Estão abertas as inscrições do concurso público para o cargo de Analista em Educação Corporativa. É necessário graduação em Pedagogia.
A prova será realizada no dia 10 de abril de 2016, das 13h às 17h na cidade do Rio de Janeiro.
Serão duas vagas para atuar na sede do Instituto.
O conteúdo programático é composto por 1. Língua Portuguesa, 2. Língua Inglesa, 3. Raciocínio Lógico Quantitativo e 4. Conhecimentos Específicos.
Salienta-se
que a GDIBGE 80 pontos aumentará até 100 pontos ao final de um ano e o salário da
remuneração bruta poderá chegar a R$ 7.662,49 (sete mil, seiscentos e sessenta
e dois reais e quarenta e nove centavos), para os servidores sem titulação, a
R$ 8.055,41(oito mil, cinquenta e cinco reais e quarenta e um centavos), para
os portadores de certificado de Especialização.
Acrescenta-se
os auxílios alimentação e creche. Numa simulação simples se você possuir dois
filhos receberá mais mil reais em vale alimentação e auxílio creche.
Inscrições
As inscrições para o Concurso Público se encontrarão abertas no período de 04 de janeiro de 2016 até 28 de janeiro de 2016.
Link para edital e inscrição: http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibge/nivelsuperior
O
QUE É EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Segundo
Cristiane Bastos Jacob, especialista em educação corporativa, é um sistema
integrado e estratégico dentro da empresa. Trabalha-se a gestão de pessoas,
gestão de conhecimento e educação continuada dentro das instituições.
Perpassa o
conceito de treinamento (centro de treinamento, centros de formações), pois ela
visa resultados empresariais. Considerada como educação estratégica, pois busca
o melhor resultado da empresa ao conciliar os objetivos educacionais com os
empresariais. Possui metas da empresa com o coletivo.
Não é
vinculado apenas com o local da instituição, mas também com os centros virtuais
devido a sua facilidade. Ao se falar de ambiente virtual de aprendizagem
ressalta-se o e-learning (aprendizagem eletrônica).
A metodologia
trabalha com o aprender fazendo. A educação corporativa utiliza os conceitos de
andragogia, que é a educação voltada para o adulto. Ele aprende aquilo que o
interessa, possui sua motivação e experiência anterior. Diferente dos centros
de treinamento na qual a aprendizagem é do ouvir.
O público
alvo são os colaboradores internos e externos. Chamados de Stakeholders, pois
fazem parte de toda cadeia produtiva e são os elementos essenciais ao
planejamento estratégico. Participam da empresa de forma direta e indireta.
Educação
corporativa não visa apenas o indivíduo, mas trabalha também o meio em que ele
vive. Isso contribui para a valorização do indivíduo. Esse aspecto da educação
corporativa prima pela valorização da pessoa humana, do trabalhador como pessoa
capaz e útil para a instituição. Autoestima e desenvolvimento pessoal. O
colaborador sentindo-se uma pessoa
melhor, com mais qualificação, como pessoa e coletividade para melhor
desenvolvimento do ambiente corporativo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANALISTA
DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
4LÍNGUA PORTUGUESA
1.
Elementos de construção do texto e seu sentido:
·
Gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo
e argumentativo);
·
Interpretação e organização interna.
2.
Semântica:
·
Sentido e emprego dos vocábulos;
·
Campos semânticos;
·
Emprego de tempos e modos dos verbos em português.
3.
Morfologia:
·
Reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais;
·
Processos de formação de palavras;
·
Mecanismos de flexão dos nomes e verbos.
4.
Sintaxe:
·
Frase, oração e período;
·
Termos da oração;
·
Processos de coordenação e subordinação;
·
Concordância nominal e verbal;
·
Transitividade e regência de nomes e verbos;
·
Padrões gerais de colocação pronominal no português;
·
Mecanismos de coesão textual.
5.
Ortografia.
6.
Acentuação gráfica.
7.
Emprego do sinal indicativo de crase.
8.
Pontuação.
9.
Estilística: figuras de linguagem.
10.
Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo;
11.
variação linguística: norma culta.
Observação:
os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou
seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na
estruturação significativa dos textos.
4LÍNGUA INGLESA
1.
Estratégias de leitura:
·
Compreensão geral;
·
Reconhecimento de informações específicas;
·
Capacidade de análise e síntese;
·
Inferência e predição;
·
Reconhecimento do vocabulário mais frequente em quaisquer tipos de
textos;
·
Cognatos e falsos cognatos;
·
Função retórica;
·
Uso de metáfora.
2.
Estratégias discursivas:
·
Compreensão de partes específicas de textos de diferentes gêneros;
·
Função e estrutura discursiva;
·
Marcadores de discurso;
·
Elementos de coesão e coerência.
3.
Aspectos lexicais:
·
Reconhecimento do vocabulário mais frequente em quaisquer tipos de
textos;
·
Cognatos e falsos cognatos;
·
Expressões idiomáticas;
·
Sinonímia e antonímia.
4.
Aspectos gramaticais:
·
Uso de artigos definidos e indefinidos;
·
Tempos e modos verbais;
·
Uso de preposições, conjunções e pronomes e modais;
·
Comparação; concordância nominal e verbal;
·
Formação e classe de palavras;
·
Relações de subordinação e coordenação;
·
Voz passiva, discurso direto e indireto.
4RACIOCÍNIO LÓGICO
QUANTITATIVO
1.
I - Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e
contradições, implicações e equivalências, afirmações e negações, silogismos.
2.
II - Estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, objetos
e eventos.
3.
III - Dedução de novas informações a partir de outras apresentadas.
4.
IV - Lógica da argumentação.
5.
V – Diagramas lógicos.
6.
VI - Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em
tabelas e gráficos.
7.
VII – Métodos Quantitativos - Estatística descritiva e análise
exploratória de dados:
·
Média, mediana, quartis, variância, desvio padrão, coeficiente de
variação, histograma.
·
Números–índices e medidas de concentração:
·
Conceitos fundamentais e aplicações básicas.
·
Probabilidade: definições básicas e conceitos, regras de
probabilidade, distribuições binomial e normal.
probabilidade, distribuições binomial e normal.
·
Inferência estatística: métodos de estimação pontual, propriedades
dos estimadores, estimação por intervalos, testes de hipóteses simples.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA
1.
Andragogia.
2.
Desenvolvimento profissional e desenvolvimento na carreira.
3.
Carreiras no contexto contemporâneo e seus impactos nas políticas
de Gestão de Pessoas.
4.
O sistema de desenvolvimento de pessoas como parte do sistema
integrado de Gestão de Pessoas.
5.
Educação e Organizações Aprendentes:
·
Mecanismos que Articulam Aprendizagens Individuais e Coletivas.
6.
Gestão do Conhecimento e Gestão por Competências na Elaboração de
Planos de Capacitação.
7.
Premissas, Metas e Ferramentas para o Desenvolvimento da
Instituição, tais como: Modelos Mentais Inovadores, Aprendizagem em Equipe, Visão
Compartilhada de Futuro, Domínio Pessoal e Raciocínio Sistêmico.
8.
Tecnologias de Informação e de Comunicação em Educação.
9.
Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006;
10.
Portaria/MP nº 208, de 25 de julho de 2006 e Legislações Afins.
11.
Conceito e Distinção entre Saber, Conhecimento, Informação,
Aprendizagem, Instrução, Treinamento, Qualificação, Capacitação,
Desenvolvimento e Educação.
12.
Conceito, Princípios e Aplicabilidade de Educação Aberta, Educação
Continuada, Educação ao Longo da Vida, Educação Permanente, Educação a
Distância, E-learning e Educação Corporativa.
13.
Planejamento Estratégico, Projeto Pedagógico e Projeto
Instrucional:
·
Pressupostos Teóricos-Metodológicos nas Ações de Treinamento,
Desenvolvimento e Educação.
14.
Práticas Pedagógicas no Desenvolvimento das Pessoas e da Instituição.
15.
Requisitos e Critérios para o Planejamento, Seleção e
Administração de:
·
Recursos Humanos, Conteúdos, Procedimentos, Atividades, Recursos
Materiais, Estratégias Didático-Pedagógicas, Instrumentos de Avaliação e Metodologias
para as Ações de Capacitação.
16.
Definição e Aplicabilidade de Objetivos Instrucionais Cognitivos,
Comportamentais e de Competências para as Ações de Capacitação.
17.
Requisitos para Elaboração e Aplicação de Instrumentos de
Avaliação de Necessidades e de Resultados nas Ações de Treinamento,
Desenvolvimento e Educação.
18.
Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação.
19. Diagnóstico e Mapeamento
nas Ações de Capacitação na Instituição.
CRONOGRAMA DE ESTUDOS
Elaborei este cronograma como ferramenta simples para organização do seu estudo. Ela visa o foco diário na matéria. Personalize a seu gosto, contudo permaneça dois simulados semanais.
CRONOGRAMA DE ESTUDOS
Elaborei este cronograma como ferramenta simples para organização do seu estudo. Ela visa o foco diário na matéria. Personalize a seu gosto, contudo permaneça dois simulados semanais.