SIMULADO
1. Considerada uma ciência que estuda os saberes necessários á prática docente a didática é um dos principais instrumentos para a formação do professor, pois é nela que se baseiam para adquirir os ensinamentos necessários para a prática. Em relação didática, não é correto afirmar que:
a) É entendida como um estudo sistematizado, intencional, de investigação e de prática.
b) É o acúmulo de informações e conteúdos para transmitir aos alunos.
c) É o estudo das teorias de ensino e aprendizagem aplicadas ao processo educativo.
d) É uma área da pedagogia que estuda o fenômeno ensino.
2. Quando discutimos a aprendizagem do aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental apontamos como INCORRETO:
a) Para o aluno aprender com prazer é importante oferecer atividades diversificadas e interativas, onde o aluno tenha contato com o conhecimento de diferentes formas e contextos.
b) Para que os alunos aprendam é fundamental um ambiente prazeroso e coletivo, onde diferentes estratégias sejam apresentadas a eles: leituras, jogos, textos, diálogos, histórias entre outros. A exploração de diversos materiais auxilia o aluno a construir os conceitos abordados.
c) Para que o processo de aprendizagem se efetive o professor deve conhecer sobre o desenvolvimento infantil, percebendo como a criança aprende que atividades se tornam significativa bem como as estratégias que aproximam a criança do objetivo que se pretende alcançar.
d) Para aprender é importante que o professor desenvolva atividades de repetição e cópia do quadro e atividades avaliativas orais. Nesta constante rotina os alunos fixam o conhecimento e aprendem rapidamente.
e) É fundamental que o professor seja claro aos alunos sobre o que deseja que eles alcancem. Este ambiente precisa ser democrático, a criança precisa se sentir segura para perguntar, tirar dúvidas e apontar quando não compreende. Nesta interação o professor detecta as dúvidas, o aluno expõe as dificuldades e juntos trabalham para alcançar a aprendizagem significativa.
3. Assinale a alternativa que NÃO se refere ao trabalho pedagógico exercido pelo professor:
a) Preparar jogos e atividades com diferentes materiais para serem utilizados durante as aulas.
b) Disponibilizar material escolar, usando seus próprios recursos, aos alunos que não apresentam condições financeiras.
c) Conferir seu diário e registrar conteúdos ministrados bem como as notas ao final do trimestre ou bimestre – conforme orientação realizada pela Secretaria de Educação.
d) Corrigir cadernos dos alunos da turma em que é responsável, verificando erros de ortografia, produções e atividades realizadas, verificando também outros ajustes que seja necessário propor aos alunos.
4. Segundo Luckesi (2010), dentre as finalidades da avaliação escolar está o, exceto:
a) Diagnosticar para o avanço.
b) Classificar os alunos.
c) Incluir.
d) Instrumento auxiliar da aprendizagem.
e) Garantia da qualidade de aprendizagem.
5. Assinale a alternativa que NÃO se refere ao trabalho pedagógico exercido pelo professor:
a) Preparar jogos e atividades com diferentes materiais para serem utilizados durante as aulas.
b) Disponibilizar material escolar, usando seus próprios recursos, aos alunos que não apresentam condições financeiras.
c) Conferir seu diário e registrar conteúdos ministrados bem como as notas ao final do trimestre ou bimestre – conforme orientação realizada pela Secretaria de Educação.
d) Corrigir cadernos dos alunos da turma em que é responsável, verificando erros de ortografia, produções e atividades realizadas, verificando também outros ajustes que seja necessário propor aos alunos.
6. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 veio para substituir a versão anterior e ampliar os direitos educacionais, a autonomia de ação das redes públicas, das escolas e dos professores e deixar mais claras as atribuições do trabalho docente. A lei definiu para a educação infantil uma carga horária de:
a) 700 horas.
b) 8300 horas.
c) 800 horas.
d) 250 horas.
7. Marque a alternativa INCORRETA em relação ao Projeto Político Pedagógico:
a) Constitui-se de um conjunto de intenções, ações e interações vivenciadas no cotidiano da instituição e devem estar registradas no documento que o expressa.
b) Permiti a crítica da realidade atual e fornece o referencial para avaliar o processo de execução do trabalho transformador que propõe.
Apresentam propostas curriculares que devem ser abertas, flexíveis e constantemente atualizadas.
c) Orienta a ação do grupo de profissionais de uma instituição escolar ou curso.
d) Determina a forma do trabalho da escola. É elaborado pela direção e sua execução é de responsabilidade do educador.
8. Modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:
a) Educação de Jovens e Adultos.
b) Educação especial.
c) Educação técnica.
d) Inclusão.
9. Com relação a organização e gestão da escola, marque a alternativa incorreta:
a) Uma gestão democrática não se constrói sem um planejamento participativo, que conte com o envolvimento dos segmentos representativos da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão, porém não na definição de metas e estratégias de ação.
b) O planejamento e a avaliação devem ser realizados em fina sintonia com os preceitos da gestão democrática.
c) É fundamental cultivar, a transparência da gestão com a divulgação de ações, projetos, custos e necessidades.
d) A construção de uma escola pública com qualidade social implica em instituir processos mais participativos na gestão escolar.
10. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação, não podemos afirmar que:
a) A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.
b) É facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
c) O estudo sobre os símbolos nacionais não será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental.
d) Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
11. Marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente.
De acordo com o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, na organização de escola indígena deve ser considerada a participação da comunidade, na definição do modelo de organização e gestão, bem como:
( ) suas estruturas sociais
( ) suas práticas socioculturais e religiosas
( ) suas formas de produção de conhecimento, processos
próprios e métodos de ensino-aprendizagem
( ) suas atividades econômicas
a) V – V – V – V
b) V – V – F – F
c) V – V – V – F
d) V – V – F – V
12. De acordo com o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, os sistemas de ensino, de acordo com a legislação e a normatização nacional e estadual, e na busca da melhor adequação possível às necessidades dos estudantes e do meio social, devem:
a) Criar mecanismos que garantam liberdade, autonomia e responsabilidade às unidades escolares, fortalecendo sua capacidade de concepção, formulação e execução de suas propostas políticopedagógicas.
b) Promover, mediante a institucionalização de mecanismos de participação da comunidade, alternativas de organização institucional.
c) Estabelecer normas complementares e políticas educacionais para execução e cumprimento das disposições das Diretrizes Curriculares Nacionais, desconsiderando as peculiaridades locais.
d) Instituir sistemas de avaliação e utilizar os sistemas de avaliação operados pelo Ministério da Educação.
13. A lei n. 9.394/96 regulamenta a gestão democrática e determina a necessidade de que todas as escolas construam o seu projeto político-pedagógico. Em relação ao projeto político-pedagógico, é INCORRETO afirmar que:
a) A sua construção e implementação é tarefa restrita do diretor escolar.
b) É um instrumento que reflete a proposta educacional da escola.
c) O documento é elaborado a partir da coleta de informações junto à comunidade.
d) Revela a identidade da escola, projeta ações e reflete o processo de ensino e aprendizagem.
14. O Sistema de Avaliação da Educação Básica teve sua primeira aplicação em 1990. A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao Sistema de Avaliação da Educação Básica.
a) É composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala.
b) Realiza um diagnóstico específico de cada aluno da escola.
c) Apresenta testes diferenciados para cada Estado.
d) Os testes aplicados abrangem todas as disciplinas.
15. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007 tem como objetivo:
Assinale verdadeiro ou falso
( ) enfatizar o papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática;
( ) encorajar o desenvolvimento de ações de educação em direitos humanos pelo poder público e a sociedade civil por meio de ações conjuntas;
( )propor a transversalidade da educação em direitos humanos nas políticas públicas, estimulando o desenvolvimento institucional e interinstitucional das ações previstas no PNEDH nos mais diversos setores (educação, saúde, comunicação, cultura, segurança e justiça, esporte e lazer, dentre outros);
( ) orientar políticas educacionais direcionadas para a constituição de uma cultura de direitos humanos;
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V-V-V-F
b)V-V-V-V
c) F-V-F-V
d) Nenhuma das alternativas.
GABARITO
1-B
2-D
3-B
4-B
5-B
6-C
7-D
8-B
9-A
10-C
11-A
12-C
13-A
14-A
15-B