Concurso IBGE Analista em Educação Corporativa



Estão abertas as inscrições do concurso público para o cargo de Analista em Educação Corporativa. É necessário graduação em Pedagogia.

A prova será realizada no dia 10 de abril de 2016, das 13h às 17h na cidade do Rio de Janeiro.

Serão duas vagas para atuar na sede do Instituto.

O conteúdo programático é composto por 1. Língua Portuguesa, 2. Língua Inglesa,  3. Raciocínio Lógico Quantitativo e 4. Conhecimentos Específicos.




Tabela de Remuneração



Salienta-se que a GDIBGE 80 pontos aumentará até 100 pontos ao final de um ano e o salário da remuneração bruta poderá chegar a R$ 7.662,49 (sete mil, seiscentos e sessenta e dois reais e quarenta e nove centavos), para os servidores sem titulação, a R$ 8.055,41(oito mil, cinquenta e cinco reais e quarenta e um centavos), para os portadores de certificado de Especialização.
Acrescenta-se os auxílios alimentação e creche. Numa simulação simples se você possuir dois filhos receberá mais mil reais em vale alimentação e auxílio creche.

Inscrições

As inscrições para o Concurso Público se encontrarão abertas no período de 04 de janeiro de 2016 até 28 de janeiro de 2016.

O QUE É EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Segundo Cristiane Bastos Jacob, especialista em educação corporativa, é um sistema integrado e estratégico dentro da empresa. Trabalha-se a gestão de pessoas, gestão de conhecimento e educação continuada dentro das instituições.
Perpassa o conceito de treinamento (centro de treinamento, centros de formações), pois ela visa resultados empresariais. Considerada como educação estratégica, pois busca o melhor resultado da empresa ao conciliar os objetivos educacionais com os empresariais. Possui metas da empresa com o coletivo.
Não é vinculado apenas com o local da instituição, mas também com os centros virtuais devido a sua facilidade. Ao se falar de ambiente virtual de aprendizagem ressalta-se o e-learning (aprendizagem eletrônica).
A metodologia trabalha com o aprender fazendo. A educação corporativa utiliza os conceitos de andragogia, que é a educação voltada para o adulto. Ele aprende aquilo que o interessa, possui sua motivação e experiência anterior. Diferente dos centros de treinamento na qual a aprendizagem é do ouvir.
O público alvo são os colaboradores internos e externos. Chamados de Stakeholders, pois fazem parte de toda cadeia produtiva e são os elementos essenciais ao planejamento estratégico. Participam da empresa de forma direta e indireta.
Educação corporativa não visa apenas o indivíduo, mas trabalha também o meio em que ele vive. Isso contribui para a valorização do indivíduo. Esse aspecto da educação corporativa prima pela valorização da pessoa humana, do trabalhador como pessoa capaz e útil para a instituição. Autoestima e desenvolvimento pessoal. O colaborador sentindo-se  uma pessoa melhor, com mais qualificação, como pessoa e coletividade para melhor desenvolvimento do ambiente corporativo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANALISTA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

4LÍNGUA PORTUGUESA
1.    Elementos de construção do texto e seu sentido:
·         Gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo);
·         Interpretação e organização interna.
2.    Semântica:
·         Sentido e emprego dos vocábulos;
·         Campos semânticos;
·         Emprego de tempos e modos dos verbos em português.
3.    Morfologia:
·         Reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais;
·         Processos de formação de palavras;
·         Mecanismos de flexão dos nomes e verbos.
4.    Sintaxe:
·         Frase, oração e período;
·         Termos da oração;
·         Processos de coordenação e subordinação;
·         Concordância nominal e verbal;
·         Transitividade e regência de nomes e verbos;
·         Padrões gerais de colocação pronominal no português;
·         Mecanismos de coesão textual.
5.    Ortografia.
6.    Acentuação gráfica.
7.    Emprego do sinal indicativo de crase.
8.    Pontuação.
9.    Estilística: figuras de linguagem.
10.  Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo;
11.  variação linguística: norma culta.
Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.
4LÍNGUA INGLESA
1.    Estratégias de leitura:
·         Compreensão geral;
·         Reconhecimento de informações específicas;
·         Capacidade de análise e síntese;
·         Inferência e predição;
·         Reconhecimento do vocabulário mais frequente em quaisquer tipos de textos;
·         Cognatos e falsos cognatos;
·         Função retórica;
·         Uso de metáfora.
2.    Estratégias discursivas:
·         Compreensão de partes específicas de textos de diferentes gêneros;
·         Função e estrutura discursiva;
·         Marcadores de discurso;
·         Elementos de coesão e coerência.
3.    Aspectos lexicais:
·         Reconhecimento do vocabulário mais frequente em quaisquer tipos de textos;
·         Cognatos e falsos cognatos;
·         Expressões idiomáticas;
·         Sinonímia e antonímia.
4.    Aspectos gramaticais:
·         Uso de artigos definidos e indefinidos;
·         Tempos e modos verbais;
·         Uso de preposições, conjunções e pronomes e modais;
·         Comparação; concordância nominal e verbal;
·         Formação e classe de palavras;
·         Relações de subordinação e coordenação;
·         Voz passiva, discurso direto e indireto.
4RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO
1.    I - Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e contradições, implicações e equivalências, afirmações e negações, silogismos.
2.    II - Estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, objetos e eventos.
3.    III - Dedução de novas informações a partir de outras apresentadas.
4.    IV - Lógica da argumentação.
5.    V – Diagramas lógicos.
6.    VI - Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas e gráficos.
7.    VII – Métodos Quantitativos - Estatística descritiva e análise exploratória de dados:
·         Média, mediana, quartis, variância, desvio padrão, coeficiente de variação, histograma.
·         Números–índices e medidas de concentração:
·         Conceitos fundamentais e aplicações básicas.
·         Probabilidade: definições básicas e conceitos, regras de
probabilidade, distribuições binomial e normal.
·         Inferência estatística: métodos de estimação pontual, propriedades dos estimadores, estimação por intervalos, testes de hipóteses simples.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA
1.    Andragogia.
2.    Desenvolvimento profissional e desenvolvimento na carreira.
3.    Carreiras no contexto contemporâneo e seus impactos nas políticas de Gestão de Pessoas.
4.    O sistema de desenvolvimento de pessoas como parte do sistema integrado de Gestão de Pessoas.
5.    Educação e Organizações Aprendentes:
·         Mecanismos que Articulam Aprendizagens Individuais e Coletivas.
6.    Gestão do Conhecimento e Gestão por Competências na Elaboração de Planos de Capacitação.
7.    Premissas, Metas e Ferramentas para o Desenvolvimento da Instituição, tais como: Modelos Mentais Inovadores, Aprendizagem em Equipe, Visão Compartilhada de Futuro, Domínio Pessoal e Raciocínio Sistêmico.
8.    Tecnologias de Informação e de Comunicação em Educação.
9.    Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006;
10.  Portaria/MP nº 208, de 25 de julho de 2006 e Legislações Afins.
11.  Conceito e Distinção entre Saber, Conhecimento, Informação, Aprendizagem, Instrução, Treinamento, Qualificação, Capacitação, Desenvolvimento e Educação.
12.  Conceito, Princípios e Aplicabilidade de Educação Aberta, Educação Continuada, Educação ao Longo da Vida, Educação Permanente, Educação a Distância, E-learning e Educação Corporativa.
13.  Planejamento Estratégico, Projeto Pedagógico e Projeto Instrucional:
·         Pressupostos Teóricos-Metodológicos nas Ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação.
14.  Práticas Pedagógicas no Desenvolvimento das Pessoas e da Instituição.
15.  Requisitos e Critérios para o Planejamento, Seleção e Administração de:
·         Recursos Humanos, Conteúdos, Procedimentos, Atividades, Recursos Materiais, Estratégias Didático-Pedagógicas, Instrumentos de Avaliação e Metodologias para as Ações de Capacitação.
16.  Definição e Aplicabilidade de Objetivos Instrucionais Cognitivos, Comportamentais e de Competências para as Ações de Capacitação.
17.  Requisitos para Elaboração e Aplicação de Instrumentos de Avaliação de Necessidades e de Resultados nas Ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação.
18.  Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação.
19.  Diagnóstico e Mapeamento nas Ações de Capacitação na Instituição.



CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Elaborei este cronograma como ferramenta simples para organização do seu estudo. Ela visa o foco diário na matéria. Personalize a seu gosto, contudo permaneça dois simulados semanais.




O conteúdo programático de conhecimento específico poderá ser encontrado em matérias como Gestão de Pessoas. 

Sugestões de livros:




Tenham todos um ótimo estudo.
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