superior tem por finalidade estimular a criação cultural e o desenvolvimento do
espírito científico e do pensamento reflexivo.
III. O ensino médio
poderá ser oferecido na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos para os
maiores de dezessete anos.
IV. Na educação
infantil, a avaliação da aprendizagem ocorre sem o objetivo de promoção, mesmo
para o acesso ao ensino fundamental.
a) I, II, III e IV
estão corretas.
b) Apenas I, II e III
estão corretas.
c) Apenas I, III e IV
estão corretas.
d) Apenas II, III e
IV estão corretas.
e) Apenas I, II e IV
estão corretas.
ITEM
21
“A educação
abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na
convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos
movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações
culturais. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios
de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno
desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
qualificação para o trabalho”. O fragmento citado refere-se:
a) Aos Artigos 213 e
214 da Constituição da República Federativa do Brasil, texto de 05 de outubro
de 1988.
b) Aos Artigos 1º e
2º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional.
c) À introdução do
Plano Nacional de Educação – PNE – 2001-2010, Lei nº. 10. 172/2001.
d) À Lei nº.
11.892/2008, de criação dos Institutos Federais.
e) Às considerações
finais do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932.
ITEM
22
Ao longo da história
da humanidade, a escola vem desempenhando papeis diferenciados, adequando-se,
de certa forma, às exigências do mercado. Tentando responder às exigências de
uma economia que a obriga competir por alunos e fundos, é controlada por metas,
tarefas e tabelas comparativas de desempenho. Nesse sentido, cabe à escola:
a) Vivenciar e
aplicar os valores pelos quais se dá a aprendizagem mediada.
b) Atribuir aos
alunos e professores o sentido de produto, onde o mais importante é o
resultado, não o processo.
c) Ignorar os anseios
da sociedade na construção de sua proposta pedagógica.
d) Oferecer um
serviço privado e personalizado de acordo com a exigência da família
e) Responsabilizar-se
pelas demandas sociais, adequando-se às constantes exigências públicas.
ITEM
23
A sociedade moderna
tem como característica a propagação intensa de informações, oriunda de
diversas fontes e de maneiras. Observa-se que esse desenvolvimento tem gerado
diferentes formas de acesso ao conhecimento, do qual muitos são excluídos.
Frente a essa realidade, a educação pública é desafiada a:
a) Garantir o acesso
a educação gratuita e de qualidade, principalmente às crianças dos 7 a 16 anos.
b) Promover a
aquisição do conhecimento que realmente tenha significado para o aluno e que
não pode ser adquirido em outros espaços e lugares.
c) Aumentar o acesso
à informação e ao conhecimento.
d) Oferecer uma
educação que contemple a comunidade onde o aluno está inserido.
e) Ampliar a oferta
do Ensino à Distância.
ITEM
24
Acompanhada da diversidade
étnico-social que constituiu historicamente a sociedade brasileira, sempre
estiveram presentes os conflitos entre culturas, as posturas discriminatórias e
a atuação dos movimentos sociais. Nos últimos anos, observa-se no cenário
nacional e internacional um amadurecimento em relação a essa temática. Em
relação a isso, a educação tem como uma de suas finalidades a inclusão social.
Assinale a alternativa que melhor caracteriza a Inclusão Social:
a) garante o acesso,
a permanência e formação qualificada dos alunos estrangeiros.
b) significa oferecer
aos alunos portadores de deficiência física e mental oportunidades de acesso a
bens e serviços.
c) inclui pessoas com
necessidades educacionais especiais no mundo do trabalho pelo acesso às
universidades e ao ensino profissionalizante através de cotas.
d) é uma ação que
combate a exclusão social, geralmente, ligada a pessoas de classe social, nível
educacional, portadoras de deficiência física e mental, idosas ou minorias
raciais entre outras que não têm acesso a várias oportunidades.
e) os
afro-brasileiros e indígenas não fazem parte da política de inclusão social.
ITEM
25
A avaliação é um tema
bastante complexo que tem nos inquietado durante muito tempo, tem sido foco de
muito estudo, pesquisa sustentadas por diferentes concepções. É correto afirmar
que o ato de avaliar, numa concepção mais progressista, implica:
a) na compreensão de
que a avaliação escolar é um componente do processo de ensino e de aprendizagem,
que através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determina a
correspondência desses com os objetivos propostos para então, orientar a tomada
de decisão em relação às atividades didáticas seguintes.
b) em um processo
estático, com passos definitivos, sem importar-se com a melhoria do ensino e da
aprendizagem.
c) na manifestação
dinâmica do processo de ensino e aprendizagem, sem contudo, subsidiar
reencaminhamentos da ação pedagógica docente e discente.
d) nas entrelinhas
apenas como verificação, expressa na aprovação e reprovação, fechando seu ciclo
no registro dos resultados.
e) em um processo
dinâmico, sem deixar que a interação entre os sujeitos faça parte desta ação,
garantindo assim um padrão de qualidade, a partir da comparação da configuração
do objeto avaliado.
GABARITO
1) D
2) B
3) D
4) B
5) A
6) E
7) B
8) C
9) A
10) A
11) C
12) E
13) C
14) B
15) A
16) E
17) B
18) A
19) D
20) E
21) B
22) A
23) B
24) D
25) A
Obs. Houve uma atualização devido uma questão apresentar-se de forma errônea. Corrigido
Link para download
gabarito esta todo doido, trocado
ResponderExcluirMuito bom... vou compartilhar...
ResponderExcluirGostaria de ajuda com a parte especifica em concursos para professor de artes, alias, toda a parte de legislação e pedagógica me confunde um pouco. Achei o seu blog muito esclarecedor e adorei os documentos disponíveis pra download.
ResponderExcluirOBRIGADA POR COMPARTILHAR...
ResponderExcluirOlá, bom dia!!!!!! Seu gabarito parece não está de acordo com as questões, o item 01 tem duas perguntas?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirCorrigido. Obrigado pelo feedback.
Excluir